O tratamento da informação e a resolução de problemas por meio da Função do 1º grau

Temas Contemporâneos Transversais

Ciência e Tecnologia
Trabalho
Vida Familiar e Social
Diversidade Cultural
Educação em Direitos humanos
Educação para o consumo
Educação ambiental
Direitos da Criança e do Adolescente
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Habilidades

Função afim

Grandezas diretamente proporcionais
Aproveitando a oportunidade: Regra de três
- (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Colocar em ação o debate planejado.
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
Função linear
Características da função linear
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Colocar em ação o debate planejado.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
Gráfico da função linear
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Colocar em ação o debate planejado.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
Taxa de variação da função linear
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Colocar em ação o debate planejado.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
Função polinomial do 1º grau
Termo independente na função do 1º grau
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Função afim

Progressão aritmética, funções e sistemas lineares

Sequências numéricas
Padrões
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Colocar em ação o debate planejado.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
Progressão aritmética
Termo geral de uma progressão aritmética
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Colocar em ação o debate planejado.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
Funções e inequações
Estudo dos sinais de uma função do 1º grau
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Colocar em ação o debate planejado.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
Sistemas lineares
Resolução de um sistema de equações lineares
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Colocar em ação o debate planejado.
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.

Reciocínio lógico e tratamento de informação

Pensamento computacional
Algoritmos e fluxogramas
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP26C) Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Tabelas e gráficos estatísticos
Análise e construção de tabelas e gráficos
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP26C) Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Atividades finais
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP26C) Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;

Organizar e transmitir informações

Uma maneira inteligente de informar
Uma maneira inteligente de informar
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- (EM13LP41B) Comparar os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutir os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros;
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;
O indígena e o censo demográfico brasileiro
O indígena e o censo demográfico brasileiro
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- (EM13LP41B) Comparar os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutir os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros;
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;