Diversidade: Quem é você no mundo?

Temas Contemporâneos Transversais

Ciência e Tecnologia
Diversidade Cultural
Educação em Direitos humanos
Educação Financeira
Trabalho
Direitos da Criança e do Adolescente
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Educação Fiscal
Saúde
Educação ambiental
Vida Familiar e Social

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Habilidades

Ponto de partida - Cultura e diversidade

E se nossa cultura fosse diferente?
Relato e experiência
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Textos acadêmicos escritos
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Gosto e cultura são coisas diferentes?
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
A cultura e as práticas desportivas e corporais
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade

Como convivemos com as diferentes culturas?

Cultura é muito mais do que pensamos
Contando uma história por meio de tira
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Maus: entre ficção e registro histórico
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Os super-heróis e a cultura
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Voltando à ideia do heroísmo
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
A cultura nas narrativas
Novas vozes protagonistas
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Na vida real, quem pode ser um super-herói?
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
Língua e cultura
Os códigos linguísticos
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
A língua é minha casa
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Quantas pessoas vocês conhecem?
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Encadeamentos
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;

Quem é aquele que vem em minha direção?

Um universo de sons que atravessa gerações
Os som e as gerações
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Música e mais música!
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Tropicália: novas proposições
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
A música black nas periferias do Rio de Janeira
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
O som das periferias: as festas de aparelhagem em Belém do Pará
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Esporte: unindo diferentes povos
Correndo pelas ruas da cidade
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
- Valorizar as questões ambientais;
A chama que não se apaga
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Quem em você vive e pensa?
Cartografias sonoras: memórias, tempos e lugares
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Imigração: construindo uma nova vida
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Diversidade e arte
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Encadeamentos
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade

O patrimônio hoje... E amanhã?

Entre o antigo e o novo
Restauro e memória
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
Brasília: cidade do Brasil e do mundo
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Patrimônios afetivos
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Criar espaços por meio da fotomontagem
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Bens materiais e imateriais
Livros de registro - a sabedoria e arte dos povos
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Artigo de opinião
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Tradições que identificam um povo
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
O patrimônio mundial da arte kusiwa
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Globalização e cultura
Um mundo se abre, um mundo se fecha
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
A música está em todos os lugares
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Expressões iguais e diferentes
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Reconectar-se às raízes linguísticas
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
- Valorizar as questões ambientais;
Encadeamentos
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
- Valorizar as questões ambientais;