Trabalho e sociedade

Temas Contemporâneos Transversais

Diversidade Cultural
Educação em Direitos humanos
Trabalho
Ciência e Tecnologia
Educação ambiental
Saúde

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Habilidades

Trabalho e condição humana

Trabalho, produção da vida e humanização
Diferenças entre atividade humana e atividade animal
- (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero;
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Colocar em ação o debate planejado.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
O trabalho e a história dos seres humanos
- (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero;
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Colocar em ação o debate planejado.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
Atividades
- (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero;
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Colocar em ação o debate planejado.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
Formas de trabalho ao longo do tempo
Trabalho livre e trabalho servil
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Combater à discriminação e ao preconceito em todas as suas expressões, bem como a afirmação do respeito às diferenças sociais, pessoais, históricas, linguísticas, culturais;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
Escravidão
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Combater à discriminação e ao preconceito em todas as suas expressões, bem como a afirmação do respeito às diferenças sociais, pessoais, históricas, linguísticas, culturais;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
Da produção artesanal ao modo de produção fabril
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Combater à discriminação e ao preconceito em todas as suas expressões, bem como a afirmação do respeito às diferenças sociais, pessoais, históricas, linguísticas, culturais;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
Atividades
- (EM13LP02C) Reconhecer em um texto as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP41A) Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Analisar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Combater à discriminação e ao preconceito em todas as suas expressões, bem como a afirmação do respeito às diferenças sociais, pessoais, históricas, linguísticas, culturais;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
O trabalho como centro da vida social
A Revolução Industrial e o trabalho
- (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero;
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Colocar em ação o debate planejado.
- Estabelecer relações dialógicas;
Atividades
- (EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero;
- (EM13LP26A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Colocar em ação o debate planejado.
- Estabelecer relações dialógicas;
Trabalho, natureza e espaço
A evolução da técnica
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Justificar, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros;
A Revolução Industrial: espaços da urbanização
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Justificar, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros;
Atividades
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP37B) Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais em diferentes regiões do mundo e períodos;
- Justificar, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros;
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.

Mudanças tecnológicas e trabalho na atualidade

Trabalho, tecnologias e seus sujeitos
A cooperação social por meio do trabalho
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
Atividades
- (EM13LP02B) Reconhecer adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam. para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, organizando informações, tendo em vista as condições de produção;
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Debater as origens e consequências dos problemas da desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano industrial, considerando a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais e da segregação sócio espacial, em diferentes regiões do mundo;
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
Revolução Industrial
Atividades
- Garantir visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, de suas ações e pensamentos, bem como do professor, nos âmbitos pessoal e profissional;
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;
Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico
Organização do trabalho no mundo atual
O trabalho e as lógicas de produção
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Construir uma escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia, que responda ao desafio da formação do estudante para atuar em uma sociedade altamente marcada pela tecnologia e pela mudança;
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;

Relações de trabalho, emprego e desigualdade social

O trabalhador e as relações de trabalho
Atividades
- Garantir visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, de suas ações e pensamentos, bem como do professor, nos âmbitos pessoal e profissional;
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;
O crescimento da desigualdade entre trabalho e capital
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Construir uma escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia, que responda ao desafio da formação do estudante para atuar em uma sociedade altamente marcada pela tecnologia e pela mudança;
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX
Transição do trabalho escravo para o assalariado livre
- (EM13LP26C) Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
O Brasil no século XX
- (EM13LP26C) Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho
A estratificação na sociedade de classes
- (EM13LP26B) Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Acolher pessoas em suas singularidades e diversidades;
- Analisar pontos de vista, reivindicações, levando em conta seu contexto de produção e as características dos textos reivindicatórios ou propositivos.
- Desenvolver estratégias para reconhecimento de notícias falsas nas redes sociais, considerando, por exemplo, fonte, data, local da publicação, autoria, URL, comparação de diferentes fontes, consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade de fatos relatados;
- Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil
Atividades
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP32B) Comparar autonomamente informações e dados pesquisados, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados;
- (EM13LP32C) Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.

As formas de organização dos trabalhadores

Da cooperação indiferente à diferença da cooperação
Atividades
- (EM13LP44B) Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Analisar as diferenças e as relações entre o local e o global, discutindo a pluralidade de sujeitos e lugares que constituem o mundo.
- Construir uma escola como espaço de aprendizagem, de cultura e de democracia, que responda ao desafio da formação do estudante para atuar em uma sociedade altamente marcada pela tecnologia e pela mudança;
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
Os trabalhadores como sujeitos políticos
Atividades
- Garantir visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, de suas ações e pensamentos, bem como do professor, nos âmbitos pessoal e profissional;
- Identificar argumentos e contra-argumentos explícitos em textos argumentativos.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar;
Crise do trabalho e lutas populares
A burocratização dos sindicatos
- (EM13LP26C) Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- Analisar a multiplicidade cultural na escala mundial e defender o princípio do respeito às diferenças.
- Aprendizagem baseada no Respeito a Pluralidade Cultural;
- Assumir posição diante de tema polêmico;
- Editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando.
- Observar e sistematizar informações sobre o espaço-tempo de São Paulo;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
Profissões do futuro e o futuro do trabalho
O trabalhador e o mercado de trabalho
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Comprometer-se com a formação e o desenvolvimento humano em toda sua complexidade, integrando as dimensões intelectual (cognitiva), física e afetiva;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
Pesquisa, desenvolvimento e emprego no Brasil
- (EM13LP32A) Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.);
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- (EM13LP44A) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Comprometer-se com a formação e o desenvolvimento humano em toda sua complexidade, integrando as dimensões intelectual (cognitiva), física e afetiva;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;