Trabalho e sociedade

Temas Contemporâneos Transversais

Diversidade Cultural
Educação em Direitos humanos
Trabalho
Ciência e Tecnologia
Educação ambiental
Saúde

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Habilidades

Trabalho e condição humana

Trabalho, produção da vida e humanização
Diferenças entre atividade humana e atividade animal
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
Atividades
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
Formas de trabalho ao longo do tempo
Trabalho livre e trabalho servil
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Servidão na Idade Média
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
Atividades
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Superar as desigualdades existentes no âmbito escolar, valorizando a Diversidade;
O trabalho como centro da vida social
A Revolução Industrial e o trabalho
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
Atividades
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
Trabalho, natureza e espaço
A evolução da técnica
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
Atividades
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;

Mudanças tecnológicas e trabalho na atualidade

Trabalho, tecnologias e seus sujeitos
A cooperação social por meio do trabalho
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Valorizar a experiência extraescolar;
Atividades
- Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados e comparados e estabelecer recortes precisos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Valorizar a experiência extraescolar;
Revolução Industrial
Primeira etapa: a superação da economia agrícola e da produção artesanal (1785-1880)
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Implementar a cultura digital
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Participar de maneira ativa da democracia;
Atividades
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Implementar a cultura digital
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Participar de maneira ativa da democracia;
Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico
Direitos trabalhistas: carteira de trabalho e previdência social
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Do fordismo ao Toyotismo
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Atividades
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Toyotismo e neoliberalismo: impactos para os trabalhadores
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
O mundo do trabalho no século XXI
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Valorizar a participação do estudante, das famílias e da comunidade
Organização do trabalho no mundo atual
O trabalho e as lógicas de produção
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Atividades
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;

Relações de trabalho, emprego e desigualdade social

O trabalhador e as relações de trabalho
Atividades
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
A alienação do trabalho e o capitalismo
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Implementar a cultura digital
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
O crescimento da desigualdade entre trabalho e capital
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Implementar a cultura digital
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX
Transição do trabalho escravo para o assalariado livre
- Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.);
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Consolidar a diversidade, valorizando a articulação dos conhecimentos escolares no campo das relações étnico-raciais, de gênero, das sexualidades, da territorialidade e outros aspectos da diversidade sociocultural e das questões;
- Inferir motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão de direitos e deveres em textos e documentos legais e normativos que envolvam as definições de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Valorizar a experiência extraescolar;
Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho
Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil
Atividades
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;

As formas de organização dos trabalhadores

Da cooperação indiferente à diferença da cooperação
Atividades
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Organizar recursos de acessibilidade elaborando projetos;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Os trabalhadores como sujeitos políticos
Um breve histórico dos instrumentos de classe
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Implementar a cultura digital
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
A conquista de direitos trabalhistas
- Analisar a realidade dos estudantes;
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Implementar a cultura digital
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
- Comprometer-se com a Formação Integral;
- Desenvolver diferentes metodologias, atendendo a diversas necessidades e ritmos de aprendizagem;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos, seus direitos e responsabilidades;
- Materializar ações para o fortalecimento da democracia e projetos que visem ações de Igualdade e Equidade;
- Participar de maneira ativa da democracia;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Crise do trabalho e lutas populares
A burocratização dos sindicatos
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
Movimentos populares sob o neoliberalismo
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Aprender a participar de forma colaborativa, na organização dos tempos e espaços da escola;
- Aprender se relacionar observando as relações no espaço escolar;
- Assegurar os direitos de acesso, inclusão, permanência com qualidade no processo de ensino-aprendizagem;
- Compreender a sociedade atual e seus processos;
Profissões do futuro e o futuro do trabalho
O trabalhador e o mercado de trabalho
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;
Pesquisa, desenvolvimento e emprego no Brasil
- Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Implementar a cultura digital
- Trabalhar na perspectiva da Educação na Cultura Digital possibilita aliar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar;
- Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres – em especial, os voltados a adolescentes e jovens – aos seus contextos de produção;