Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática

Temas Contemporâneos Transversais

Ciência e Tecnologia
Direitos da Criança e do Adolescente
Educação em Direitos humanos
Educação Financeira
Trabalho
Diversidade Cultural
Educação Fiscal
Educação para o consumo
Vida Familiar e Social
Educação ambiental
Saúde
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Habilidades

Economia

O que é economia?
Economia e vida
- Implementar a cultura digital
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Participar de maneira ativa da democracia;
Diferentes visões econômias
- Implementar a cultura digital
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
Indicadores e sociedades - entendendo o noticiário econômico
Produto Interno Bruto (PIB)
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar as questões ambientais;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
Produto Interno Bruto (PIB)
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
Economia doméstica e o consumo
Orçamento doméstico
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
Avaliação de impacto: transferência direta e renda
Programas de transferência direta de renda condicional
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
Projeto final: Renad, desigualdade, ciclo eleitoral
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;

Segurança Pública

O que é segurança pública?
Definições de crime
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
Uma leitura sociocultural da criminalidade no Brasil
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Por que punir?
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Big Data e Segurança Pública
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
Violência, desigualdades, sistema prisional e facções criminosas - entendendo o noticiário de segurança
Violência e desigualdades
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
Situação do sistema prisional brasileiro
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
Facção criminosas
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Jovens, violência e criminalidade
Medindo a violência e a criminalidade
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;
Dicas práticas
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
Avaliação de impacto: o caso da Lei Maria da Penha
Impacto da Lei Maria da Penha na violência contra a mulher
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Diferenças em diferenças
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
- Valorizar a experiência extraescolar;