As Unidades de Medida e a Resolução de Problemas por meio da Função do 2º Grau

Temas Contemporâneos Transversais

Educação ambiental
Educação em Direitos humanos
Saúde
Trabalho
Ciência e Tecnologia
Diversidade Cultural
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Educação para o consumo
Vida Familiar e Social

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Habilidades

Unidades de medida

O que é medir?
Medidas diretas e indiretas
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Valorizar as questões ambientais;
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Estabelecer relações dialógicas;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Grandezas e unidades fundamentais
Conversão entre unidades
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Valorizar a experiência extraescolar;
Instrumentos de medida e precisão
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
Ordem de grandeza e notação científica
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Valorizar as questões ambientais;
Atividades finais
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Valorizar a experiência extraescolar;

O estudo das equações do 2º grau

Matemática e modelagem
Matemática e modelagem
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
Equação do 2º grau
Atividades finais
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
Equações incompletas do 2º grau
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;

Função quadrática e inequações do 2º grau

Função quadrática
Coordenadas do vértice da parábola
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Valorizar a experiência extraescolar;
Estudo da função quadrática
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Valorizar a experiência extraescolar;
Funções definidas por partes
Lei de formação e gráficos
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Valorizar a experiência extraescolar;
Inequações do 2º grau
Atividades finais
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Valorizar a experiência extraescolar;

Modelando problemas sociais

Demanda, custo e sustentabilidade
Demanda, custo e sustentabilidade
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Valorizar as questões ambientais;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Reduzir, reutilizar, reciclar
Reduzir, reutilizar, reciclar
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar as questões ambientais;