

CONHECIMENTO
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
SENSO ESTÉTICO
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMUNICAÇÃO
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
CULTURA DIGITAL
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
PROJETO DE VIDA E TRABALHO
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
ARGUMENTAÇÃO
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
EMPATIA E COOPERAÇÃO
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Detalhamento das Competências Gerais
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
1 - CONHECIMENTO | Um universo de sons que atravessa gerações | Música e mais música! | 75 |
4 - COMUNICAÇÃO | Um universo de sons que atravessa gerações | Música e mais música! | 75 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um universo de sons que atravessa gerações | Música e mais música! | 75 |
1 - CONHECIMENTO | A cultura nas narrativas | Novas vozes protagonistas | 46 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A cultura nas narrativas | Novas vozes protagonistas | 46 |
4 - COMUNICAÇÃO | A cultura nas narrativas | Novas vozes protagonistas | 46 |
1 - CONHECIMENTO | A cultura nas narrativas | Na vida real, quem pode ser um super-herói? | 56 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A cultura nas narrativas | Na vida real, quem pode ser um super-herói? | 56 |
4 - COMUNICAÇÃO | A cultura nas narrativas | Na vida real, quem pode ser um super-herói? | 56 |
1 - CONHECIMENTO | E se nossa cultura fosse diferente? | A cultura e as práticas desportivas e corporais | 26 |
5 - CULTURA DIGITAL | E se nossa cultura fosse diferente? | A cultura e as práticas desportivas e corporais | 26 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | E se nossa cultura fosse diferente? | A cultura e as práticas desportivas e corporais | 26 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | E se nossa cultura fosse diferente? | A cultura e as práticas desportivas e corporais | 26 |
1 - CONHECIMENTO | Cultura é muito mais do que pensamos | Voltando à ideia do heroísmo | 42 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Cultura é muito mais do que pensamos | Voltando à ideia do heroísmo | 42 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Cultura é muito mais do que pensamos | Voltando à ideia do heroísmo | 42 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Cultura é muito mais do que pensamos | Voltando à ideia do heroísmo | 42 |
5 - CULTURA DIGITAL | A cultura nas narrativas | Na vida real, quem pode ser um super-herói? | 56 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A cultura nas narrativas | Na vida real, quem pode ser um super-herói? | 56 |
1 - CONHECIMENTO | Língua e cultura | Encadeamentos | 69 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Língua e cultura | Encadeamentos | 69 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Língua e cultura | Encadeamentos | 69 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Um universo de sons que atravessa gerações | O som das periferias: as festas de aparelhagem em Belém do Pará | 82 |
4 - COMUNICAÇÃO | Um universo de sons que atravessa gerações | O som das periferias: as festas de aparelhagem em Belém do Pará | 82 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um universo de sons que atravessa gerações | O som das periferias: as festas de aparelhagem em Belém do Pará | 82 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Um universo de sons que atravessa gerações | O som das periferias: as festas de aparelhagem em Belém do Pará | 82 |
1 - CONHECIMENTO | Esporte: unindo diferentes povos | A chama que não se apaga | 96 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Esporte: unindo diferentes povos | A chama que não se apaga | 96 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Esporte: unindo diferentes povos | A chama que não se apaga | 96 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Esporte: unindo diferentes povos | A chama que não se apaga | 96 |
1 - CONHECIMENTO | Quem em você vive e pensa? | Encadeamentos | 107 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Quem em você vive e pensa? | Encadeamentos | 107 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Quem em você vive e pensa? | Encadeamentos | 107 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Quem em você vive e pensa? | Encadeamentos | 107 |
1 - CONHECIMENTO | Entre o antigo e o novo | Criar espaços por meio da fotomontagem | 117 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Entre o antigo e o novo | Criar espaços por meio da fotomontagem | 117 |
4 - COMUNICAÇÃO | Entre o antigo e o novo | Criar espaços por meio da fotomontagem | 117 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Entre o antigo e o novo | Criar espaços por meio da fotomontagem | 117 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Entre o antigo e o novo | Criar espaços por meio da fotomontagem | 117 |
1 - CONHECIMENTO | Bens materiais e imateriais | O patrimônio mundial da arte kusiwa | 131 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Bens materiais e imateriais | O patrimônio mundial da arte kusiwa | 131 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Bens materiais e imateriais | O patrimônio mundial da arte kusiwa | 131 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Bens materiais e imateriais | O patrimônio mundial da arte kusiwa | 131 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Bens materiais e imateriais | O patrimônio mundial da arte kusiwa | 131 |
1 - CONHECIMENTO | Globalização e cultura | Encadeamentos | 143 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Globalização e cultura | Encadeamentos | 143 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Globalização e cultura | Encadeamentos | 143 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Globalização e cultura | Encadeamentos | 143 |
1 - CONHECIMENTO | E se nossa cultura fosse diferente? | Relato e experiência | 18 |
5 - CULTURA DIGITAL | E se nossa cultura fosse diferente? | Relato e experiência | 18 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | E se nossa cultura fosse diferente? | Relato e experiência | 18 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | E se nossa cultura fosse diferente? | Relato e experiência | 18 |
1 - CONHECIMENTO | E se nossa cultura fosse diferente? | Textos acadêmicos escritos | 19 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | E se nossa cultura fosse diferente? | Textos acadêmicos escritos | 19 |
3 - SENSO ESTÉTICO | E se nossa cultura fosse diferente? | Textos acadêmicos escritos | 19 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | E se nossa cultura fosse diferente? | Textos acadêmicos escritos | 19 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | E se nossa cultura fosse diferente? | Textos acadêmicos escritos | 19 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | E se nossa cultura fosse diferente? | Textos acadêmicos escritos | 19 |
1 - CONHECIMENTO | E se nossa cultura fosse diferente? | Gosto e cultura são coisas diferentes? | 24 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | E se nossa cultura fosse diferente? | Gosto e cultura são coisas diferentes? | 24 |
3 - SENSO ESTÉTICO | E se nossa cultura fosse diferente? | Gosto e cultura são coisas diferentes? | 24 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | E se nossa cultura fosse diferente? | Gosto e cultura são coisas diferentes? | 24 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | E se nossa cultura fosse diferente? | Gosto e cultura são coisas diferentes? | 24 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | E se nossa cultura fosse diferente? | A cultura e as práticas desportivas e corporais | 26 |
3 - SENSO ESTÉTICO | E se nossa cultura fosse diferente? | A cultura e as práticas desportivas e corporais | 26 |
4 - COMUNICAÇÃO | E se nossa cultura fosse diferente? | A cultura e as práticas desportivas e corporais | 26 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | E se nossa cultura fosse diferente? | A cultura e as práticas desportivas e corporais | 26 |
1 - CONHECIMENTO | Cultura é muito mais do que pensamos | Contando uma história por meio de tira | 32 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Cultura é muito mais do que pensamos | Contando uma história por meio de tira | 32 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Cultura é muito mais do que pensamos | Contando uma história por meio de tira | 32 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Cultura é muito mais do que pensamos | Contando uma história por meio de tira | 32 |
1 - CONHECIMENTO | Cultura é muito mais do que pensamos | Maus: entre ficção e registro histórico | 36 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Cultura é muito mais do que pensamos | Maus: entre ficção e registro histórico | 36 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Cultura é muito mais do que pensamos | Maus: entre ficção e registro histórico | 36 |
4 - COMUNICAÇÃO | Cultura é muito mais do que pensamos | Maus: entre ficção e registro histórico | 36 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Cultura é muito mais do que pensamos | Maus: entre ficção e registro histórico | 36 |
1 - CONHECIMENTO | Cultura é muito mais do que pensamos | Os super-heróis e a cultura | 39 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Cultura é muito mais do que pensamos | Os super-heróis e a cultura | 39 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Cultura é muito mais do que pensamos | Os super-heróis e a cultura | 39 |
4 - COMUNICAÇÃO | Cultura é muito mais do que pensamos | Os super-heróis e a cultura | 39 |
4 - COMUNICAÇÃO | Cultura é muito mais do que pensamos | Voltando à ideia do heroísmo | 42 |
5 - CULTURA DIGITAL | A cultura nas narrativas | Novas vozes protagonistas | 46 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A cultura nas narrativas | Novas vozes protagonistas | 46 |
1 - CONHECIMENTO | Língua e cultura | Os códigos linguísticos | 58 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Língua e cultura | Os códigos linguísticos | 58 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Língua e cultura | Os códigos linguísticos | 58 |
1 - CONHECIMENTO | Língua e cultura | A língua é minha casa | 65 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Língua e cultura | A língua é minha casa | 65 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Língua e cultura | A língua é minha casa | 65 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Língua e cultura | A língua é minha casa | 65 |
1 - CONHECIMENTO | Língua e cultura | Quantas pessoas vocês conhecem? | 69 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Língua e cultura | Quantas pessoas vocês conhecem? | 69 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Língua e cultura | Quantas pessoas vocês conhecem? | 69 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Um universo de sons que atravessa gerações | Os som e as gerações | 72 |
4 - COMUNICAÇÃO | Um universo de sons que atravessa gerações | Os som e as gerações | 72 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um universo de sons que atravessa gerações | Os som e as gerações | 72 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Um universo de sons que atravessa gerações | Os som e as gerações | 72 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Um universo de sons que atravessa gerações | Música e mais música! | 75 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um universo de sons que atravessa gerações | Música e mais música! | 75 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Um universo de sons que atravessa gerações | Música e mais música! | 75 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Um universo de sons que atravessa gerações | Tropicália: novas proposições | 77 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Um universo de sons que atravessa gerações | Tropicália: novas proposições | 77 |
4 - COMUNICAÇÃO | Um universo de sons que atravessa gerações | Tropicália: novas proposições | 77 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um universo de sons que atravessa gerações | Tropicália: novas proposições | 77 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Um universo de sons que atravessa gerações | Tropicália: novas proposições | 77 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Um universo de sons que atravessa gerações | A música black nas periferias do Rio de Janeira | 80 |
4 - COMUNICAÇÃO | Um universo de sons que atravessa gerações | A música black nas periferias do Rio de Janeira | 80 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um universo de sons que atravessa gerações | A música black nas periferias do Rio de Janeira | 80 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Um universo de sons que atravessa gerações | A música black nas periferias do Rio de Janeira | 80 |
5 - CULTURA DIGITAL | Um universo de sons que atravessa gerações | O som das periferias: as festas de aparelhagem em Belém do Pará | 82 |
1 - CONHECIMENTO | Esporte: unindo diferentes povos | Correndo pelas ruas da cidade | 84 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Esporte: unindo diferentes povos | Correndo pelas ruas da cidade | 84 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Esporte: unindo diferentes povos | Correndo pelas ruas da cidade | 84 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Esporte: unindo diferentes povos | Correndo pelas ruas da cidade | 84 |
1 - CONHECIMENTO | Quem em você vive e pensa? | Imigração: construindo uma nova vida | 104 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Quem em você vive e pensa? | Imigração: construindo uma nova vida | 104 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Quem em você vive e pensa? | Imigração: construindo uma nova vida | 104 |
4 - COMUNICAÇÃO | Quem em você vive e pensa? | Imigração: construindo uma nova vida | 104 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Quem em você vive e pensa? | Imigração: construindo uma nova vida | 104 |
1 - CONHECIMENTO | Quem em você vive e pensa? | Diversidade e arte | 106 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Quem em você vive e pensa? | Diversidade e arte | 106 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Quem em você vive e pensa? | Diversidade e arte | 106 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Quem em você vive e pensa? | Diversidade e arte | 106 |
1 - CONHECIMENTO | Entre o antigo e o novo | Restauro e memória | 110 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Entre o antigo e o novo | Restauro e memória | 110 |
4 - COMUNICAÇÃO | Entre o antigo e o novo | Restauro e memória | 110 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Entre o antigo e o novo | Restauro e memória | 110 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Entre o antigo e o novo | Restauro e memória | 110 |
1 - CONHECIMENTO | Entre o antigo e o novo | Brasília: cidade do Brasil e do mundo | 112 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Entre o antigo e o novo | Brasília: cidade do Brasil e do mundo | 112 |
4 - COMUNICAÇÃO | Entre o antigo e o novo | Brasília: cidade do Brasil e do mundo | 112 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Entre o antigo e o novo | Brasília: cidade do Brasil e do mundo | 112 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Entre o antigo e o novo | Brasília: cidade do Brasil e do mundo | 112 |
1 - CONHECIMENTO | Entre o antigo e o novo | Patrimônios afetivos | 114 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Entre o antigo e o novo | Patrimônios afetivos | 114 |
4 - COMUNICAÇÃO | Entre o antigo e o novo | Patrimônios afetivos | 114 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Entre o antigo e o novo | Patrimônios afetivos | 114 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Entre o antigo e o novo | Patrimônios afetivos | 114 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Entre o antigo e o novo | Criar espaços por meio da fotomontagem | 117 |
1 - CONHECIMENTO | Bens materiais e imateriais | Livros de registro - a sabedoria e arte dos povos | 120 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Bens materiais e imateriais | Livros de registro - a sabedoria e arte dos povos | 120 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Bens materiais e imateriais | Livros de registro - a sabedoria e arte dos povos | 120 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Bens materiais e imateriais | Livros de registro - a sabedoria e arte dos povos | 120 |
1 - CONHECIMENTO | Bens materiais e imateriais | Artigo de opinião | 123 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Bens materiais e imateriais | Artigo de opinião | 123 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Bens materiais e imateriais | Artigo de opinião | 123 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Bens materiais e imateriais | Artigo de opinião | 123 |
1 - CONHECIMENTO | Bens materiais e imateriais | Tradições que identificam um povo | 128 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Bens materiais e imateriais | Tradições que identificam um povo | 128 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Bens materiais e imateriais | Tradições que identificam um povo | 128 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Bens materiais e imateriais | Tradições que identificam um povo | 128 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Bens materiais e imateriais | O patrimônio mundial da arte kusiwa | 131 |
1 - CONHECIMENTO | Globalização e cultura | Um mundo se abre, um mundo se fecha | 135 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Globalização e cultura | Um mundo se abre, um mundo se fecha | 135 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Globalização e cultura | Um mundo se abre, um mundo se fecha | 135 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Globalização e cultura | Um mundo se abre, um mundo se fecha | 135 |
1 - CONHECIMENTO | Globalização e cultura | A música está em todos os lugares | 137 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Globalização e cultura | A música está em todos os lugares | 137 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Globalização e cultura | A música está em todos os lugares | 137 |
4 - COMUNICAÇÃO | Globalização e cultura | A música está em todos os lugares | 137 |
5 - CULTURA DIGITAL | Globalização e cultura | A música está em todos os lugares | 137 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Globalização e cultura | A música está em todos os lugares | 137 |
1 - CONHECIMENTO | Globalização e cultura | Expressões iguais e diferentes | 137 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Globalização e cultura | Expressões iguais e diferentes | 137 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Globalização e cultura | Expressões iguais e diferentes | 137 |
4 - COMUNICAÇÃO | Globalização e cultura | Expressões iguais e diferentes | 137 |
5 - CULTURA DIGITAL | Globalização e cultura | Expressões iguais e diferentes | 137 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Globalização e cultura | Expressões iguais e diferentes | 137 |
1 - CONHECIMENTO | Globalização e cultura | Reconectar-se às raízes linguísticas | 140 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Globalização e cultura | Reconectar-se às raízes linguísticas | 140 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Globalização e cultura | Reconectar-se às raízes linguísticas | 140 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Globalização e cultura | Reconectar-se às raízes linguísticas | 140 |
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia
Direitos da Criança e do Adolescente
Cidadania e Civismo
Diversidade Cultural
Multiculturalismo
Educação ambiental
Meio Ambiente
Educação em Direitos humanos
Cidadania e Civismo
Educação Financeira
Economia
Educação Fiscal
Economia
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Multiculturalismo
Saúde
Saúde
Trabalho
Economia
Vida Familiar e Social
Cidadania e Civismo
Detalhamento Temas Contemporâneos Transversais
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Ciência e Tecnologia | Um universo de sons que atravessa gerações | 75 | |
Diversidade Cultural | Um universo de sons que atravessa gerações | 75 | |
Educação em Direitos humanos | Um universo de sons que atravessa gerações | 75 | |
Educação Financeira | Um universo de sons que atravessa gerações | 75 | |
Trabalho | Um universo de sons que atravessa gerações | 75 | |
Ciência e Tecnologia | A cultura nas narrativas | 46 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | A cultura nas narrativas | 46 | |
Diversidade Cultural | A cultura nas narrativas | 46 | |
Educação em Direitos humanos | A cultura nas narrativas | 46 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | A cultura nas narrativas | 46 | |
Ciência e Tecnologia | A cultura nas narrativas | 56 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | A cultura nas narrativas | 56 | |
Diversidade Cultural | A cultura nas narrativas | 56 | |
Educação em Direitos humanos | A cultura nas narrativas | 56 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | A cultura nas narrativas | 56 | |
Diversidade Cultural | E se nossa cultura fosse diferente? | 18 | |
Trabalho | E se nossa cultura fosse diferente? | 18 | |
Diversidade Cultural | E se nossa cultura fosse diferente? | 19 | |
Diversidade Cultural | E se nossa cultura fosse diferente? | 24 | |
Diversidade Cultural | E se nossa cultura fosse diferente? | 26 | |
Educação Fiscal | E se nossa cultura fosse diferente? | 26 | |
Saúde | E se nossa cultura fosse diferente? | 26 | |
Diversidade Cultural | Cultura é muito mais do que pensamos | 32 | |
Trabalho | Cultura é muito mais do que pensamos | 32 | |
Diversidade Cultural | Cultura é muito mais do que pensamos | 36 | |
Diversidade Cultural | Cultura é muito mais do que pensamos | 39 | |
Trabalho | Cultura é muito mais do que pensamos | 39 | |
Diversidade Cultural | Cultura é muito mais do que pensamos | 42 | |
Trabalho | A cultura nas narrativas | 56 | |
Diversidade Cultural | Língua e cultura | 58 | |
Diversidade Cultural | Língua e cultura | 65 | |
Educação ambiental | Língua e cultura | 65 | |
Diversidade Cultural | Língua e cultura | 69 | |
Educação ambiental | Língua e cultura | 69 | |
Trabalho | Língua e cultura | 69 | |
Diversidade Cultural | Língua e cultura | 69 | |
Educação ambiental | Língua e cultura | 69 | |
Trabalho | Língua e cultura | 69 | |
Diversidade Cultural | Um universo de sons que atravessa gerações | 72 | |
Diversidade Cultural | Um universo de sons que atravessa gerações | 77 | |
Diversidade Cultural | Um universo de sons que atravessa gerações | 80 | |
Ciência e Tecnologia | Um universo de sons que atravessa gerações | 82 | |
Diversidade Cultural | Um universo de sons que atravessa gerações | 82 | |
Diversidade Cultural | Esporte: unindo diferentes povos | 84 | |
Diversidade Cultural | Esporte: unindo diferentes povos | 96 | |
Trabalho | Esporte: unindo diferentes povos | 96 | |
Educação em Direitos humanos | Quem em você vive e pensa? | 104 | |
Trabalho | Quem em você vive e pensa? | 104 | |
Vida Familiar e Social | Quem em você vive e pensa? | 104 | |
Diversidade Cultural | Quem em você vive e pensa? | 106 | |
Trabalho | Quem em você vive e pensa? | 106 | |
Diversidade Cultural | Quem em você vive e pensa? | 107 | |
Educação ambiental | Quem em você vive e pensa? | 107 | |
Educação em Direitos humanos | Quem em você vive e pensa? | 107 | |
Diversidade Cultural | Entre o antigo e o novo | 110 | |
Diversidade Cultural | Entre o antigo e o novo | 112 | |
Diversidade Cultural | Entre o antigo e o novo | 114 | |
Trabalho | Entre o antigo e o novo | 114 | |
Diversidade Cultural | Entre o antigo e o novo | 117 | |
Diversidade Cultural | Bens materiais e imateriais | 120 | |
Diversidade Cultural | Bens materiais e imateriais | 123 | |
Educação ambiental | Bens materiais e imateriais | 123 | |
Diversidade Cultural | Bens materiais e imateriais | 128 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Bens materiais e imateriais | 128 | |
Diversidade Cultural | Bens materiais e imateriais | 131 | |
Diversidade Cultural | Globalização e cultura | 135 | |
Ciência e Tecnologia | Globalização e cultura | 137 | |
Diversidade Cultural | Globalização e cultura | 137 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Globalização e cultura | 137 | |
Ciência e Tecnologia | Globalização e cultura | 137 | |
Diversidade Cultural | Globalização e cultura | 137 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Globalização e cultura | 137 | |
Diversidade Cultural | Globalização e cultura | 140 | |
Diversidade Cultural | Globalização e cultura | 143 | |
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Habilidades
(EM13LP32) - Selecionar informações e dados necessários para uma dada pesquisa (sem excedê-los) em diferentes fontes (orais, impressas, digitais etc.) e comparar autonomamente esses conteúdos, levando em conta seus contextos de produção, referências e índices de confiabilidade, e percebendo coincidências, complementaridades, contradições, erros ou imprecisões conceituais e de dados, de forma a compreender e posicionar-se criticamente sobre esses conteúdos e estabelecer recortes precisos.
(EM13LP15) - Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.
(EM13LP03) - Analisar relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a explicitação de relações dialógicas, a identificação de posicionamentos ou de perspectivas, a compreensão de paráfrases, paródias e estilizações, entre outras possibilidades.
(EM13LGG603) - Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas.
(EM13LP53) - Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos, canções, espetáculos de teatro e dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários e artísticos, playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.).
(EM13LP16) - Produzir e analisar textos orais, considerando sua adequação aos contextos de produção, à forma composicional e ao estilo do gênero em questão, à clareza, à progressão temática e à variedade linguística empregada, como também aos elementos relacionados à fala (modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc.) e à cinestesia (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.).
(EM13LP49) - Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.
(EM13LP34) - Produzir textos para a divulgação do conhecimento e de resultados de levantamentos e pesquisas - texto monográfico, ensaio, artigo de divulgação científica, verbete de enciclopédia (colaborativa ou não), infográfico (estático ou animado), relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, reportagem científica, podcast ou vlog científico, apresentações orais, seminários, comunicações em mesas redondas, mapas dinâmicos etc. -, considerando o contexto de produção e utilizando os conhecimentos sobre os gêneros de divulgação científica, de forma a engajar-se em processos significativos de socialização e divulgação do conhecimento.
(EM13CNT303) - Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
Detalhamento das Habilidades
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
EM13LP32 | E se nossa cultura fosse diferente? | A cultura e as práticas desportivas e corporais | 26 |
EM13LP15 | Cultura é muito mais do que pensamos | Voltando à ideia do heroísmo | 42 |
EM13LP03 | A cultura nas narrativas | Na vida real, quem pode ser um super-herói? | 56 |
EM13LGG603 | Língua e cultura | Encadeamentos | 69 |
EM13LP32 | Um universo de sons que atravessa gerações | O som das periferias: as festas de aparelhagem em Belém do Pará | 82 |
EM13LP53 | Esporte: unindo diferentes povos | A chama que não se apaga | 96 |
EM13LP32 | Quem em você vive e pensa? | Encadeamentos | 107 |
EM13LP16 | Entre o antigo e o novo | Criar espaços por meio da fotomontagem | 117 |
EM13LP49 | Bens materiais e imateriais | O patrimônio mundial da arte kusiwa | 131 |
EM13LP34 | Globalização e cultura | Encadeamentos | 143 |
EM13CNT303 | Entre o antigo e o novo | Patrimônios afetivos | 114 |
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Detalhamento das Especificidades
Especificidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |