InterAção Português

Temas Contemporâneos Transversais

Diversidade Cultural
Educação ambiental
Educação em Direitos humanos
Ciência e Tecnologia
Direitos da Criança e do Adolescente
Vida Familiar e Social
Trabalho

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Habilidades

O jovem: Identidade e lugar no mundo

Literatura
"Periferia lado bom", Ferréz
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
"Contranarciso", Paulo Leminski
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
"Cântico negro", José Régio
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Literatura viva
Videominuto
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
Leitura
Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Valorizar a experiência extraescolar;
"Carta de propostas dos adolescentes para a III Conferência Global", Agência Jovem de Notícias
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Análise linguística e semiótica
Variação linguística e preconceito linguístico
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
Intertextualidade
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
Atividades
Atividades
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
Produção de texto
Carta de proposta
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Eu, você... E o todo mundo!
Escolha da profissão
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;

Gostar de si

Literatura
"Céu sem estrelas", Iris Figueiredo
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
"Lira XIV", Tomás Antônio Gonzaga
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
"Tardio", Mia Couto
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Leitura
"Minha história", Alexandra
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
"A depressão está crescendo entre os adolescentes", Saúde
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
"A busca pelo corpo perfeito é para agradar a você ou aos outros?", Maria Fernanda Garcia
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
Análise linguística e semiótica
Multimodalidade
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
As palavras: modos de usar
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
Atividades
Atividades
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
Produção de texto
Reportagem científica
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Eu, você... E o todo mundo!
Quis
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade

A questão ambiental: desafio do mundo contemporâneo

Literatura
"Muribeca", Marcelino Freire
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Valorizar as questões ambientais;
"O cortiço", Aluísio Azevedo
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Valorizar as questões ambientais;
"O cerrado é milagre", Nicolas Behr
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Valorizar as questões ambientais;
Literatura viva
Fanfic
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Leitura
A primeira página dos jornais O tempo e Correio Braziliense
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Valorizar as questões ambientais;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
"A tragédia da barragem de Brumadinho em FOTOS", G1
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Valorizar as questões ambientais;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
Análise linguística e semiótica
Ordem dos contituintes da sentença
- Estabelecer relações dialógicas;
Coesão e coerência
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
Atividades
Atividades
- Valorizar as questões ambientais;
Produção de texto
Fotorreportagem
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Eu, você... E o todo mundo!
Mesa-redonda! Individualismo versus meio ambiente
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
- Valorizar as questões ambientais;

Voz de mulher

Literatura
"Vozes-Mulheres", Conceição Evaristo
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
"Com lincença poética", Adélia Prado
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
"Soneto", Álvares de Azevedo
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
Literatura viva
Poema
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Leitura
"8 de março", Agora São Paulo
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
"Brasileira supera água na casa dos 10 graus em travessia do Lago Titicaca", O tempo
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
Análise linguística e semiótica
Linguagem e discurso
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
Predicativo do sujeito e predicativo do objeto
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
Complemento nominal
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Atividades
Atividades
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
Produção de texto
Notícia
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
Eu, você... E o todo mundo!
Geração Z
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade

Amor, empatia e solidariedade

Literatura
"As luzes do carrosel", Jorge Amado
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
"Amor é fogo que arde sem se ver", Luís Vaz de Camões
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
Literatura viva
Nanoconto
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Leitura
Fôlder da Campanha Nacional de Doação de Órgãos, Associação Brasileira de Transplantados de Órgãos
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Cartaz de Campanha de Doação de Órgãos, Associação de Pacientes Transplantados da Bahia
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
Análise linguística e semiótica
Atividades
Atividades
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
Produção de texto
Campanha publicitária de conscientização
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
- Valorizar as questões ambientais;
Eu, você... E o todo mundo!
Sejamos voluntários
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Implementar a cultura digital
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade

Estereótipos, racismo e resistência

Literatura
"O pecado", Lima Barreto
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
"Minha mãe era negra", Sérgio Vaz
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
"Território ancestral", Márcia Wayna Kambeba
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Leitura
"Para nós, a periferia é um país", diz poeta Sérgio Vaz", Rede Brasil Atual
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Redação do Enem
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
Análise linguística e semiótica
Adjuntos adnominais e adverbiais
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
Modalização
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Atividades
Atividades
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Produção de texto
Redação do Enem
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Eu, você... E o todo mundo!
Racismo e estereótipos
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade

Outros povos: o mundo em movimento

Literatura
"Onde estávamos há cem anos?", Luiz Ruffato
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
"A Colônia Cecília", Zélia Gattai
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
"Os vivos, o morto e o peixe-frito", Ondjaki
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
Literatura viva
Texto teatral
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Leitura
"Adolescente afegã sonha em ajudar a reconstruir seu país", Acnur Brasil
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Entrevista do imigrante Saburo Shirasaca, Museu da Pessoa
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Análise linguística e semiótica
Atividades
Atividades
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
Produção de texto
Podcast literário
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Eu, você... E o todo mundo!
Como ajudar a derrubar os muros invisíveis que nos separam?
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade

Argumentação e ética

Literatura
"Auto da Compadecida", Ariano Suassuna
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
"Sermão do bom ladrão ou da Audácia", Padre Antônio Vieira
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
"Uma mensagem para toda a humanidade", Charlie Chaplin
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
Leitura
Discurso de Martin Luther King, Exame
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Análise linguística e semiótica
Operadores Argumentativos
- Estabelecer relações dialógicas;
Atividades
Atividades
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
Produção de texto
Simulação de discurso de chefe de Estado na ONU
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
- Valorizar as questões ambientais;
Eu, você... E o todo mundo!
Como superar as pequenas corrupções?
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade

Cultura de paz

Literatura
"Bullying, seu lindo" Tati Bernardi
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
"O Ateneu", Raul Pompeia
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Literatura viva
Playlist comentada
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Leitura
"UNESCO e os princípios da Cultura", Ministério da Saúde
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar as questões ambientais;
"Um vilão de nosso tempo", Adoro Cinema
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
Análise linguística e semiótica
O período composto por subordinação e coordenação na construção dos textos
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
Atividades
Produção de texto
Videorresenha de filme
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Eu, você... E o todo mundo!
Flash mob pela paz
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade

Arte para quê?

Literatura
"Mãos",Bráulio Bessa
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
"Autopsicografia", Fernando Pessoa
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
Literatura viva
Poema-objeto
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Leitura
"Um pano de fundo", Katia Canton
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Análise linguística e semiótica
Concordância nominal e verbal: norma e usos
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
Atividades
Atividades
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
Produção de texto
Ensaio
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Eu, você... E o todo mundo!
O verso que me representa
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade

Fake news e pós-verdade

Literatura
"A verdade dividida", Carlos Drummond de Andrade
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
"O veneno da madrugada", Gabriel Garcia Márquez
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
Literatura viva
Slam
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
Leitura
Análise linguística e semiótica
Atividades
Atividades
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
Produção de texto
Artigo de opinião
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
Eu, você... E o todo mundo!
As bolhas sociais
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade

Encontro com o futuro

Literatura
"Aptidão", Luis Fernando Veríssimo
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
"O que é o que eu quero para a vida?" Gonçalo M. Tavares
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
"A caverna", José Saramago
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Leitura
"Ser ou não ser: a escolha da profissão na adolescência", G1. Psicoblog
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
"Novo funcionário", Alpino
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
Análise linguística e semiótica
Atividades
Atividades
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
Produção de texto
Pôster e seminário
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Eu, você... E o todo mundo!
Atualização da página wiki
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
Tópicos de análise linguística e semiótica
Mecanismo de coesão textual
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
Modalização
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Estabelecer relações dialógicas;
Textos multissemióticos
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;