InterAção Inglês

Temas Contemporâneos Transversais

Diversidade Cultural
Educação em Direitos humanos
Trabalho
Educação ambiental
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Ciência e Tecnologia
Educação para o consumo
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso
Direitos da Criança e do Adolescente
Educação Fiscal
Saúde
Vida Familiar e Social
Educação Financeira
Educação Alimentar e Nutricional

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Habilidades

Diversity and inclusion

Workplace diversity
Listening - British Council report
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Garantir o cumprimento dos direitos do sujeito que perpassam todas as etapas de ensino e que sejam considerados princípios éticos, políticos, estéticos, cujas práticas pedagógicas norteadas por estes princípios, oportunizem à escola, a formação de sujeitos éticos, íntegros e comprometidos com o bem comum;
- Considerar a importância da diversidade no sentido da inclusão, do respeito às diferenças, da construção da cidadania, da compreensão da realidade e da luta contra qualquer tipo de preconceito;
- Despertar nos estudantes um sentido de responsabilidade que valorize os direitos humanos; respeito ao ambiente; coletividade; fortalecimento de valores sociais (solidariedade, bem comum e desigualdades);
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
Writing - text messages
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Garantir o cumprimento dos direitos do sujeito que perpassam todas as etapas de ensino e que sejam considerados princípios éticos, políticos, estéticos, cujas práticas pedagógicas norteadas por estes princípios, oportunizem à escola, a formação de sujeitos éticos, íntegros e comprometidos com o bem comum;
- Considerar a importância da diversidade no sentido da inclusão, do respeito às diferenças, da construção da cidadania, da compreensão da realidade e da luta contra qualquer tipo de preconceito;
- Despertar nos estudantes um sentido de responsabilidade que valorize os direitos humanos; respeito ao ambiente; coletividade; fortalecimento de valores sociais (solidariedade, bem comum e desigualdades);
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
Diversity all around
Listening - Amazon indigenous report
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e d’o tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Trazer para o debate questões sobre racismo nos permite combatê-lo e trazer à tona, reflexões sobre tensões, igualdade, desigualdades, discriminação, diferenças e privilégios;
- Trabalhar com as relações de gênero nas relações étnico-raciais, como o feminismo negro;
- Identificar a presença da arte africana e sua importância na vida cultural de nosso país; analisar o valor simbólico e sociocultural da arte africana; criar artisticamente elementos corporais.
- Considerar os jovens em sua plenitude e diversidade, situando-os no centro do processo educativo e transformar a escola, independentemente da duração da jornada escolar, para o desenvolvimento das competências gerais com intencionalidade e evidência, para que se conheçam e se autodeterminação;
- Selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de estudantes, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização, etc.;
- Estimular o desenvolvimento de competências que favoreçam e integrem os saberes, de atribuição de sentido e significado à aprendizagem e de um novo tipo de relação estabelecido entre o estudante e o conhecimento, com sua vida em sociedade e com seu futuro;
- Valorizar a estética como um importante território de negação ou afirmação negra;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Language in action - frequency adverbs
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e d’o tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Trazer para o debate questões sobre racismo nos permite combatê-lo e trazer à tona, reflexões sobre tensões, igualdade, desigualdades, discriminação, diferenças e privilégios;
- Trabalhar com as relações de gênero nas relações étnico-raciais, como o feminismo negro;
- Identificar a presença da arte africana e sua importância na vida cultural de nosso país; analisar o valor simbólico e sociocultural da arte africana; criar artisticamente elementos corporais.
Writing - description
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e d’o tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Trazer para o debate questões sobre racismo nos permite combatê-lo e trazer à tona, reflexões sobre tensões, igualdade, desigualdades, discriminação, diferenças e privilégios;
- Trabalhar com as relações de gênero nas relações étnico-raciais, como o feminismo negro;
- Identificar a presença da arte africana e sua importância na vida cultural de nosso país; analisar o valor simbólico e sociocultural da arte africana; criar artisticamente elementos corporais.
- Considerar os jovens em sua plenitude e diversidade, situando-os no centro do processo educativo e transformar a escola, independentemente da duração da jornada escolar, para o desenvolvimento das competências gerais com intencionalidade e evidência, para que se conheçam e se autodeterminação;
- Selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de estudantes, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização, etc.;
- Estimular o desenvolvimento de competências que favoreçam e integrem os saberes, de atribuição de sentido e significado à aprendizagem e de um novo tipo de relação estabelecido entre o estudante e o conhecimento, com sua vida em sociedade e com seu futuro;
- Valorizar a estética como um importante território de negação ou afirmação negra;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Diversity issues
Post-reading
- Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e d’o tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Garantir o cumprimento dos direitos do sujeito que perpassam todas as etapas de ensino e que sejam considerados princípios éticos, políticos, estéticos, cujas práticas pedagógicas norteadas por estes princípios, oportunizem à escola, a formação de sujeitos éticos, íntegros e comprometidos com o bem comum;
- Valorizar a estética como um importante território de negação ou afirmação negra;
- Estimular a reflexão e análise fecunda para que contribua com o desenvolvimento do estudante numa atitude crítica no que se refere à multiplicidade de ofertas tecnológicas;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
Writing - premiere invitation
- Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e d’o tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Garantir o cumprimento dos direitos do sujeito que perpassam todas as etapas de ensino e que sejam considerados princípios éticos, políticos, estéticos, cujas práticas pedagógicas norteadas por estes princípios, oportunizem à escola, a formação de sujeitos éticos, íntegros e comprometidos com o bem comum;
- Valorizar a estética como um importante território de negação ou afirmação negra;
- Estimular a reflexão e análise fecunda para que contribua com o desenvolvimento do estudante numa atitude crítica no que se refere à multiplicidade de ofertas tecnológicas;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
We are all immigrants!
Learning about diversity from movies
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e d’o tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Estimular o desenvolvimento de competências que favoreçam e integrem os saberes, de atribuição de sentido e significado à aprendizagem e de um novo tipo de relação estabelecido entre o estudante e o conhecimento, com sua vida em sociedade e com seu futuro;
- Trabalhar com as relações de gênero nas relações étnico-raciais, como o feminismo negro;
- Despertar nos estudantes um sentido de responsabilidade que valorize os direitos humanos; respeito ao ambiente; coletividade; fortalecimento de valores sociais (solidariedade, bem comum e desigualdades);
- Apreciar e reconhecer a influência da cultura indígena na arte brasileira; contextualizar a produção artística indígena no processo de construção da identidade cultural brasileira percebendo sua influência em nossos hábitos e costumes cotidianos; criar artisticamente partindo do contato com obras de matriz indígena.
- Identificar a presença da arte africana e sua importância na vida cultural de nosso país; analisar o valor simbólico e sociocultural da arte africana; criar artisticamente elementos corporais.

Media literacy

Media literacy
Before reading
- Reconhecer que os sujeitos se constituem a partir de sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética, estética, que, pela complexidade das relações que se estabelecem entre todos os elementos que coabitam a Terra, dialoga amplamente com as dimensões ambientais e planetárias, em um novo desenho das relações humanas e sociais;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Utilizar as diferentes formas de avaliação como forma de gerir as aprendizagens e reorganizar o planejamento das ações pedagógicas;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
Wrinting - foto captions for apps
- Reconhecer que os sujeitos se constituem a partir de sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética, estética, que, pela complexidade das relações que se estabelecem entre todos os elementos que coabitam a Terra, dialoga amplamente com as dimensões ambientais e planetárias, em um novo desenho das relações humanas e sociais;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Utilizar as diferentes formas de avaliação como forma de gerir as aprendizagens e reorganizar o planejamento das ações pedagógicas;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
Media and diseases
Before reading
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- Estimular a reflexão e análise fecunda para que contribua com o desenvolvimento do estudante numa atitude crítica no que se refere à multiplicidade de ofertas tecnológicas;
- Perceber a influência da cultura europeia nas artes brasileiras em geral; contextualizar a produção artística europeia no processo de construção da identidade cultural brasileira; desenvolver a consciência e sensibilização corporal.
Listening - univesity lecture
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- Estimular a reflexão e análise fecunda para que contribua com o desenvolvimento do estudante numa atitude crítica no que se refere à multiplicidade de ofertas tecnológicas;
- Perceber a influência da cultura europeia nas artes brasileiras em geral; contextualizar a produção artística europeia no processo de construção da identidade cultural brasileira; desenvolver a consciência e sensibilização corporal.
Speaking - interview with a doctor
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- Estimular a reflexão e análise fecunda para que contribua com o desenvolvimento do estudante numa atitude crítica no que se refere à multiplicidade de ofertas tecnológicas;
- Perceber a influência da cultura europeia nas artes brasileiras em geral; contextualizar a produção artística europeia no processo de construção da identidade cultural brasileira; desenvolver a consciência e sensibilização corporal.
Web relationships
Before reading
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Estimular a reflexão e análise fecunda para que contribua com o desenvolvimento do estudante numa atitude crítica no que se refere à multiplicidade de ofertas tecnológicas;
- Destacar os conectores (linking words) analisando os sentidos que exprimem no contexto, facilitando a compreensão escrita.
Listening - podcasting
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Estimular a reflexão e análise fecunda para que contribua com o desenvolvimento do estudante numa atitude crítica no que se refere à multiplicidade de ofertas tecnológicas;
- Destacar os conectores (linking words) analisando os sentidos que exprimem no contexto, facilitando a compreensão escrita.
Speaking - asking about computers
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Estimular a reflexão e análise fecunda para que contribua com o desenvolvimento do estudante numa atitude crítica no que se refere à multiplicidade de ofertas tecnológicas;
- Destacar os conectores (linking words) analisando os sentidos que exprimem no contexto, facilitando a compreensão escrita.
Writing - e-mail
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Estimular a reflexão e análise fecunda para que contribua com o desenvolvimento do estudante numa atitude crítica no que se refere à multiplicidade de ofertas tecnológicas;
- Destacar os conectores (linking words) analisando os sentidos que exprimem no contexto, facilitando a compreensão escrita.
The fake news threat
Read and answer
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- Estimular a reflexão e análise fecunda para que contribua com o desenvolvimento do estudante numa atitude crítica no que se refere à multiplicidade de ofertas tecnológicas;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
Learning about Media from Art
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- Estimular a reflexão e análise fecunda para que contribua com o desenvolvimento do estudante numa atitude crítica no que se refere à multiplicidade de ofertas tecnológicas;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.

Entrepreneurship

Sucess
Before reading
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Possibilitar que o respeito a Diversidade, na perspectiva daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e ou exclusão;
- Despertar nos estudantes um sentido de responsabilidade que valorize os direitos humanos; respeito ao ambiente; coletividade; fortalecimento de valores sociais (solidariedade, bem comum e desigualdades);
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
Listening - education report
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Possibilitar que o respeito a Diversidade, na perspectiva daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e ou exclusão;
- Despertar nos estudantes um sentido de responsabilidade que valorize os direitos humanos; respeito ao ambiente; coletividade; fortalecimento de valores sociais (solidariedade, bem comum e desigualdades);
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
Speaking - asking favors
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Possibilitar que o respeito a Diversidade, na perspectiva daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e ou exclusão;
- Despertar nos estudantes um sentido de responsabilidade que valorize os direitos humanos; respeito ao ambiente; coletividade; fortalecimento de valores sociais (solidariedade, bem comum e desigualdades);
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
Writing - quis using modals
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Possibilitar que o respeito a Diversidade, na perspectiva daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e ou exclusão;
- Despertar nos estudantes um sentido de responsabilidade que valorize os direitos humanos; respeito ao ambiente; coletividade; fortalecimento de valores sociais (solidariedade, bem comum e desigualdades);
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
Making art and business
Before reading
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- Trabalhar com as relações de gênero nas relações étnico-raciais, como o feminismo negro;
- Destacar os conectores (linking words) analisando os sentidos que exprimem no contexto, facilitando a compreensão escrita.
Listening - entrepreneur series
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- Trabalhar com as relações de gênero nas relações étnico-raciais, como o feminismo negro;
- Destacar os conectores (linking words) analisando os sentidos que exprimem no contexto, facilitando a compreensão escrita.
Speaking - talking about business
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- Trabalhar com as relações de gênero nas relações étnico-raciais, como o feminismo negro;
- Destacar os conectores (linking words) analisando os sentidos que exprimem no contexto, facilitando a compreensão escrita.
Writing - recipe instructions
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- Trabalhar com as relações de gênero nas relações étnico-raciais, como o feminismo negro;
- Destacar os conectores (linking words) analisando os sentidos que exprimem no contexto, facilitando a compreensão escrita.
Maker culture
Before reading
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Possibilitar que o respeito a Diversidade, na perspectiva daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e ou exclusão;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
Listening - coworking space presentation
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Possibilitar que o respeito a Diversidade, na perspectiva daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e ou exclusão;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
Speaking - giving directions
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Possibilitar que o respeito a Diversidade, na perspectiva daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e ou exclusão;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
Wrinting - text message giving directions
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Possibilitar que o respeito a Diversidade, na perspectiva daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e ou exclusão;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
Social entrepreneurship
Compare and conclude
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Reconhecer que os sujeitos se constituem a partir de sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética, estética, que, pela complexidade das relações que se estabelecem entre todos os elementos que coabitam a Terra, dialoga amplamente com as dimensões ambientais e planetárias, em um novo desenho das relações humanas e sociais;
- Selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de estudantes, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização, etc.;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Apreciar e conhecer as matrizes que formaram o povo brasileiro; perceber a influência indígena em nossos hábitos e costumes cotidianos; produzir artisticamente elementos da matriz indígena.
Learning about entrepreneurship from the movies
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Apreciar e conhecer as matrizes que formaram o povo brasileiro; perceber a influência indígena em nossos hábitos e costumes cotidianos; produzir artisticamente elementos da matriz indígena.

Cultural literacy

STEAM and culture
Before reading
- Considerar os jovens em sua plenitude e diversidade, situando-os no centro do processo educativo e transformar a escola, independentemente da duração da jornada escolar, para o desenvolvimento das competências gerais com intencionalidade e evidência, para que se conheçam e se autodeterminação;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Possibilitar que o respeito a Diversidade, na perspectiva daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e ou exclusão;
- Destacar os conectores (linking words) analisando os sentidos que exprimem no contexto, facilitando a compreensão escrita.
Listening - STEAM podcast
- Considerar os jovens em sua plenitude e diversidade, situando-os no centro do processo educativo e transformar a escola, independentemente da duração da jornada escolar, para o desenvolvimento das competências gerais com intencionalidade e evidência, para que se conheçam e se autodeterminação;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Possibilitar que o respeito a Diversidade, na perspectiva daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e ou exclusão;
- Destacar os conectores (linking words) analisando os sentidos que exprimem no contexto, facilitando a compreensão escrita.
Speaking - describing objects
- Considerar os jovens em sua plenitude e diversidade, situando-os no centro do processo educativo e transformar a escola, independentemente da duração da jornada escolar, para o desenvolvimento das competências gerais com intencionalidade e evidência, para que se conheçam e se autodeterminação;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Possibilitar que o respeito a Diversidade, na perspectiva daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e ou exclusão;
- Destacar os conectores (linking words) analisando os sentidos que exprimem no contexto, facilitando a compreensão escrita.
Wrinting - event invitation
- Considerar os jovens em sua plenitude e diversidade, situando-os no centro do processo educativo e transformar a escola, independentemente da duração da jornada escolar, para o desenvolvimento das competências gerais com intencionalidade e evidência, para que se conheçam e se autodeterminação;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Possibilitar que o respeito a Diversidade, na perspectiva daqueles que estão em situação de vulnerabilidade e ou exclusão;
- Destacar os conectores (linking words) analisando os sentidos que exprimem no contexto, facilitando a compreensão escrita.
Alchemy
Before reading
- Reconhecer que os sujeitos se constituem a partir de sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética, estética, que, pela complexidade das relações que se estabelecem entre todos os elementos que coabitam a Terra, dialoga amplamente com as dimensões ambientais e planetárias, em um novo desenho das relações humanas e sociais;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Listening - documentary
- Reconhecer que os sujeitos se constituem a partir de sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética, estética, que, pela complexidade das relações que se estabelecem entre todos os elementos que coabitam a Terra, dialoga amplamente com as dimensões ambientais e planetárias, em um novo desenho das relações humanas e sociais;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Speaking - talking about class
- Reconhecer que os sujeitos se constituem a partir de sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética, estética, que, pela complexidade das relações que se estabelecem entre todos os elementos que coabitam a Terra, dialoga amplamente com as dimensões ambientais e planetárias, em um novo desenho das relações humanas e sociais;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Wrinting - to-do list
- Reconhecer que os sujeitos se constituem a partir de sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética, estética, que, pela complexidade das relações que se estabelecem entre todos os elementos que coabitam a Terra, dialoga amplamente com as dimensões ambientais e planetárias, em um novo desenho das relações humanas e sociais;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Cultural Exchange
Before reading
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Utilizar as diferentes formas de avaliação como forma de gerir as aprendizagens e reorganizar o planejamento das ações pedagógicas;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Aplicar e reconhecer os conhecimentos relativos à variação linguística da região fluminense e às diferenças entre oralidade e escrita na produção de textos.
Listening - cultural quis
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Utilizar as diferentes formas de avaliação como forma de gerir as aprendizagens e reorganizar o planejamento das ações pedagógicas;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Aplicar e reconhecer os conhecimentos relativos à variação linguística da região fluminense e às diferenças entre oralidade e escrita na produção de textos.
Speaking - greetings
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Utilizar as diferentes formas de avaliação como forma de gerir as aprendizagens e reorganizar o planejamento das ações pedagógicas;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Aplicar e reconhecer os conhecimentos relativos à variação linguística da região fluminense e às diferenças entre oralidade e escrita na produção de textos.
Wrinting - blog post
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Utilizar as diferentes formas de avaliação como forma de gerir as aprendizagens e reorganizar o planejamento das ações pedagógicas;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Aplicar e reconhecer os conhecimentos relativos à variação linguística da região fluminense e às diferenças entre oralidade e escrita na produção de textos.
The gender gap
Compare and conclude
- Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e d’o tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Real life
- Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e d’o tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Learning abot female representation from the movies
- Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e d’o tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.

Career

21st century skills
Before reading
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e d’o tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Fomentar nos alunos a capacidade de compreender e interpretar o mundo nos quesitos natural, social e tecnológico, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes;
Listening - my first job
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e d’o tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Fomentar nos alunos a capacidade de compreender e interpretar o mundo nos quesitos natural, social e tecnológico, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes;
Speaking - mingling
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e d’o tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Fomentar nos alunos a capacidade de compreender e interpretar o mundo nos quesitos natural, social e tecnológico, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes;
Wrinting - a note to a friend
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e d’o tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Fomentar nos alunos a capacidade de compreender e interpretar o mundo nos quesitos natural, social e tecnológico, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes;
Working in the 21st century
Before reading
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Reconhecer que os sujeitos se constituem a partir de sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética, estética, que, pela complexidade das relações que se estabelecem entre todos os elementos que coabitam a Terra, dialoga amplamente com as dimensões ambientais e planetárias, em um novo desenho das relações humanas e sociais;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Aplicar e reconhecer os conhecimentos relativos à variação linguística da região fluminense e às diferenças entre oralidade e escrita na produção de textos.
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Listening - my first job
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Reconhecer que os sujeitos se constituem a partir de sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética, estética, que, pela complexidade das relações que se estabelecem entre todos os elementos que coabitam a Terra, dialoga amplamente com as dimensões ambientais e planetárias, em um novo desenho das relações humanas e sociais;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Aplicar e reconhecer os conhecimentos relativos à variação linguística da região fluminense e às diferenças entre oralidade e escrita na produção de textos.
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Speaking - schedulling a meeting
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Reconhecer que os sujeitos se constituem a partir de sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética, estética, que, pela complexidade das relações que se estabelecem entre todos os elementos que coabitam a Terra, dialoga amplamente com as dimensões ambientais e planetárias, em um novo desenho das relações humanas e sociais;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Aplicar e reconhecer os conhecimentos relativos à variação linguística da região fluminense e às diferenças entre oralidade e escrita na produção de textos.
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Writing - planner
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Reconhecer que os sujeitos se constituem a partir de sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética, estética, que, pela complexidade das relações que se estabelecem entre todos os elementos que coabitam a Terra, dialoga amplamente com as dimensões ambientais e planetárias, em um novo desenho das relações humanas e sociais;
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Aplicar e reconhecer os conhecimentos relativos à variação linguística da região fluminense e às diferenças entre oralidade e escrita na produção de textos.
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
New professions
Before reading
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Trazer para o debate questões sobre racismo nos permite combatê-lo e trazer à tona, reflexões sobre tensões, igualdade, desigualdades, discriminação, diferenças e privilégios;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
Listening - job interview
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Trazer para o debate questões sobre racismo nos permite combatê-lo e trazer à tona, reflexões sobre tensões, igualdade, desigualdades, discriminação, diferenças e privilégios;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
Speaking - job vacancy
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Trazer para o debate questões sobre racismo nos permite combatê-lo e trazer à tona, reflexões sobre tensões, igualdade, desigualdades, discriminação, diferenças e privilégios;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
Wrinting - e-mail with CV
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Trazer para o debate questões sobre racismo nos permite combatê-lo e trazer à tona, reflexões sobre tensões, igualdade, desigualdades, discriminação, diferenças e privilégios;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Discutir sobre o uso responsável e ético dos meios de comunicação na função de difundir informações, inclusive nas redes sociais.
Sucess and happiness: do they mean the same?
Compare and conclude
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
Learning abot female representation from the movies
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;

Self-awareness

Self-image
Before reading
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Estimular a formação ética dos estudantes para a construção de uma sociedade mais justa; Desenvolver nos alunos a autonomia, para que sejam capazes de compreender e refletir sobre os pensamentos históricos e geográficos;
Listening - wellness vlog
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Estimular a formação ética dos estudantes para a construção de uma sociedade mais justa; Desenvolver nos alunos a autonomia, para que sejam capazes de compreender e refletir sobre os pensamentos históricos e geográficos;
Speaking - talking about self-esteem
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Estimular a formação ética dos estudantes para a construção de uma sociedade mais justa; Desenvolver nos alunos a autonomia, para que sejam capazes de compreender e refletir sobre os pensamentos históricos e geográficos;
Wrinting - social media post
- Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino;
- Valorizar a diversidade para a construção de uma nação democrática, na medida em que combate os preconceitos e promove a equidade;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Estimular a formação ética dos estudantes para a construção de uma sociedade mais justa; Desenvolver nos alunos a autonomia, para que sejam capazes de compreender e refletir sobre os pensamentos históricos e geográficos;
Health and well-being
Before reading
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
- Destacar os conectores (linking words) analisando os sentidos que exprimem no contexto, facilitando a compreensão escrita.
Listening - psychologist speech
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
- Destacar os conectores (linking words) analisando os sentidos que exprimem no contexto, facilitando a compreensão escrita.
Speaking - speaking about choices
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
- Destacar os conectores (linking words) analisando os sentidos que exprimem no contexto, facilitando a compreensão escrita.
Wrinting - diary
- Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Desenvolver nos alunos o pensamento matemático, para que possam transformá-lo em conhecimento;
- Destacar os conectores (linking words) analisando os sentidos que exprimem no contexto, facilitando a compreensão escrita.
Journaling
Before reading
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Perceber a influência da cultura europeia nas artes brasileiras em geral; contextualizar a produção artística europeia no processo de construção da identidade cultural brasileira; desenvolver a consciência e sensibilização corporal.
Listening - survey
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Perceber a influência da cultura europeia nas artes brasileiras em geral; contextualizar a produção artística europeia no processo de construção da identidade cultural brasileira; desenvolver a consciência e sensibilização corporal.
Speaking - talking about feelings
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Perceber a influência da cultura europeia nas artes brasileiras em geral; contextualizar a produção artística europeia no processo de construção da identidade cultural brasileira; desenvolver a consciência e sensibilização corporal.
Wrinting - journaling
- Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens;
- Incorporar abordagens de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Perceber a influência da cultura europeia nas artes brasileiras em geral; contextualizar a produção artística europeia no processo de construção da identidade cultural brasileira; desenvolver a consciência e sensibilização corporal.
Are we ready for na aging world?
Movies and TV shows portraying older people
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e d’o tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
- Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Compare and conclude
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.
Real life
- Promover a educação integral como concepção e como processo pedagógico visando à formação humana em suas múltiplas dimensões;
- Agregar atratividade em suas pautas formativas de forma que haja envolvimento e interesse dos estudantes na busca por conhecimento;
- Permitir ao aluno ampliar suas capacidades expressivas, através do trabalho com as manifestações corporais, artísticas e linguísticas;
- Pesquisar fatos e circunstâncias relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do município / estado a fim de fomentar a produção escrita com dados.