Eu, Tecnológico

Temas Contemporâneos Transversais

Ciência e Tecnologia
Diversidade Cultural
Educação em Direitos humanos
Direitos da Criança e do Adolescente
Educação ambiental
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Trabalho
Vida Familiar e Social

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Habilidades

Ponto de partida - Tecendo conexões e dialogando com o mundo

Tecnologia: uma aventura humana
A imaginação sobre o futuro e as tecnologias
A imaginação sobre o futuro e as tecnologias
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Identificar o valor da reflexão, da imaginação e da criatividade para a solução de situações cotidianas;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
Técnica>tecnologia>linguagem
Sapiens: tecnologias, linguagens e comunicação
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Uma experiência com o patrimônio e a fotografia
#tag
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
Como você pensa?
Ensaio: uma experiência com a oralidade
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer e entrevistar estudantes, artistas dançarinos, produtores da escola, da comunidade e também artistas e produtores artísticos, reconhecendo o valor de sua produção;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;

Uma jornada pela inteligência humana

Escrita: os registros viajam no tempo e no espaço
Uma campanha a favor dos livros e da leitura
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Identificar o valor da reflexão, da imaginação e da criatividade para a solução de situações cotidianas;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Informática: novos tempos e espaços
O tempo e o espaço: ressignificados
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
Novos usos da oralidade e da escrita
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
O estoque da informação
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
Criar ou editar um verbete sobre sua escola
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
Divulgação científica
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
Linguística como ciência
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
Novas formas de conhecer: modelos, simulação, imaginação
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
Explorando uma pinacoteca e produzindo um conjunto de dados organizado
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
Encadeamentos
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;

Cultura digital: Navegando no "informar"

Pra navegar no mar da informação
Tudo começa na pesquisa
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Escrita no audiovisual
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
A imagem: da alfabetização visual ao deepfake
Lendo imagens
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
Dando cartaz
- Adotar a noção de multiterritorialidade, experimentando vários territórios ao mesmo tempo e de, a partir daí, formular uma territorialização efetivamente;
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
A imagem como representação do mundo
- Apreciar e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das Artes nas manifestações artísticas das culturas ocidental e oriental;
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
O que significam as imagens? Do contexto ao deepfake
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar o valor da reflexão, da imaginação e da criatividade para a solução de situações cotidianas;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
Big data, jornalismo e desinformação
Wearables: vestindo tecnologia
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
Ser um desginer
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar a importância dos valores, da generosidade e da compaixão para consigo e com o outro;
- Identificar o valor da reflexão, da imaginação e da criatividade para a solução de situações cotidianas;
- Inspirar as juventudes a caminhar na direção dos seus desejos e sonhos alicerçados em bases éticas, democráticas e humanistas.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Valorizar a determinação, esforço, auto eficácia, perseverança e auto avaliação;
Big data
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
Jornalismo e fake news
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Avaliar globalmente os resultados ao final do processo para conferir valor ao trabalho realizado;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Encadeamentos
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;

Cultura digital: novas sensibilidades

Cultura digital: convergência
A convergência na paisagem digital
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
As mídias como ecologia
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
Caindo na mistura!
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
Da sala de casa para o mundo: os jogos eletrônicos como entretenimento e espetáculo em rede
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Valorizar e trabalhar as várias dimensões do ser humano com o Projeto de Vida, expandindo as aprendizagens para além da racionalidade cognitiva;
Construindo o eu nas redes
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
Quem sou eu on-line?
Construindo o eu nas redes
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Reconhecer o aumento da tolerância nas relações interpessoais;
Novos tempos: o passado como novidade e o ao vivo
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Reconhecer potencialidades e melhores maneiras de se relacionar com o mundo.
- Reconhecer possibilidades de viver em paz, de forma autossustentável e transcendente.
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
Novas inteligências e usos do espaço
Muitas leituras do mundo
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.
- Identificar o autoconhecimento como o processo do Ser Humano, que o leva a emancipação e autonomia.
- Fomentar a construção do “eu”, para estimular a autonomia, para encorajar nossas juventudes a se preparar para ir além do que, muitas vezes, se acredita e se credita a elas;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos no território em que vive;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
Inteligência artificial: ideias sobre o ser humano
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
Novos espaços: realidades virtuais, imersivas e aumentadas
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
Encadeamentos
- Aproximar do cotidiano e potencializar a construção de significados sobre o conhecimento;
- Articular o reconhecimento dos saberes e a construção dos conhecimentos, e devem acontecer de maneira articulada com os objetos de conhecimento das diversas áreas e por meio de diferentes processos e linguagens, a exemplo de colóquios, textos, músicas, poesias, artes visuais, artes cênicas e outras;
- Compreender a cultura digital e os processos de transformação socioculturais que ocorreram a partir do advento das tecnologias digitais de comunicação e informação;
- Compreender a ideia de rede no ato de conhecer, alterando formas e jeitos de aprendizagem e interpelando-nos a pensar novas maneiras de escolarização e de fazer cultura;
- Conhecer e manipular os diversos instrumentos e utensílios específicos do fazer artístico visual e artesanal;
- Conhecer e validar as diversas formas de expressão presentes na cultura afro-brasileira;
- Conhecer, identificar, analisar, relacionar e distinguir os traços e os elementos que caracterizam as Artes Afro-brasileiras Contemporâneas bem como os diferentes aspectos estéticos e políticos;
- Diagnosticar o que está sendo aprendido;
- Estruturar, relacionar, interpretar, organizar e produzir projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas, valorizando os elementos e recursos processuais específicos de cada uma das linguagens na cultura local;
- Garantir que a escola seja um espaço de sociabilidade determinante na construção social desses sujeitos;
- Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;
- Organizar práticas como ambiências criativas que acolham a participação dos estudantes, que reconheçam e promovam seu envolvimento político-comunitário;
- Possibilitar a aprendizagem ultrapassando o modelo hierárquico, sequencial, linear e fechado em tempos determinados;
- Promover diálogos abertos com o território e que acolham as realidades das comunidades locais ;
- Promover intervenções para adequar o processo de ensino à efetividade da aprendizagem;
- Reconhecer a importância dos grupos sociais, seus saberes, identidades e culturas, com vistas a comportamentos humanos cada vez mais equilibrados;
- Reconhecer, identificar e recriar sentidos estéticos presentes nas produções visuais de cunho histórico e identitário;
- Identificar valores importantes para si e para o coletivo.
- Reconhecer o papel da consciência para a ação integral (sentir, pensar e agir) do ser humano, no dia a dia das relações individuais, sociais e ambientais.
- Promover os direitos de todos e ao ambiente saudável;