

CONHECIMENTO
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
SENSO ESTÉTICO
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMUNICAÇÃO
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
CULTURA DIGITAL
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
PROJETO DE VIDA E TRABALHO
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
ARGUMENTAÇÃO
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
EMPATIA E COOPERAÇÃO
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Detalhamento das Competências Gerais
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
1 - CONHECIMENTO | Probabilidade | Espaço amostral e evento | 88 |
4 - COMUNICAÇÃO | Probabilidade | Espaço amostral e evento | 88 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Probabilidade | Espaço amostral e evento | 88 |
1 - CONHECIMENTO | Relatórios estatísticos | Relatórios estatísticos | 136 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Relatórios estatísticos | Relatórios estatísticos | 136 |
4 - COMUNICAÇÃO | Relatórios estatísticos | Relatórios estatísticos | 136 |
1 - CONHECIMENTO | A Matemática e a Educação Financeira | Matemática Comercial | 12 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A Matemática e a Educação Financeira | Matemática Comercial | 12 |
4 - COMUNICAÇÃO | A Matemática e a Educação Financeira | Matemática Comercial | 12 |
5 - CULTURA DIGITAL | A Matemática e a Educação Financeira | Matemática Comercial | 12 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A Matemática e a Educação Financeira | Matemática Comercial | 12 |
1 - CONHECIMENTO | Tópicos de Estatisticas Descritiva | Atividades finais | 48 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Tópicos de Estatisticas Descritiva | Atividades finais | 48 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Tópicos de Estatisticas Descritiva | Atividades finais | 48 |
4 - COMUNICAÇÃO | Tópicos de Estatisticas Descritiva | Atividades finais | 48 |
5 - CULTURA DIGITAL | Tópicos de Estatisticas Descritiva | Atividades finais | 48 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Tópicos de Estatisticas Descritiva | Atividades finais | 48 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Tópicos de Estatisticas Descritiva | Atividades finais | 48 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Tópicos de Estatisticas Descritiva | Atividades finais | 48 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Princípios de contagem | Atividades finais | 84 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Princípios de contagem | Atividades finais | 84 |
4 - COMUNICAÇÃO | Princípios de contagem | Atividades finais | 84 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Princípios de contagem | Atividades finais | 84 |
1 - CONHECIMENTO | Probabilidade | Multiplicação de probabilidades | 115 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Probabilidade | Multiplicação de probabilidades | 115 |
4 - COMUNICAÇÃO | Probabilidade | Multiplicação de probabilidades | 115 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Probabilidade | Multiplicação de probabilidades | 115 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Probabilidade | Multiplicação de probabilidades | 115 |
1 - CONHECIMENTO | Probabilidades e Estatísticas | Atividades finais | 128 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Probabilidades e Estatísticas | Atividades finais | 128 |
4 - COMUNICAÇÃO | Probabilidades e Estatísticas | Atividades finais | 128 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Probabilidades e Estatísticas | Atividades finais | 128 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Probabilidades e Estatísticas | Atividades finais | 128 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Probabilidades e Estatísticas | Atividades finais | 128 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Probabilidades e Estatísticas | Atividades finais | 128 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Probabilidades e Estatísticas | Atividades finais | 128 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Probabilidades e Estatísticas | Atividades finais | 128 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Relatórios estatísticos | Relatórios estatísticos | 136 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Relatórios estatísticos | Relatórios estatísticos | 136 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Relatórios estatísticos | Relatórios estatísticos | 136 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Relatórios estatísticos | Relatórios estatísticos | 136 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Relatórios estatísticos | Relatórios estatísticos | 136 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Relatórios estatísticos | Relatórios estatísticos | 136 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A Matemática e a Educação Financeira | Matemática Comercial | 12 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A Matemática e a Educação Financeira | Matemática Comercial | 12 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | A Matemática e a Educação Financeira | Matemática Comercial | 12 |
1 - CONHECIMENTO | Matemática Financeira | Juros simples | 25 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Matemática Financeira | Juros simples | 25 |
4 - COMUNICAÇÃO | Matemática Financeira | Juros simples | 25 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Matemática Financeira | Juros simples | 25 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Matemática Financeira | Juros simples | 25 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Matemática Financeira | Juros simples | 25 |
5 - CULTURA DIGITAL | Matemática Financeira | Juros simples | 25 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Matemática Financeira | Juros simples | 25 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Tópicos de Estatisticas Descritiva | Atividades finais | 48 |
5 - CULTURA DIGITAL | Princípios de contagem | Atividades finais | 84 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Previsão de resultados | Previsão de resultados | 132 |
4 - COMUNICAÇÃO | Previsão de resultados | Previsão de resultados | 132 |
5 - CULTURA DIGITAL | Previsão de resultados | Previsão de resultados | 132 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Previsão de resultados | Previsão de resultados | 132 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Previsão de resultados | Previsão de resultados | 132 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Previsão de resultados | Previsão de resultados | 132 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Previsão de resultados | Previsão de resultados | 132 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Previsão de resultados | Previsão de resultados | 132 |
5 - CULTURA DIGITAL | Relatórios estatísticos | Relatórios estatísticos | 136 |
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia
Diversidade Cultural
Multiculturalismo
Educação em Direitos humanos
Cidadania e Civismo
Educação Financeira
Economia
Educação Fiscal
Economia
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Multiculturalismo
Educação para o consumo
Meio Ambiente
Educação para o Trânsito
Cidadania e Civismo
Saúde
Saúde
Trabalho
Economia
Detalhamento Temas Contemporâneos Transversais
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Ciência e Tecnologia | Probabilidade | 88 | |
Diversidade Cultural | Probabilidade | 88 | |
Educação em Direitos humanos | Probabilidade | 88 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Probabilidade | 88 | |
Ciência e Tecnologia | Relatórios estatísticos | 136 | |
Educação em Direitos humanos | Relatórios estatísticos | 136 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Relatórios estatísticos | 136 | |
Ciência e Tecnologia | A Matemática e a Educação Financeira | 12 | |
Educação em Direitos humanos | A Matemática e a Educação Financeira | 12 | |
Educação Fiscal | A Matemática e a Educação Financeira | 12 | |
Educação para o consumo | A Matemática e a Educação Financeira | 12 | |
Trabalho | A Matemática e a Educação Financeira | 12 | |
Ciência e Tecnologia | Tópicos de Estatisticas Descritiva | 48 | |
Diversidade Cultural | Tópicos de Estatisticas Descritiva | 48 | |
Educação Financeira | Tópicos de Estatisticas Descritiva | 48 | |
Saúde | Tópicos de Estatisticas Descritiva | 48 | |
Ciência e Tecnologia | Princípios de contagem | 84 | |
Educação para o consumo | Princípios de contagem | 84 | |
Trabalho | Princípios de contagem | 84 | |
Ciência e Tecnologia | Probabilidade | 115 | |
Educação em Direitos humanos | Probabilidade | 115 | |
Trabalho | Probabilidade | 115 | |
Ciência e Tecnologia | Probabilidades e Estatísticas | 128 | |
Educação em Direitos humanos | Probabilidades e Estatísticas | 128 | |
Trabalho | Probabilidades e Estatísticas | 128 | |
Educação Financeira | Probabilidades e Estatísticas | 128 | |
Educação Fiscal | Probabilidades e Estatísticas | 128 | |
Educação Financeira | Relatórios estatísticos | 136 | |
Educação Fiscal | Relatórios estatísticos | 136 | |
Educação Financeira | A Matemática e a Educação Financeira | 12 | |
Ciência e Tecnologia | Matemática Financeira | 25 | |
Educação Financeira | Matemática Financeira | 25 | |
Educação Fiscal | Matemática Financeira | 25 | |
Educação para o consumo | Matemática Financeira | 25 | |
Educação para o Trânsito | Princípios de contagem | 84 | |
Ciência e Tecnologia | Previsão de resultados | 132 | |
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Habilidades
(EM13LP27) - Engajar-se na busca de solução para problemas que envolvam a coletividade, denunciando o desrespeito a direitos, organizando e/ou participando de discussões, campanhas e debates, produzindo textos reivindicatórios, normativos, entre outras possibilidades, como forma de fomentar os princípios democráticos e uma atuação pautada pela ética da responsabilidade, pelo consumo consciente e pela consciência socioambiental.
(EM13CHS301) - Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.
(EM13CHS304) - Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.
(EM13LGG105) - Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.
(EM13LGG101) - Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
(EM13MAT511) - Reconhecer a existência de diferentes tipos de espaços amostrais, discretos ou não, e de eventos, equiprováveis ou não, e investigar implicações no cálculo de probabilidades.
(EM13MAT312) - Resolver e elaborar problemas que envolvem o cálculo de probabilidade de eventos em experimentos aleatórios sucessivos.
(EM13MAT405) - Utilizar conceitos iniciais de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática.
(EM13CHS103) - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
(EM13MAT407) - Interpretar e comparar conjuntos de dados estatísticos por meio de diferentes diagramas e gráficos (histograma, de caixa (box-plot), de ramos e folhas, entre outros), reconhecendo os mais eficientes para sua análise.
(EM13MAT102) - Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.
(EM13MAT406) - Construir e interpretar tabelas e gráficos de frequências com base em dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas, incluindo ou não o uso de softwares que inter-relacionem estatística, geometria e álgebra.
(EM13MAT315) - Investigar e registrar, por meio de um fluxograma, quando possível, um algoritmo que resolve um problema.
Detalhamento das Habilidades
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
EM13LP27 | A Matemática e a Educação Financeira | Matemática Comercial | 12 |
EM13CHS301 | A Matemática e a Educação Financeira | Matemática Comercial | 12 |
EM13CHS304 | A Matemática e a Educação Financeira | Matemática Comercial | 12 |
EM13LGG105 | Tópicos de Estatisticas Descritiva | Atividades finais | 48 |
EM13LGG101 | Princípios de contagem | Atividades finais | 84 |
EM13MAT511 | Probabilidades e Estatísticas | Atividades finais | 128 |
EM13MAT511 | Relatórios estatísticos | Relatórios estatísticos | 136 |
EM13MAT312 | Probabilidades e Estatísticas | Atividades finais | 128 |
EM13MAT312 | Previsão de resultados | Previsão de resultados | 132 |
EM13LP27 | Matemática Financeira | Juros simples | 25 |
EM13MAT405 | Matemática Financeira | Juros simples | 25 |
EM13CHS103 | Tópicos de Estatisticas Descritiva | Atividades finais | 48 |
EM13MAT407 | Princípios de contagem | Atividades finais | 84 |
EM13MAT102 | Probabilidade | Multiplicação de probabilidades | 115 |
EM13MAT406 | Probabilidade | Multiplicação de probabilidades | 115 |
EM13MAT102 | Probabilidades e Estatísticas | Atividades finais | 128 |
EM13MAT406 | Probabilidades e Estatísticas | Atividades finais | 128 |
EM13MAT315 | Previsão de resultados | Previsão de resultados | 132 |
EM13MAT315 | Relatórios estatísticos | Relatórios estatísticos | 136 |
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Detalhamento das Especificidades
Especificidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |