O tratamento da informação e a resolução de problemas por meio da Função do 1º grau

Temas Contemporâneos Transversais

Ciência e Tecnologia
Trabalho
Vida Familiar e Social
Diversidade Cultural
Educação em Direitos humanos
Educação para o consumo
Educação ambiental
Direitos da Criança e do Adolescente
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Habilidades

Função afim

Grandezas diretamente proporcionais
Aproveitando a oportunidade: Regra de três
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Função linear
Características da função linear
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
Gráfico da função linear
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
Taxa de variação da função linear
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
Função polinomial do 1º grau
Termo independente na função do 1º grau
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
Função afim
Classificação da função afim
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar o valor da reflexão, da imaginação e da criatividade para a solução de situações cotidianas;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
Funções definidas por mais de uma sentença
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar o valor da reflexão, da imaginação e da criatividade para a solução de situações cotidianas;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
Aproveitando a oportunidade: Módulo de uma função afim
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar o valor da reflexão, da imaginação e da criatividade para a solução de situações cotidianas;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
Atividades finais
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar o valor da reflexão, da imaginação e da criatividade para a solução de situações cotidianas;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;

Progressão aritmética, funções e sistemas lineares

Sequências numéricas
Padrões
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
Progressão aritmética
Termo geral de uma progressão aritmética
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
Funções e inequações
Estudo dos sinais de uma função do 1º grau
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
Sistemas lineares
Resolução de um sistema de equações lineares
- Aproximar a educação interdimensional, onde o Logos (pensamento, razão, ciência), o Pathos (afetividade, relação do homem consigo mesmo e com os outros), o Eros (impulso, corporeidade) e o Mythus (relação do homem com a vida e a morte, com o bem e com o mal) encontram lugar e onde, sobretudo com a dimensão transcendental do ser humano no Mythus, é possível trabalhar os sentidos da vida dos estudantes;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;

Reciocínio lógico e tratamento de informação

Pensamento computacional
Algoritmos e fluxogramas
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Tabelas e gráficos estatísticos
Análise e construção de tabelas e gráficos
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
Atividades finais
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;

Organizar e transmitir informações

Uma maneira inteligente de informar
Uma maneira inteligente de informar
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;
O indígena e o censo demográfico brasileiro
O indígena e o censo demográfico brasileiro
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Analisar e Comprrender a territorialidade na singularidade pluralidade da Bahia;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia;