Fronteiras físicas e culturais

Temas Contemporâneos Transversais

Diversidade Cultural
Educação em Direitos humanos
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Saúde
Ciência e Tecnologia
Educação ambiental
Trabalho

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Habilidades

Formação dos Estados e fronteiras

A filosofia política moderna e a delimitação dos territórios da vida social
Atividades
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Rousseau e a política do contrato
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Processos de centralização política e de formação territorial
A formação do Estado-nação
Territórios, territorialidades e fronteiras

A relação entre os Estados nacionais

Os Estados nacionais: tratados e conflitos
Atividades
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Kant e a paz perpétua
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Imperialismo, nacionalismos e as guerras mundiais
Relações imperialistas no capitalismo moderno
Dinâmicas populacionais no mundo contemporâneo
Conexões: Grandes pandemias da história e seu impacto nas populações
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;

O enfraquecimento dos estados e das fronteiras

O poder para além das fronteiras do Estado
Atividades
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Michel Foucault e as tecnologias do poder
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Da Guerra Fria à nova ordem mundial
Atividades
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
O que é globalização?
O espaço geográfico da ordem multipolar

Outros modelos de território

Os espaços sociais: territórios e fronteiras
Atividades
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
As identidades no Brasil e os discursos nacionais
Uma nova identidade para um novo país
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Ascensão da juventude e identidade cultural
Diferentes territorialidades no mundo contemporâneo