

CONHECIMENTO
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
SENSO ESTÉTICO
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMUNICAÇÃO
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
CULTURA DIGITAL
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
PROJETO DE VIDA E TRABALHO
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
ARGUMENTAÇÃO
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
EMPATIA E COOPERAÇÃO
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Detalhamento das Competências Gerais
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
1 - CONHECIMENTO | A rua é de todos | Intervenção literária pela cidade | 101 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A rua é de todos | Intervenção literária pela cidade | 101 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A rua é de todos | Intervenção literária pela cidade | 101 |
1 - CONHECIMENTO | A rua é de todos | Hoje, em cartaz! | 104 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A rua é de todos | Hoje, em cartaz! | 104 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A rua é de todos | Hoje, em cartaz! | 104 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O que fica gravado em nós? | O que fica gravado em nós? | 12 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O que fica gravado em nós? | O que fica gravado em nós? | 12 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O que fica gravado em nós? | O que fica gravado em nós? | 12 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Prática de observação: o que é um celular? | Presença: real ou virtual? | 14 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Prática de observação: o que é um celular? | Presença: real ou virtual? | 14 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Prática de observação: o que é um celular? | Presença: real ou virtual? | 14 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Momento significativo do esporte para um povo | Lygia Clark e a fita de Moebius | 24 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Momento significativo do esporte para um povo | Lygia Clark e a fita de Moebius | 24 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Momento significativo do esporte para um povo | Lygia Clark e a fita de Moebius | 24 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | As intervenções de arte e o cotidiano | As intervenções de arte e o cotidiano | 28 |
3 - SENSO ESTÉTICO | As intervenções de arte e o cotidiano | As intervenções de arte e o cotidiano | 28 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | As intervenções de arte e o cotidiano | As intervenções de arte e o cotidiano | 28 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Olhares coletivos: unir para multiplicar | Olhares coletivos: unir para multiplicar | 29 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Olhares coletivos: unir para multiplicar | Olhares coletivos: unir para multiplicar | 29 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Olhares coletivos: unir para multiplicar | Olhares coletivos: unir para multiplicar | 29 |
1 - CONHECIMENTO | O tempo da cidade | A quem a cidade pertence? | 36 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O tempo da cidade | A quem a cidade pertence? | 36 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O tempo da cidade | A quem a cidade pertence? | 36 |
4 - COMUNICAÇÃO | O tempo da cidade | A quem a cidade pertence? | 36 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O tempo da cidade | A quem a cidade pertence? | 36 |
1 - CONHECIMENTO | A vida que corre nas letras de um livro | No slam e na vida | 61 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A vida que corre nas letras de um livro | No slam e na vida | 61 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A vida que corre nas letras de um livro | No slam e na vida | 61 |
4 - COMUNICAÇÃO | A vida que corre nas letras de um livro | No slam e na vida | 61 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | A vida que corre nas letras de um livro | No slam e na vida | 61 |
1 - CONHECIMENTO | Um mundo novo em movimento | Encadeamentos | 75 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Um mundo novo em movimento | Encadeamentos | 75 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Um mundo novo em movimento | Encadeamentos | 75 |
4 - COMUNICAÇÃO | Um mundo novo em movimento | Encadeamentos | 75 |
5 - CULTURA DIGITAL | Um mundo novo em movimento | Encadeamentos | 75 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Um mundo novo em movimento | Encadeamentos | 75 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Minha cidade - quantos caminhos a explorar? | 87 |
4 - COMUNICAÇÃO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Minha cidade - quantos caminhos a explorar? | 87 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Lugares para habitar, lugares para transformar | Minha cidade - quantos caminhos a explorar? | 87 |
4 - COMUNICAÇÃO | A tecnologia como território | Corpo e movimento - o que é e o que fica? | 98 |
5 - CULTURA DIGITAL | A tecnologia como território | Corpo e movimento - o que é e o que fica? | 98 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | A tecnologia como território | Corpo e movimento - o que é e o que fica? | 98 |
4 - COMUNICAÇÃO | A tecnologia como território | Elaborar vídeos curtos | 100 |
5 - CULTURA DIGITAL | A tecnologia como território | Elaborar vídeos curtos | 100 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | A tecnologia como território | Elaborar vídeos curtos | 100 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A rua é de todos | Encadeamentos | 113 |
4 - COMUNICAÇÃO | A rua é de todos | Encadeamentos | 113 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | A rua é de todos | Encadeamentos | 113 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Comunicação: redes tecidas no espaço | Um mundo de sons | 127 |
4 - COMUNICAÇÃO | Comunicação: redes tecidas no espaço | Um mundo de sons | 127 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Comunicação: redes tecidas no espaço | Um mundo de sons | 127 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Comunicação: redes tecidas no espaço | Construir uma nova cidade | 128 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Comunicação: redes tecidas no espaço | Construir uma nova cidade | 128 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Comunicação: redes tecidas no espaço | Construir uma nova cidade | 128 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Ação: comunidade presente | Adote um jardim | 133 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ação: comunidade presente | Adote um jardim | 133 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Ação: comunidade presente | Adote um jardim | 133 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Transformação: minha cidade é nossa casa | Encadeamentos | 143 |
4 - COMUNICAÇÃO | Transformação: minha cidade é nossa casa | Encadeamentos | 143 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Transformação: minha cidade é nossa casa | Encadeamentos | 143 |
5 - CULTURA DIGITAL | O que fica gravado em nós? | O que fica gravado em nós? | 12 |
1 - CONHECIMENTO | Prática de observação: o que é um celular? | Prática de observação: o que é um celular? | 13 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Prática de observação: o que é um celular? | Prática de observação: o que é um celular? | 13 |
4 - COMUNICAÇÃO | Prática de observação: o que é um celular? | Prática de observação: o que é um celular? | 13 |
5 - CULTURA DIGITAL | Prática de observação: o que é um celular? | Prática de observação: o que é um celular? | 13 |
4 - COMUNICAÇÃO | Prática de observação: o que é um celular? | Presença: real ou virtual? | 14 |
5 - CULTURA DIGITAL | Prática de observação: o que é um celular? | Presença: real ou virtual? | 14 |
1 - CONHECIMENTO | Momento significativo do esporte para um povo | Do contemplativo para o participativo: um momento significativo | 17 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Momento significativo do esporte para um povo | Do contemplativo para o participativo: um momento significativo | 17 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Momento significativo do esporte para um povo | Do contemplativo para o participativo: um momento significativo | 17 |
4 - COMUNICAÇÃO | Momento significativo do esporte para um povo | Do contemplativo para o participativo: um momento significativo | 17 |
4 - COMUNICAÇÃO | Momento significativo do esporte para um povo | Lygia Clark e a fita de Moebius | 24 |
1 - CONHECIMENTO | As intervenções de arte e o cotidiano | As intervenções de arte e o cotidiano | 28 |
4 - COMUNICAÇÃO | As intervenções de arte e o cotidiano | As intervenções de arte e o cotidiano | 28 |
1 - CONHECIMENTO | Olhares coletivos: unir para multiplicar | Olhares coletivos: unir para multiplicar | 29 |
4 - COMUNICAÇÃO | Olhares coletivos: unir para multiplicar | Olhares coletivos: unir para multiplicar | 29 |
1 - CONHECIMENTO | O tempo da cidade | Música pop: uma união latino-americana | 32 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O tempo da cidade | Música pop: uma união latino-americana | 32 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O tempo da cidade | Música pop: uma união latino-americana | 32 |
4 - COMUNICAÇÃO | O tempo da cidade | Música pop: uma união latino-americana | 32 |
5 - CULTURA DIGITAL | O tempo da cidade | Música pop: uma união latino-americana | 32 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O tempo da cidade | Música pop: uma união latino-americana | 32 |
5 - CULTURA DIGITAL | O tempo da cidade | A quem a cidade pertence? | 36 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O tempo da cidade | A quem a cidade pertence? | 36 |
1 - CONHECIMENTO | A vida que corre nas letras de um livro | Livros para quem precisa | 47 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A vida que corre nas letras de um livro | Livros para quem precisa | 47 |
4 - COMUNICAÇÃO | A vida que corre nas letras de um livro | Livros para quem precisa | 47 |
5 - CULTURA DIGITAL | A vida que corre nas letras de um livro | Livros para quem precisa | 47 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A vida que corre nas letras de um livro | Livros para quem precisa | 47 |
1 - CONHECIMENTO | A vida que corre nas letras de um livro | A literatura e a linguagem marginal | 52 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A vida que corre nas letras de um livro | A literatura e a linguagem marginal | 52 |
4 - COMUNICAÇÃO | A vida que corre nas letras de um livro | A literatura e a linguagem marginal | 52 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A vida que corre nas letras de um livro | A literatura e a linguagem marginal | 52 |
1 - CONHECIMENTO | A vida que corre nas letras de um livro | A voz que transforma | 59 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A vida que corre nas letras de um livro | A voz que transforma | 59 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A vida que corre nas letras de um livro | A voz que transforma | 59 |
4 - COMUNICAÇÃO | A vida que corre nas letras de um livro | A voz que transforma | 59 |
5 - CULTURA DIGITAL | A vida que corre nas letras de um livro | A voz que transforma | 59 |
5 - CULTURA DIGITAL | A vida que corre nas letras de um livro | No slam e na vida | 61 |
1 - CONHECIMENTO | Um mundo novo em movimento | Perceber os lugares por onde transitamos | 65 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Um mundo novo em movimento | Perceber os lugares por onde transitamos | 65 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um mundo novo em movimento | Perceber os lugares por onde transitamos | 65 |
1 - CONHECIMENTO | Um mundo novo em movimento | Tempo, espaço - qual é a velocidade da vida? | 68 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Um mundo novo em movimento | Tempo, espaço - qual é a velocidade da vida? | 68 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Um mundo novo em movimento | Tempo, espaço - qual é a velocidade da vida? | 68 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um mundo novo em movimento | Tempo, espaço - qual é a velocidade da vida? | 68 |
1 - CONHECIMENTO | Um mundo novo em movimento | Comunicar pode ser reinventar | 74 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Um mundo novo em movimento | Comunicar pode ser reinventar | 74 |
4 - COMUNICAÇÃO | Um mundo novo em movimento | Comunicar pode ser reinventar | 74 |
5 - CULTURA DIGITAL | Um mundo novo em movimento | Comunicar pode ser reinventar | 74 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um mundo novo em movimento | Comunicar pode ser reinventar | 74 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um mundo novo em movimento | Encadeamentos | 75 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Da minha janela imagino mundos | 78 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Da minha janela imagino mundos | 78 |
4 - COMUNICAÇÃO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Da minha janela imagino mundos | 78 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Da minha janela imagino mundos | 78 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Lugares para habitar, lugares para transformar | Da minha janela imagino mundos | 78 |
1 - CONHECIMENTO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Flash mob - um corpo coletivo dançante | 82 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Flash mob - um corpo coletivo dançante | 82 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Flash mob - um corpo coletivo dançante | 82 |
4 - COMUNICAÇÃO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Flash mob - um corpo coletivo dançante | 82 |
5 - CULTURA DIGITAL | Lugares para habitar, lugares para transformar | Flash mob - um corpo coletivo dançante | 82 |
1 - CONHECIMENTO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Elaborar uma coreografia coletiva | 83 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Elaborar uma coreografia coletiva | 83 |
4 - COMUNICAÇÃO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Elaborar uma coreografia coletiva | 83 |
5 - CULTURA DIGITAL | Lugares para habitar, lugares para transformar | Elaborar uma coreografia coletiva | 83 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Elaborar uma coreografia coletiva | 83 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Parkour - o corpo experimenta a cidade | 85 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Parkour - o corpo experimenta a cidade | 85 |
4 - COMUNICAÇÃO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Parkour - o corpo experimenta a cidade | 85 |
5 - CULTURA DIGITAL | Lugares para habitar, lugares para transformar | Parkour - o corpo experimenta a cidade | 85 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Parkour - o corpo experimenta a cidade | 85 |
1 - CONHECIMENTO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Minha cidade - quantos caminhos a explorar? | 87 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Minha cidade - quantos caminhos a explorar? | 87 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Lugares para habitar, lugares para transformar | Minha cidade - quantos caminhos a explorar? | 87 |
4 - COMUNICAÇÃO | A tecnologia como território | A tecnologia dos shows | 89 |
5 - CULTURA DIGITAL | A tecnologia como território | A tecnologia dos shows | 89 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | A tecnologia como território | A tecnologia dos shows | 89 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A tecnologia como território | Os registros preservam a memória | 90 |
4 - COMUNICAÇÃO | A tecnologia como território | Os registros preservam a memória | 90 |
5 - CULTURA DIGITAL | A tecnologia como território | Os registros preservam a memória | 90 |
1 - CONHECIMENTO | A tecnologia como território | A linguagem da videoarte | 96 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A tecnologia como território | A linguagem da videoarte | 96 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A tecnologia como território | A linguagem da videoarte | 96 |
4 - COMUNICAÇÃO | A tecnologia como território | A linguagem da videoarte | 96 |
5 - CULTURA DIGITAL | A tecnologia como território | A linguagem da videoarte | 96 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A tecnologia como território | Corpo e movimento - o que é e o que fica? | 98 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A tecnologia como território | Corpo e movimento - o que é e o que fica? | 98 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A tecnologia como território | Elaborar vídeos curtos | 100 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A rua é de todos | Intervenção literária pela cidade | 101 |
4 - COMUNICAÇÃO | A rua é de todos | Intervenção literária pela cidade | 101 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | A rua é de todos | Intervenção literária pela cidade | 101 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A rua é de todos | Hoje, em cartaz! | 104 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A rua é de todos | Hoje, em cartaz! | 104 |
4 - COMUNICAÇÃO | A rua é de todos | Hoje, em cartaz! | 104 |
1 - CONHECIMENTO | A rua é de todos | Saraus literários - a palavra corre na voz da periferia | 106 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A rua é de todos | Saraus literários - a palavra corre na voz da periferia | 106 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A rua é de todos | Saraus literários - a palavra corre na voz da periferia | 106 |
4 - COMUNICAÇÃO | A rua é de todos | Saraus literários - a palavra corre na voz da periferia | 106 |
1 - CONHECIMENTO | A rua é de todos | Mapeando percursos | 107 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A rua é de todos | Mapeando percursos | 107 |
4 - COMUNICAÇÃO | A rua é de todos | Mapeando percursos | 107 |
5 - CULTURA DIGITAL | A rua é de todos | Mapeando percursos | 107 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A rua é de todos | Mapeando percursos | 107 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A rua é de todos | Mapeando percursos | 107 |
1 - CONHECIMENTO | A rua é de todos | Texto escrito: Quem lê? Onde lê? | 109 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A rua é de todos | Texto escrito: Quem lê? Onde lê? | 109 |
4 - COMUNICAÇÃO | A rua é de todos | Texto escrito: Quem lê? Onde lê? | 109 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A rua é de todos | Texto escrito: Quem lê? Onde lê? | 109 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A rua é de todos | Encadeamentos | 113 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Comunicação: redes tecidas no espaço | Um mundo de sons | 127 |
4 - COMUNICAÇÃO | Comunicação: redes tecidas no espaço | Construir uma nova cidade | 128 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Comunicação: redes tecidas no espaço | Construir uma nova cidade | 128 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Ação: comunidade presente | Um espaço para dizer que é seu! | 130 |
5 - CULTURA DIGITAL | Ação: comunidade presente | Um espaço para dizer que é seu! | 130 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ação: comunidade presente | Um espaço para dizer que é seu! | 130 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Ação: comunidade presente | Um espaço para dizer que é seu! | 130 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ação: comunidade presente | Adote um jardim | 133 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Ação: comunidade presente | Adote um jardim | 133 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Transformação: minha cidade é nossa casa | Imaginar um mar de possibilidades | 137 |
4 - COMUNICAÇÃO | Transformação: minha cidade é nossa casa | Imaginar um mar de possibilidades | 137 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Transformação: minha cidade é nossa casa | Imaginar um mar de possibilidades | 137 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Transformação: minha cidade é nossa casa | Teatro de rua | 141 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Transformação: minha cidade é nossa casa | Teatro de rua | 141 |
4 - COMUNICAÇÃO | Transformação: minha cidade é nossa casa | Teatro de rua | 141 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Transformação: minha cidade é nossa casa | Teatro de rua | 141 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Transformação: minha cidade é nossa casa | Cine sonoro | 142 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Transformação: minha cidade é nossa casa | Cine sonoro | 142 |
4 - COMUNICAÇÃO | Transformação: minha cidade é nossa casa | Cine sonoro | 142 |
5 - CULTURA DIGITAL | Transformação: minha cidade é nossa casa | Cine sonoro | 142 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Transformação: minha cidade é nossa casa | Cine sonoro | 142 |
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia
Direitos da Criança e do Adolescente
Cidadania e Civismo
Diversidade Cultural
Multiculturalismo
Educação ambiental
Meio Ambiente
Educação em Direitos humanos
Cidadania e Civismo
Educação Fiscal
Economia
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Multiculturalismo
Saúde
Saúde
Trabalho
Economia
Detalhamento Temas Contemporâneos Transversais
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Ciência e Tecnologia | A rua é de todos | 101 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | A rua é de todos | 101 | |
Diversidade Cultural | A rua é de todos | 101 | |
Educação em Direitos humanos | A rua é de todos | 101 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | A rua é de todos | 101 | |
Ciência e Tecnologia | A rua é de todos | 104 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | A rua é de todos | 104 | |
Diversidade Cultural | A rua é de todos | 104 | |
Educação em Direitos humanos | A rua é de todos | 104 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | A rua é de todos | 104 | |
Ciência e Tecnologia | O que fica gravado em nós? | 12 | |
Diversidade Cultural | O que fica gravado em nós? | 12 | |
Trabalho | O que fica gravado em nós? | 12 | |
Ciência e Tecnologia | Prática de observação: o que é um celular? | 13 | |
Trabalho | Prática de observação: o que é um celular? | 13 | |
Ciência e Tecnologia | Prática de observação: o que é um celular? | 14 | |
Diversidade Cultural | Prática de observação: o que é um celular? | 14 | |
Diversidade Cultural | Momento significativo do esporte para um povo | 17 | |
Trabalho | Momento significativo do esporte para um povo | 17 | |
Diversidade Cultural | Momento significativo do esporte para um povo | 24 | |
Trabalho | Momento significativo do esporte para um povo | 24 | |
Diversidade Cultural | As intervenções de arte e o cotidiano | 28 | |
Trabalho | As intervenções de arte e o cotidiano | 28 | |
Diversidade Cultural | Olhares coletivos: unir para multiplicar | 29 | |
Trabalho | Olhares coletivos: unir para multiplicar | 29 | |
Ciência e Tecnologia | O tempo da cidade | 32 | |
Diversidade Cultural | O tempo da cidade | 32 | |
Trabalho | O tempo da cidade | 32 | |
Ciência e Tecnologia | O tempo da cidade | 36 | |
Diversidade Cultural | O tempo da cidade | 36 | |
Trabalho | O tempo da cidade | 36 | |
Ciência e Tecnologia | A vida que corre nas letras de um livro | 47 | |
Trabalho | A vida que corre nas letras de um livro | 47 | |
Diversidade Cultural | A vida que corre nas letras de um livro | 52 | |
Ciência e Tecnologia | A vida que corre nas letras de um livro | 59 | |
Diversidade Cultural | A vida que corre nas letras de um livro | 59 | |
Trabalho | A vida que corre nas letras de um livro | 59 | |
Ciência e Tecnologia | A vida que corre nas letras de um livro | 61 | |
Diversidade Cultural | A vida que corre nas letras de um livro | 61 | |
Trabalho | A vida que corre nas letras de um livro | 61 | |
Diversidade Cultural | Um mundo novo em movimento | 68 | |
Trabalho | Um mundo novo em movimento | 68 | |
Ciência e Tecnologia | Um mundo novo em movimento | 74 | |
Diversidade Cultural | Um mundo novo em movimento | 74 | |
Trabalho | Um mundo novo em movimento | 74 | |
Diversidade Cultural | Um mundo novo em movimento | 75 | |
Trabalho | Um mundo novo em movimento | 75 | |
Diversidade Cultural | Lugares para habitar, lugares para transformar | 78 | |
Trabalho | Lugares para habitar, lugares para transformar | 78 | |
Ciência e Tecnologia | Lugares para habitar, lugares para transformar | 82 | |
Diversidade Cultural | Lugares para habitar, lugares para transformar | 82 | |
Trabalho | Lugares para habitar, lugares para transformar | 82 | |
Ciência e Tecnologia | Lugares para habitar, lugares para transformar | 83 | |
Diversidade Cultural | Lugares para habitar, lugares para transformar | 83 | |
Trabalho | Lugares para habitar, lugares para transformar | 83 | |
Ciência e Tecnologia | Lugares para habitar, lugares para transformar | 85 | |
Diversidade Cultural | Lugares para habitar, lugares para transformar | 85 | |
Trabalho | Lugares para habitar, lugares para transformar | 85 | |
Diversidade Cultural | Lugares para habitar, lugares para transformar | 87 | |
Educação Fiscal | Lugares para habitar, lugares para transformar | 87 | |
Ciência e Tecnologia | A tecnologia como território | 89 | |
Diversidade Cultural | A tecnologia como território | 89 | |
Trabalho | A tecnologia como território | 89 | |
Ciência e Tecnologia | A tecnologia como território | 90 | |
Diversidade Cultural | A tecnologia como território | 90 | |
Ciência e Tecnologia | A tecnologia como território | 96 | |
Diversidade Cultural | A tecnologia como território | 96 | |
Trabalho | A tecnologia como território | 96 | |
Ciência e Tecnologia | A tecnologia como território | 98 | |
Diversidade Cultural | A tecnologia como território | 98 | |
Educação Fiscal | A tecnologia como território | 98 | |
Saúde | A tecnologia como território | 98 | |
Trabalho | A tecnologia como território | 98 | |
Ciência e Tecnologia | A tecnologia como território | 100 | |
Diversidade Cultural | A tecnologia como território | 100 | |
Trabalho | A tecnologia como território | 100 | |
Trabalho | A rua é de todos | 101 | |
Trabalho | A rua é de todos | 104 | |
Diversidade Cultural | A rua é de todos | 106 | |
Trabalho | A rua é de todos | 106 | |
Ciência e Tecnologia | A rua é de todos | 107 | |
Trabalho | A rua é de todos | 107 | |
Diversidade Cultural | A rua é de todos | 109 | |
Diversidade Cultural | A rua é de todos | 113 | |
Trabalho | A rua é de todos | 113 | |
Trabalho | Comunicação: redes tecidas no espaço | 127 | |
Diversidade Cultural | Comunicação: redes tecidas no espaço | 128 | |
Educação ambiental | Comunicação: redes tecidas no espaço | 128 | |
Trabalho | Comunicação: redes tecidas no espaço | 128 | |
Ciência e Tecnologia | Ação: comunidade presente | 130 | |
Educação ambiental | Ação: comunidade presente | 130 | |
Trabalho | Ação: comunidade presente | 130 | |
Diversidade Cultural | Ação: comunidade presente | 133 | |
Educação ambiental | Ação: comunidade presente | 133 | |
Trabalho | Ação: comunidade presente | 133 | |
Diversidade Cultural | Transformação: minha cidade é nossa casa | 137 | |
Trabalho | Transformação: minha cidade é nossa casa | 137 | |
Diversidade Cultural | Transformação: minha cidade é nossa casa | 141 | |
Trabalho | Transformação: minha cidade é nossa casa | 141 | |
Ciência e Tecnologia | Transformação: minha cidade é nossa casa | 142 | |
Diversidade Cultural | Transformação: minha cidade é nossa casa | 142 | |
Trabalho | Transformação: minha cidade é nossa casa | 142 | |
Diversidade Cultural | Transformação: minha cidade é nossa casa | 143 | |
Trabalho | Transformação: minha cidade é nossa casa | 143 | |
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Habilidades
(EM13LP53) - Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos, canções, espetáculos de teatro e dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários e artísticos, playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.).
(EM13LP18) - Utilizar softwares de edição de textos, fotos, vídeos e áudio, além de ferramentas e ambientes colaborativos para criar textos e produções multissemióticas com finalidades diversas, explorando os recursos e efeitos disponíveis e apropriando-se de práticas colaborativas de escrita, de construção coletiva do conhecimento e de desenvolvimento de projetos.
(EM13LP52) - Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos) ou outros critérios relacionados a diferentes matrizes culturais, considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.
(EM13LP11) - Fazer curadoria de informação, tendo em vista diferentes propósitos e projetos discursivos.
(EM13LP15) - Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.
(EM13LP48) - Identificar assimilações, rupturas e permanências no processo de constituição da literatura brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras fundamentais do cânone ocidental, em especial da literatura portuguesa, para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos estéticos.
(EM13LP49) - Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.
(EM13LGG603) - Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas.
(EM13LP47) - Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.), inclusive para socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu tempo.
Detalhamento das Habilidades
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
EM13LP53 | O que fica gravado em nós? | O que fica gravado em nós? | 12 |
EM13LP53 | Prática de observação: o que é um celular? | Presença: real ou virtual? | 14 |
EM13LP53 | Momento significativo do esporte para um povo | Lygia Clark e a fita de Moebius | 24 |
EM13LP53 | As intervenções de arte e o cotidiano | As intervenções de arte e o cotidiano | 28 |
EM13LP53 | Olhares coletivos: unir para multiplicar | Olhares coletivos: unir para multiplicar | 29 |
EM13LP18 | O tempo da cidade | A quem a cidade pertence? | 36 |
EM13LP52 | A vida que corre nas letras de um livro | No slam e na vida | 61 |
EM13LP18 | Um mundo novo em movimento | Encadeamentos | 75 |
EM13LP11 | Lugares para habitar, lugares para transformar | Minha cidade - quantos caminhos a explorar? | 87 |
EM13LP15 | A tecnologia como território | Corpo e movimento - o que é e o que fica? | 98 |
EM13LP15 | A tecnologia como território | Elaborar vídeos curtos | 100 |
EM13LP48 | A rua é de todos | Encadeamentos | 113 |
EM13LP49 | Comunicação: redes tecidas no espaço | Um mundo de sons | 127 |
EM13LGG603 | Comunicação: redes tecidas no espaço | Construir uma nova cidade | 128 |
EM13LGG603 | Ação: comunidade presente | Adote um jardim | 133 |
EM13LP47 | Transformação: minha cidade é nossa casa | Encadeamentos | 143 |
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Detalhamento das Especificidades
Especificidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |