

CONHECIMENTO
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
SENSO ESTÉTICO
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMUNICAÇÃO
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
CULTURA DIGITAL
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
PROJETO DE VIDA E TRABALHO
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
ARGUMENTAÇÃO
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
EMPATIA E COOPERAÇÃO
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Detalhamento das Competências Gerais
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
1 - CONHECIMENTO | Ética: conceito e fundamentos | Ética na Antiguidade | 14 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ética: conceito e fundamentos | Ética na Antiguidade | 14 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Ética: conceito e fundamentos | Ética na Antiguidade | 14 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ética: conceito e fundamentos | Ética na Antiguidade | 14 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Ética: conceito e fundamentos | Ética na Antiguidade | 14 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Ética: conceito e fundamentos | Ética na Antiguidade | 14 |
1 - CONHECIMENTO | Ética: conceito e fundamentos | Ética na atualidade | 14 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ética: conceito e fundamentos | Ética na atualidade | 14 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Ética: conceito e fundamentos | Ética na atualidade | 14 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ética: conceito e fundamentos | Ética na atualidade | 14 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Ética: conceito e fundamentos | Ética na atualidade | 14 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Ética: conceito e fundamentos | Ética na atualidade | 14 |
1 - CONHECIMENTO | Ética: conceito e fundamentos | Ética e moral - aproximações e diferenças | 15 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ética: conceito e fundamentos | Ética e moral - aproximações e diferenças | 15 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Ética: conceito e fundamentos | Ética e moral - aproximações e diferenças | 15 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ética: conceito e fundamentos | Ética e moral - aproximações e diferenças | 15 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Ética: conceito e fundamentos | Ética e moral - aproximações e diferenças | 15 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Ética: conceito e fundamentos | Ética e moral - aproximações e diferenças | 15 |
1 - CONHECIMENTO | Ética: conceito e fundamentos | Comportamentos éticos da vida social e individual | 16 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ética: conceito e fundamentos | Comportamentos éticos da vida social e individual | 16 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Ética: conceito e fundamentos | Comportamentos éticos da vida social e individual | 16 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ética: conceito e fundamentos | Comportamentos éticos da vida social e individual | 16 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Ética: conceito e fundamentos | Comportamentos éticos da vida social e individual | 16 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Ética: conceito e fundamentos | Comportamentos éticos da vida social e individual | 16 |
1 - CONHECIMENTO | Ética: conceito e fundamentos | O que são valores? | 16 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ética: conceito e fundamentos | O que são valores? | 16 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Ética: conceito e fundamentos | O que são valores? | 16 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ética: conceito e fundamentos | O que são valores? | 16 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Ética: conceito e fundamentos | O que são valores? | 16 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Ética: conceito e fundamentos | O que são valores? | 16 |
1 - CONHECIMENTO | Ética: conceito e fundamentos | Conflitos éticos | 17 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ética: conceito e fundamentos | Conflitos éticos | 17 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Ética: conceito e fundamentos | Conflitos éticos | 17 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ética: conceito e fundamentos | Conflitos éticos | 17 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Ética: conceito e fundamentos | Conflitos éticos | 17 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Ética: conceito e fundamentos | Conflitos éticos | 17 |
1 - CONHECIMENTO | Ética: conceito e fundamentos | O caráter histórico-social dos valores morais | 17 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ética: conceito e fundamentos | O caráter histórico-social dos valores morais | 17 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Ética: conceito e fundamentos | O caráter histórico-social dos valores morais | 17 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ética: conceito e fundamentos | O caráter histórico-social dos valores morais | 17 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Ética: conceito e fundamentos | O caráter histórico-social dos valores morais | 17 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Ética: conceito e fundamentos | O caráter histórico-social dos valores morais | 17 |
1 - CONHECIMENTO | Ética: conceito e fundamentos | Atividades | 19 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ética: conceito e fundamentos | Atividades | 19 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Ética: conceito e fundamentos | Atividades | 19 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ética: conceito e fundamentos | Atividades | 19 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Ética: conceito e fundamentos | Atividades | 19 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Ética: conceito e fundamentos | Atividades | 19 |
1 - CONHECIMENTO | Desafios para a paz | Atividades | 103 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Desafios para a paz | Atividades | 103 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafios para a paz | Atividades | 103 |
1 - CONHECIMENTO | Quem faz a justiça no Brasil? | Primeiras estruturas de poder e aplicação da lei | 120 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Quem faz a justiça no Brasil? | Primeiras estruturas de poder e aplicação da lei | 120 |
4 - COMUNICAÇÃO | Quem faz a justiça no Brasil? | Primeiras estruturas de poder e aplicação da lei | 120 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Quem faz a justiça no Brasil? | Primeiras estruturas de poder e aplicação da lei | 120 |
4 - COMUNICAÇÃO | Ética: conceito e fundamentos | Ética na Antiguidade | 14 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Ética: conceito e fundamentos | Ética na Antiguidade | 14 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Ética: conceito e fundamentos | Ética na Antiguidade | 14 |
4 - COMUNICAÇÃO | Ética: conceito e fundamentos | Atividades | 19 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Ética: conceito e fundamentos | Atividades | 19 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Ética: conceito e fundamentos | Atividades | 19 |
1 - CONHECIMENTO | Uma história atravessada pelo colonialismo | A ancestralidade banta | 20 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Uma história atravessada pelo colonialismo | A ancestralidade banta | 20 |
4 - COMUNICAÇÃO | Uma história atravessada pelo colonialismo | A ancestralidade banta | 20 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Uma história atravessada pelo colonialismo | A ancestralidade banta | 20 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Uma história atravessada pelo colonialismo | A ancestralidade banta | 20 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Uma história atravessada pelo colonialismo | A ancestralidade banta | 20 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Uma história atravessada pelo colonialismo | A ancestralidade banta | 20 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Uma história atravessada pelo colonialismo | A ancestralidade banta | 20 |
1 - CONHECIMENTO | Uma história atravessada pelo colonialismo | Atividades | 29 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Uma história atravessada pelo colonialismo | Atividades | 29 |
4 - COMUNICAÇÃO | Uma história atravessada pelo colonialismo | Atividades | 29 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Uma história atravessada pelo colonialismo | Atividades | 29 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Uma história atravessada pelo colonialismo | Atividades | 29 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Uma história atravessada pelo colonialismo | Atividades | 29 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Uma história atravessada pelo colonialismo | Atividades | 29 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Uma história atravessada pelo colonialismo | Atividades | 29 |
1 - CONHECIMENTO | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | Conflitos étnicos e raciais | 30 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | Conflitos étnicos e raciais | 30 |
4 - COMUNICAÇÃO | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | Conflitos étnicos e raciais | 30 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | Conflitos étnicos e raciais | 30 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | Conflitos étnicos e raciais | 30 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | Conflitos étnicos e raciais | 30 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | Conflitos étnicos e raciais | 30 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | Conflitos étnicos e raciais | 30 |
1 - CONHECIMENTO | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | Atividades | 37 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | Atividades | 37 |
4 - COMUNICAÇÃO | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | Atividades | 37 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | Atividades | 37 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | Atividades | 37 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | Atividades | 37 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | Atividades | 37 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | Atividades | 37 |
1 - CONHECIMENTO | África do Sul: sociedade e espaço | Os caminhos da opressão | 39 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | África do Sul: sociedade e espaço | Os caminhos da opressão | 39 |
4 - COMUNICAÇÃO | África do Sul: sociedade e espaço | Os caminhos da opressão | 39 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | África do Sul: sociedade e espaço | Os caminhos da opressão | 39 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | África do Sul: sociedade e espaço | Os caminhos da opressão | 39 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | África do Sul: sociedade e espaço | Os caminhos da opressão | 39 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | África do Sul: sociedade e espaço | Os caminhos da opressão | 39 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | África do Sul: sociedade e espaço | Os caminhos da opressão | 39 |
1 - CONHECIMENTO | África do Sul: sociedade e espaço | Atividades | 47 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | África do Sul: sociedade e espaço | Atividades | 47 |
4 - COMUNICAÇÃO | África do Sul: sociedade e espaço | Atividades | 47 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | África do Sul: sociedade e espaço | Atividades | 47 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | África do Sul: sociedade e espaço | Atividades | 47 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | África do Sul: sociedade e espaço | Atividades | 47 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | África do Sul: sociedade e espaço | Atividades | 47 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | África do Sul: sociedade e espaço | Atividades | 47 |
1 - CONHECIMENTO | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Desigualdades na realidade social | 49 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Desigualdades na realidade social | 49 |
4 - COMUNICAÇÃO | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Desigualdades na realidade social | 49 |
5 - CULTURA DIGITAL | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Desigualdades na realidade social | 49 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Desigualdades na realidade social | 49 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Desigualdades na realidade social | 49 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Desigualdades na realidade social | 49 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Desigualdades na realidade social | 49 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Desigualdades na realidade social | 49 |
1 - CONHECIMENTO | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Atividades | 53 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Atividades | 53 |
4 - COMUNICAÇÃO | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Atividades | 53 |
5 - CULTURA DIGITAL | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Atividades | 53 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Atividades | 53 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Atividades | 53 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Atividades | 53 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Atividades | 53 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Atividades | 53 |
1 - CONHECIMENTO | Uma sociedade milenar e complexa | Da diplomacia às guerras coloniais | 55 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Uma sociedade milenar e complexa | Da diplomacia às guerras coloniais | 55 |
4 - COMUNICAÇÃO | Uma sociedade milenar e complexa | Da diplomacia às guerras coloniais | 55 |
5 - CULTURA DIGITAL | Uma sociedade milenar e complexa | Da diplomacia às guerras coloniais | 55 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Uma sociedade milenar e complexa | Da diplomacia às guerras coloniais | 55 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Uma sociedade milenar e complexa | Da diplomacia às guerras coloniais | 55 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Uma sociedade milenar e complexa | Da diplomacia às guerras coloniais | 55 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Uma sociedade milenar e complexa | Da diplomacia às guerras coloniais | 55 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Uma sociedade milenar e complexa | Da diplomacia às guerras coloniais | 55 |
1 - CONHECIMENTO | Uma sociedade milenar e complexa | Atividades | 65 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Uma sociedade milenar e complexa | Atividades | 65 |
4 - COMUNICAÇÃO | Uma sociedade milenar e complexa | Atividades | 65 |
5 - CULTURA DIGITAL | Uma sociedade milenar e complexa | Atividades | 65 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Uma sociedade milenar e complexa | Atividades | 65 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Uma sociedade milenar e complexa | Atividades | 65 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Uma sociedade milenar e complexa | Atividades | 65 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Uma sociedade milenar e complexa | Atividades | 65 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Uma sociedade milenar e complexa | Atividades | 65 |
1 - CONHECIMENTO | Entre classes e castas | Muçulmanos na Índia | 67 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Entre classes e castas | Muçulmanos na Índia | 67 |
4 - COMUNICAÇÃO | Entre classes e castas | Muçulmanos na Índia | 67 |
5 - CULTURA DIGITAL | Entre classes e castas | Muçulmanos na Índia | 67 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Entre classes e castas | Muçulmanos na Índia | 67 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Entre classes e castas | Muçulmanos na Índia | 67 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Entre classes e castas | Muçulmanos na Índia | 67 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Entre classes e castas | Muçulmanos na Índia | 67 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Entre classes e castas | Muçulmanos na Índia | 67 |
1 - CONHECIMENTO | Entre classes e castas | Atividades | 73 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Entre classes e castas | Atividades | 73 |
4 - COMUNICAÇÃO | Entre classes e castas | Atividades | 73 |
5 - CULTURA DIGITAL | Entre classes e castas | Atividades | 73 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Entre classes e castas | Atividades | 73 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Entre classes e castas | Atividades | 73 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Entre classes e castas | Atividades | 73 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Entre classes e castas | Atividades | 73 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Entre classes e castas | Atividades | 73 |
1 - CONHECIMENTO | Potência em ascensão | A sociedade indiana: população e desigualdade | 75 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Potência em ascensão | A sociedade indiana: população e desigualdade | 75 |
4 - COMUNICAÇÃO | Potência em ascensão | A sociedade indiana: população e desigualdade | 75 |
5 - CULTURA DIGITAL | Potência em ascensão | A sociedade indiana: população e desigualdade | 75 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Potência em ascensão | A sociedade indiana: população e desigualdade | 75 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Potência em ascensão | A sociedade indiana: população e desigualdade | 75 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Potência em ascensão | A sociedade indiana: população e desigualdade | 75 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Potência em ascensão | A sociedade indiana: população e desigualdade | 75 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Potência em ascensão | A sociedade indiana: população e desigualdade | 75 |
1 - CONHECIMENTO | Potência em ascensão | Atividades | 81 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Potência em ascensão | Atividades | 81 |
4 - COMUNICAÇÃO | Potência em ascensão | Atividades | 81 |
5 - CULTURA DIGITAL | Potência em ascensão | Atividades | 81 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Potência em ascensão | Atividades | 81 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Potência em ascensão | Atividades | 81 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Potência em ascensão | Atividades | 81 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Potência em ascensão | Atividades | 81 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Potência em ascensão | Atividades | 81 |
1 - CONHECIMENTO | Poder e violência | As formas sociais de violência | 82 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Poder e violência | As formas sociais de violência | 82 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Poder e violência | As formas sociais de violência | 82 |
4 - COMUNICAÇÃO | Poder e violência | As formas sociais de violência | 82 |
5 - CULTURA DIGITAL | Poder e violência | As formas sociais de violência | 82 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Poder e violência | As formas sociais de violência | 82 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Poder e violência | As formas sociais de violência | 82 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Poder e violência | As formas sociais de violência | 82 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Poder e violência | As formas sociais de violência | 82 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Poder e violência | As formas sociais de violência | 82 |
1 - CONHECIMENTO | Poder e violência | Atividades | 87 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Poder e violência | Atividades | 87 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Poder e violência | Atividades | 87 |
4 - COMUNICAÇÃO | Poder e violência | Atividades | 87 |
5 - CULTURA DIGITAL | Poder e violência | Atividades | 87 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Poder e violência | Atividades | 87 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Poder e violência | Atividades | 87 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Poder e violência | Atividades | 87 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Poder e violência | Atividades | 87 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Poder e violência | Atividades | 87 |
1 - CONHECIMENTO | Origens do conflito israelo-palestino | O colonialismo na Palestina | 89 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Origens do conflito israelo-palestino | O colonialismo na Palestina | 89 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Origens do conflito israelo-palestino | O colonialismo na Palestina | 89 |
4 - COMUNICAÇÃO | Origens do conflito israelo-palestino | O colonialismo na Palestina | 89 |
5 - CULTURA DIGITAL | Origens do conflito israelo-palestino | O colonialismo na Palestina | 89 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Origens do conflito israelo-palestino | O colonialismo na Palestina | 89 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Origens do conflito israelo-palestino | O colonialismo na Palestina | 89 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Origens do conflito israelo-palestino | O colonialismo na Palestina | 89 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Origens do conflito israelo-palestino | O colonialismo na Palestina | 89 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Origens do conflito israelo-palestino | O colonialismo na Palestina | 89 |
1 - CONHECIMENTO | Origens do conflito israelo-palestino | Atividades | 97 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Origens do conflito israelo-palestino | Atividades | 97 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Origens do conflito israelo-palestino | Atividades | 97 |
4 - COMUNICAÇÃO | Origens do conflito israelo-palestino | Atividades | 97 |
5 - CULTURA DIGITAL | Origens do conflito israelo-palestino | Atividades | 97 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Origens do conflito israelo-palestino | Atividades | 97 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Origens do conflito israelo-palestino | Atividades | 97 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Origens do conflito israelo-palestino | Atividades | 97 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Origens do conflito israelo-palestino | Atividades | 97 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Origens do conflito israelo-palestino | Atividades | 97 |
1 - CONHECIMENTO | Desafios para a paz | Conflitos religiosos e políticos | 99 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Desafios para a paz | Conflitos religiosos e políticos | 99 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Desafios para a paz | Conflitos religiosos e políticos | 99 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desafios para a paz | Conflitos religiosos e políticos | 99 |
5 - CULTURA DIGITAL | Desafios para a paz | Conflitos religiosos e políticos | 99 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Desafios para a paz | Conflitos religiosos e políticos | 99 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafios para a paz | Conflitos religiosos e políticos | 99 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Desafios para a paz | Conflitos religiosos e políticos | 99 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Desafios para a paz | Conflitos religiosos e políticos | 99 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Desafios para a paz | Conflitos religiosos e políticos | 99 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Desafios para a paz | Atividades | 103 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desafios para a paz | Atividades | 103 |
5 - CULTURA DIGITAL | Desafios para a paz | Atividades | 103 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Desafios para a paz | Atividades | 103 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Desafios para a paz | Atividades | 103 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Desafios para a paz | Atividades | 103 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Desafios para a paz | Atividades | 103 |
1 - CONHECIMENTO | Um território para uma nação | Um Estado para a Palestina | 104 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Um território para uma nação | Um Estado para a Palestina | 104 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Um território para uma nação | Um Estado para a Palestina | 104 |
4 - COMUNICAÇÃO | Um território para uma nação | Um Estado para a Palestina | 104 |
5 - CULTURA DIGITAL | Um território para uma nação | Um Estado para a Palestina | 104 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Um território para uma nação | Um Estado para a Palestina | 104 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um território para uma nação | Um Estado para a Palestina | 104 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Um território para uma nação | Um Estado para a Palestina | 104 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um território para uma nação | Um Estado para a Palestina | 104 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Um território para uma nação | Um Estado para a Palestina | 104 |
1 - CONHECIMENTO | Um território para uma nação | Atividades | 114 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Um território para uma nação | Atividades | 114 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Um território para uma nação | Atividades | 114 |
4 - COMUNICAÇÃO | Um território para uma nação | Atividades | 114 |
5 - CULTURA DIGITAL | Um território para uma nação | Atividades | 114 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Um território para uma nação | Atividades | 114 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um território para uma nação | Atividades | 114 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Um território para uma nação | Atividades | 114 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um território para uma nação | Atividades | 114 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Um território para uma nação | Atividades | 114 |
1 - CONHECIMENTO | Justiça, preconceito e discriminação | O significado amplo de justiça | 116 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Justiça, preconceito e discriminação | O significado amplo de justiça | 116 |
4 - COMUNICAÇÃO | Justiça, preconceito e discriminação | O significado amplo de justiça | 116 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Justiça, preconceito e discriminação | O significado amplo de justiça | 116 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Justiça, preconceito e discriminação | O significado amplo de justiça | 116 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Justiça, preconceito e discriminação | O significado amplo de justiça | 116 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Justiça, preconceito e discriminação | O significado amplo de justiça | 116 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Justiça, preconceito e discriminação | O significado amplo de justiça | 116 |
1 - CONHECIMENTO | Justiça, preconceito e discriminação | Atividades | 119 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Justiça, preconceito e discriminação | Atividades | 119 |
4 - COMUNICAÇÃO | Justiça, preconceito e discriminação | Atividades | 119 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Justiça, preconceito e discriminação | Atividades | 119 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Justiça, preconceito e discriminação | Atividades | 119 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Justiça, preconceito e discriminação | Atividades | 119 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Justiça, preconceito e discriminação | Atividades | 119 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Justiça, preconceito e discriminação | Atividades | 119 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Quem faz a justiça no Brasil? | Primeiras estruturas de poder e aplicação da lei | 120 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Quem faz a justiça no Brasil? | Primeiras estruturas de poder e aplicação da lei | 120 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Quem faz a justiça no Brasil? | Primeiras estruturas de poder e aplicação da lei | 120 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Quem faz a justiça no Brasil? | Primeiras estruturas de poder e aplicação da lei | 120 |
1 - CONHECIMENTO | Quem faz a justiça no Brasil? | A justiça no contexto republicano | 128 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Quem faz a justiça no Brasil? | A justiça no contexto republicano | 128 |
4 - COMUNICAÇÃO | Quem faz a justiça no Brasil? | A justiça no contexto republicano | 128 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Quem faz a justiça no Brasil? | A justiça no contexto republicano | 128 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Quem faz a justiça no Brasil? | A justiça no contexto republicano | 128 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Quem faz a justiça no Brasil? | A justiça no contexto republicano | 128 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Quem faz a justiça no Brasil? | A justiça no contexto republicano | 128 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Quem faz a justiça no Brasil? | A justiça no contexto republicano | 128 |
1 - CONHECIMENTO | As Constituições da República | Conexões: Saúde mental e arte | 132 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | As Constituições da República | Conexões: Saúde mental e arte | 132 |
4 - COMUNICAÇÃO | As Constituições da República | Conexões: Saúde mental e arte | 132 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | As Constituições da República | Conexões: Saúde mental e arte | 132 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | As Constituições da República | Conexões: Saúde mental e arte | 132 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | As Constituições da República | Conexões: Saúde mental e arte | 132 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | As Constituições da República | Conexões: Saúde mental e arte | 132 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | As Constituições da República | Conexões: Saúde mental e arte | 132 |
1 - CONHECIMENTO | As Constituições da República | Atividades | 134 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | As Constituições da República | Atividades | 134 |
4 - COMUNICAÇÃO | As Constituições da República | Atividades | 134 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | As Constituições da República | Atividades | 134 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | As Constituições da República | Atividades | 134 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | As Constituições da República | Atividades | 134 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | As Constituições da República | Atividades | 134 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | As Constituições da República | Atividades | 134 |
1 - CONHECIMENTO | O uso da justiça no Brasil | Justiça e sociedade | 136 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O uso da justiça no Brasil | Justiça e sociedade | 136 |
4 - COMUNICAÇÃO | O uso da justiça no Brasil | Justiça e sociedade | 136 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | O uso da justiça no Brasil | Justiça e sociedade | 136 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O uso da justiça no Brasil | Justiça e sociedade | 136 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | O uso da justiça no Brasil | Justiça e sociedade | 136 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O uso da justiça no Brasil | Justiça e sociedade | 136 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O uso da justiça no Brasil | Justiça e sociedade | 136 |
1 - CONHECIMENTO | O uso da justiça no Brasil | Atividades | 141 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O uso da justiça no Brasil | Atividades | 141 |
4 - COMUNICAÇÃO | O uso da justiça no Brasil | Atividades | 141 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | O uso da justiça no Brasil | Atividades | 141 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O uso da justiça no Brasil | Atividades | 141 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | O uso da justiça no Brasil | Atividades | 141 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O uso da justiça no Brasil | Atividades | 141 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O uso da justiça no Brasil | Atividades | 141 |
1 - CONHECIMENTO | A diversidade da população brasileira | A construção social do Brasil | 143 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A diversidade da população brasileira | A construção social do Brasil | 143 |
4 - COMUNICAÇÃO | A diversidade da população brasileira | A construção social do Brasil | 143 |
5 - CULTURA DIGITAL | A diversidade da população brasileira | A construção social do Brasil | 143 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A diversidade da população brasileira | A construção social do Brasil | 143 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A diversidade da população brasileira | A construção social do Brasil | 143 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | A diversidade da população brasileira | A construção social do Brasil | 143 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A diversidade da população brasileira | A construção social do Brasil | 143 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | A diversidade da população brasileira | A construção social do Brasil | 143 |
1 - CONHECIMENTO | A diversidade da população brasileira | Para continuar aprendendo | 156 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A diversidade da população brasileira | Para continuar aprendendo | 156 |
4 - COMUNICAÇÃO | A diversidade da população brasileira | Para continuar aprendendo | 156 |
5 - CULTURA DIGITAL | A diversidade da população brasileira | Para continuar aprendendo | 156 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A diversidade da população brasileira | Para continuar aprendendo | 156 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A diversidade da população brasileira | Para continuar aprendendo | 156 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | A diversidade da população brasileira | Para continuar aprendendo | 156 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A diversidade da população brasileira | Para continuar aprendendo | 156 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | A diversidade da população brasileira | Para continuar aprendendo | 156 |
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia
Direitos da Criança e do Adolescente
Cidadania e Civismo
Diversidade Cultural
Multiculturalismo
Educação ambiental
Meio Ambiente
Educação em Direitos humanos
Cidadania e Civismo
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Multiculturalismo
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso
Cidadania e Civismo
Detalhamento Temas Contemporâneos Transversais
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Direitos da Criança e do Adolescente | Ética: conceito e fundamentos | 14 | |
Diversidade Cultural | Ética: conceito e fundamentos | 14 | |
Educação ambiental | Ética: conceito e fundamentos | 14 | |
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso | Ética: conceito e fundamentos | 14 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | Ética: conceito e fundamentos | 14 | |
Diversidade Cultural | Ética: conceito e fundamentos | 14 | |
Educação ambiental | Ética: conceito e fundamentos | 14 | |
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso | Ética: conceito e fundamentos | 14 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | Ética: conceito e fundamentos | 15 | |
Diversidade Cultural | Ética: conceito e fundamentos | 15 | |
Educação ambiental | Ética: conceito e fundamentos | 15 | |
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso | Ética: conceito e fundamentos | 15 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | Ética: conceito e fundamentos | 16 | |
Diversidade Cultural | Ética: conceito e fundamentos | 16 | |
Educação ambiental | Ética: conceito e fundamentos | 16 | |
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso | Ética: conceito e fundamentos | 16 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | Ética: conceito e fundamentos | 16 | |
Diversidade Cultural | Ética: conceito e fundamentos | 16 | |
Educação ambiental | Ética: conceito e fundamentos | 16 | |
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso | Ética: conceito e fundamentos | 16 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | Ética: conceito e fundamentos | 17 | |
Diversidade Cultural | Ética: conceito e fundamentos | 17 | |
Educação ambiental | Ética: conceito e fundamentos | 17 | |
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso | Ética: conceito e fundamentos | 17 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | Ética: conceito e fundamentos | 17 | |
Diversidade Cultural | Ética: conceito e fundamentos | 17 | |
Educação ambiental | Ética: conceito e fundamentos | 17 | |
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso | Ética: conceito e fundamentos | 17 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | Ética: conceito e fundamentos | 19 | |
Diversidade Cultural | Ética: conceito e fundamentos | 19 | |
Educação ambiental | Ética: conceito e fundamentos | 19 | |
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso | Ética: conceito e fundamentos | 19 | |
Ciência e Tecnologia | Desafios para a paz | 103 | |
Diversidade Cultural | Desafios para a paz | 103 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Desafios para a paz | 103 | |
Ciência e Tecnologia | Quem faz a justiça no Brasil? | 120 | |
Diversidade Cultural | Quem faz a justiça no Brasil? | 120 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Quem faz a justiça no Brasil? | 120 | |
Diversidade Cultural | Uma história atravessada pelo colonialismo | 20 | |
Diversidade Cultural | Uma história atravessada pelo colonialismo | 29 | |
Diversidade Cultural | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | 30 | |
Diversidade Cultural | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | 37 | |
Diversidade Cultural | África do Sul: sociedade e espaço | 39 | |
Educação em Direitos humanos | África do Sul: sociedade e espaço | 39 | |
Diversidade Cultural | África do Sul: sociedade e espaço | 47 | |
Educação em Direitos humanos | África do Sul: sociedade e espaço | 47 | |
Ciência e Tecnologia | Da desigualdade natural à igualdade como valor | 49 | |
Diversidade Cultural | Da desigualdade natural à igualdade como valor | 49 | |
Ciência e Tecnologia | Da desigualdade natural à igualdade como valor | 53 | |
Diversidade Cultural | Da desigualdade natural à igualdade como valor | 53 | |
Ciência e Tecnologia | Uma sociedade milenar e complexa | 55 | |
Diversidade Cultural | Uma sociedade milenar e complexa | 55 | |
Ciência e Tecnologia | Uma sociedade milenar e complexa | 65 | |
Diversidade Cultural | Uma sociedade milenar e complexa | 65 | |
Ciência e Tecnologia | Entre classes e castas | 67 | |
Diversidade Cultural | Entre classes e castas | 67 | |
Ciência e Tecnologia | Entre classes e castas | 73 | |
Diversidade Cultural | Entre classes e castas | 73 | |
Ciência e Tecnologia | Potência em ascensão | 75 | |
Diversidade Cultural | Potência em ascensão | 75 | |
Ciência e Tecnologia | Potência em ascensão | 81 | |
Diversidade Cultural | Potência em ascensão | 81 | |
Ciência e Tecnologia | Poder e violência | 82 | |
Diversidade Cultural | Poder e violência | 82 | |
Ciência e Tecnologia | Poder e violência | 87 | |
Diversidade Cultural | Poder e violência | 87 | |
Ciência e Tecnologia | Origens do conflito israelo-palestino | 89 | |
Diversidade Cultural | Origens do conflito israelo-palestino | 89 | |
Ciência e Tecnologia | Origens do conflito israelo-palestino | 97 | |
Diversidade Cultural | Origens do conflito israelo-palestino | 97 | |
Ciência e Tecnologia | Desafios para a paz | 99 | |
Diversidade Cultural | Desafios para a paz | 99 | |
Ciência e Tecnologia | Um território para uma nação | 104 | |
Diversidade Cultural | Um território para uma nação | 104 | |
Ciência e Tecnologia | Um território para uma nação | 114 | |
Diversidade Cultural | Um território para uma nação | 114 | |
Diversidade Cultural | Justiça, preconceito e discriminação | 116 | |
Educação em Direitos humanos | Justiça, preconceito e discriminação | 116 | |
Diversidade Cultural | Justiça, preconceito e discriminação | 119 | |
Educação em Direitos humanos | Justiça, preconceito e discriminação | 119 | |
Diversidade Cultural | Quem faz a justiça no Brasil? | 128 | |
Diversidade Cultural | As Constituições da República | 132 | |
Diversidade Cultural | As Constituições da República | 134 | |
Diversidade Cultural | O uso da justiça no Brasil | 136 | |
Educação em Direitos humanos | O uso da justiça no Brasil | 136 | |
Diversidade Cultural | O uso da justiça no Brasil | 141 | |
Educação em Direitos humanos | O uso da justiça no Brasil | 141 | |
Ciência e Tecnologia | A diversidade da população brasileira | 143 | |
Diversidade Cultural | A diversidade da população brasileira | 143 | |
Ciência e Tecnologia | A diversidade da população brasileira | 156 | |
Diversidade Cultural | A diversidade da população brasileira | 156 | |
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Habilidades
(EM13CHS603) - Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).
(EM13CHS606) - Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira - com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes - e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.
(EM13CNT303) - Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
(EM13CHS605) - Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.
Detalhamento das Habilidades
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
EM13CHS603 | Ética: conceito e fundamentos | Ética na Antiguidade | 14 |
EM13CHS606 | Ética: conceito e fundamentos | Ética na Antiguidade | 14 |
EM13CHS603 | Ética: conceito e fundamentos | Atividades | 19 |
EM13CHS606 | Ética: conceito e fundamentos | Atividades | 19 |
EM13CHS603 | Uma história atravessada pelo colonialismo | A ancestralidade banta | 20 |
EM13CHS603 | Uma história atravessada pelo colonialismo | Atividades | 29 |
EM13CNT303 | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | Conflitos étnicos e raciais | 30 |
EM13CNT303 | Raça, etnia e a complexidade da desigualdade | Atividades | 37 |
EM13CNT303 | África do Sul: sociedade e espaço | Os caminhos da opressão | 39 |
EM13CNT303 | África do Sul: sociedade e espaço | Atividades | 47 |
EM13CHS603 | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Desigualdades na realidade social | 49 |
EM13CHS603 | Da desigualdade natural à igualdade como valor | Atividades | 53 |
EM13CHS603 | Uma sociedade milenar e complexa | Da diplomacia às guerras coloniais | 55 |
EM13CHS603 | Uma sociedade milenar e complexa | Atividades | 65 |
EM13CHS603 | Entre classes e castas | Muçulmanos na Índia | 67 |
EM13CHS603 | Entre classes e castas | Atividades | 73 |
EM13CNT303 | Potência em ascensão | A sociedade indiana: população e desigualdade | 75 |
EM13CNT303 | Potência em ascensão | Atividades | 81 |
EM13CHS603 | Poder e violência | As formas sociais de violência | 82 |
EM13CHS603 | Poder e violência | Atividades | 87 |
EM13CHS606 | Origens do conflito israelo-palestino | O colonialismo na Palestina | 89 |
EM13CHS606 | Origens do conflito israelo-palestino | Atividades | 97 |
EM13CHS606 | Desafios para a paz | Conflitos religiosos e políticos | 99 |
EM13CHS606 | Desafios para a paz | Atividades | 103 |
EM13CHS606 | Um território para uma nação | Um Estado para a Palestina | 104 |
EM13CHS606 | Um território para uma nação | Atividades | 114 |
EM13CHS605 | Justiça, preconceito e discriminação | O significado amplo de justiça | 116 |
EM13CHS606 | Justiça, preconceito e discriminação | O significado amplo de justiça | 116 |
EM13CHS605 | Justiça, preconceito e discriminação | Atividades | 119 |
EM13CHS606 | Justiça, preconceito e discriminação | Atividades | 119 |
EM13CHS605 | Quem faz a justiça no Brasil? | Primeiras estruturas de poder e aplicação da lei | 120 |
EM13CHS605 | Quem faz a justiça no Brasil? | A justiça no contexto republicano | 128 |
EM13CHS605 | As Constituições da República | Conexões: Saúde mental e arte | 132 |
EM13CHS605 | As Constituições da República | Atividades | 134 |
EM13CNT303 | O uso da justiça no Brasil | Justiça e sociedade | 136 |
EM13CNT303 | O uso da justiça no Brasil | Atividades | 141 |
EM13CNT303 | A diversidade da população brasileira | A construção social do Brasil | 143 |
EM13CNT303 | A diversidade da população brasileira | Para continuar aprendendo | 156 |
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Detalhamento das Especificidades
Especificidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |