InterAção Inglês

Temas Contemporâneos Transversais

Diversidade Cultural
Educação em Direitos humanos
Trabalho
Educação ambiental
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Ciência e Tecnologia
Educação para o consumo
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso
Direitos da Criança e do Adolescente
Educação Fiscal
Saúde
Vida Familiar e Social
Educação Financeira
Educação Alimentar e Nutricional

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Habilidades

Diversity and inclusion

Workplace diversity
Listening - British Council report
- (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
Writing - text messages
- (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
Diversity all around
Diversity issues
Post-reading
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
Writing - premiere invitation
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
We are all immigrants!
Learning about diversity from movies
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- (EM13LP41B) Comparar os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutir os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros;
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Construir uma escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia, que responda ao desafio da formação do estudante para atuar em uma sociedade altamente marcada pela tecnologia e pela mudança;
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros;
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.

Media literacy

Media literacy
Before reading
- (EM13LP26C) Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
Wrinting - foto captions for apps
- (EM13LP26C) Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
Media and diseases
Before reading
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Colocar em ação o debate planejado.
- Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Listening - univesity lecture
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Colocar em ação o debate planejado.
- Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Speaking - interview with a doctor
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Colocar em ação o debate planejado.
- Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Web relationships
Before reading
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais.
- Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados;
Listening - podcasting
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais.
- Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados;
Speaking - asking about computers
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais.
- Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados;
Writing - e-mail
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais.
- Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados;
The fake news threat
Read and answer
- (EM13LP26C) Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- (EM13LP41B) Comparar os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutir os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
Learning about Media from Art
- (EM13LP26C) Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- (EM13LP41B) Comparar os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutir os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.

Entrepreneurship

Sucess
Before reading
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Writing - quis using modals
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Making art and business
Before reading
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Colocar em ação o debate planejado.
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Justificar, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros;
Listening - entrepreneur series
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Colocar em ação o debate planejado.
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Justificar, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros;
Speaking - talking about business
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Colocar em ação o debate planejado.
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Justificar, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros;
Writing - recipe instructions
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Colocar em ação o debate planejado.
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Justificar, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros;
Maker culture
Before reading
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais.
- Construir uma escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia, que responda ao desafio da formação do estudante para atuar em uma sociedade altamente marcada pela tecnologia e pela mudança;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
Listening - coworking space presentation
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais.
- Construir uma escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia, que responda ao desafio da formação do estudante para atuar em uma sociedade altamente marcada pela tecnologia e pela mudança;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
Speaking - giving directions
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais.
- Construir uma escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia, que responda ao desafio da formação do estudante para atuar em uma sociedade altamente marcada pela tecnologia e pela mudança;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
Wrinting - text message giving directions
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais.
- Construir uma escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia, que responda ao desafio da formação do estudante para atuar em uma sociedade altamente marcada pela tecnologia e pela mudança;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
Social entrepreneurship
Compare and conclude
- (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero;
- (EM13LP26C) Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Colocar em ação o debate planejado.
- Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados;
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Learning about entrepreneurship from the movies
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;

Cultural literacy

STEAM and culture
Before reading
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Colocar em ação o debate planejado.
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Listening - STEAM podcast
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Colocar em ação o debate planejado.
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Speaking - describing objects
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Colocar em ação o debate planejado.
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Wrinting - event invitation
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Colocar em ação o debate planejado.
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Alchemy
Before reading
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Listening - documentary
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Speaking - talking about class
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Wrinting - to-do list
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Cultural Exchange
Before reading
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP26C) Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
Listening - cultural quis
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP26C) Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
Speaking - greetings
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP26C) Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
Wrinting - blog post
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP26C) Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
The gender gap
Compare and conclude
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Construir uma escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia, que responda ao desafio da formação do estudante para atuar em uma sociedade altamente marcada pela tecnologia e pela mudança;
- Justificar, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros;
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;
Real life
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Construir uma escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia, que responda ao desafio da formação do estudante para atuar em uma sociedade altamente marcada pela tecnologia e pela mudança;
- Justificar, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros;
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;
Learning abot female representation from the movies
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Construir uma escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia, que responda ao desafio da formação do estudante para atuar em uma sociedade altamente marcada pela tecnologia e pela mudança;
- Justificar, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros;
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;

Career

21st century skills
Before reading
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
Listening - my first job
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
Speaking - mingling
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
Wrinting - a note to a friend
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
Working in the 21st century
Before reading
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- (EM13LP41B) Comparar os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutir os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros;
- Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas.
Listening - my first job
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- (EM13LP41B) Comparar os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutir os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros;
- Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas.
Speaking - schedulling a meeting
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- (EM13LP41B) Comparar os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutir os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros;
- Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas.
Writing - planner
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- (EM13LP41B) Comparar os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutir os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros;
- Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas.
New professions
Before reading
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Listening - job interview
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Speaking - job vacancy
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Wrinting - e-mail with CV
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Sucess and happiness: do they mean the same?
Compare and conclude
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
Real life
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
Learning abot female representation from the movies
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;

Self-awareness

Self-image
Before reading
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Listening - wellness vlog
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Speaking - talking about self-esteem
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Wrinting - social media post
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Health and well-being
Before reading
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Colocar em ação o debate planejado.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
Listening - psychologist speech
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Colocar em ação o debate planejado.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
Speaking - speaking about choices
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Colocar em ação o debate planejado.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
Wrinting - diary
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Colocar em ação o debate planejado.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
Journaling
Before reading
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Listening - survey
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Speaking - talking about feelings
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Wrinting - journaling
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Are we ready for na aging world?
Movies and TV shows portraying older people
- (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero;
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas.
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
Compare and conclude
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas.
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
Real life
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas.
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.