A formação das sociedades e das civilizações no Brasil

Temas Contemporâneos Transversais

Diversidade Cultural
Educação ambiental
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Educação em Direitos humanos
Ciência e Tecnologia
Trabalho
Saúde
Vida Familiar e Social

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Habilidades

Que Brasis forma formam o Brasil?

Saberes e fazeres
Formação étnico-cultural do Brasil
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Conhecer, identificar e explorar a diversidade de possibilidades que a dança mobiliza com os seus vários ritmos, movimentos e jogos de corpo através da prática da capoeira, hip hop, dança de salão, forró, xote, samba de roda, arrocha, valsa, salsa, lambada, dança contemporânea e dança afro-brasileira;
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
Brasil: diversidades e diferenças
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Conhecer, identificar e explorar a diversidade de possibilidades que a dança mobiliza com os seus vários ritmos, movimentos e jogos de corpo através da prática da capoeira, hip hop, dança de salão, forró, xote, samba de roda, arrocha, valsa, salsa, lambada, dança contemporânea e dança afro-brasileira;
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
Análise: As ameaças à diversidade ambiental e cultural do Cerrado
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Conhecer, identificar e explorar a diversidade de possibilidades que a dança mobiliza com os seus vários ritmos, movimentos e jogos de corpo através da prática da capoeira, hip hop, dança de salão, forró, xote, samba de roda, arrocha, valsa, salsa, lambada, dança contemporânea e dança afro-brasileira;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
Análise: Grande Porto Digital do Recife
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Conhecer, identificar e explorar a diversidade de possibilidades que a dança mobiliza com os seus vários ritmos, movimentos e jogos de corpo através da prática da capoeira, hip hop, dança de salão, forró, xote, samba de roda, arrocha, valsa, salsa, lambada, dança contemporânea e dança afro-brasileira;
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Atividades
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer, identificar e explorar a diversidade de possibilidades que a dança mobiliza com os seus vários ritmos, movimentos e jogos de corpo através da prática da capoeira, hip hop, dança de salão, forró, xote, samba de roda, arrocha, valsa, salsa, lambada, dança contemporânea e dança afro-brasileira;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Identificar o valor da reflexão, da imaginação e da criatividade para a solução de situações cotidianas;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Relações étnico-racionais na sociedade brasileira
Povos indígenas no Brasil atual
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
A históriografia das culturas ameríndias
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Análise: A Rádio Yandê
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
O Brasil africano
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Analisar e relacionar os impactos dos movimentos sociais (Canudos, Cangaço, entre outros) inseridos no contexto do sertão nordestino, no início da República brasileira.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
Análise: Comércio negreiro e a Lei Eusébio de Queiroz
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Analisar e relacionar os impactos dos movimentos sociais (Canudos, Cangaço, entre outros) inseridos no contexto do sertão nordestino, no início da República brasileira.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
Análise: Democracia racial para Gilberto Freyre
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Analisar e relacionar os impactos dos movimentos sociais (Canudos, Cangaço, entre outros) inseridos no contexto do sertão nordestino, no início da República brasileira.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
Políticas afirmativas
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Conhecer e entrevistar estudantes, artistas dançarinos, produtores da escola, da comunidade e também artistas e produtores artísticos, reconhecendo o valor de sua produção;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
Análise: Desigualdades sociais no Brasil
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Conhecer e entrevistar estudantes, artistas dançarinos, produtores da escola, da comunidade e também artistas e produtores artísticos, reconhecendo o valor de sua produção;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
Prática de pesquisa: Matrizes africanas na religiosidade brasileira
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Conhecer e entrevistar estudantes, artistas dançarinos, produtores da escola, da comunidade e também artistas e produtores artísticos, reconhecendo o valor de sua produção;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
Atividades
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Conhecer e entrevistar estudantes, artistas dançarinos, produtores da escola, da comunidade e também artistas e produtores artísticos, reconhecendo o valor de sua produção;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;

O que é ser civilizado?

Civilizações por toda parte
Selvageria, barbárie e civilização
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar a educação interdimensional, onde o Logos (pensamento, razão, ciência), o Pathos (afetividade, relação do homem consigo mesmo e com os outros), o Eros (impulso, corporeidade) e o Mythus (relação do homem com a vida e a morte, com o bem e com o mal) encontram lugar e onde, sobretudo com a dimensão transcendental do ser humano no Mythus, é possível trabalhar os sentidos da vida dos estudantes;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Discutir as explicações formuladas em diferentes épocas, culturas e civilizações sobre a origem da vida no Planeta Terra
- Identificar e se posicionar sobre as diferentes teorias que explicam a origem da vida na Terra.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Análise: Etnocentrismo e civilização
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar a educação interdimensional, onde o Logos (pensamento, razão, ciência), o Pathos (afetividade, relação do homem consigo mesmo e com os outros), o Eros (impulso, corporeidade) e o Mythus (relação do homem com a vida e a morte, com o bem e com o mal) encontram lugar e onde, sobretudo com a dimensão transcendental do ser humano no Mythus, é possível trabalhar os sentidos da vida dos estudantes;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Discutir as explicações formuladas em diferentes épocas, culturas e civilizações sobre a origem da vida no Planeta Terra
- Identificar e se posicionar sobre as diferentes teorias que explicam a origem da vida na Terra.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Sociedade sem história?
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar a educação interdimensional, onde o Logos (pensamento, razão, ciência), o Pathos (afetividade, relação do homem consigo mesmo e com os outros), o Eros (impulso, corporeidade) e o Mythus (relação do homem com a vida e a morte, com o bem e com o mal) encontram lugar e onde, sobretudo com a dimensão transcendental do ser humano no Mythus, é possível trabalhar os sentidos da vida dos estudantes;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Discutir as explicações formuladas em diferentes épocas, culturas e civilizações sobre a origem da vida no Planeta Terra
- Identificar e se posicionar sobre as diferentes teorias que explicam a origem da vida na Terra.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Análise: Comunidades isoladas
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar a educação interdimensional, onde o Logos (pensamento, razão, ciência), o Pathos (afetividade, relação do homem consigo mesmo e com os outros), o Eros (impulso, corporeidade) e o Mythus (relação do homem com a vida e a morte, com o bem e com o mal) encontram lugar e onde, sobretudo com a dimensão transcendental do ser humano no Mythus, é possível trabalhar os sentidos da vida dos estudantes;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Discutir as explicações formuladas em diferentes épocas, culturas e civilizações sobre a origem da vida no Planeta Terra
- Identificar e se posicionar sobre as diferentes teorias que explicam a origem da vida na Terra.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Análise: Progresso pra quem?
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar a educação interdimensional, onde o Logos (pensamento, razão, ciência), o Pathos (afetividade, relação do homem consigo mesmo e com os outros), o Eros (impulso, corporeidade) e o Mythus (relação do homem com a vida e a morte, com o bem e com o mal) encontram lugar e onde, sobretudo com a dimensão transcendental do ser humano no Mythus, é possível trabalhar os sentidos da vida dos estudantes;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Discutir as explicações formuladas em diferentes épocas, culturas e civilizações sobre a origem da vida no Planeta Terra
- Identificar e se posicionar sobre as diferentes teorias que explicam a origem da vida na Terra.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Análise: Costumes diferentes
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar a educação interdimensional, onde o Logos (pensamento, razão, ciência), o Pathos (afetividade, relação do homem consigo mesmo e com os outros), o Eros (impulso, corporeidade) e o Mythus (relação do homem com a vida e a morte, com o bem e com o mal) encontram lugar e onde, sobretudo com a dimensão transcendental do ser humano no Mythus, é possível trabalhar os sentidos da vida dos estudantes;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Discutir as explicações formuladas em diferentes épocas, culturas e civilizações sobre a origem da vida no Planeta Terra
- Identificar e se posicionar sobre as diferentes teorias que explicam a origem da vida na Terra.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Relativismo cultural
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar e reconhecer a redução de afetos negativos, menor responsividade ao estresse e a percepção de maior autoeficácia.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Análise: Aos olhos de quem?
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar e reconhecer a redução de afetos negativos, menor responsividade ao estresse e a percepção de maior autoeficácia.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Ocidente x Oriente?
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Conhecer, identificar e explorar a diversidade de possibilidades que a dança mobiliza com os seus vários ritmos, movimentos e jogos de corpo através da prática da capoeira, hip hop, dança de salão, forró, xote, samba de roda, arrocha, valsa, salsa, lambada, dança contemporânea e dança afro-brasileira;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Análise: A polêmica da burca
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Conhecer, identificar e explorar a diversidade de possibilidades que a dança mobiliza com os seus vários ritmos, movimentos e jogos de corpo através da prática da capoeira, hip hop, dança de salão, forró, xote, samba de roda, arrocha, valsa, salsa, lambada, dança contemporânea e dança afro-brasileira;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
As religiões ao redor do mundo
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Conhecer, identificar e explorar a diversidade de possibilidades que a dança mobiliza com os seus vários ritmos, movimentos e jogos de corpo através da prática da capoeira, hip hop, dança de salão, forró, xote, samba de roda, arrocha, valsa, salsa, lambada, dança contemporânea e dança afro-brasileira;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Análise: Matriz africana
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Conhecer, identificar e explorar a diversidade de possibilidades que a dança mobiliza com os seus vários ritmos, movimentos e jogos de corpo através da prática da capoeira, hip hop, dança de salão, forró, xote, samba de roda, arrocha, valsa, salsa, lambada, dança contemporânea e dança afro-brasileira;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Menos preconceito, mais conhecimento
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Conhecer, identificar e explorar a diversidade de possibilidades que a dança mobiliza com os seus vários ritmos, movimentos e jogos de corpo através da prática da capoeira, hip hop, dança de salão, forró, xote, samba de roda, arrocha, valsa, salsa, lambada, dança contemporânea e dança afro-brasileira;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Atividades
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Conhecer, identificar e explorar a diversidade de possibilidades que a dança mobiliza com os seus vários ritmos, movimentos e jogos de corpo através da prática da capoeira, hip hop, dança de salão, forró, xote, samba de roda, arrocha, valsa, salsa, lambada, dança contemporânea e dança afro-brasileira;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Civilizações e transformações nas paisagens
Natureza, paisagem e civilização
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Análise: Ilhas construídas
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Análise: Zonação atitudinal da vegetação e Humboldt
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Análise: Paisagens modificadas
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Paisagens urbanas, histórias e globalização
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Análise: Amazônia, paisagem antropomorfizada
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Paisagens rurais, antropização e globalização
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Paisagens: outros pontos de vista
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Civilizações, paisagens e o futuro da humanidade
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Prática de pesquisa: Paisagens em transformação
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Atividades
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;

O Estado me controla?

A institucionalização da sociedade
Análise: Origens do Estado
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
Análise: Primeiras civilizações
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
Surgimento dos primeiros Estados
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
O papel dos Estados na Antiguidade Clássica
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
Análise: Participação política
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
Análise: A importância do Senado
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
Análise: Dor e perplexidade
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
O Estado durante a idade Média
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Análise: O início do feudalismo
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Legitimação do Estado na modernidade europeia
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
A concepção liberal do Estado
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Análise: Leviatã
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Análise: A Declaração de Direitos como conquista da Revolução Gloriosa
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Análise: A atualiadade da Revolução Francesa
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Max Weber e o monopólio da violência por parte do Estado
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Atividades
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico
Análise: Cosmovisão, indígenas e o capitalismo
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Discutir as explicações formuladas em diferentes épocas, culturas e civilizações sobre a origem da vida no Planeta Terra
- Identificar e se posicionar sobre as diferentes teorias que explicam a origem da vida na Terra.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Técnica é diferente de tecnologia?
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Discutir as explicações formuladas em diferentes épocas, culturas e civilizações sobre a origem da vida no Planeta Terra
- Identificar e se posicionar sobre as diferentes teorias que explicam a origem da vida na Terra.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Análise: Tecnologias sociais
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Discutir as explicações formuladas em diferentes épocas, culturas e civilizações sobre a origem da vida no Planeta Terra
- Identificar e se posicionar sobre as diferentes teorias que explicam a origem da vida na Terra.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Análise: Tecnologia nos awá-guajá
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Discutir as explicações formuladas em diferentes épocas, culturas e civilizações sobre a origem da vida no Planeta Terra
- Identificar e se posicionar sobre as diferentes teorias que explicam a origem da vida na Terra.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
A tecnologia do poder na sociedade contemporânea
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Análise: Poder das Sociedades Disciplinares: o domínio dos corpos
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
A tecnologia é neutra?
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Análise: A tragédia de Brumadinho
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Somos todos responsáveis
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Prática de pesquisa: Utilização de dados dos cidadãos pelo Estado
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Atividades
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Conhecer programas relativos à Educação Ambiental, a fim de fortalecê-la e enraizá-la em toda a comunidad escolar;
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;