

CONHECIMENTO
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
SENSO ESTÉTICO
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMUNICAÇÃO
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
CULTURA DIGITAL
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
PROJETO DE VIDA E TRABALHO
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
ARGUMENTAÇÃO
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
EMPATIA E COOPERAÇÃO
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Detalhamento das Competências Gerais
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
1 - CONHECIMENTO | O corpo no hip-hop: estética, dança e desenho | Corpo que desenha: o grafite | 88 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O corpo no hip-hop: estética, dança e desenho | Corpo que desenha: o grafite | 88 |
4 - COMUNICAÇÃO | O corpo no hip-hop: estética, dança e desenho | Corpo que desenha: o grafite | 88 |
1 - CONHECIMENTO | O corpo no hip-hop: estética, dança e desenho | Ampliando a visão | 94 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O corpo no hip-hop: estética, dança e desenho | Ampliando a visão | 94 |
4 - COMUNICAÇÃO | O corpo no hip-hop: estética, dança e desenho | Ampliando a visão | 94 |
1 - CONHECIMENTO | O corpo como instrumento cultural | Ritos de passagem indígena | 16 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O corpo como instrumento cultural | Ritos de passagem indígena | 16 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O corpo como instrumento cultural | Ritos de passagem indígena | 16 |
4 - COMUNICAÇÃO | O corpo como instrumento cultural | Ritos de passagem indígena | 16 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | O corpo como instrumento cultural | Ritos de passagem indígena | 16 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | O corpo como instrumento cultural | Ritos de passagem indígena | 16 |
1 - CONHECIMENTO | A infância e as lembranças | #tag | 27 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A infância e as lembranças | #tag | 27 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A infância e as lembranças | #tag | 27 |
4 - COMUNICAÇÃO | A infância e as lembranças | #tag | 27 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A infância e as lembranças | #tag | 27 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | A infância e as lembranças | #tag | 27 |
1 - CONHECIMENTO | O que é jogo? | O que é caracterizar? | 36 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O que é jogo? | O que é caracterizar? | 36 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O que é jogo? | O que é caracterizar? | 36 |
4 - COMUNICAÇÃO | O que é jogo? | O que é caracterizar? | 36 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | O que é jogo? | O que é caracterizar? | 36 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | O que é jogo? | O que é caracterizar? | 36 |
5 - CULTURA DIGITAL | O que é jogo? | O que é caracterizar? | 36 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O que é jogo? | O que é caracterizar? | 36 |
1 - CONHECIMENTO | O que é jogo? | Hibridismo no jogo | 41 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O que é jogo? | Hibridismo no jogo | 41 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O que é jogo? | Hibridismo no jogo | 41 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | O que é jogo? | Hibridismo no jogo | 41 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O que é jogo? | Hibridismo no jogo | 41 |
1 - CONHECIMENTO | O que é esporte? | O Esporte na Grécia Antiga: corpo e gênero | 48 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O que é esporte? | O Esporte na Grécia Antiga: corpo e gênero | 48 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O que é esporte? | O Esporte na Grécia Antiga: corpo e gênero | 48 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | O que é esporte? | O Esporte na Grécia Antiga: corpo e gênero | 48 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O que é esporte? | O Esporte na Grécia Antiga: corpo e gênero | 48 |
1 - CONHECIMENTO | Jogos híbridos | Como o corpo sente o som? | 52 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Jogos híbridos | Como o corpo sente o som? | 52 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Jogos híbridos | Como o corpo sente o som? | 52 |
4 - COMUNICAÇÃO | Jogos híbridos | Como o corpo sente o som? | 52 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Jogos híbridos | Como o corpo sente o som? | 52 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Jogos híbridos | Como o corpo sente o som? | 52 |
1 - CONHECIMENTO | Jogos híbridos | Encadeamentos | 67 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Jogos híbridos | Encadeamentos | 67 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Jogos híbridos | Encadeamentos | 67 |
4 - COMUNICAÇÃO | Jogos híbridos | Encadeamentos | 67 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Jogos híbridos | Encadeamentos | 67 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Jogos híbridos | Encadeamentos | 67 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Corpo que se move e se comunica | O corpo ágil: coordenação motora e coragem | 79 |
4 - COMUNICAÇÃO | Corpo que se move e se comunica | O corpo ágil: coordenação motora e coragem | 79 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Corpo que se move e se comunica | O corpo ágil: coordenação motora e coragem | 79 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Corpo que se move e se comunica | O corpo ágil: coordenação motora e coragem | 79 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | O corpo no hip-hop: estética, dança e desenho | Ampliando a visão | 94 |
1 - CONHECIMENTO | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | Percussão corporal | 95 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | Percussão corporal | 95 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | Percussão corporal | 95 |
4 - COMUNICAÇÃO | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | Percussão corporal | 95 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | Percussão corporal | 95 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | Percussão corporal | 95 |
1 - CONHECIMENTO | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | Encadeamentos | 107 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | Encadeamentos | 107 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | Encadeamentos | 107 |
4 - COMUNICAÇÃO | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | Encadeamentos | 107 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | Encadeamentos | 107 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | Encadeamentos | 107 |
1 - CONHECIMENTO | Games, video games e seu corpo | Inspiração para games e brincadeiras | 115 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Games, video games e seu corpo | Inspiração para games e brincadeiras | 115 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Games, video games e seu corpo | Inspiração para games e brincadeiras | 115 |
4 - COMUNICAÇÃO | Games, video games e seu corpo | Inspiração para games e brincadeiras | 115 |
5 - CULTURA DIGITAL | Games, video games e seu corpo | Inspiração para games e brincadeiras | 115 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Games, video games e seu corpo | Inspiração para games e brincadeiras | 115 |
1 - CONHECIMENTO | Exercício fisico individual em ambientes fechados | Um novo (ou antigo?) avatar | 119 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Exercício fisico individual em ambientes fechados | Um novo (ou antigo?) avatar | 119 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Exercício fisico individual em ambientes fechados | Um novo (ou antigo?) avatar | 119 |
4 - COMUNICAÇÃO | Exercício fisico individual em ambientes fechados | Um novo (ou antigo?) avatar | 119 |
5 - CULTURA DIGITAL | Exercício fisico individual em ambientes fechados | Um novo (ou antigo?) avatar | 119 |
1 - CONHECIMENTO | Exercício fisico individual em ambientes fechados | A cena e o cenário | 122 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Exercício fisico individual em ambientes fechados | A cena e o cenário | 122 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Exercício fisico individual em ambientes fechados | A cena e o cenário | 122 |
4 - COMUNICAÇÃO | Exercício fisico individual em ambientes fechados | A cena e o cenário | 122 |
5 - CULTURA DIGITAL | Exercício fisico individual em ambientes fechados | A cena e o cenário | 122 |
1 - CONHECIMENTO | Exercício fisico individual em ambientes fechados | Jogar game faz bem? | 123 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Exercício fisico individual em ambientes fechados | Jogar game faz bem? | 123 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Exercício fisico individual em ambientes fechados | Jogar game faz bem? | 123 |
4 - COMUNICAÇÃO | Exercício fisico individual em ambientes fechados | Jogar game faz bem? | 123 |
5 - CULTURA DIGITAL | Exercício fisico individual em ambientes fechados | Jogar game faz bem? | 123 |
1 - CONHECIMENTO | Saúde, literatura e corpo | Postura corporal durante a leitura | 128 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Saúde, literatura e corpo | Postura corporal durante a leitura | 128 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Saúde, literatura e corpo | Postura corporal durante a leitura | 128 |
4 - COMUNICAÇÃO | Saúde, literatura e corpo | Postura corporal durante a leitura | 128 |
5 - CULTURA DIGITAL | Saúde, literatura e corpo | Postura corporal durante a leitura | 128 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Saúde, literatura e corpo | Postura corporal durante a leitura | 128 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Saúde, literatura e corpo | Postura corporal durante a leitura | 128 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Saúde, literatura e corpo | Postura corporal durante a leitura | 128 |
1 - CONHECIMENTO | Saúde, literatura e corpo | Encadeamentos | 143 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Saúde, literatura e corpo | Encadeamentos | 143 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Saúde, literatura e corpo | Encadeamentos | 143 |
4 - COMUNICAÇÃO | Saúde, literatura e corpo | Encadeamentos | 143 |
5 - CULTURA DIGITAL | Saúde, literatura e corpo | Encadeamentos | 143 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Saúde, literatura e corpo | Encadeamentos | 143 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Saúde, literatura e corpo | Encadeamentos | 143 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Saúde, literatura e corpo | Encadeamentos | 143 |
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia
Direitos da Criança e do Adolescente
Cidadania e Civismo
Diversidade Cultural
Multiculturalismo
Educação em Direitos humanos
Cidadania e Civismo
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Multiculturalismo
Saúde
Saúde
Trabalho
Economia
Detalhamento Temas Contemporâneos Transversais
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Direitos da Criança e do Adolescente | O corpo no hip-hop: estética, dança e desenho | 88 | |
Diversidade Cultural | O corpo no hip-hop: estética, dança e desenho | 88 | |
Educação em Direitos humanos | O corpo no hip-hop: estética, dança e desenho | 88 | |
Trabalho | O corpo no hip-hop: estética, dança e desenho | 88 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | O corpo no hip-hop: estética, dança e desenho | 94 | |
Diversidade Cultural | O corpo no hip-hop: estética, dança e desenho | 94 | |
Educação em Direitos humanos | O corpo no hip-hop: estética, dança e desenho | 94 | |
Trabalho | O corpo no hip-hop: estética, dança e desenho | 94 | |
Diversidade Cultural | O corpo como instrumento cultural | 16 | |
Educação em Direitos humanos | O corpo como instrumento cultural | 16 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | O corpo como instrumento cultural | 16 | |
Saúde | O corpo como instrumento cultural | 16 | |
Diversidade Cultural | A infância e as lembranças | 27 | |
Educação em Direitos humanos | A infância e as lembranças | 27 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | A infância e as lembranças | 27 | |
Saúde | A infância e as lembranças | 27 | |
Diversidade Cultural | O que é jogo? | 36 | |
Educação em Direitos humanos | O que é jogo? | 36 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | O que é jogo? | 36 | |
Saúde | O que é jogo? | 36 | |
Trabalho | O que é jogo? | 36 | |
Diversidade Cultural | O que é jogo? | 41 | |
Educação em Direitos humanos | O que é jogo? | 41 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | O que é jogo? | 41 | |
Saúde | O que é jogo? | 41 | |
Diversidade Cultural | O que é esporte? | 48 | |
Educação em Direitos humanos | O que é esporte? | 48 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | O que é esporte? | 48 | |
Saúde | O que é esporte? | 48 | |
Diversidade Cultural | Jogos híbridos | 52 | |
Educação em Direitos humanos | Jogos híbridos | 52 | |
Trabalho | Jogos híbridos | 52 | |
Diversidade Cultural | Jogos híbridos | 67 | |
Educação em Direitos humanos | Jogos híbridos | 67 | |
Trabalho | Jogos híbridos | 67 | |
Diversidade Cultural | Corpo que se move e se comunica | 79 | |
Trabalho | Corpo que se move e se comunica | 79 | |
Ciência e Tecnologia | O corpo no hip-hop: estética, dança e desenho | 94 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | O corpo no hip-hop: estética, dança e desenho | 94 | |
Ciência e Tecnologia | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | 95 | |
Educação em Direitos humanos | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | 95 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | 95 | |
Ciência e Tecnologia | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | 107 | |
Educação em Direitos humanos | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | 107 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | 107 | |
Ciência e Tecnologia | Games, video games e seu corpo | 115 | |
Diversidade Cultural | Games, video games e seu corpo | 115 | |
Trabalho | Games, video games e seu corpo | 115 | |
Ciência e Tecnologia | Exercício fisico individual em ambientes fechados | 119 | |
Diversidade Cultural | Exercício fisico individual em ambientes fechados | 119 | |
Educação em Direitos humanos | Exercício fisico individual em ambientes fechados | 119 | |
Ciência e Tecnologia | Exercício fisico individual em ambientes fechados | 122 | |
Diversidade Cultural | Exercício fisico individual em ambientes fechados | 122 | |
Educação em Direitos humanos | Exercício fisico individual em ambientes fechados | 122 | |
Ciência e Tecnologia | Exercício fisico individual em ambientes fechados | 123 | |
Diversidade Cultural | Exercício fisico individual em ambientes fechados | 123 | |
Educação em Direitos humanos | Exercício fisico individual em ambientes fechados | 123 | |
Ciência e Tecnologia | Saúde, literatura e corpo | 128 | |
Diversidade Cultural | Saúde, literatura e corpo | 128 | |
Educação em Direitos humanos | Saúde, literatura e corpo | 128 | |
Saúde | Saúde, literatura e corpo | 128 | |
Trabalho | Saúde, literatura e corpo | 128 | |
Ciência e Tecnologia | Saúde, literatura e corpo | 143 | |
Diversidade Cultural | Saúde, literatura e corpo | 143 | |
Educação em Direitos humanos | Saúde, literatura e corpo | 143 | |
Saúde | Saúde, literatura e corpo | 143 | |
Trabalho | Saúde, literatura e corpo | 143 | |
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Habilidades
(EM13CHS601) - Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.
(EM13LP52) - Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos) ou outros critérios relacionados a diferentes matrizes culturais, considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como dialogam com o presente.
(EM13LP17) - Elaborar roteiros para a produção de vídeos variados (vlog, videoclipe, videominuto, documentário etc.), apresentações teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e coletivas.
(EM13LGG501) - Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas corporais, de modo a estabelecer relações construtivas, empáticas, éticas e de respeito às diferenças.
(EM13LGG701) - Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
(EM13MAT201) - Propor ou participar de ações adequadas às demandas da região, preferencialmente para sua comunidade, envolvendo medições e cálculos de perímetro, de área, de volume, de capacidade ou de massa.
(EM13CHS304) - Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.
(EM13LGG105) - Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.
(EM13LGG601) - Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
(EM13CHS401) - Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.
(EM13LP18) - Utilizar softwares de edição de textos, fotos, vídeos e áudio, além de ferramentas e ambientes colaborativos para criar textos e produções multissemióticas com finalidades diversas, explorando os recursos e efeitos disponíveis e apropriando-se de práticas colaborativas de escrita, de construção coletiva do conhecimento e de desenvolvimento de projetos.
(EM13CNT101) - Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
(EM13LP53) - Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos, canções, espetáculos de teatro e dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários e artísticos, playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.).
(EM13LGG101) - Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
(EM13CHS101) - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Detalhamento das Habilidades
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
EM13CHS601 | O corpo como instrumento cultural | Adolescência indígena existe? | 15 |
EM13CHS601 | O corpo como instrumento cultural | Ritos de passagem indígena | 16 |
EM13LP52 | A infância e as lembranças | A literatura de Angola | 23 |
EM13LP17 | A infância e as lembranças | Podcast | 25 |
EM13LGG501 | O que é jogo? | O que é caracterizar? | 36 |
EM13LGG701 | O que é jogo? | Hibridismo no jogo | 41 |
EM13LGG701 | O que é esporte? | O Esporte na Grécia Antiga: corpo e gênero | 48 |
EM13MAT201 | Jogos híbridos | Como o corpo sente o som? | 52 |
EM13MAT201 | Jogos híbridos | Encadeamentos | 67 |
EM13CHS304 | Corpo que se move e se comunica | O corpo ágil: coordenação motora e coragem | 79 |
EM13LGG105 | O corpo no hip-hop: estética, dança e desenho | Ampliando a visão | 94 |
EM13LGG601 | O corpo no hip-hop: estética, dança e desenho | Ampliando a visão | 94 |
EM13CHS401 | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | Percussão corporal | 95 |
EM13CHS401 | Corpo no hip-hop: música, canto e interpretação | Encadeamentos | 107 |
EM13LGG105 | Games, video games e seu corpo | Inspiração para games e brincadeiras | 115 |
EM13LP18 | Games, video games e seu corpo | Inspiração para games e brincadeiras | 115 |
EM13CNT101 | Games, video games e seu corpo | Inspiração para games e brincadeiras | 115 |
EM13LP53 | Exercício fisico individual em ambientes fechados | Um novo (ou antigo?) avatar | 119 |
EM13LP53 | Exercício fisico individual em ambientes fechados | A cena e o cenário | 122 |
EM13LP53 | Exercício fisico individual em ambientes fechados | Jogar game faz bem? | 123 |
EM13LGG101 | Saúde, literatura e corpo | Postura corporal durante a leitura | 128 |
EM13CHS101 | Saúde, literatura e corpo | Postura corporal durante a leitura | 128 |
EM13LGG101 | Saúde, literatura e corpo | Encadeamentos | 143 |
EM13CHS101 | Saúde, literatura e corpo | Encadeamentos | 143 |
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Detalhamento das Especificidades
Especificidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |