

CONHECIMENTO
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
SENSO ESTÉTICO
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMUNICAÇÃO
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
CULTURA DIGITAL
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
PROJETO DE VIDA E TRABALHO
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
ARGUMENTAÇÃO
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
EMPATIA E COOPERAÇÃO
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Detalhamento das Competências Gerais
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
1 - CONHECIMENTO | Medidas e superfícies | Resolução de problemas de cálculo de áreas | 38 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Medidas e superfícies | Resolução de problemas de cálculo de áreas | 38 |
4 - COMUNICAÇÃO | Medidas e superfícies | Resolução de problemas de cálculo de áreas | 38 |
1 - CONHECIMENTO | Geometria das transformações | Transformações homotéticas | 62 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Geometria das transformações | Transformações homotéticas | 62 |
4 - COMUNICAÇÃO | Geometria das transformações | Transformações homotéticas | 62 |
1 - CONHECIMENTO | Conceitos de Geometria Plana | Semelhanças | 19 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Conceitos de Geometria Plana | Semelhanças | 19 |
4 - COMUNICAÇÃO | Conceitos de Geometria Plana | Semelhanças | 19 |
5 - CULTURA DIGITAL | Conceitos de Geometria Plana | Semelhanças | 19 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Conceitos de Geometria Plana | Semelhanças | 19 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Conceitos de Geometria Plana | Semelhanças | 19 |
1 - CONHECIMENTO | Polígonos e ângulos | Os ângulos nos polígonos regulares | 34 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Polígonos e ângulos | Os ângulos nos polígonos regulares | 34 |
4 - COMUNICAÇÃO | Polígonos e ângulos | Os ângulos nos polígonos regulares | 34 |
5 - CULTURA DIGITAL | Polígonos e ângulos | Os ângulos nos polígonos regulares | 34 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Polígonos e ângulos | Os ângulos nos polígonos regulares | 34 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Polígonos e ângulos | Os ângulos nos polígonos regulares | 34 |
1 - CONHECIMENTO | Medidas e superfícies | Atividades finais | 50 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Medidas e superfícies | Atividades finais | 50 |
4 - COMUNICAÇÃO | Medidas e superfícies | Atividades finais | 50 |
5 - CULTURA DIGITAL | Medidas e superfícies | Atividades finais | 50 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Medidas e superfícies | Atividades finais | 50 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Medidas e superfícies | Atividades finais | 50 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Geometria das transformações | Transformações homotéticas | 62 |
5 - CULTURA DIGITAL | Geometria das transformações | Transformações homotéticas | 62 |
1 - CONHECIMENTO | Triângulos: relações trigonométricas | Atividades finais | 90 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Triângulos: relações trigonométricas | Atividades finais | 90 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Triângulos: relações trigonométricas | Atividades finais | 90 |
4 - COMUNICAÇÃO | Triângulos: relações trigonométricas | Atividades finais | 90 |
5 - CULTURA DIGITAL | Triângulos: relações trigonométricas | Atividades finais | 90 |
1 - CONHECIMENTO | Circunferência trigonométrica | Aproveitando a oportunidade: A tangente na circunferência trigonométrica | 108 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Circunferência trigonométrica | Aproveitando a oportunidade: A tangente na circunferência trigonométrica | 108 |
4 - COMUNICAÇÃO | Circunferência trigonométrica | Aproveitando a oportunidade: A tangente na circunferência trigonométrica | 108 |
5 - CULTURA DIGITAL | Circunferência trigonométrica | Aproveitando a oportunidade: A tangente na circunferência trigonométrica | 108 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Circunferência trigonométrica | Aproveitando a oportunidade: A tangente na circunferência trigonométrica | 108 |
1 - CONHECIMENTO | As funções seno e cosseno | Atividades finais | 124 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | As funções seno e cosseno | Atividades finais | 124 |
4 - COMUNICAÇÃO | As funções seno e cosseno | Atividades finais | 124 |
5 - CULTURA DIGITAL | As funções seno e cosseno | Atividades finais | 124 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | As funções seno e cosseno | Atividades finais | 124 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Rampas de acesso | Rampas de acesso | 128 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Rampas de acesso | Rampas de acesso | 128 |
4 - COMUNICAÇÃO | Rampas de acesso | Rampas de acesso | 128 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Rampas de acesso | Rampas de acesso | 128 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Rampas de acesso | Rampas de acesso | 128 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Rampas de acesso | Rampas de acesso | 128 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Rampas de acesso | Rampas de acesso | 128 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Rampas de acesso | Rampas de acesso | 128 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Do muralismo à street art | Do muralismo à street art | 130 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Do muralismo à street art | Do muralismo à street art | 130 |
4 - COMUNICAÇÃO | Do muralismo à street art | Do muralismo à street art | 130 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Do muralismo à street art | Do muralismo à street art | 130 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Do muralismo à street art | Do muralismo à street art | 130 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Do muralismo à street art | Do muralismo à street art | 130 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Do muralismo à street art | Do muralismo à street art | 130 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Do muralismo à street art | Do muralismo à street art | 130 |
1 - CONHECIMENTO | Rampas de acesso | Rampas de acesso | 128 |
5 - CULTURA DIGITAL | Rampas de acesso | Rampas de acesso | 128 |
1 - CONHECIMENTO | Do muralismo à street art | Do muralismo à street art | 130 |
5 - CULTURA DIGITAL | Do muralismo à street art | Do muralismo à street art | 130 |
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia
Diversidade Cultural
Multiculturalismo
Educação ambiental
Meio Ambiente
Educação em Direitos humanos
Cidadania e Civismo
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Multiculturalismo
Educação para o Trânsito
Cidadania e Civismo
Trabalho
Economia
Detalhamento Temas Contemporâneos Transversais
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Ciência e Tecnologia | Medidas e superfícies | 38 | |
Educação ambiental | Medidas e superfícies | 38 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Medidas e superfícies | 38 | |
Trabalho | Medidas e superfícies | 38 | |
Ciência e Tecnologia | Geometria das transformações | 62 | |
Trabalho | Geometria das transformações | 62 | |
Ciência e Tecnologia | Conceitos de Geometria Plana | 19 | |
Trabalho | Conceitos de Geometria Plana | 19 | |
Ciência e Tecnologia | Polígonos e ângulos | 34 | |
Trabalho | Polígonos e ângulos | 34 | |
Ciência e Tecnologia | Medidas e superfícies | 50 | |
Trabalho | Medidas e superfícies | 50 | |
Diversidade Cultural | Geometria das transformações | 62 | |
Ciência e Tecnologia | Triângulos: relações trigonométricas | 90 | |
Diversidade Cultural | Triângulos: relações trigonométricas | 90 | |
Trabalho | Triângulos: relações trigonométricas | 90 | |
Ciência e Tecnologia | Circunferência trigonométrica | 108 | |
Diversidade Cultural | Circunferência trigonométrica | 108 | |
Trabalho | Circunferência trigonométrica | 108 | |
Ciência e Tecnologia | As funções seno e cosseno | 124 | |
Diversidade Cultural | As funções seno e cosseno | 124 | |
Trabalho | As funções seno e cosseno | 124 | |
Ciência e Tecnologia | Rampas de acesso | 128 | |
Diversidade Cultural | Rampas de acesso | 128 | |
Educação em Direitos humanos | Rampas de acesso | 128 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Rampas de acesso | 128 | |
Trabalho | Rampas de acesso | 128 | |
Ciência e Tecnologia | Do muralismo à street art | 130 | |
Diversidade Cultural | Do muralismo à street art | 130 | |
Educação em Direitos humanos | Do muralismo à street art | 130 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Do muralismo à street art | 130 | |
Trabalho | Do muralismo à street art | 130 | |
Diversidade Cultural | Conceitos de Geometria Plana | 19 | |
Educação ambiental | Conceitos de Geometria Plana | 19 | |
Educação para o Trânsito | Conceitos de Geometria Plana | 19 | |
Diversidade Cultural | Polígonos e ângulos | 34 | |
Educação ambiental | Polígonos e ângulos | 34 | |
Educação para o Trânsito | Polígonos e ângulos | 34 | |
Diversidade Cultural | Medidas e superfícies | 50 | |
Educação ambiental | Medidas e superfícies | 50 | |
Educação para o Trânsito | Medidas e superfícies | 50 | |
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Habilidades
(EM13MAT505) - Resolver problemas sobre ladrilhamento do plano, com ou sem apoio de aplicativos de geometria dinâmica, para conjecturar a respeito dos tipos ou composição de polígonos que podem ser utilizados em ladrilhamento, generalizando padrões observados.
(EM13LGG105) - Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.
(EM13CHS106) - Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
(EM13LGG601) - Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
(EM13CHS104) - Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
(EM13CNT303) - Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
Detalhamento das Habilidades
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
EM13MAT505 | Conceitos de Geometria Plana | Semelhanças | 19 |
EM13MAT505 | Polígonos e ângulos | Os ângulos nos polígonos regulares | 34 |
EM13MAT505 | Medidas e superfícies | Atividades finais | 50 |
EM13LGG105 | Geometria das transformações | Transformações homotéticas | 62 |
EM13LGG105 | Triângulos: relações trigonométricas | Atividades finais | 90 |
EM13CHS106 | Circunferência trigonométrica | Aproveitando a oportunidade: A tangente na circunferência trigonométrica | 108 |
EM13CHS106 | As funções seno e cosseno | Atividades finais | 124 |
EM13LGG601 | Rampas de acesso | Rampas de acesso | 128 |
EM13CHS104 | Rampas de acesso | Rampas de acesso | 128 |
EM13LGG601 | Do muralismo à street art | Do muralismo à street art | 130 |
EM13CHS104 | Do muralismo à street art | Do muralismo à street art | 130 |
EM13CNT303 | Circunferência trigonométrica | Aproveitando a oportunidade: A tangente na circunferência trigonométrica | 108 |
EM13CNT303 | As funções seno e cosseno | Atividades finais | 124 |
EM13MAT505 | Rampas de acesso | Rampas de acesso | 128 |
EM13MAT505 | Do muralismo à street art | Do muralismo à street art | 130 |
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Detalhamento das Especificidades
Especificidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |