O Brasil e o mundo na atualidade

Temas Contemporâneos Transversais

Diversidade Cultural
Educação em Direitos humanos
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Ciência e Tecnologia
Vida Familiar e Social
Saúde

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Habilidades

Você é um cidadão globol?

Geopolítica e cidadania global no século XXI
Análise: O caso Jean Charles de Menezes
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- (EM13LP41B) Comparar os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutir os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Estados Unidos
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- (EM13LP41B) Comparar os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutir os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Brics
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- (EM13LP41B) Comparar os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutir os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Potências da União Europeia e o Japão
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- (EM13LP41B) Comparar os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutir os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Análise: Jornalista em perigo
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- (EM13LP41B) Comparar os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutir os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
ONU em ação
- (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Comprometer-se com a formação e o desenvolvimento humano em toda sua complexidade, integrando as dimensões intelectual (cognitiva), física e afetiva;
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
Análise: A participação de mulheres em missões de paz
- (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Comprometer-se com a formação e o desenvolvimento humano em toda sua complexidade, integrando as dimensões intelectual (cognitiva), física e afetiva;
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
Aiea, Irã e Coreia do Norte
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Garantir visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, de suas ações e pensamentos, bem como do professor, nos âmbitos pessoal e profissional;
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;
ONGs em ação
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Garantir visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, de suas ações e pensamentos, bem como do professor, nos âmbitos pessoal e profissional;
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;
Análise: Celulares: riquezas mineral e pobreza humana
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Garantir visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, de suas ações e pensamentos, bem como do professor, nos âmbitos pessoal e profissional;
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;
A comunidade lusófuna
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Garantir visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, de suas ações e pensamentos, bem como do professor, nos âmbitos pessoal e profissional;
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;
Análise: Ruanda: a transformação é possível
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Garantir visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, de suas ações e pensamentos, bem como do professor, nos âmbitos pessoal e profissional;
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;
Cidadania global para mitigar e solucionar conflitos
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Garantir visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, de suas ações e pensamentos, bem como do professor, nos âmbitos pessoal e profissional;
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;
Atividades
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Garantir visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, de suas ações e pensamentos, bem como do professor, nos âmbitos pessoal e profissional;
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;
Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais
Construindo uma agenda global
- (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial em diferentes escalas, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
Análise: Refugiados no mundo
- (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial em diferentes escalas, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
Análise: Como é ser refugiado no Brasil?
- (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial em diferentes escalas, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
Crises do século XXI
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP26C) Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Construir uma escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia, que responda ao desafio da formação do estudante para atuar em uma sociedade altamente marcada pela tecnologia e pela mudança;
- Exercitar os direitos humanos;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;
Análise: Imigração e transformação urbana
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP26C) Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Construir uma escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia, que responda ao desafio da formação do estudante para atuar em uma sociedade altamente marcada pela tecnologia e pela mudança;
- Exercitar os direitos humanos;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;
Prática de pesquisa: Como atuar diante dos problemas do mundo contemporâneo?
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP26C) Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Construir uma escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia, que responda ao desafio da formação do estudante para atuar em uma sociedade altamente marcada pela tecnologia e pela mudança;
- Exercitar os direitos humanos;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;
Atividades
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP26C) Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Construir uma escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia, que responda ao desafio da formação do estudante para atuar em uma sociedade altamente marcada pela tecnologia e pela mudança;
- Exercitar os direitos humanos;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;

Política para quê?

O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil
Análise: A luta pela democracia
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Colocar em ação o debate planejado.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais.
- Combater à discriminação e ao preconceito em todas as suas expressões, bem como a afirmação do respeito às diferenças sociais, pessoais, históricas, linguísticas, culturais;
- Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados;
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Sociedade, participação política e "transições negociadas"
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Combater à discriminação e ao preconceito em todas as suas expressões, bem como a afirmação do respeito às diferenças sociais, pessoais, históricas, linguísticas, culturais;
- Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados;
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Análise: A constituição cidadã
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Combater à discriminação e ao preconceito em todas as suas expressões, bem como a afirmação do respeito às diferenças sociais, pessoais, históricas, linguísticas, culturais;
- Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados;
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Uma "Nova República"?
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Análise: A disputa eleitoral de 1989
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Análise: Quando os estudantes fizeram história
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Análise: O plano que acabou com a inflação do Brasil
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Análise: Operação Lava Jato: entenda o caso
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Atividades
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Política no espaço urbano
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Construir uma escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia, que responda ao desafio da formação do estudante para atuar em uma sociedade altamente marcada pela tecnologia e pela mudança;
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Cidades para quem?
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Construir uma escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia, que responda ao desafio da formação do estudante para atuar em uma sociedade altamente marcada pela tecnologia e pela mudança;
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Como planejar uma cidade?
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Análise: Déficit habitacional
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Quem precisa de política?
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Colocar em ação o debate planejado.
- Construir uma escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia, que responda ao desafio da formação do estudante para atuar em uma sociedade altamente marcada pela tecnologia e pela mudança;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Prática de pesquisa: Fórum de debate no formato ONU
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Colocar em ação o debate planejado.
- Construir uma escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia, que responda ao desafio da formação do estudante para atuar em uma sociedade altamente marcada pela tecnologia e pela mudança;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;

Por que direitos humanos?

Direitos Humanos: uma criação?
Análise: Violações aos direitos humanos
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- (EM13LP41B) Comparar os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutir os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Comprometer-se com a formação e o desenvolvimento humano em toda sua complexidade, integrando as dimensões intelectual (cognitiva), física e afetiva;
- Exercitar os direitos humanos;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;
O jusnaturalismo na construção dos direitos
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- (EM13LP41B) Comparar os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutir os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Comprometer-se com a formação e o desenvolvimento humano em toda sua complexidade, integrando as dimensões intelectual (cognitiva), física e afetiva;
- Exercitar os direitos humanos;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;
Análise: Escola de Atenas
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- (EM13LP41B) Comparar os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutir os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Comprometer-se com a formação e o desenvolvimento humano em toda sua complexidade, integrando as dimensões intelectual (cognitiva), física e afetiva;
- Exercitar os direitos humanos;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;
Direitos Humanos para quem?
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados;
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Exercitar os direitos humanos;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial em diferentes escalas, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Análise: Uma carta do Rio Doce
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados;
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Exercitar os direitos humanos;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial em diferentes escalas, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Direitos humanos: um desafio permanente
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados;
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Exercitar os direitos humanos;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial em diferentes escalas, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Atividades
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados;
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Exercitar os direitos humanos;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial em diferentes escalas, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
A arte como um direito humano
Arte urbana e direitos humanos
- (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero;
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Combater à discriminação e ao preconceito em todas as suas expressões, bem como a afirmação do respeito às diferenças sociais, pessoais, históricas, linguísticas, culturais;
- Garantir visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, de suas ações e pensamentos, bem como do professor, nos âmbitos pessoal e profissional;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
Arte para quê?
- (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero;
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Combater à discriminação e ao preconceito em todas as suas expressões, bem como a afirmação do respeito às diferenças sociais, pessoais, históricas, linguísticas, culturais;
- Garantir visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, de suas ações e pensamentos, bem como do professor, nos âmbitos pessoal e profissional;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
Análise: Desejo de mudança
- (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero;
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Combater à discriminação e ao preconceito em todas as suas expressões, bem como a afirmação do respeito às diferenças sociais, pessoais, históricas, linguísticas, culturais;
- Garantir visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, de suas ações e pensamentos, bem como do professor, nos âmbitos pessoal e profissional;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
Análise: Guerra e arte
- (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero;
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Combater à discriminação e ao preconceito em todas as suas expressões, bem como a afirmação do respeito às diferenças sociais, pessoais, históricas, linguísticas, culturais;
- Garantir visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, de suas ações e pensamentos, bem como do professor, nos âmbitos pessoal e profissional;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
Arte e globalização
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
Faça arte. Não faça guerra
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
Análise: Sociedade alternativa
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
Territórios culturais
- (EM13LP37A) Conhecer e analisar diferentes projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc. –, de forma a ampliar o repertório de escolhas possíveis de fontes de informação e opinião;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44C) Explicar os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Buscar soluções para problemas ou questões que envolvam acontecimentos vivenciados na escola e na comunidade.
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Posicionar-se contrariamente a discursos de ódio.
A interação humana com a arte
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Colocar em ação o debate planejado.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
- Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas.
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
Análise: A luta pela terra: os ícones da vitória
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Colocar em ação o debate planejado.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
- Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas.
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
Prática de pesquisa: O funk e suas origens
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Colocar em ação o debate planejado.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
- Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas.
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
Atividades
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Colocar em ação o debate planejado.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido, com base nas condições de produção.
- Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas.
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;