

CONHECIMENTO
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
SENSO ESTÉTICO
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMUNICAÇÃO
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
CULTURA DIGITAL
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
PROJETO DE VIDA E TRABALHO
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
ARGUMENTAÇÃO
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
EMPATIA E COOPERAÇÃO
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Detalhamento das Competências Gerais
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
1 - CONHECIMENTO | Dinâmicas populacionais no mundo contemporâneo | Conexões: Grandes pandemias da história e seu impacto nas populações | 78 |
1 - CONHECIMENTO | Da Guerra Fria à nova ordem mundial | Atividades | 101 |
1 - CONHECIMENTO | A filosofia política moderna e a delimitação dos territórios da vida social | Thomas Hobbes e a defesa do poder absoluto | 15 |
1 - CONHECIMENTO | A filosofia política moderna e a delimitação dos territórios da vida social | Atividades | 19 |
1 - CONHECIMENTO | Processos de centralização política e de formação territorial | Mudanças políticas na Europa | 20 |
1 - CONHECIMENTO | Processos de centralização política e de formação territorial | Atividades | 29 |
1 - CONHECIMENTO | A formação do Estado-nação | Diferentes abordagens sobre o Estado | 32 |
1 - CONHECIMENTO | A formação do Estado-nação | Atividades | 37 |
1 - CONHECIMENTO | Territórios, territorialidades e fronteiras | Fronteiras materiais e imateriais | 39 |
1 - CONHECIMENTO | Territórios, territorialidades e fronteiras | Atividades | 48 |
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia
Diversidade Cultural
Multiculturalismo
Educação ambiental
Meio Ambiente
Educação em Direitos humanos
Cidadania e Civismo
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Multiculturalismo
Saúde
Saúde
Trabalho
Economia
Detalhamento Temas Contemporâneos Transversais
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Ciência e Tecnologia | A filosofia política moderna e a delimitação dos territórios da vida social | 15 | |
Ciência e Tecnologia | A filosofia política moderna e a delimitação dos territórios da vida social | 19 | |
Ciência e Tecnologia | Processos de centralização política e de formação territorial | 20 | |
Ciência e Tecnologia | Processos de centralização política e de formação territorial | 29 | |
Ciência e Tecnologia | A formação do Estado-nação | 32 | |
Ciência e Tecnologia | A formação do Estado-nação | 37 | |
Ciência e Tecnologia | Territórios, territorialidades e fronteiras | 39 | |
Ciência e Tecnologia | Territórios, territorialidades e fronteiras | 48 | |
Ciência e Tecnologia | O poder para além das fronteiras do Estado | 84 | |
Ciência e Tecnologia | O poder para além das fronteiras do Estado | 88 | |
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Habilidades
(EM13CHS606) - Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira - com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes - e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.
(EM13CHS203) - Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras).
(EM13CHS204) - Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
(EM13MAT303) - Interpretar e comparar situações que envolvam juros simples com as que envolvem juros compostos, por meio de representações gráficas ou análise de planilhas, destacando o crescimento linear ou exponencial de cada caso.
(EM13CNT303) - Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
(EM13CHS205) - Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis.
(EM13CHS206) - Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico.
Detalhamento das Habilidades
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
EM13CHS203 | Processos de centralização política e de formação territorial | Mudanças políticas na Europa | 20 |
EM13CHS203 | Processos de centralização política e de formação territorial | Atividades | 29 |
EM13CHS203 | O poder para além das fronteiras do Estado | Michel Foucault e as tecnologias do poder | 84 |
EM13CHS203 | O poder para além das fronteiras do Estado | Atividades | 88 |
EM13CHS204 | Processos de centralização política e de formação territorial | Mudanças políticas na Europa | 20 |
EM13CHS204 | Processos de centralização política e de formação territorial | Atividades | 29 |
EM13CHS204 | Dinâmicas populacionais no mundo contemporâneo | Transição demográfica | 72 |
EM13CHS204 | Dinâmicas populacionais no mundo contemporâneo | Atividades | 83 |
EM13CHS205 | As identidades no Brasil e os discursos nacionais | Rupturas e continuidades no Segundo império | 127 |
EM13CHS205 | As identidades no Brasil e os discursos nacionais | Atividades | 135 |
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |