

CONHECIMENTO
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
SENSO ESTÉTICO
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMUNICAÇÃO
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
CULTURA DIGITAL
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
PROJETO DE VIDA E TRABALHO
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
ARGUMENTAÇÃO
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
EMPATIA E COOPERAÇÃO
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Detalhamento das Competências Gerais
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
1 - CONHECIMENTO | Geometria dos mapas: projeções cartográficas | Projeção cônica | 40 |
4 - COMUNICAÇÃO | Geometria dos mapas: projeções cartográficas | Projeção cônica | 40 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geometria dos mapas: projeções cartográficas | Projeção cônica | 40 |
1 - CONHECIMENTO | Reutilizando água | Reutilizando água | 129 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Reutilizando água | Reutilizando água | 129 |
4 - COMUNICAÇÃO | Reutilizando água | Reutilizando água | 129 |
1 - CONHECIMENTO | O método matemático | O método matemático | 12 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O método matemático | O método matemático | 12 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O método matemático | O método matemático | 12 |
4 - COMUNICAÇÃO | O método matemático | O método matemático | 12 |
5 - CULTURA DIGITAL | O método matemático | O método matemático | 12 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O método matemático | O método matemático | 12 |
1 - CONHECIMENTO | As figuras geométricas espaciais | Poliedros: relação de Euler | 15 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | As figuras geométricas espaciais | Poliedros: relação de Euler | 15 |
3 - SENSO ESTÉTICO | As figuras geométricas espaciais | Poliedros: relação de Euler | 15 |
4 - COMUNICAÇÃO | As figuras geométricas espaciais | Poliedros: relação de Euler | 15 |
5 - CULTURA DIGITAL | As figuras geométricas espaciais | Poliedros: relação de Euler | 15 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | As figuras geométricas espaciais | Poliedros: relação de Euler | 15 |
1 - CONHECIMENTO | Relação métricas em sólidos geométricos | Esfera | 35 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Relação métricas em sólidos geométricos | Esfera | 35 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Relação métricas em sólidos geométricos | Esfera | 35 |
4 - COMUNICAÇÃO | Relação métricas em sólidos geométricos | Esfera | 35 |
5 - CULTURA DIGITAL | Relação métricas em sólidos geométricos | Esfera | 35 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Relação métricas em sólidos geométricos | Esfera | 35 |
1 - CONHECIMENTO | Geometria dos mapas: projeções cartográficas | Atividades finais | 46 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Geometria dos mapas: projeções cartográficas | Atividades finais | 46 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Geometria dos mapas: projeções cartográficas | Atividades finais | 46 |
4 - COMUNICAÇÃO | Geometria dos mapas: projeções cartográficas | Atividades finais | 46 |
5 - CULTURA DIGITAL | Geometria dos mapas: projeções cartográficas | Atividades finais | 46 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Geometria dos mapas: projeções cartográficas | Atividades finais | 46 |
1 - CONHECIMENTO | Os prismas | Volume do prisma: o princípio de Cavalieri | 66 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Os prismas | Volume do prisma: o princípio de Cavalieri | 66 |
4 - COMUNICAÇÃO | Os prismas | Volume do prisma: o princípio de Cavalieri | 66 |
5 - CULTURA DIGITAL | Os prismas | Volume do prisma: o princípio de Cavalieri | 66 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Os prismas | Volume do prisma: o princípio de Cavalieri | 66 |
1 - CONHECIMENTO | Os cilindros | Atividades finais | 76 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Os cilindros | Atividades finais | 76 |
4 - COMUNICAÇÃO | Os cilindros | Atividades finais | 76 |
5 - CULTURA DIGITAL | Os cilindros | Atividades finais | 76 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Os cilindros | Atividades finais | 76 |
1 - CONHECIMENTO | As pirâmides | Volume da pirâmide | 92 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | As pirâmides | Volume da pirâmide | 92 |
4 - COMUNICAÇÃO | As pirâmides | Volume da pirâmide | 92 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | As pirâmides | Volume da pirâmide | 92 |
1 - CONHECIMENTO | Os cones | Aproveitando a oportunidade: Pirâmides e cones: razão de semelhança e tronco | 108 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Os cones | Aproveitando a oportunidade: Pirâmides e cones: razão de semelhança e tronco | 108 |
4 - COMUNICAÇÃO | Os cones | Aproveitando a oportunidade: Pirâmides e cones: razão de semelhança e tronco | 108 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Os cones | Aproveitando a oportunidade: Pirâmides e cones: razão de semelhança e tronco | 108 |
1 - CONHECIMENTO | A esfera | Atividades finais | 121 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A esfera | Atividades finais | 121 |
4 - COMUNICAÇÃO | A esfera | Atividades finais | 121 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A esfera | Atividades finais | 121 |
1 - CONHECIMENTO | Mapas que fazem diferença | Mapas que fazem diferença | 126 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Mapas que fazem diferença | Mapas que fazem diferença | 126 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Mapas que fazem diferença | Mapas que fazem diferença | 126 |
4 - COMUNICAÇÃO | Mapas que fazem diferença | Mapas que fazem diferença | 126 |
5 - CULTURA DIGITAL | Mapas que fazem diferença | Mapas que fazem diferença | 126 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Mapas que fazem diferença | Mapas que fazem diferença | 126 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Mapas que fazem diferença | Mapas que fazem diferença | 126 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Mapas que fazem diferença | Mapas que fazem diferença | 126 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Mapas que fazem diferença | Mapas que fazem diferença | 126 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Mapas que fazem diferença | Mapas que fazem diferença | 126 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Reutilizando água | Reutilizando água | 129 |
5 - CULTURA DIGITAL | Reutilizando água | Reutilizando água | 129 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Reutilizando água | Reutilizando água | 129 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Reutilizando água | Reutilizando água | 129 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Reutilizando água | Reutilizando água | 129 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Reutilizando água | Reutilizando água | 129 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Reutilizando água | Reutilizando água | 129 |
3 - SENSO ESTÉTICO | As pirâmides | Volume da pirâmide | 92 |
5 - CULTURA DIGITAL | As pirâmides | Volume da pirâmide | 92 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Os cones | Aproveitando a oportunidade: Pirâmides e cones: razão de semelhança e tronco | 108 |
5 - CULTURA DIGITAL | Os cones | Aproveitando a oportunidade: Pirâmides e cones: razão de semelhança e tronco | 108 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A esfera | Atividades finais | 121 |
5 - CULTURA DIGITAL | A esfera | Atividades finais | 121 |
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia
Diversidade Cultural
Multiculturalismo
Educação ambiental
Meio Ambiente
Educação em Direitos humanos
Cidadania e Civismo
Educação para o consumo
Meio Ambiente
Saúde
Saúde
Trabalho
Economia
Detalhamento Temas Contemporâneos Transversais
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Ciência e Tecnologia | Geometria dos mapas: projeções cartográficas | 40 | |
Educação ambiental | Geometria dos mapas: projeções cartográficas | 40 | |
Trabalho | Geometria dos mapas: projeções cartográficas | 40 | |
Ciência e Tecnologia | Reutilizando água | 129 | |
Educação ambiental | Reutilizando água | 129 | |
Educação em Direitos humanos | Reutilizando água | 129 | |
Trabalho | Reutilizando água | 129 | |
Ciência e Tecnologia | O método matemático | 12 | |
Diversidade Cultural | O método matemático | 12 | |
Trabalho | O método matemático | 12 | |
Ciência e Tecnologia | As figuras geométricas espaciais | 15 | |
Diversidade Cultural | As figuras geométricas espaciais | 15 | |
Trabalho | As figuras geométricas espaciais | 15 | |
Ciência e Tecnologia | Relação métricas em sólidos geométricos | 35 | |
Diversidade Cultural | Relação métricas em sólidos geométricos | 35 | |
Trabalho | Relação métricas em sólidos geométricos | 35 | |
Ciência e Tecnologia | Geometria dos mapas: projeções cartográficas | 46 | |
Diversidade Cultural | Geometria dos mapas: projeções cartográficas | 46 | |
Trabalho | Geometria dos mapas: projeções cartográficas | 46 | |
Ciência e Tecnologia | Os prismas | 66 | |
Diversidade Cultural | Os prismas | 66 | |
Educação em Direitos humanos | Os prismas | 66 | |
Trabalho | Os prismas | 66 | |
Ciência e Tecnologia | Os cilindros | 76 | |
Diversidade Cultural | Os cilindros | 76 | |
Educação em Direitos humanos | Os cilindros | 76 | |
Trabalho | Os cilindros | 76 | |
Ciência e Tecnologia | As pirâmides | 92 | |
Diversidade Cultural | As pirâmides | 92 | |
Trabalho | As pirâmides | 92 | |
Ciência e Tecnologia | Os cones | 108 | |
Diversidade Cultural | Os cones | 108 | |
Trabalho | Os cones | 108 | |
Ciência e Tecnologia | A esfera | 121 | |
Diversidade Cultural | A esfera | 121 | |
Trabalho | A esfera | 121 | |
Ciência e Tecnologia | Mapas que fazem diferença | 126 | |
Educação ambiental | Mapas que fazem diferença | 126 | |
Educação em Direitos humanos | Mapas que fazem diferença | 126 | |
Educação para o consumo | Mapas que fazem diferença | 126 | |
Saúde | Mapas que fazem diferença | 126 | |
Educação para o consumo | Reutilizando água | 129 | |
Saúde | Reutilizando água | 129 | |
Diversidade Cultural | Mapas que fazem diferença | 126 | |
Diversidade Cultural | Reutilizando água | 129 | |
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Habilidades
(EM13LGG701) - Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
(EM13LGG703) - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
(EM13LP32) - Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.) e comparar autonomamente esses conteúdos, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados, de forma a compreender e posicionar-se criticamente sobre esses conteúdos e estabelecer recortes precisos.
(EM13LP50) - Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.
(EM13MAT504) - Investigar processos de obtenção da medida do volume de prismas, pirâmides, cilindros e cones, incluindo o princípio de Cavalieri, para a obtenção das fórmulas de cálculo da medida do volume dessas figuras.
(EM13MAT509) - Investigar a deformação de ângulos e áreas provocada pelas diferentes projeções usadas em cartografia (como a cilíndrica e a cônica), com ou sem suporte de tecnologia digital.
(EM13CNT303) - Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
Detalhamento das Habilidades
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
EM13LGG701 | O método matemático | O método matemático | 12 |
EM13LGG703 | O método matemático | O método matemático | 12 |
EM13LP32 | O método matemático | O método matemático | 12 |
EM13LGG701 | As figuras geométricas espaciais | Poliedros: relação de Euler | 15 |
EM13LGG703 | As figuras geométricas espaciais | Poliedros: relação de Euler | 15 |
EM13LP32 | As figuras geométricas espaciais | Poliedros: relação de Euler | 15 |
EM13LGG701 | Relação métricas em sólidos geométricos | Esfera | 35 |
EM13LGG703 | Relação métricas em sólidos geométricos | Esfera | 35 |
EM13LP32 | Relação métricas em sólidos geométricos | Esfera | 35 |
EM13LGG701 | Geometria dos mapas: projeções cartográficas | Atividades finais | 46 |
EM13LGG703 | Geometria dos mapas: projeções cartográficas | Atividades finais | 46 |
EM13LP32 | Geometria dos mapas: projeções cartográficas | Atividades finais | 46 |
EM13LP50 | As pirâmides | Volume da pirâmide | 92 |
EM13MAT504 | As pirâmides | Volume da pirâmide | 92 |
EM13LP50 | Os cones | Aproveitando a oportunidade: Pirâmides e cones: razão de semelhança e tronco | 108 |
EM13MAT504 | Os cones | Aproveitando a oportunidade: Pirâmides e cones: razão de semelhança e tronco | 108 |
EM13LP50 | A esfera | Atividades finais | 121 |
EM13MAT504 | A esfera | Atividades finais | 121 |
EM13MAT509 | Mapas que fazem diferença | Mapas que fazem diferença | 126 |
EM13MAT509 | Reutilizando água | Reutilizando água | 129 |
EM13MAT504 | Os prismas | Volume do prisma: o princípio de Cavalieri | 66 |
EM13MAT504 | Os cilindros | Atividades finais | 76 |
EM13CNT303 | Mapas que fazem diferença | Mapas que fazem diferença | 126 |
EM13CNT303 | Reutilizando água | Reutilizando água | 129 |
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Detalhamento das Especificidades
Especificidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |