O poder econômico e a construção da autonomia dos povos e países

Temas Contemporâneos Transversais

Diversidade Cultural
Educação ambiental
Educação em Direitos humanos
Saúde
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Ciência e Tecnologia
Vida Familiar e Social
Trabalho
Educação Alimentar e Nutricional
Educação para o consumo
Educação Financeira

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Habilidades

O que é ser capitalista?

Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial
O desenvolvimento comercial na Europa a partir do século XI
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
A retomada comercial na Baixa Idade Média
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Análise: O comércio internal atual
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
O aumento da população urbana
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Análise: Brasil atual: urbano ou rural?
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
As feiras, os cambistas e as cidades
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Análise: O banqueiro e sua mulher
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Análise: Os mestres-astesãos
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
As corporações de ofícios e a burguesia
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
A crise do sistema feudal
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Análise: Impactos no meio ambiente
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
A passagem para o capitalismo
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Atividades
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Um mundo em transformação
Análise: Haiti
- Aproximar a educação interdimensional, onde o Logos (pensamento, razão, ciência), o Pathos (afetividade, relação do homem consigo mesmo e com os outros), o Eros (impulso, corporeidade) e o Mythus (relação do homem com a vida e a morte, com o bem e com o mal) encontram lugar e onde, sobretudo com a dimensão transcendental do ser humano no Mythus, é possível trabalhar os sentidos da vida dos estudantes;
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Análise: Quantas versões tem uma história?
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
Impérios por toda parte
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
Análise: Seres de outro mundo?
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
Colonialismo
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Um só capitalismo?
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Análise: Potosí
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Análise: O semeador e o ladrilhador
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Análise: A partilha da África
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Impérios coloniais no século XIX
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Saberes descentralizados
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
As diversas histórias do capitalismo global
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Prática de pesquisa: De onde vêm as mercadorias que consumimos?
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Atividades
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;

A memória resiste à dominação

Dominação imperialista e seus impactos
Prática de pesquisa: Guerras de independência na Ásia e na África
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Analisar e relacionar os impactos dos movimentos sociais (Canudos, Cangaço, entre outros) inseridos no contexto do sertão nordestino, no início da República brasileira.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Análise: A revolução de Pantera Negra
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
O imperialismo
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
Análise: Etnocentrismo e imperialismo na mídia
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
Análise: A melanina
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
Análise: A redenção de Cam
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
Análise: A África na cartografia colonial
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Análise: Caça violenta pelo marfim
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Análise: O "Mapa Cor-de-Rosa" e o "Colosso de Rhodes"
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Análise: Crise em Hong Kong
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
A ocupação imperialista na Oceania
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Análise: All Blacks e a dança étnica Maori
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Processo de descolonização e o surgimento dos Estados Nacionais
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Mas e o Pantera Negra?
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Atividades
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Desafio do Novo Mundo
Análise: Americano ou estadunidense
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
O que é ser americano?
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
A ideia de raça e as mulheres negras
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
Análise: Poemas de recordação
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
Formas de violência e preconceito
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
A luta pela memória dos povos hispano-americanos
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Análise: Maias
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
A arte e seus símbolos na América
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
Análise: La guerra de la Independencia de México
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
Voltando ao Capitão América
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
Análise: Marcha para o Oeste
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
Povos das Américas: diferentes narrativas
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
Atividades
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.

Em que mundo queremos viver?

Geopolítica, espaço e poder
Nacionalismo e geopolítico na Europa
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Crise econômica e das democracias liberais
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Ascensão do facismo e do nazismo
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Análise: A praça da ignorância
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
A ordem bipolar da Guerra Fria (1945-1991)
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Análise: Desespero e inocência
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Atividades
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático
Análise: Trajetória da democracia
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Globalização: a liberdade econômica?
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
As corporações transnacionais
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Organizações internacionais, multibipolaridade e democracia
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Os blocos econômicos
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
A integração da América Latina
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
O poder da mídia
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Mudanças na contemporaneidade
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Análise: A pandemia anterior
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Desglobalização e pandemia
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Análise: A noite
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Prática de pesquisa: Covid-19 e os impactos no cotidiano de cada um
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Atividades
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;