Trabalho e sociedade

Temas Contemporâneos Transversais

Diversidade Cultural
Educação em Direitos humanos
Trabalho
Ciência e Tecnologia
Educação ambiental
Saúde

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Habilidades

Trabalho e condição humana

Trabalho, produção da vida e humanização
Diferenças entre atividade humana e atividade animal
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Os meios de trabalho
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
O trabalho e a história dos seres humanos
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Conexões: A evolução das técnicas de trabalho
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
O caráter social do trabalho
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Atividades
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Formas de trabalho ao longo do tempo
Trabalho livre e trabalho servil
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
Escravidão
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
Da subsistência à especialização do trabalho
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
Escravidão e trabalho livre na Antiguidade
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
Servidão na Idade Média
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
O renascimento do comércio e o paradigma protestante
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
O trabalho nas sociedades pré-coloniais
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
O trabalho no mundo atlântico: escravidão moderna empregada na exploração das colônias
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
Da produção artesanal ao modo de produção fabril
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
Por que ocorreram mudanças no mundo do trabalho?
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
Atividades
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
O trabalho como centro da vida social
A Revolução Industrial e o trabalho
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Identificar e reconhecer a redução de afetos negativos, menor responsividade ao estresse e a percepção de maior autoeficácia.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
Olhares sociológicos sobre o trabalho
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Identificar e reconhecer a redução de afetos negativos, menor responsividade ao estresse e a percepção de maior autoeficácia.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
Atividades
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Identificar e reconhecer a redução de afetos negativos, menor responsividade ao estresse e a percepção de maior autoeficácia.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
Trabalho, natureza e espaço
A evolução da técnica
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Trabalho e técnica
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Cidades, trabalho e tecnologia
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
A Revolução Industrial: espaços da urbanização
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Atividades
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;

Mudanças tecnológicas e trabalho na atualidade

Trabalho, tecnologias e seus sujeitos
A cooperação social por meio do trabalho
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
As formas de cooperação no capitalismo
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Atividades
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Revolução Industrial
Primeira etapa: a superação da economia agrícola e da produção artesanal (1785-1880)
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Identificar o valor da reflexão, da imaginação e da criatividade para a solução de situações cotidianas;
Conexões: Criação e aprimoramentos na tecnologia a vapor
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Identificar o valor da reflexão, da imaginação e da criatividade para a solução de situações cotidianas;
Segunda etapa: a expansão da industrialização (1880-1950)
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Identificar o valor da reflexão, da imaginação e da criatividade para a solução de situações cotidianas;
Terceira etapa: novo desenvolvimento industrial (1950-200)
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Identificar o valor da reflexão, da imaginação e da criatividade para a solução de situações cotidianas;
Atividades
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Apreciar, analisar e criticar as produções e apresentações de dança ocorridas na escola, na comunidade e em espaços culturais locais e nacionais;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Identificar o valor da reflexão, da imaginação e da criatividade para a solução de situações cotidianas;
Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico
Direitos trabalhistas: carteira de trabalho e previdência social
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
Do fordismo ao Toyotismo
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
Toyotismo e neoliberalismo: impactos para os trabalhadores
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
O mundo do trabalho no século XXI
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
Atividades
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
Organização do trabalho no mundo atual
O trabalho e as lógicas de produção
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Mídia: Andy Warhol e a Pop Art
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Trabalho e tecnologia: haverá lugar para o trabalhador?
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
O capital no contexto da reorganização produtiva pós-1970
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Atividades
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;

Relações de trabalho, emprego e desigualdade social

O trabalhador e as relações de trabalho
A alienação do trabalho e o capitalismo
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Aproximar a educação interdimensional, onde o Logos (pensamento, razão, ciência), o Pathos (afetividade, relação do homem consigo mesmo e com os outros), o Eros (impulso, corporeidade) e o Mythus (relação do homem com a vida e a morte, com o bem e com o mal) encontram lugar e onde, sobretudo com a dimensão transcendental do ser humano no Mythus, é possível trabalhar os sentidos da vida dos estudantes;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Identificar e reconhecer a redução de afetos negativos, menor responsividade ao estresse e a percepção de maior autoeficácia.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
O crescimento da desigualdade entre trabalho e capital
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Aproximar a educação interdimensional, onde o Logos (pensamento, razão, ciência), o Pathos (afetividade, relação do homem consigo mesmo e com os outros), o Eros (impulso, corporeidade) e o Mythus (relação do homem com a vida e a morte, com o bem e com o mal) encontram lugar e onde, sobretudo com a dimensão transcendental do ser humano no Mythus, é possível trabalhar os sentidos da vida dos estudantes;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Identificar e reconhecer a redução de afetos negativos, menor responsividade ao estresse e a percepção de maior autoeficácia.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
Atividades
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Aproximar a educação interdimensional, onde o Logos (pensamento, razão, ciência), o Pathos (afetividade, relação do homem consigo mesmo e com os outros), o Eros (impulso, corporeidade) e o Mythus (relação do homem com a vida e a morte, com o bem e com o mal) encontram lugar e onde, sobretudo com a dimensão transcendental do ser humano no Mythus, é possível trabalhar os sentidos da vida dos estudantes;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Identificar e reconhecer a redução de afetos negativos, menor responsividade ao estresse e a percepção de maior autoeficácia.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX
Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho
Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil
Atividades
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;

As formas de organização dos trabalhadores

Da cooperação indiferente à diferença da cooperação
Atividades
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Identificar e se posicionar sobre as diferentes teorias que explicam a origem da vida na Terra.
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
Os trabalhadores como sujeitos políticos
Um breve histórico dos instrumentos de classe
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
A conquista de direitos trabalhistas
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Atividades
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Crise do trabalho e lutas populares
A burocratização dos sindicatos
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Analisar e relacionar os impactos dos movimentos sociais (Canudos, Cangaço, entre outros) inseridos no contexto do sertão nordestino, no início da República brasileira.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
Movimentos populares sob o neoliberalismo
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Analisar e relacionar os impactos dos movimentos sociais (Canudos, Cangaço, entre outros) inseridos no contexto do sertão nordestino, no início da República brasileira.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
A crise de 2008 e a nova onda de protestos sociais
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Analisar e relacionar os impactos dos movimentos sociais (Canudos, Cangaço, entre outros) inseridos no contexto do sertão nordestino, no início da República brasileira.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
A virada do milênio e a nova conjuntura política
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Analisar e relacionar os impactos dos movimentos sociais (Canudos, Cangaço, entre outros) inseridos no contexto do sertão nordestino, no início da República brasileira.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
Empobrecimento e manifestações populares
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Analisar e relacionar os impactos dos movimentos sociais (Canudos, Cangaço, entre outros) inseridos no contexto do sertão nordestino, no início da República brasileira.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
Atividades
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Analisar e relacionar os impactos dos movimentos sociais (Canudos, Cangaço, entre outros) inseridos no contexto do sertão nordestino, no início da República brasileira.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
Profissões do futuro e o futuro do trabalho
O trabalhador e o mercado de trabalho
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Pesquisa, desenvolvimento e emprego no Brasil
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Índice de Desenvolvimento Humano e educação
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Conexões: Trabalho e inteligência artificial
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Globalização e trabalho
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Atividades
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Pesquisa: Grupo focal: juventude e mercado de trabalho
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Para continuar aprendendo
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;