O poder econômico e a construção da autonomia dos povos e países

Temas Contemporâneos Transversais

Diversidade Cultural
Educação ambiental
Educação em Direitos humanos
Saúde
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Ciência e Tecnologia
Vida Familiar e Social
Trabalho
Educação Alimentar e Nutricional
Educação para o consumo
Educação Financeira

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Habilidades

O que é ser capitalista?

Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial
O desenvolvimento comercial na Europa a partir do século XI
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
A retomada comercial na Baixa Idade Média
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Análise: O comércio internal atual
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
O aumento da população urbana
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Análise: Brasil atual: urbano ou rural?
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
As feiras, os cambistas e as cidades
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Análise: O banqueiro e sua mulher
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Análise: Os mestres-astesãos
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
As corporações de ofícios e a burguesia
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
A crise do sistema feudal
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
Análise: Impactos no meio ambiente
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
A passagem para o capitalismo
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
Atividades
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
Um mundo em transformação
Análise: Haiti
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Análise: Quantas versões tem uma história?
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
Impérios por toda parte
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
Análise: Seres de outro mundo?
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
Colonialismo
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Um só capitalismo?
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Análise: Potosí
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Análise: O semeador e o ladrilhador
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Análise: A partilha da África
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Impérios coloniais no século XIX
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Saberes descentralizados
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
As diversas histórias do capitalismo global
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Prática de pesquisa: De onde vêm as mercadorias que consumimos?
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Atividades
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade

A memória resiste à dominação

Dominação imperialista e seus impactos
Prática de pesquisa: Guerras de independência na Ásia e na África
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
Análise: A revolução de Pantera Negra
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
O imperialismo
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
Análise: Etnocentrismo e imperialismo na mídia
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
Análise: A melanina
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
Análise: A redenção de Cam
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
Análise: A África na cartografia colonial
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar as questões ambientais;
Análise: Caça violenta pelo marfim
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar as questões ambientais;
Análise: O "Mapa Cor-de-Rosa" e o "Colosso de Rhodes"
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar as questões ambientais;
Análise: Crise em Hong Kong
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar as questões ambientais;
A ocupação imperialista na Oceania
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar as questões ambientais;
Análise: All Blacks e a dança étnica Maori
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar as questões ambientais;
Processo de descolonização e o surgimento dos Estados Nacionais
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
Mas e o Pantera Negra?
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
Atividades
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
Desafio do Novo Mundo
Análise: Americano ou estadunidense
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
O que é ser americano?
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
A ideia de raça e as mulheres negras
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Análise: Poemas de recordação
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Formas de violência e preconceito
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Identificar possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
A luta pela memória dos povos hispano-americanos
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Valorizar a experiência extraescolar;
Análise: Maias
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Valorizar a experiência extraescolar;
A arte e seus símbolos na América
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
Análise: La guerra de la Independencia de México
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
Voltando ao Capitão América
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
Análise: Marcha para o Oeste
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
Povos das Américas: diferentes narrativas
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
Atividades
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;

Em que mundo queremos viver?

Geopolítica, espaço e poder
Nacionalismo e geopolítico na Europa
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Valorizar a experiência extraescolar;
Crise econômica e das democracias liberais
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Valorizar a experiência extraescolar;
Ascensão do facismo e do nazismo
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Valorizar a experiência extraescolar;
Análise: A praça da ignorância
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Valorizar a experiência extraescolar;
A ordem bipolar da Guerra Fria (1945-1991)
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
Análise: Desespero e inocência
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
Atividades
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Respeitar a à singularidade, o processo pessoal e a experiência de cada estudante;
A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático
Análise: Trajetória da democracia
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Globalização: a liberdade econômica?
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
As corporações transnacionais
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Organizações internacionais, multibipolaridade e democracia
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Os blocos econômicos
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar as questões ambientais;
A integração da América Latina
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Identificar valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar as questões ambientais;
O poder da mídia
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Mudanças na contemporaneidade
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Análise: A pandemia anterior
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Desglobalização e pandemia
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Análise: A noite
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Prática de pesquisa: Covid-19 e os impactos no cotidiano de cada um
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Atividades
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Reconhecer o papel da mídia plural para a consolidação da democracia em projetos editoriais – institucionais, privados, públicos, financiados, independentes etc;
- Refletir de forma coletiva sobre as ações escolares e seus projetos com a comunidade;
- Valorizar a experiência extraescolar;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade