Liberdade e vida social

Temas Contemporâneos Transversais

Direitos da Criança e do Adolescente
Diversidade Cultural
Educação em Direitos humanos
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Trabalho
Ciência e Tecnologia
Educação ambiental
Saúde

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Habilidades

Liberdade individual

Conceito de indivíduo
Filosofia grega antiga
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Valorizar a estética como um importante território de negação ou afirmação negra;
Atividades
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Valorizar a estética como um importante território de negação ou afirmação negra;
Liberdade e indivíduo na Idade Moderna
Renascimento artístico e a valorização do indivíduo
- Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e d’o tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de estudantes, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização, etc.;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
Atividades
- Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e d’o tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de estudantes, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização, etc.;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
Ascensão da liberdade individual na sociedade
Estudo da relação entre sociedade e indivíduo
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de estudantes, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização, etc.;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
Atividades
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de estudantes, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização, etc.;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
Liberdade individual no mundo globalizado
Os deslocamentos populacionais no mundo global
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Garantir o cumprimento dos direitos do sujeito que perpassam todas as etapas de ensino e que sejam considerados princípios éticos, políticos, estéticos, cujas práticas pedagógicas norteadas por estes princípios, oportunizem à escola, a formação de sujeitos éticos, íntegros e comprometidos com o bem comum;
- Possibilitar que o respeito a Diversidade, na perspectiva daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e ou exclusão;
- Trabalhar com as relações de gênero nas relações étnico-raciais, como o feminismo negro;
- Fomentar nos alunos a capacidade de compreender e interpretar o mundo nos quesitos natural, social e tecnológico, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes;
- Identificar a presença da arte africana e sua importância na vida cultural de nosso país; analisar o valor simbólico e sociocultural da arte africana; criar artisticamente elementos corporais.
Atividades
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Garantir o cumprimento dos direitos do sujeito que perpassam todas as etapas de ensino e que sejam considerados princípios éticos, políticos, estéticos, cujas práticas pedagógicas norteadas por estes princípios, oportunizem à escola, a formação de sujeitos éticos, íntegros e comprometidos com o bem comum;
- Possibilitar que o respeito a Diversidade, na perspectiva daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e ou exclusão;
- Trabalhar com as relações de gênero nas relações étnico-raciais, como o feminismo negro;
- Fomentar nos alunos a capacidade de compreender e interpretar o mundo nos quesitos natural, social e tecnológico, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes;
- Identificar a presença da arte africana e sua importância na vida cultural de nosso país; analisar o valor simbólico e sociocultural da arte africana; criar artisticamente elementos corporais.

Liberdade e o outro

O ser no mundo e a interatividade social
O eu e o outro: modos de pensar as relações sociais
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Garantir o cumprimento dos direitos do sujeito que perpassam todas as etapas de ensino e que sejam considerados princípios éticos, políticos, estéticos, cujas práticas pedagógicas norteadas por estes princípios, oportunizem à escola, a formação de sujeitos éticos, íntegros e comprometidos com o bem comum;
- Possibilitar que o respeito a Diversidade, na perspectiva daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e ou exclusão;
- Trabalhar com as relações de gênero nas relações étnico-raciais, como o feminismo negro;
- Fomentar nos alunos a capacidade de compreender e interpretar o mundo nos quesitos natural, social e tecnológico, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes;
- Identificar a presença da arte africana e sua importância na vida cultural de nosso país; analisar o valor simbólico e sociocultural da arte africana; criar artisticamente elementos corporais.
Atividades
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Garantir o cumprimento dos direitos do sujeito que perpassam todas as etapas de ensino e que sejam considerados princípios éticos, políticos, estéticos, cujas práticas pedagógicas norteadas por estes princípios, oportunizem à escola, a formação de sujeitos éticos, íntegros e comprometidos com o bem comum;
- Possibilitar que o respeito a Diversidade, na perspectiva daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e ou exclusão;
- Trabalhar com as relações de gênero nas relações étnico-raciais, como o feminismo negro;
- Fomentar nos alunos a capacidade de compreender e interpretar o mundo nos quesitos natural, social e tecnológico, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes;
- Identificar a presença da arte africana e sua importância na vida cultural de nosso país; analisar o valor simbólico e sociocultural da arte africana; criar artisticamente elementos corporais.
Etnocentrismo: enxergar o outro de um único olhar
A visão de mundo dos colonizadores europeus
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Reconhecer que os sujeitos se constituem a partir de sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética, estética, que, pela complexidade das relações que se estabelecem entre todos os elementos que coabitam a Terra, dialoga amplamente com as dimensões ambientais e planetárias, em um novo desenho das relações humanas e sociais;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- A valorização de valores civilizatórios afro-indígenas como a oralidade e a circularidade, bem como as demais culturas locais e a Formação Continuada de professores (as) em Educação para as Relações Étnico-Raciais;
Preservação da diversidade cultural
Patrimônio cultural
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Aplicar e reconhecer os conhecimentos relativos à variação linguística da região fluminense e às diferenças entre oralidade e escrita na produção de textos.
- Identificar a presença da arte africana e sua importância na vida cultural de nosso país; analisar o valor simbólico e sociocultural da arte africana; criar artisticamente elementos corporais.
- Destacar os conectores (linking words) analisando os sentidos que exprimem no contexto, facilitando a compreensão escrita.
Atividades
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Aplicar e reconhecer os conhecimentos relativos à variação linguística da região fluminense e às diferenças entre oralidade e escrita na produção de textos.
- Identificar a presença da arte africana e sua importância na vida cultural de nosso país; analisar o valor simbólico e sociocultural da arte africana; criar artisticamente elementos corporais.
- Destacar os conectores (linking words) analisando os sentidos que exprimem no contexto, facilitando a compreensão escrita.
O modo de vida nômade
Do espaço natural ao espaço geográfico
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Produção do espaço e a sociabilidade nas sociedades nômades
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Atividades
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.

Liberdade e participação política

Política e liberalismo
Atividades
- Reconhecer que os sujeitos se constituem a partir de sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética, estética, que, pela complexidade das relações que se estabelecem entre todos os elementos que coabitam a Terra, dialoga amplamente com as dimensões ambientais e planetárias, em um novo desenho das relações humanas e sociais;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Possibilitar que o respeito a Diversidade, na perspectiva daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e ou exclusão;
- Trabalhar com as relações de gênero nas relações étnico-raciais, como o feminismo negro;
- A valorização de valores civilizatórios afro-indígenas como a oralidade e a circularidade, bem como as demais culturas locais e a Formação Continuada de professores (as) em Educação para as Relações Étnico-Raciais;
O iluminismo e as revoluções burguesas
Limites aos poderes reais na Inglaterra
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Reconhecer que os sujeitos se constituem a partir de sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética, estética, que, pela complexidade das relações que se estabelecem entre todos os elementos que coabitam a Terra, dialoga amplamente com as dimensões ambientais e planetárias, em um novo desenho das relações humanas e sociais;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- A valorização de valores civilizatórios afro-indígenas como a oralidade e a circularidade, bem como as demais culturas locais e a Formação Continuada de professores (as) em Educação para as Relações Étnico-Raciais;
O Estado e a liberdade política
Liberdade política dos povos: soberania e autodeterminação
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Valorizar a estética como um importante território de negação ou afirmação negra;
- Estimular a reflexão e análise fecunda para que contribua com o desenvolvimento do estudante numa atitude crítica no que se refere à multiplicidade de ofertas tecnológicas;
- Estimular a formação ética dos estudantes para a construção de uma sociedade mais justa; Desenvolver nos alunos a autonomia, para que sejam capazes de compreender e refletir sobre os pensamentos históricos e geográficos;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Atividades
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Valorizar a estética como um importante território de negação ou afirmação negra;
- Estimular a reflexão e análise fecunda para que contribua com o desenvolvimento do estudante numa atitude crítica no que se refere à multiplicidade de ofertas tecnológicas;
- Estimular a formação ética dos estudantes para a construção de uma sociedade mais justa; Desenvolver nos alunos a autonomia, para que sejam capazes de compreender e refletir sobre os pensamentos históricos e geográficos;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Liberdade política na República brasileira
O povo e o estabelecimento da República
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- Utilizar as diferentes formas de avaliação como forma de gerir as aprendizagens e reorganizar o planejamento das ações pedagógicas;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Fomentar nos alunos a capacidade de compreender e interpretar o mundo nos quesitos natural, social e tecnológico, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes;
Imigração e liberdade no território brasileiro
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- Utilizar as diferentes formas de avaliação como forma de gerir as aprendizagens e reorganizar o planejamento das ações pedagógicas;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Fomentar nos alunos a capacidade de compreender e interpretar o mundo nos quesitos natural, social e tecnológico, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes;
Configuração do voto, cidadania e participação política na República
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- Utilizar as diferentes formas de avaliação como forma de gerir as aprendizagens e reorganizar o planejamento das ações pedagógicas;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Fomentar nos alunos a capacidade de compreender e interpretar o mundo nos quesitos natural, social e tecnológico, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes;
Cidadania na Constituição federal
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- Utilizar as diferentes formas de avaliação como forma de gerir as aprendizagens e reorganizar o planejamento das ações pedagógicas;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Fomentar nos alunos a capacidade de compreender e interpretar o mundo nos quesitos natural, social e tecnológico, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes;
Atividades
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- Utilizar as diferentes formas de avaliação como forma de gerir as aprendizagens e reorganizar o planejamento das ações pedagógicas;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Fomentar nos alunos a capacidade de compreender e interpretar o mundo nos quesitos natural, social e tecnológico, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes;
Liberdade inata ou conquistada?
Mídia: O debate sobre o racismo nas mídias tradicionais e nas redes sociais digitais
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Estimular a reflexão e análise fecunda para que contribua com o desenvolvimento do estudante numa atitude crítica no que se refere à multiplicidade de ofertas tecnológicas;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Estimular a formação ética dos estudantes para a construção de uma sociedade mais justa; Desenvolver nos alunos a autonomia, para que sejam capazes de compreender e refletir sobre os pensamentos históricos e geográficos;

Desigualdade como impeditivo para a liberdade

Desigualdade no processo de urbanização
Desenvolvimentismo, industrialização e cerceamento de liberdade
- Reconhecer que os sujeitos se constituem a partir de sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética, estética, que, pela complexidade das relações que se estabelecem entre todos os elementos que coabitam a Terra, dialoga amplamente com as dimensões ambientais e planetárias, em um novo desenho das relações humanas e sociais;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Possibilitar que o respeito a Diversidade, na perspectiva daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e ou exclusão;
- Trabalhar com as relações de gênero nas relações étnico-raciais, como o feminismo negro;
- A valorização de valores civilizatórios afro-indígenas como a oralidade e a circularidade, bem como as demais culturas locais e a Formação Continuada de professores (as) em Educação para as Relações Étnico-Raciais;
Reformas na capital brasileira
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Valorizar a estética como um importante território de negação ou afirmação negra;
- Estimular a reflexão e análise fecunda para que contribua com o desenvolvimento do estudante numa atitude crítica no que se refere à multiplicidade de ofertas tecnológicas;
- Estimular a formação ética dos estudantes para a construção de uma sociedade mais justa; Desenvolver nos alunos a autonomia, para que sejam capazes de compreender e refletir sobre os pensamentos históricos e geográficos;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Atividades
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Valorizar a estética como um importante território de negação ou afirmação negra;
- Estimular a reflexão e análise fecunda para que contribua com o desenvolvimento do estudante numa atitude crítica no que se refere à multiplicidade de ofertas tecnológicas;
- Estimular a formação ética dos estudantes para a construção de uma sociedade mais justa; Desenvolver nos alunos a autonomia, para que sejam capazes de compreender e refletir sobre os pensamentos históricos e geográficos;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Desigualdade econômica
Atividades
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Estimular o desenvolvimento de competências que favoreçam e integrem os saberes, de atribuição de sentido e significado à aprendizagem e de um novo tipo de relação estabelecido entre o estudante e o conhecimento, com sua vida em sociedade e com seu futuro;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
As cidades brasileiras e a desigualdade socioeconômica
Enclaves fortificados e gentrificação
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Reconhecer que os sujeitos se constituem a partir de sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética, estética, que, pela complexidade das relações que se estabelecem entre todos os elementos que coabitam a Terra, dialoga amplamente com as dimensões ambientais e planetárias, em um novo desenho das relações humanas e sociais;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- A valorização de valores civilizatórios afro-indígenas como a oralidade e a circularidade, bem como as demais culturas locais e a Formação Continuada de professores (as) em Educação para as Relações Étnico-Raciais;