O tratamento da informação e a resolução de problemas por meio da Função do 1º grau

Temas Contemporâneos Transversais

Ciência e Tecnologia
Trabalho
Vida Familiar e Social
Diversidade Cultural
Educação em Direitos humanos
Educação para o consumo
Educação ambiental
Direitos da Criança e do Adolescente
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Habilidades

Função afim

Grandezas diretamente proporcionais
Aproveitando a oportunidade: Regra de três
- Utilizar as diferentes formas de avaliação como forma de gerir as aprendizagens e reorganizar o planejamento das ações pedagógicas;
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
- Fomentar nos alunos a capacidade de compreender e interpretar o mundo nos quesitos natural, social e tecnológico, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Função linear
Características da função linear
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos estudantes;
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
Gráfico da função linear
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos estudantes;
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
Taxa de variação da função linear
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos estudantes;
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
Função polinomial do 1º grau
Termo independente na função do 1º grau
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
Função afim
Classificação da função afim
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Funções definidas por mais de uma sentença
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Aproveitando a oportunidade: Módulo de uma função afim
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Atividades finais
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.

Progressão aritmética, funções e sistemas lineares

Sequências numéricas
Padrões
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
- Fomentar nos alunos a capacidade de compreender e interpretar o mundo nos quesitos natural, social e tecnológico, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Progressão aritmética
Termo geral de uma progressão aritmética
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
- Fomentar nos alunos a capacidade de compreender e interpretar o mundo nos quesitos natural, social e tecnológico, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Funções e inequações
Resolução de inequações do 1º grau
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Utilizar as diferentes formas de avaliação como forma de gerir as aprendizagens e reorganizar o planejamento das ações pedagógicas;
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
- Despertar nos estudantes um sentido de responsabilidade que valorize os direitos humanos; respeito ao ambiente; coletividade; fortalecimento de valores sociais (solidariedade, bem comum e desigualdades);
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Estudo dos sinais de uma função do 1º grau
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
- Fomentar nos alunos a capacidade de compreender e interpretar o mundo nos quesitos natural, social e tecnológico, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Sistemas lineares
Resolução de um sistema de equações lineares
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Utilizar as diferentes formas de avaliação como forma de gerir as aprendizagens e reorganizar o planejamento das ações pedagógicas;
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
- Despertar nos estudantes um sentido de responsabilidade que valorize os direitos humanos; respeito ao ambiente; coletividade; fortalecimento de valores sociais (solidariedade, bem comum e desigualdades);
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Fomentar nos alunos a capacidade de compreender e interpretar o mundo nos quesitos natural, social e tecnológico, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes;

Reciocínio lógico e tratamento de informação

Pensamento computacional
Algoritmos e fluxogramas
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Trazer para o debate questões sobre racismo nos permite combatê-lo e trazer à tona, reflexões sobre tensões, igualdade, desigualdades, discriminação, diferenças e privilégios;
- A valorização de valores civilizatórios afro-indígenas como a oralidade e a circularidade, bem como as demais culturas locais e a Formação Continuada de professores (as) em Educação para as Relações Étnico-Raciais;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
Tabelas e gráficos estatísticos
Análise e construção de tabelas e gráficos
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Trazer para o debate questões sobre racismo nos permite combatê-lo e trazer à tona, reflexões sobre tensões, igualdade, desigualdades, discriminação, diferenças e privilégios;
- A valorização de valores civilizatórios afro-indígenas como a oralidade e a circularidade, bem como as demais culturas locais e a Formação Continuada de professores (as) em Educação para as Relações Étnico-Raciais;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
Atividades finais
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Trazer para o debate questões sobre racismo nos permite combatê-lo e trazer à tona, reflexões sobre tensões, igualdade, desigualdades, discriminação, diferenças e privilégios;
- A valorização de valores civilizatórios afro-indígenas como a oralidade e a circularidade, bem como as demais culturas locais e a Formação Continuada de professores (as) em Educação para as Relações Étnico-Raciais;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;

Organizar e transmitir informações

Uma maneira inteligente de informar
Uma maneira inteligente de informar
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Reconhecer que os sujeitos se constituem a partir de sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética, estética, que, pela complexidade das relações que se estabelecem entre todos os elementos que coabitam a Terra, dialoga amplamente com as dimensões ambientais e planetárias, em um novo desenho das relações humanas e sociais;
- Considerar os jovens em sua plenitude e diversidade, situando-os no centro do processo educativo e transformar a escola, independentemente da duração da jornada escolar, para o desenvolvimento das competências gerais com intencionalidade e evidência, para que se conheçam e se autodeterminação;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- A valorização de valores civilizatórios afro-indígenas como a oralidade e a circularidade, bem como as demais culturas locais e a Formação Continuada de professores (as) em Educação para as Relações Étnico-Raciais;
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
O indígena e o censo demográfico brasileiro
O indígena e o censo demográfico brasileiro
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Reconhecer que os sujeitos se constituem a partir de sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética, estética, que, pela complexidade das relações que se estabelecem entre todos os elementos que coabitam a Terra, dialoga amplamente com as dimensões ambientais e planetárias, em um novo desenho das relações humanas e sociais;
- Considerar os jovens em sua plenitude e diversidade, situando-os no centro do processo educativo e transformar a escola, independentemente da duração da jornada escolar, para o desenvolvimento das competências gerais com intencionalidade e evidência, para que se conheçam e se autodeterminação;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- A valorização de valores civilizatórios afro-indígenas como a oralidade e a circularidade, bem como as demais culturas locais e a Formação Continuada de professores (as) em Educação para as Relações Étnico-Raciais;
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.