InterAção Inglês

Temas Contemporâneos Transversais

Diversidade Cultural
Educação em Direitos humanos
Trabalho
Educação ambiental
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Ciência e Tecnologia
Educação para o consumo
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso
Direitos da Criança e do Adolescente
Educação Fiscal
Saúde
Vida Familiar e Social
Educação Financeira
Educação Alimentar e Nutricional

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Habilidades

Diversity and inclusion

Workplace diversity
Listening - British Council report
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG205MG) Conhecer e compreender os saberes, as tradições, os costumes, os modos e perspectivas de vida dos povos indígenas, campesinos, negros, quilombolas, ciganos, imigrantes e refugiados, sobretudo em Minas Gerais, para a integração de suas culturas e fortalecimento do sentimento de pertencimento.
- EM13LGG601X) Apropriar-se do patrimônio artístico e cultural de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
- (EM13LP05B) Avaliar força e eficácia dos argumentos, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
- (EM13LP25B) Usar estratégias linguísticas típicas de negociação e de apoio e/ou de consideração do discurso do outro (como solicitar esclarecimento, detalhamento, fazer referência direta ou retomar a fala do outro, parafraseando-a para endossá-la, enfatizá-la, complementá-la ou enfraquecê-la), considerando propostas alternativas e reformulando seu posicionamento, quando for caso, com vistas ao entendimento e ao bem comum.
- (EM13LP56MG). Reconhecer estratégias utilizadas na elaboração dos gêneros multimodais e midiáticos.
- Compreender o significado e a singularidade de cada território e contexto, percebendo como comunidade tem papel fundamental na construção dos saberes e no fortalecimento dos currículos e das instituições;
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Writing - text messages
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG205MG) Conhecer e compreender os saberes, as tradições, os costumes, os modos e perspectivas de vida dos povos indígenas, campesinos, negros, quilombolas, ciganos, imigrantes e refugiados, sobretudo em Minas Gerais, para a integração de suas culturas e fortalecimento do sentimento de pertencimento.
- EM13LGG601X) Apropriar-se do patrimônio artístico e cultural de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
- (EM13LP05B) Avaliar força e eficácia dos argumentos, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
- (EM13LP25B) Usar estratégias linguísticas típicas de negociação e de apoio e/ou de consideração do discurso do outro (como solicitar esclarecimento, detalhamento, fazer referência direta ou retomar a fala do outro, parafraseando-a para endossá-la, enfatizá-la, complementá-la ou enfraquecê-la), considerando propostas alternativas e reformulando seu posicionamento, quando for caso, com vistas ao entendimento e ao bem comum.
- (EM13LP56MG). Reconhecer estratégias utilizadas na elaboração dos gêneros multimodais e midiáticos.
- Compreender o significado e a singularidade de cada território e contexto, percebendo como comunidade tem papel fundamental na construção dos saberes e no fortalecimento dos currículos e das instituições;
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Diversity all around
Listening - Amazon indigenous report
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG207MG) Conhecer canais de denúncia contra crimes e injustiças sociais, desrespeito aos direitos humanos e valores democráticos decorrentes de preconceitos, estereótipos e relações de poder.
- (EM13LGG605MG) Compreender lógicas de funcionamento e rotinas de diferentes espaços de criação e circulação artística e seus profissionais das artes
- (EM13LP05B) Avaliar força e eficácia dos argumentos, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
- (EM13LP42B). Identificar o enfoque preponderante da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as questões que afetam a coletividade.
- Ampliar o espaço escolar para além dos muros da escola, desenvolvendo a perspectiva do território educativo;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Writing - description
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG207MG) Conhecer canais de denúncia contra crimes e injustiças sociais, desrespeito aos direitos humanos e valores democráticos decorrentes de preconceitos, estereótipos e relações de poder.
- (EM13LGG605MG) Compreender lógicas de funcionamento e rotinas de diferentes espaços de criação e circulação artística e seus profissionais das artes
- (EM13LP05B) Avaliar força e eficácia dos argumentos, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
- (EM13LP42B). Identificar o enfoque preponderante da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as questões que afetam a coletividade.
- Ampliar o espaço escolar para além dos muros da escola, desenvolvendo a perspectiva do território educativo;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Diversity issues
Post-reading
- (EM13LGG203X) Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e suas produções (artísticas, corporais e verbais), presentes na cultura local e em outras culturas.
- (EM13LGG206MG) Analisar diferentes textos (legais e jurídicos) para o desenvolvimento de postura crítica e analítica da condição social de diferentes grupos em uma sociedade plural e garantidora de direitos que refletem a valorização de grupos sociais amparados nas legislações vigentes.
- EM13LGG601X) Apropriar-se do patrimônio artístico e cultural de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
- (EM13LGG606MG) Analisar criticamente a dimensão da pesquisa e docência em arte, as teorias que as envolvem, objetivos e modos de disseminação como campo de conhecimento.
- (EM13LP42B). Identificar o enfoque preponderante da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as questões que afetam a coletividade.
- Desconsiderar a hierarquização dos saberes, garantindo a construção do conhecimento a partir das diversas dimensões humanas;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Writing - premiere invitation
- (EM13LGG203X) Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e suas produções (artísticas, corporais e verbais), presentes na cultura local e em outras culturas.
- (EM13LGG206MG) Analisar diferentes textos (legais e jurídicos) para o desenvolvimento de postura crítica e analítica da condição social de diferentes grupos em uma sociedade plural e garantidora de direitos que refletem a valorização de grupos sociais amparados nas legislações vigentes.
- EM13LGG601X) Apropriar-se do patrimônio artístico e cultural de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
- (EM13LGG606MG) Analisar criticamente a dimensão da pesquisa e docência em arte, as teorias que as envolvem, objetivos e modos de disseminação como campo de conhecimento.
- (EM13LP42B). Identificar o enfoque preponderante da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as questões que afetam a coletividade.
- Desconsiderar a hierarquização dos saberes, garantindo a construção do conhecimento a partir das diversas dimensões humanas;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
We are all immigrants!
Learning about diversity from movies
- (EM13LGG108MG) Elaborar textos para veiculação nos diversos suportes segundo normas da ABNT.
- (EM13LGG109MG) Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal e nominal nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG205MG) Conhecer e compreender os saberes, as tradições, os costumes, os modos e perspectivas de vida dos povos indígenas, campesinos, negros, quilombolas, ciganos, imigrantes e refugiados, sobretudo em Minas Gerais, para a integração de suas culturas e fortalecimento do sentimento de pertencimento.
- (EM13LGG605MG) Compreender lógicas de funcionamento e rotinas de diferentes espaços de criação e circulação artística e seus profissionais das artes
- (EM13LGG706MG) Compreender e explorar o conceito de multimodalidade como sistemas ou recursos que as pessoas mobilizam na construção de sentidos (imagem, palavra, som, gestos etc.) nas práticas sociais que envolvem tecnologias digitais.
- (EM13LP42A). Acompanhar, analisar e discutir a cobertura da mídia diante de acontecimentos e questões de relevância social, local e global, comparando diferentes enfoques e perspectivas, por meio do uso de ferramentas de curadoria (como agregadores de conteúdo) e da consulta a serviços e fontes de checagem e curadoria de informação, de forma a aprofundar o entendimento sobre um determinado fato ou questão.
- (EM13CNT306X) Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos, conhecer as normas de segurança, o tratamento de resíduos e reconhecer os equipamentos de proteção individual e coletivo, inclusive a tecnologia aplicada nos mesmos.
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;

Media literacy

Media literacy
Before reading
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG606MG) Analisar criticamente a dimensão da pesquisa e docência em arte, as teorias que as envolvem, objetivos e modos de disseminação como campo de conhecimento.
- (EM13LP56MG). Reconhecer estratégias utilizadas na elaboração dos gêneros multimodais e midiáticos.
- (EM13MAT202B): Comunicar os resultados de pesquisas por meio de relatório contendo gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das medidas de dispersão (amplitude e desvio padrão), utilizando ou não recursos tecnológicos.
- Exercitar os direitos humanos;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Wrinting - foto captions for apps
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG606MG) Analisar criticamente a dimensão da pesquisa e docência em arte, as teorias que as envolvem, objetivos e modos de disseminação como campo de conhecimento.
- (EM13LP56MG). Reconhecer estratégias utilizadas na elaboração dos gêneros multimodais e midiáticos.
- (EM13MAT202B): Comunicar os resultados de pesquisas por meio de relatório contendo gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das medidas de dispersão (amplitude e desvio padrão), utilizando ou não recursos tecnológicos.
- Exercitar os direitos humanos;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Media and diseases
Before reading
- (EM13LGG109MG) Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal e nominal nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG207MG) Conhecer canais de denúncia contra crimes e injustiças sociais, desrespeito aos direitos humanos e valores democráticos decorrentes de preconceitos, estereótipos e relações de poder.
- (EM13LGG505MG) Refletir, analisar e vivenciar as diferentes práticas esportivas escolares, as práticas esportivas de rendimento e de lazer, relacionando-as ao campo da saúde e da qualidade de vida.
- (EM13LP05B) Avaliar força e eficácia dos argumentos, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Listening - univesity lecture
- (EM13LGG109MG) Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal e nominal nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG207MG) Conhecer canais de denúncia contra crimes e injustiças sociais, desrespeito aos direitos humanos e valores democráticos decorrentes de preconceitos, estereótipos e relações de poder.
- (EM13LGG505MG) Refletir, analisar e vivenciar as diferentes práticas esportivas escolares, as práticas esportivas de rendimento e de lazer, relacionando-as ao campo da saúde e da qualidade de vida.
- (EM13LP05B) Avaliar força e eficácia dos argumentos, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Speaking - interview with a doctor
- (EM13LGG109MG) Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal e nominal nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG207MG) Conhecer canais de denúncia contra crimes e injustiças sociais, desrespeito aos direitos humanos e valores democráticos decorrentes de preconceitos, estereótipos e relações de poder.
- (EM13LGG505MG) Refletir, analisar e vivenciar as diferentes práticas esportivas escolares, as práticas esportivas de rendimento e de lazer, relacionando-as ao campo da saúde e da qualidade de vida.
- (EM13LP05B) Avaliar força e eficácia dos argumentos, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Web relationships
Before reading
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG705MG) Compreender as mudanças de sentido ocorridas no conceito de autoria no mundo contemporâneo, analisando o conceito de produção, edição, etc., que envolvem o mundo digital.
- (EM13LGG706MG) Compreender e explorar o conceito de multimodalidade como sistemas ou recursos que as pessoas mobilizam na construção de sentidos (imagem, palavra, som, gestos etc.) nas práticas sociais que envolvem tecnologias digitais.
- (EM13LP18B) Explorar os recursos e efeitos multissemióticos disponíveis, apropriando-se de práticas colaborativas de escrita, de construção coletiva do conhecimento e de desenvolvimento por meio de projetos.
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
Listening - podcasting
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG705MG) Compreender as mudanças de sentido ocorridas no conceito de autoria no mundo contemporâneo, analisando o conceito de produção, edição, etc., que envolvem o mundo digital.
- (EM13LGG706MG) Compreender e explorar o conceito de multimodalidade como sistemas ou recursos que as pessoas mobilizam na construção de sentidos (imagem, palavra, som, gestos etc.) nas práticas sociais que envolvem tecnologias digitais.
- (EM13LP18B) Explorar os recursos e efeitos multissemióticos disponíveis, apropriando-se de práticas colaborativas de escrita, de construção coletiva do conhecimento e de desenvolvimento por meio de projetos.
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
Speaking - asking about computers
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG705MG) Compreender as mudanças de sentido ocorridas no conceito de autoria no mundo contemporâneo, analisando o conceito de produção, edição, etc., que envolvem o mundo digital.
- (EM13LGG706MG) Compreender e explorar o conceito de multimodalidade como sistemas ou recursos que as pessoas mobilizam na construção de sentidos (imagem, palavra, som, gestos etc.) nas práticas sociais que envolvem tecnologias digitais.
- (EM13LP18B) Explorar os recursos e efeitos multissemióticos disponíveis, apropriando-se de práticas colaborativas de escrita, de construção coletiva do conhecimento e de desenvolvimento por meio de projetos.
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
Writing - e-mail
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG705MG) Compreender as mudanças de sentido ocorridas no conceito de autoria no mundo contemporâneo, analisando o conceito de produção, edição, etc., que envolvem o mundo digital.
- (EM13LGG706MG) Compreender e explorar o conceito de multimodalidade como sistemas ou recursos que as pessoas mobilizam na construção de sentidos (imagem, palavra, som, gestos etc.) nas práticas sociais que envolvem tecnologias digitais.
- (EM13LP18B) Explorar os recursos e efeitos multissemióticos disponíveis, apropriando-se de práticas colaborativas de escrita, de construção coletiva do conhecimento e de desenvolvimento por meio de projetos.
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
The fake news threat
Read and answer
- (EM13LGG203X) Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e suas produções (artísticas, corporais e verbais), presentes na cultura local e em outras culturas.
- (EM13LGG705MG) Compreender as mudanças de sentido ocorridas no conceito de autoria no mundo contemporâneo, analisando o conceito de produção, edição, etc., que envolvem o mundo digital.
- (EM13LGG706MG) Compreender e explorar o conceito de multimodalidade como sistemas ou recursos que as pessoas mobilizam na construção de sentidos (imagem, palavra, som, gestos etc.) nas práticas sociais que envolvem tecnologias digitais.
- (EM13LP56MG). Reconhecer estratégias utilizadas na elaboração dos gêneros multimodais e midiáticos.
Learning about Media from Art
- (EM13LGG203X) Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e suas produções (artísticas, corporais e verbais), presentes na cultura local e em outras culturas.
- (EM13LGG705MG) Compreender as mudanças de sentido ocorridas no conceito de autoria no mundo contemporâneo, analisando o conceito de produção, edição, etc., que envolvem o mundo digital.
- (EM13LGG706MG) Compreender e explorar o conceito de multimodalidade como sistemas ou recursos que as pessoas mobilizam na construção de sentidos (imagem, palavra, som, gestos etc.) nas práticas sociais que envolvem tecnologias digitais.
- (EM13LP56MG). Reconhecer estratégias utilizadas na elaboração dos gêneros multimodais e midiáticos.

Entrepreneurship

Sucess
Before reading
- (EM13LGG107MG) Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de ordenação temporal do discurso nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos, mantendo a coesão e a coerência na produção.
- (EM13LGG505MG) Refletir, analisar e vivenciar as diferentes práticas esportivas escolares, as práticas esportivas de rendimento e de lazer, relacionando-as ao campo da saúde e da qualidade de vida.
- (EM13LP42B). Identificar o enfoque preponderante da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as questões que afetam a coletividade.
- (EM13LP55MG14). Analisar criticamente discursos jornalísticos, visando identificar indícios de manipulação da verdade, em busca da construção de uma leitura de mundo mais acurada e menos permeável a construções discursivas socialmente lesivas.
- (EM13LP57MG). Reconhecer estratégias de organização textual em gêneros da esfera jornalística.
- Estabelecer relações dialógicas;
Listening - education report
- (EM13LGG107MG) Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de ordenação temporal do discurso nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos, mantendo a coesão e a coerência na produção.
- (EM13LGG505MG) Refletir, analisar e vivenciar as diferentes práticas esportivas escolares, as práticas esportivas de rendimento e de lazer, relacionando-as ao campo da saúde e da qualidade de vida.
- (EM13LP42B). Identificar o enfoque preponderante da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as questões que afetam a coletividade.
- (EM13LP55MG14). Analisar criticamente discursos jornalísticos, visando identificar indícios de manipulação da verdade, em busca da construção de uma leitura de mundo mais acurada e menos permeável a construções discursivas socialmente lesivas.
- (EM13LP57MG). Reconhecer estratégias de organização textual em gêneros da esfera jornalística.
- Estabelecer relações dialógicas;
Speaking - asking favors
- (EM13LGG107MG) Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de ordenação temporal do discurso nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos, mantendo a coesão e a coerência na produção.
- (EM13LGG505MG) Refletir, analisar e vivenciar as diferentes práticas esportivas escolares, as práticas esportivas de rendimento e de lazer, relacionando-as ao campo da saúde e da qualidade de vida.
- (EM13LP42B). Identificar o enfoque preponderante da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as questões que afetam a coletividade.
- (EM13LP55MG14). Analisar criticamente discursos jornalísticos, visando identificar indícios de manipulação da verdade, em busca da construção de uma leitura de mundo mais acurada e menos permeável a construções discursivas socialmente lesivas.
- (EM13LP57MG). Reconhecer estratégias de organização textual em gêneros da esfera jornalística.
- Estabelecer relações dialógicas;
Writing - quis using modals
- (EM13LGG107MG) Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de ordenação temporal do discurso nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos, mantendo a coesão e a coerência na produção.
- (EM13LGG505MG) Refletir, analisar e vivenciar as diferentes práticas esportivas escolares, as práticas esportivas de rendimento e de lazer, relacionando-as ao campo da saúde e da qualidade de vida.
- (EM13LP42B). Identificar o enfoque preponderante da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as questões que afetam a coletividade.
- (EM13LP55MG14). Analisar criticamente discursos jornalísticos, visando identificar indícios de manipulação da verdade, em busca da construção de uma leitura de mundo mais acurada e menos permeável a construções discursivas socialmente lesivas.
- (EM13LP57MG). Reconhecer estratégias de organização textual em gêneros da esfera jornalística.
- Estabelecer relações dialógicas;
Making art and business
Before reading
- (EM13LGG109MG) Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal e nominal nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG306MG) Reconhecer efeitos de sentido do uso de metáforas, neologismos, jargões, gírias nos diversos gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LP05A) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los.
- (EM13CNT207X) Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar, sabendo identificar informações inverídicas (fake news).
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Listening - entrepreneur series
- (EM13LGG109MG) Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal e nominal nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG306MG) Reconhecer efeitos de sentido do uso de metáforas, neologismos, jargões, gírias nos diversos gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LP05A) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los.
- (EM13CNT207X) Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar, sabendo identificar informações inverídicas (fake news).
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Speaking - talking about business
- (EM13LGG109MG) Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal e nominal nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG306MG) Reconhecer efeitos de sentido do uso de metáforas, neologismos, jargões, gírias nos diversos gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LP05A) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los.
- (EM13CNT207X) Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar, sabendo identificar informações inverídicas (fake news).
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Writing - recipe instructions
- (EM13LGG109MG) Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal e nominal nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG306MG) Reconhecer efeitos de sentido do uso de metáforas, neologismos, jargões, gírias nos diversos gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LP05A) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los.
- (EM13CNT207X) Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar, sabendo identificar informações inverídicas (fake news).
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Maker culture
Before reading
- (EM13LGG109MG) Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal e nominal nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG203X) Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e suas produções (artísticas, corporais e verbais), presentes na cultura local e em outras culturas.
- (EM13LGG306MG) Reconhecer efeitos de sentido do uso de metáforas, neologismos, jargões, gírias nos diversos gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LP05B) Avaliar força e eficácia dos argumentos, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Garantir o direito a aprender, a fazer escolhas, a construir argumentos, a dominar linguagens, a compreender fenômenos, a enfrentar problemas e resolvê-los de forma a intervir proativamente no território, exercendo plenamente sua cidadania;
- Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação;
Listening - coworking space presentation
- (EM13LGG109MG) Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal e nominal nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG203X) Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e suas produções (artísticas, corporais e verbais), presentes na cultura local e em outras culturas.
- (EM13LGG306MG) Reconhecer efeitos de sentido do uso de metáforas, neologismos, jargões, gírias nos diversos gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LP05B) Avaliar força e eficácia dos argumentos, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Garantir o direito a aprender, a fazer escolhas, a construir argumentos, a dominar linguagens, a compreender fenômenos, a enfrentar problemas e resolvê-los de forma a intervir proativamente no território, exercendo plenamente sua cidadania;
- Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação;
Speaking - giving directions
- (EM13LGG109MG) Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal e nominal nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG203X) Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e suas produções (artísticas, corporais e verbais), presentes na cultura local e em outras culturas.
- (EM13LGG306MG) Reconhecer efeitos de sentido do uso de metáforas, neologismos, jargões, gírias nos diversos gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LP05B) Avaliar força e eficácia dos argumentos, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Garantir o direito a aprender, a fazer escolhas, a construir argumentos, a dominar linguagens, a compreender fenômenos, a enfrentar problemas e resolvê-los de forma a intervir proativamente no território, exercendo plenamente sua cidadania;
- Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação;
Wrinting - text message giving directions
- (EM13LGG109MG) Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal e nominal nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG203X) Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e suas produções (artísticas, corporais e verbais), presentes na cultura local e em outras culturas.
- (EM13LGG306MG) Reconhecer efeitos de sentido do uso de metáforas, neologismos, jargões, gírias nos diversos gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LP05B) Avaliar força e eficácia dos argumentos, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Garantir o direito a aprender, a fazer escolhas, a construir argumentos, a dominar linguagens, a compreender fenômenos, a enfrentar problemas e resolvê-los de forma a intervir proativamente no território, exercendo plenamente sua cidadania;
- Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação;
Social entrepreneurship
Compare and conclude
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG706MG) Compreender e explorar o conceito de multimodalidade como sistemas ou recursos que as pessoas mobilizam na construção de sentidos (imagem, palavra, som, gestos etc.) nas práticas sociais que envolvem tecnologias digitais.
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação;
- (EM13LGG106MG) Analisar o tratamento linguístico da informação nos diversos gêneros textuais/ discursivos e digitais e seus suportes e plataformas (revistas, jornais, sites, blogs, etc.), de forma produtiva e autônoma, considerando suas relações com o público-alvo.
- (EM13LGG107MG) Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de ordenação temporal do discurso nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos, mantendo a coesão e a coerência na produção.
- (EM13LGG207MG) Conhecer canais de denúncia contra crimes e injustiças sociais, desrespeito aos direitos humanos e valores democráticos decorrentes de preconceitos, estereótipos e relações de poder.
- (EM13LGG605MG) Compreender lógicas de funcionamento e rotinas de diferentes espaços de criação e circulação artística e seus profissionais das artes
- (EM13LP56MG). Reconhecer estratégias utilizadas na elaboração dos gêneros multimodais e midiáticos.
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Learning about entrepreneurship from the movies
- (EM13LGG106MG) Analisar o tratamento linguístico da informação nos diversos gêneros textuais/ discursivos e digitais e seus suportes e plataformas (revistas, jornais, sites, blogs, etc.), de forma produtiva e autônoma, considerando suas relações com o público-alvo.
- (EM13LGG107MG) Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de ordenação temporal do discurso nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos, mantendo a coesão e a coerência na produção.
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG207MG) Conhecer canais de denúncia contra crimes e injustiças sociais, desrespeito aos direitos humanos e valores democráticos decorrentes de preconceitos, estereótipos e relações de poder.
- (EM13LGG605MG) Compreender lógicas de funcionamento e rotinas de diferentes espaços de criação e circulação artística e seus profissionais das artes
- (EM13LP56MG). Reconhecer estratégias utilizadas na elaboração dos gêneros multimodais e midiáticos.
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;

Cultural literacy

STEAM and culture
Before reading
- (EM13LGG106MG) Analisar o tratamento linguístico da informação nos diversos gêneros textuais/ discursivos e digitais e seus suportes e plataformas (revistas, jornais, sites, blogs, etc.), de forma produtiva e autônoma, considerando suas relações com o público-alvo.
- (EM13LGG107MG) Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de ordenação temporal do discurso nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos, mantendo a coesão e a coerência na produção.
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG306MG) Reconhecer efeitos de sentido do uso de metáforas, neologismos, jargões, gírias nos diversos gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG705MG) Compreender as mudanças de sentido ocorridas no conceito de autoria no mundo contemporâneo, analisando o conceito de produção, edição, etc., que envolvem o mundo digital.
- (EM13LP56MG). Reconhecer estratégias utilizadas na elaboração dos gêneros multimodais e midiáticos.
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Listening - STEAM podcast
- (EM13LGG106MG) Analisar o tratamento linguístico da informação nos diversos gêneros textuais/ discursivos e digitais e seus suportes e plataformas (revistas, jornais, sites, blogs, etc.), de forma produtiva e autônoma, considerando suas relações com o público-alvo.
- (EM13LGG107MG) Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de ordenação temporal do discurso nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos, mantendo a coesão e a coerência na produção.
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG306MG) Reconhecer efeitos de sentido do uso de metáforas, neologismos, jargões, gírias nos diversos gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG705MG) Compreender as mudanças de sentido ocorridas no conceito de autoria no mundo contemporâneo, analisando o conceito de produção, edição, etc., que envolvem o mundo digital.
- (EM13LP56MG). Reconhecer estratégias utilizadas na elaboração dos gêneros multimodais e midiáticos.
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Speaking - describing objects
- (EM13LGG106MG) Analisar o tratamento linguístico da informação nos diversos gêneros textuais/ discursivos e digitais e seus suportes e plataformas (revistas, jornais, sites, blogs, etc.), de forma produtiva e autônoma, considerando suas relações com o público-alvo.
- (EM13LGG107MG) Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de ordenação temporal do discurso nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos, mantendo a coesão e a coerência na produção.
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG306MG) Reconhecer efeitos de sentido do uso de metáforas, neologismos, jargões, gírias nos diversos gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG705MG) Compreender as mudanças de sentido ocorridas no conceito de autoria no mundo contemporâneo, analisando o conceito de produção, edição, etc., que envolvem o mundo digital.
- (EM13LP56MG). Reconhecer estratégias utilizadas na elaboração dos gêneros multimodais e midiáticos.
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Wrinting - event invitation
- (EM13LGG106MG) Analisar o tratamento linguístico da informação nos diversos gêneros textuais/ discursivos e digitais e seus suportes e plataformas (revistas, jornais, sites, blogs, etc.), de forma produtiva e autônoma, considerando suas relações com o público-alvo.
- (EM13LGG107MG) Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias de ordenação temporal do discurso nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos, mantendo a coesão e a coerência na produção.
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG306MG) Reconhecer efeitos de sentido do uso de metáforas, neologismos, jargões, gírias nos diversos gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG705MG) Compreender as mudanças de sentido ocorridas no conceito de autoria no mundo contemporâneo, analisando o conceito de produção, edição, etc., que envolvem o mundo digital.
- (EM13LP56MG). Reconhecer estratégias utilizadas na elaboração dos gêneros multimodais e midiáticos.
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Alchemy
Before reading
- (EM13LGG109MG) Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal e nominal nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG206MG) Analisar diferentes textos (legais e jurídicos) para o desenvolvimento de postura crítica e analítica da condição social de diferentes grupos em uma sociedade plural e garantidora de direitos que refletem a valorização de grupos sociais amparados nas legislações vigentes.
- (EM13LGG606MG) Analisar criticamente a dimensão da pesquisa e docência em arte, as teorias que as envolvem, objetivos e modos de disseminação como campo de conhecimento.
- (EM13LP42B). Identificar o enfoque preponderante da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as questões que afetam a coletividade.
- (EM13CNT103X) Conhecer e analisar os tipos de radiação e suas origens, para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia.
- (EM13CNT203X) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais.
- Garantir a percepção que os jovens e suas famílias possam se sentir pertencentes a este espaço, possam ser sujeitos ativos de seu processo de formação;
- Garantir o direito a aprender, a fazer escolhas, a construir argumentos, a dominar linguagens, a compreender fenômenos, a enfrentar problemas e resolvê-los de forma a intervir proativamente no território, exercendo plenamente sua cidadania;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Listening - documentary
- (EM13LGG109MG) Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal e nominal nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG206MG) Analisar diferentes textos (legais e jurídicos) para o desenvolvimento de postura crítica e analítica da condição social de diferentes grupos em uma sociedade plural e garantidora de direitos que refletem a valorização de grupos sociais amparados nas legislações vigentes.
- (EM13LGG606MG) Analisar criticamente a dimensão da pesquisa e docência em arte, as teorias que as envolvem, objetivos e modos de disseminação como campo de conhecimento.
- (EM13LP42B). Identificar o enfoque preponderante da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as questões que afetam a coletividade.
- (EM13CNT103X) Conhecer e analisar os tipos de radiação e suas origens, para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia.
- (EM13CNT203X) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais.
- Garantir a percepção que os jovens e suas famílias possam se sentir pertencentes a este espaço, possam ser sujeitos ativos de seu processo de formação;
- Garantir o direito a aprender, a fazer escolhas, a construir argumentos, a dominar linguagens, a compreender fenômenos, a enfrentar problemas e resolvê-los de forma a intervir proativamente no território, exercendo plenamente sua cidadania;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Speaking - talking about class
- (EM13LGG109MG) Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal e nominal nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG206MG) Analisar diferentes textos (legais e jurídicos) para o desenvolvimento de postura crítica e analítica da condição social de diferentes grupos em uma sociedade plural e garantidora de direitos que refletem a valorização de grupos sociais amparados nas legislações vigentes.
- (EM13LGG606MG) Analisar criticamente a dimensão da pesquisa e docência em arte, as teorias que as envolvem, objetivos e modos de disseminação como campo de conhecimento.
- (EM13LP42B). Identificar o enfoque preponderante da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as questões que afetam a coletividade.
- (EM13CNT103X) Conhecer e analisar os tipos de radiação e suas origens, para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia.
- (EM13CNT203X) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais.
- Garantir a percepção que os jovens e suas famílias possam se sentir pertencentes a este espaço, possam ser sujeitos ativos de seu processo de formação;
- Garantir o direito a aprender, a fazer escolhas, a construir argumentos, a dominar linguagens, a compreender fenômenos, a enfrentar problemas e resolvê-los de forma a intervir proativamente no território, exercendo plenamente sua cidadania;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Wrinting - to-do list
- (EM13LGG109MG) Reconhecer e usar mecanismos de coesão verbal e nominal nos diversos tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG206MG) Analisar diferentes textos (legais e jurídicos) para o desenvolvimento de postura crítica e analítica da condição social de diferentes grupos em uma sociedade plural e garantidora de direitos que refletem a valorização de grupos sociais amparados nas legislações vigentes.
- (EM13LGG606MG) Analisar criticamente a dimensão da pesquisa e docência em arte, as teorias que as envolvem, objetivos e modos de disseminação como campo de conhecimento.
- (EM13LP42B). Identificar o enfoque preponderante da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as questões que afetam a coletividade.
- (EM13CNT103X) Conhecer e analisar os tipos de radiação e suas origens, para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia.
- (EM13CNT203X) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais.
- Garantir a percepção que os jovens e suas famílias possam se sentir pertencentes a este espaço, possam ser sujeitos ativos de seu processo de formação;
- Garantir o direito a aprender, a fazer escolhas, a construir argumentos, a dominar linguagens, a compreender fenômenos, a enfrentar problemas e resolvê-los de forma a intervir proativamente no território, exercendo plenamente sua cidadania;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Cultural Exchange
Before reading
- (EM13LGG108MG) Elaborar textos para veiculação nos diversos suportes segundo normas da ABNT.
- (EM13LGG206MG) Analisar diferentes textos (legais e jurídicos) para o desenvolvimento de postura crítica e analítica da condição social de diferentes grupos em uma sociedade plural e garantidora de direitos que refletem a valorização de grupos sociais amparados nas legislações vigentes.
- (EM13LGG705MG) Compreender as mudanças de sentido ocorridas no conceito de autoria no mundo contemporâneo, analisando o conceito de produção, edição, etc., que envolvem o mundo digital.
- (EM13LP61MG). Criar outros tempos e espaços para a fruição literária, analisando, discutindo, produzindo e socializando textos literários, considerando as ferramentas e ambientes digitais.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação;
Listening - cultural quis
- (EM13LGG108MG) Elaborar textos para veiculação nos diversos suportes segundo normas da ABNT.
- (EM13LGG206MG) Analisar diferentes textos (legais e jurídicos) para o desenvolvimento de postura crítica e analítica da condição social de diferentes grupos em uma sociedade plural e garantidora de direitos que refletem a valorização de grupos sociais amparados nas legislações vigentes.
- (EM13LGG705MG) Compreender as mudanças de sentido ocorridas no conceito de autoria no mundo contemporâneo, analisando o conceito de produção, edição, etc., que envolvem o mundo digital.
- (EM13LP61MG). Criar outros tempos e espaços para a fruição literária, analisando, discutindo, produzindo e socializando textos literários, considerando as ferramentas e ambientes digitais.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação;
Speaking - greetings
- (EM13LGG108MG) Elaborar textos para veiculação nos diversos suportes segundo normas da ABNT.
- (EM13LGG206MG) Analisar diferentes textos (legais e jurídicos) para o desenvolvimento de postura crítica e analítica da condição social de diferentes grupos em uma sociedade plural e garantidora de direitos que refletem a valorização de grupos sociais amparados nas legislações vigentes.
- (EM13LGG705MG) Compreender as mudanças de sentido ocorridas no conceito de autoria no mundo contemporâneo, analisando o conceito de produção, edição, etc., que envolvem o mundo digital.
- (EM13LP61MG). Criar outros tempos e espaços para a fruição literária, analisando, discutindo, produzindo e socializando textos literários, considerando as ferramentas e ambientes digitais.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação;
Wrinting - blog post
- (EM13LGG108MG) Elaborar textos para veiculação nos diversos suportes segundo normas da ABNT.
- (EM13LGG206MG) Analisar diferentes textos (legais e jurídicos) para o desenvolvimento de postura crítica e analítica da condição social de diferentes grupos em uma sociedade plural e garantidora de direitos que refletem a valorização de grupos sociais amparados nas legislações vigentes.
- (EM13LGG705MG) Compreender as mudanças de sentido ocorridas no conceito de autoria no mundo contemporâneo, analisando o conceito de produção, edição, etc., que envolvem o mundo digital.
- (EM13LP61MG). Criar outros tempos e espaços para a fruição literária, analisando, discutindo, produzindo e socializando textos literários, considerando as ferramentas e ambientes digitais.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação;
The gender gap
Compare and conclude
- (EM13LGG207MG) Conhecer canais de denúncia contra crimes e injustiças sociais, desrespeito aos direitos humanos e valores democráticos decorrentes de preconceitos, estereótipos e relações de poder.
- (EM13LGG705MG) Compreender as mudanças de sentido ocorridas no conceito de autoria no mundo contemporâneo, analisando o conceito de produção, edição, etc., que envolvem o mundo digital.
- (EM13LGG706MG) Compreender e explorar o conceito de multimodalidade como sistemas ou recursos que as pessoas mobilizam na construção de sentidos (imagem, palavra, som, gestos etc.) nas práticas sociais que envolvem tecnologias digitais.
- (EM13LP05A) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los.
- (EM13LP05B) Avaliar força e eficácia dos argumentos, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Real life
- (EM13LGG207MG) Conhecer canais de denúncia contra crimes e injustiças sociais, desrespeito aos direitos humanos e valores democráticos decorrentes de preconceitos, estereótipos e relações de poder.
- (EM13LGG705MG) Compreender as mudanças de sentido ocorridas no conceito de autoria no mundo contemporâneo, analisando o conceito de produção, edição, etc., que envolvem o mundo digital.
- (EM13LGG706MG) Compreender e explorar o conceito de multimodalidade como sistemas ou recursos que as pessoas mobilizam na construção de sentidos (imagem, palavra, som, gestos etc.) nas práticas sociais que envolvem tecnologias digitais.
- (EM13LP05A) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los.
- (EM13LP05B) Avaliar força e eficácia dos argumentos, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Learning abot female representation from the movies
- (EM13LGG207MG) Conhecer canais de denúncia contra crimes e injustiças sociais, desrespeito aos direitos humanos e valores democráticos decorrentes de preconceitos, estereótipos e relações de poder.
- (EM13LGG705MG) Compreender as mudanças de sentido ocorridas no conceito de autoria no mundo contemporâneo, analisando o conceito de produção, edição, etc., que envolvem o mundo digital.
- (EM13LGG706MG) Compreender e explorar o conceito de multimodalidade como sistemas ou recursos que as pessoas mobilizam na construção de sentidos (imagem, palavra, som, gestos etc.) nas práticas sociais que envolvem tecnologias digitais.
- (EM13LP05A) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los.
- (EM13LP05B) Avaliar força e eficácia dos argumentos, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;

Career

21st century skills
Before reading
- (EM13LGG206MG) Analisar diferentes textos (legais e jurídicos) para o desenvolvimento de postura crítica e analítica da condição social de diferentes grupos em uma sociedade plural e garantidora de direitos que refletem a valorização de grupos sociais amparados nas legislações vigentes.
- (EM13LGG306MG) Reconhecer efeitos de sentido do uso de metáforas, neologismos, jargões, gírias nos diversos gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG605MG) Compreender lógicas de funcionamento e rotinas de diferentes espaços de criação e circulação artística e seus profissionais das artes
- (EM13LP42B). Identificar o enfoque preponderante da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as questões que afetam a coletividade.
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Listening - my first job
- (EM13LGG206MG) Analisar diferentes textos (legais e jurídicos) para o desenvolvimento de postura crítica e analítica da condição social de diferentes grupos em uma sociedade plural e garantidora de direitos que refletem a valorização de grupos sociais amparados nas legislações vigentes.
- (EM13LGG306MG) Reconhecer efeitos de sentido do uso de metáforas, neologismos, jargões, gírias nos diversos gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG605MG) Compreender lógicas de funcionamento e rotinas de diferentes espaços de criação e circulação artística e seus profissionais das artes
- (EM13LP42B). Identificar o enfoque preponderante da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as questões que afetam a coletividade.
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Speaking - mingling
- (EM13LGG206MG) Analisar diferentes textos (legais e jurídicos) para o desenvolvimento de postura crítica e analítica da condição social de diferentes grupos em uma sociedade plural e garantidora de direitos que refletem a valorização de grupos sociais amparados nas legislações vigentes.
- (EM13LGG306MG) Reconhecer efeitos de sentido do uso de metáforas, neologismos, jargões, gírias nos diversos gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG605MG) Compreender lógicas de funcionamento e rotinas de diferentes espaços de criação e circulação artística e seus profissionais das artes
- (EM13LP42B). Identificar o enfoque preponderante da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as questões que afetam a coletividade.
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Wrinting - a note to a friend
- (EM13LGG206MG) Analisar diferentes textos (legais e jurídicos) para o desenvolvimento de postura crítica e analítica da condição social de diferentes grupos em uma sociedade plural e garantidora de direitos que refletem a valorização de grupos sociais amparados nas legislações vigentes.
- (EM13LGG306MG) Reconhecer efeitos de sentido do uso de metáforas, neologismos, jargões, gírias nos diversos gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG605MG) Compreender lógicas de funcionamento e rotinas de diferentes espaços de criação e circulação artística e seus profissionais das artes
- (EM13LP42B). Identificar o enfoque preponderante da mídia e manter-se implicado, de forma crítica, com os fatos e as questões que afetam a coletividade.
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Working in the 21st century
Before reading
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG505MG) Refletir, analisar e vivenciar as diferentes práticas esportivas escolares, as práticas esportivas de rendimento e de lazer, relacionando-as ao campo da saúde e da qualidade de vida.
- (EM13LGG606MG) Analisar criticamente a dimensão da pesquisa e docência em arte, as teorias que as envolvem, objetivos e modos de disseminação como campo de conhecimento.
- (EM13LGG706MG) Compreender e explorar o conceito de multimodalidade como sistemas ou recursos que as pessoas mobilizam na construção de sentidos (imagem, palavra, som, gestos etc.) nas práticas sociais que envolvem tecnologias digitais.
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Garantir a percepção que os jovens e suas famílias possam se sentir pertencentes a este espaço, possam ser sujeitos ativos de seu processo de formação;
- Garantir o direito a aprender, a fazer escolhas, a construir argumentos, a dominar linguagens, a compreender fenômenos, a enfrentar problemas e resolvê-los de forma a intervir proativamente no território, exercendo plenamente sua cidadania;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Listening - my first job
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG505MG) Refletir, analisar e vivenciar as diferentes práticas esportivas escolares, as práticas esportivas de rendimento e de lazer, relacionando-as ao campo da saúde e da qualidade de vida.
- (EM13LGG606MG) Analisar criticamente a dimensão da pesquisa e docência em arte, as teorias que as envolvem, objetivos e modos de disseminação como campo de conhecimento.
- (EM13LGG706MG) Compreender e explorar o conceito de multimodalidade como sistemas ou recursos que as pessoas mobilizam na construção de sentidos (imagem, palavra, som, gestos etc.) nas práticas sociais que envolvem tecnologias digitais.
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Garantir a percepção que os jovens e suas famílias possam se sentir pertencentes a este espaço, possam ser sujeitos ativos de seu processo de formação;
- Garantir o direito a aprender, a fazer escolhas, a construir argumentos, a dominar linguagens, a compreender fenômenos, a enfrentar problemas e resolvê-los de forma a intervir proativamente no território, exercendo plenamente sua cidadania;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Speaking - schedulling a meeting
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG505MG) Refletir, analisar e vivenciar as diferentes práticas esportivas escolares, as práticas esportivas de rendimento e de lazer, relacionando-as ao campo da saúde e da qualidade de vida.
- (EM13LGG606MG) Analisar criticamente a dimensão da pesquisa e docência em arte, as teorias que as envolvem, objetivos e modos de disseminação como campo de conhecimento.
- (EM13LGG706MG) Compreender e explorar o conceito de multimodalidade como sistemas ou recursos que as pessoas mobilizam na construção de sentidos (imagem, palavra, som, gestos etc.) nas práticas sociais que envolvem tecnologias digitais.
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Garantir a percepção que os jovens e suas famílias possam se sentir pertencentes a este espaço, possam ser sujeitos ativos de seu processo de formação;
- Garantir o direito a aprender, a fazer escolhas, a construir argumentos, a dominar linguagens, a compreender fenômenos, a enfrentar problemas e resolvê-los de forma a intervir proativamente no território, exercendo plenamente sua cidadania;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Writing - planner
- (EM13LGG110MG) Inferir informações presentes em textos de diferentes tipos e gêneros textuais/discursivos.
- (EM13LGG505MG) Refletir, analisar e vivenciar as diferentes práticas esportivas escolares, as práticas esportivas de rendimento e de lazer, relacionando-as ao campo da saúde e da qualidade de vida.
- (EM13LGG606MG) Analisar criticamente a dimensão da pesquisa e docência em arte, as teorias que as envolvem, objetivos e modos de disseminação como campo de conhecimento.
- (EM13LGG706MG) Compreender e explorar o conceito de multimodalidade como sistemas ou recursos que as pessoas mobilizam na construção de sentidos (imagem, palavra, som, gestos etc.) nas práticas sociais que envolvem tecnologias digitais.
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Garantir a percepção que os jovens e suas famílias possam se sentir pertencentes a este espaço, possam ser sujeitos ativos de seu processo de formação;
- Garantir o direito a aprender, a fazer escolhas, a construir argumentos, a dominar linguagens, a compreender fenômenos, a enfrentar problemas e resolvê-los de forma a intervir proativamente no território, exercendo plenamente sua cidadania;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
New professions
Before reading
- (EM13LGG605MG) Compreender lógicas de funcionamento e rotinas de diferentes espaços de criação e circulação artística e seus profissionais das artes
- (EM13LP05B) Avaliar força e eficácia dos argumentos, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
- (EM13LP56MG). Reconhecer estratégias utilizadas na elaboração dos gêneros multimodais e midiáticos.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Garantir a percepção que os jovens e suas famílias possam se sentir pertencentes a este espaço, possam ser sujeitos ativos de seu processo de formação;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Listening - job interview
- (EM13LGG605MG) Compreender lógicas de funcionamento e rotinas de diferentes espaços de criação e circulação artística e seus profissionais das artes
- (EM13LP05B) Avaliar força e eficácia dos argumentos, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
- (EM13LP56MG). Reconhecer estratégias utilizadas na elaboração dos gêneros multimodais e midiáticos.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Garantir a percepção que os jovens e suas famílias possam se sentir pertencentes a este espaço, possam ser sujeitos ativos de seu processo de formação;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Speaking - job vacancy
- (EM13LGG605MG) Compreender lógicas de funcionamento e rotinas de diferentes espaços de criação e circulação artística e seus profissionais das artes
- (EM13LP05B) Avaliar força e eficácia dos argumentos, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
- (EM13LP56MG). Reconhecer estratégias utilizadas na elaboração dos gêneros multimodais e midiáticos.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Garantir a percepção que os jovens e suas famílias possam se sentir pertencentes a este espaço, possam ser sujeitos ativos de seu processo de formação;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Wrinting - e-mail with CV
- (EM13LGG605MG) Compreender lógicas de funcionamento e rotinas de diferentes espaços de criação e circulação artística e seus profissionais das artes
- (EM13LP05B) Avaliar força e eficácia dos argumentos, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
- (EM13LP56MG). Reconhecer estratégias utilizadas na elaboração dos gêneros multimodais e midiáticos.
- Estabelecer relações dialógicas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Garantir a percepção que os jovens e suas famílias possam se sentir pertencentes a este espaço, possam ser sujeitos ativos de seu processo de formação;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Sucess and happiness: do they mean the same?
Compare and conclude
- (EM13LGG205MG) Conhecer e compreender os saberes, as tradições, os costumes, os modos e perspectivas de vida dos povos indígenas, campesinos, negros, quilombolas, ciganos, imigrantes e refugiados, sobretudo em Minas Gerais, para a integração de suas culturas e fortalecimento do sentimento de pertencimento.
- (EM13LP05A) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los.
- Ampliar o espaço escolar para além dos muros da escola, desenvolvendo a perspectiva do território educativo;
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Desconsiderar a hierarquização dos saberes, garantindo a construção do conhecimento a partir das diversas dimensões humanas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
Real life
- (EM13LGG205MG) Conhecer e compreender os saberes, as tradições, os costumes, os modos e perspectivas de vida dos povos indígenas, campesinos, negros, quilombolas, ciganos, imigrantes e refugiados, sobretudo em Minas Gerais, para a integração de suas culturas e fortalecimento do sentimento de pertencimento.
- (EM13LP05A) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los.
- Ampliar o espaço escolar para além dos muros da escola, desenvolvendo a perspectiva do território educativo;
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Desconsiderar a hierarquização dos saberes, garantindo a construção do conhecimento a partir das diversas dimensões humanas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
Learning abot female representation from the movies
- (EM13LGG205MG) Conhecer e compreender os saberes, as tradições, os costumes, os modos e perspectivas de vida dos povos indígenas, campesinos, negros, quilombolas, ciganos, imigrantes e refugiados, sobretudo em Minas Gerais, para a integração de suas culturas e fortalecimento do sentimento de pertencimento.
- (EM13LP05A) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los.
- Ampliar o espaço escolar para além dos muros da escola, desenvolvendo a perspectiva do território educativo;
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Desconsiderar a hierarquização dos saberes, garantindo a construção do conhecimento a partir das diversas dimensões humanas;
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;

Self-awareness

Self-image
Before reading
- (EM13LGG504MG) Propiciar vivências holísticas (yoga, meditação, tai chi chuan, entre outras) para o desenvolvimento de percepções de mundo, subjetividades pessoais, sensibilidade mental, de forma a construir uma vida melhor em sociedade.
- (EM13LGG505MG) Refletir, analisar e vivenciar as diferentes práticas esportivas escolares, as práticas esportivas de rendimento e de lazer, relacionando-as ao campo da saúde e da qualidade de vida.
- EM13LGG601X) Apropriar-se do patrimônio artístico e cultural de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Desconsiderar a hierarquização dos saberes, garantindo a construção do conhecimento a partir das diversas dimensões humanas;
Listening - wellness vlog
- (EM13LGG504MG) Propiciar vivências holísticas (yoga, meditação, tai chi chuan, entre outras) para o desenvolvimento de percepções de mundo, subjetividades pessoais, sensibilidade mental, de forma a construir uma vida melhor em sociedade.
- (EM13LGG505MG) Refletir, analisar e vivenciar as diferentes práticas esportivas escolares, as práticas esportivas de rendimento e de lazer, relacionando-as ao campo da saúde e da qualidade de vida.
- EM13LGG601X) Apropriar-se do patrimônio artístico e cultural de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Desconsiderar a hierarquização dos saberes, garantindo a construção do conhecimento a partir das diversas dimensões humanas;
Speaking - talking about self-esteem
- (EM13LGG504MG) Propiciar vivências holísticas (yoga, meditação, tai chi chuan, entre outras) para o desenvolvimento de percepções de mundo, subjetividades pessoais, sensibilidade mental, de forma a construir uma vida melhor em sociedade.
- (EM13LGG505MG) Refletir, analisar e vivenciar as diferentes práticas esportivas escolares, as práticas esportivas de rendimento e de lazer, relacionando-as ao campo da saúde e da qualidade de vida.
- EM13LGG601X) Apropriar-se do patrimônio artístico e cultural de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Desconsiderar a hierarquização dos saberes, garantindo a construção do conhecimento a partir das diversas dimensões humanas;
Wrinting - social media post
- (EM13LGG504MG) Propiciar vivências holísticas (yoga, meditação, tai chi chuan, entre outras) para o desenvolvimento de percepções de mundo, subjetividades pessoais, sensibilidade mental, de forma a construir uma vida melhor em sociedade.
- (EM13LGG505MG) Refletir, analisar e vivenciar as diferentes práticas esportivas escolares, as práticas esportivas de rendimento e de lazer, relacionando-as ao campo da saúde e da qualidade de vida.
- EM13LGG601X) Apropriar-se do patrimônio artístico e cultural de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Desconsiderar a hierarquização dos saberes, garantindo a construção do conhecimento a partir das diversas dimensões humanas;
Health and well-being
Before reading
- (EM13LGG203X) Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e suas produções (artísticas, corporais e verbais), presentes na cultura local e em outras culturas.
- (EM13MAT202A): Planejar e executar pesquisa amostral sobre questões relevantes, usando dados coletados diretamente ou em diferentes fontes.
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Listening - psychologist speech
- (EM13LGG203X) Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e suas produções (artísticas, corporais e verbais), presentes na cultura local e em outras culturas.
- (EM13MAT202A): Planejar e executar pesquisa amostral sobre questões relevantes, usando dados coletados diretamente ou em diferentes fontes.
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Speaking - speaking about choices
- (EM13LGG203X) Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e suas produções (artísticas, corporais e verbais), presentes na cultura local e em outras culturas.
- (EM13MAT202A): Planejar e executar pesquisa amostral sobre questões relevantes, usando dados coletados diretamente ou em diferentes fontes.
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Wrinting - diary
- (EM13LGG203X) Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e suas produções (artísticas, corporais e verbais), presentes na cultura local e em outras culturas.
- (EM13MAT202A): Planejar e executar pesquisa amostral sobre questões relevantes, usando dados coletados diretamente ou em diferentes fontes.
- Estimular o desenvolvimento das capacidades que envolvam repertório cultural, empatia, responsabilidade, cultura digital e projeto de vida;
- Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado e a defesa de um ponto de vista;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Journaling
Before reading
- (EM13LGG207MG) Conhecer canais de denúncia contra crimes e injustiças sociais, desrespeito aos direitos humanos e valores democráticos decorrentes de preconceitos, estereótipos e relações de poder.
- (EM13LGG504MG) Propiciar vivências holísticas (yoga, meditação, tai chi chuan, entre outras) para o desenvolvimento de percepções de mundo, subjetividades pessoais, sensibilidade mental, de forma a construir uma vida melhor em sociedade.
- (EM13LGG505MG) Refletir, analisar e vivenciar as diferentes práticas esportivas escolares, as práticas esportivas de rendimento e de lazer, relacionando-as ao campo da saúde e da qualidade de vida.
- (EM13LP05A) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los.
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Listening - survey
- (EM13LGG207MG) Conhecer canais de denúncia contra crimes e injustiças sociais, desrespeito aos direitos humanos e valores democráticos decorrentes de preconceitos, estereótipos e relações de poder.
- (EM13LGG504MG) Propiciar vivências holísticas (yoga, meditação, tai chi chuan, entre outras) para o desenvolvimento de percepções de mundo, subjetividades pessoais, sensibilidade mental, de forma a construir uma vida melhor em sociedade.
- (EM13LGG505MG) Refletir, analisar e vivenciar as diferentes práticas esportivas escolares, as práticas esportivas de rendimento e de lazer, relacionando-as ao campo da saúde e da qualidade de vida.
- (EM13LP05A) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los.
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Speaking - talking about feelings
- (EM13LGG207MG) Conhecer canais de denúncia contra crimes e injustiças sociais, desrespeito aos direitos humanos e valores democráticos decorrentes de preconceitos, estereótipos e relações de poder.
- (EM13LGG504MG) Propiciar vivências holísticas (yoga, meditação, tai chi chuan, entre outras) para o desenvolvimento de percepções de mundo, subjetividades pessoais, sensibilidade mental, de forma a construir uma vida melhor em sociedade.
- (EM13LGG505MG) Refletir, analisar e vivenciar as diferentes práticas esportivas escolares, as práticas esportivas de rendimento e de lazer, relacionando-as ao campo da saúde e da qualidade de vida.
- (EM13LP05A) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los.
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Wrinting - journaling
- (EM13LGG207MG) Conhecer canais de denúncia contra crimes e injustiças sociais, desrespeito aos direitos humanos e valores democráticos decorrentes de preconceitos, estereótipos e relações de poder.
- (EM13LGG504MG) Propiciar vivências holísticas (yoga, meditação, tai chi chuan, entre outras) para o desenvolvimento de percepções de mundo, subjetividades pessoais, sensibilidade mental, de forma a construir uma vida melhor em sociedade.
- (EM13LGG505MG) Refletir, analisar e vivenciar as diferentes práticas esportivas escolares, as práticas esportivas de rendimento e de lazer, relacionando-as ao campo da saúde e da qualidade de vida.
- (EM13LP05A) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los.
- Estimular a construção de redes, de trocas de experiências, de processo educativo onde o encontro de saberes permite novas aprendizagens e novos desafios
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
Are we ready for na aging world?
Movies and TV shows portraying older people
- (EM13LP05B) Avaliar força e eficácia dos argumentos, para posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
- (EM13LP18B) Explorar os recursos e efeitos multissemióticos disponíveis, apropriando-se de práticas colaborativas de escrita, de construção coletiva do conhecimento e de desenvolvimento por meio de projetos.
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Desconsiderar a hierarquização dos saberes, garantindo a construção do conhecimento a partir das diversas dimensões humanas;
- Estabelecer relações dialógicas;
- (EM13LP05A) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los.
- (EM13LP55MG14). Analisar criticamente discursos jornalísticos, visando identificar indícios de manipulação da verdade, em busca da construção de uma leitura de mundo mais acurada e menos permeável a construções discursivas socialmente lesivas.
- Ampliar o espaço escolar para além dos muros da escola, desenvolvendo a perspectiva do território educativo;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Compare and conclude
- (EM13LP05A) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los.
- (EM13LP55MG14). Analisar criticamente discursos jornalísticos, visando identificar indícios de manipulação da verdade, em busca da construção de uma leitura de mundo mais acurada e menos permeável a construções discursivas socialmente lesivas.
- Ampliar o espaço escolar para além dos muros da escola, desenvolvendo a perspectiva do território educativo;
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;
Real life
- (EM13LP05A) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los.
- (EM13LP55MG14). Analisar criticamente discursos jornalísticos, visando identificar indícios de manipulação da verdade, em busca da construção de uma leitura de mundo mais acurada e menos permeável a construções discursivas socialmente lesivas.
- Ampliar o espaço escolar para além dos muros da escola, desenvolvendo a perspectiva do território educativo;
- Considerar os sujeitos numa visão integral, com múltiplos anseios e necessidades de formação;
- Estabelecer relações dialógicas;
- Exercitar os direitos humanos;
- Exercitar seus direitos e responsabilidades;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais;