

CONHECIMENTO
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
SENSO ESTÉTICO
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMUNICAÇÃO
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
CULTURA DIGITAL
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
PROJETO DE VIDA E TRABALHO
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
ARGUMENTAÇÃO
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
EMPATIA E COOPERAÇÃO
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Detalhamento das Competências Gerais
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
1 - CONHECIMENTO | O que eu faço com a minha herança cultural? | Conexões com a cultura visual | 30 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O que eu faço com a minha herança cultural? | Conexões com a cultura visual | 30 |
4 - COMUNICAÇÃO | O que eu faço com a minha herança cultural? | Conexões com a cultura visual | 30 |
1 - CONHECIMENTO | O que eu faço com a minha herança cultural? | O que um imagem pode comunicar? | 39 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O que eu faço com a minha herança cultural? | O que um imagem pode comunicar? | 39 |
4 - COMUNICAÇÃO | O que eu faço com a minha herança cultural? | O que um imagem pode comunicar? | 39 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Estéticas e ações afirmativas | Trajetória singular da dança | 59 |
4 - COMUNICAÇÃO | Estéticas e ações afirmativas | Trajetória singular da dança | 59 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Estéticas e ações afirmativas | Trajetória singular da dança | 59 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Estéticas e ações afirmativas | Intertextualidade na criação de uma peça | 61 |
4 - COMUNICAÇÃO | Estéticas e ações afirmativas | Intertextualidade na criação de uma peça | 61 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Estéticas e ações afirmativas | Intertextualidade na criação de uma peça | 61 |
1 - CONHECIMENTO | Por que nosso corpo brinca? | Por que nosso corpo brinca? | 12 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Por que nosso corpo brinca? | Por que nosso corpo brinca? | 12 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Por que nosso corpo brinca? | Por que nosso corpo brinca? | 12 |
4 - COMUNICAÇÃO | Por que nosso corpo brinca? | Por que nosso corpo brinca? | 12 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Por que nosso corpo brinca? | Por que nosso corpo brinca? | 12 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Por que nosso corpo brinca? | Por que nosso corpo brinca? | 12 |
1 - CONHECIMENTO | Comunicar uma identidade | Identidade visual | 12 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Comunicar uma identidade | Identidade visual | 12 |
4 - COMUNICAÇÃO | Comunicar uma identidade | Identidade visual | 12 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Comunicar uma identidade | Identidade visual | 12 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Comunicar uma identidade | Identidade visual | 12 |
1 - CONHECIMENTO | Identidade cultural | A identidade musical da minha comunidade | 14 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Identidade cultural | A identidade musical da minha comunidade | 14 |
4 - COMUNICAÇÃO | Identidade cultural | A identidade musical da minha comunidade | 14 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Identidade cultural | A identidade musical da minha comunidade | 14 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Identidade cultural | A identidade musical da minha comunidade | 14 |
1 - CONHECIMENTO | Ancestralidade - eu também sou os que vieram antes de mim | Ancestralidade - eu também sou os que vieram antes de mim | 18 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Ancestralidade - eu também sou os que vieram antes de mim | Ancestralidade - eu também sou os que vieram antes de mim | 18 |
4 - COMUNICAÇÃO | Ancestralidade - eu também sou os que vieram antes de mim | Ancestralidade - eu também sou os que vieram antes de mim | 18 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Ancestralidade - eu também sou os que vieram antes de mim | Ancestralidade - eu também sou os que vieram antes de mim | 18 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Ancestralidade - eu também sou os que vieram antes de mim | Ancestralidade - eu também sou os que vieram antes de mim | 18 |
1 - CONHECIMENTO | Eu expresso minhas influências | #tag | 27 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Eu expresso minhas influências | #tag | 27 |
4 - COMUNICAÇÃO | Eu expresso minhas influências | #tag | 27 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Eu expresso minhas influências | #tag | 27 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Eu expresso minhas influências | #tag | 27 |
1 - CONHECIMENTO | O que eu faço com a minha herança cultural? | Apropriações culturais | 43 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O que eu faço com a minha herança cultural? | Apropriações culturais | 43 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O que eu faço com a minha herança cultural? | Apropriações culturais | 43 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O que eu faço com a minha herança cultural? | Apropriações culturais | 43 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O que eu faço com a minha herança cultural? | Apropriações culturais | 43 |
1 - CONHECIMENTO | Objetos e imagens que me identificam | Objeto de cena como símbolo de conflito | 54 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Objetos e imagens que me identificam | Objeto de cena como símbolo de conflito | 54 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Objetos e imagens que me identificam | Objeto de cena como símbolo de conflito | 54 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Objetos e imagens que me identificam | Objeto de cena como símbolo de conflito | 54 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Objetos e imagens que me identificam | Objeto de cena como símbolo de conflito | 54 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Objetos e imagens que me identificam | Objeto de cena como símbolo de conflito | 54 |
1 - CONHECIMENTO | Estéticas e ações afirmativas | Encadeamentos | 69 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Estéticas e ações afirmativas | Encadeamentos | 69 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Estéticas e ações afirmativas | Encadeamentos | 69 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Estéticas e ações afirmativas | Encadeamentos | 69 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Estéticas e ações afirmativas | Encadeamentos | 69 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Lugares para chegar, lugares para acessar | 82 |
4 - COMUNICAÇÃO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Lugares para chegar, lugares para acessar | 82 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Lugares para chegar, lugares para acessar | 82 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Apropriações e rompimento de fronteiras | Lugares para chegar, lugares para acessar | 82 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Somos singulares e plurais | Teatro e criação em grupo | 84 |
4 - COMUNICAÇÃO | Somos singulares e plurais | Teatro e criação em grupo | 84 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Somos singulares e plurais | Teatro e criação em grupo | 84 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Somos singulares e plurais | Teatro e criação em grupo | 84 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Somos singulares e plurais | Respostas criativas que surgem da necessidade | 94 |
4 - COMUNICAÇÃO | Somos singulares e plurais | Respostas criativas que surgem da necessidade | 94 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Somos singulares e plurais | Respostas criativas que surgem da necessidade | 94 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Somos singulares e plurais | Respostas criativas que surgem da necessidade | 94 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Somos singulares e plurais | Respostas criativas que surgem da necessidade | 94 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Encadeamentos | 109 |
5 - CULTURA DIGITAL | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Encadeamentos | 109 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Encadeamentos | 109 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Encadeamentos | 109 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Somos sempre os mesmos? | As singularidades e a Inteligência Artificial | 122 |
5 - CULTURA DIGITAL | Somos sempre os mesmos? | As singularidades e a Inteligência Artificial | 122 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Somos sempre os mesmos? | As singularidades e a Inteligência Artificial | 122 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Somos sempre os mesmos? | As singularidades e a Inteligência Artificial | 122 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Encadeamentos | 144 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Encadeamentos | 144 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Encadeamentos | 144 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Comunicar uma identidade | Identidade visual | 12 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Identidade cultural | A identidade musical da minha comunidade | 14 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ancestralidade - eu também sou os que vieram antes de mim | Ancestralidade - eu também sou os que vieram antes de mim | 18 |
1 - CONHECIMENTO | Eu expresso minhas influências | Patrimônio cultural imaterial | 21 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Eu expresso minhas influências | Patrimônio cultural imaterial | 21 |
4 - COMUNICAÇÃO | Eu expresso minhas influências | Patrimônio cultural imaterial | 21 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Eu expresso minhas influências | Patrimônio cultural imaterial | 21 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Eu expresso minhas influências | Patrimônio cultural imaterial | 21 |
1 - CONHECIMENTO | Eu expresso minhas influências | Com que grupo me identifico? | 22 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Eu expresso minhas influências | Com que grupo me identifico? | 22 |
4 - COMUNICAÇÃO | Eu expresso minhas influências | Com que grupo me identifico? | 22 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Eu expresso minhas influências | Com que grupo me identifico? | 22 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Eu expresso minhas influências | Com que grupo me identifico? | 22 |
1 - CONHECIMENTO | Eu expresso minhas influências | Cultura local x cultura global | 26 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Eu expresso minhas influências | Cultura local x cultura global | 26 |
4 - COMUNICAÇÃO | Eu expresso minhas influências | Cultura local x cultura global | 26 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Eu expresso minhas influências | Cultura local x cultura global | 26 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Eu expresso minhas influências | Cultura local x cultura global | 26 |
1 - CONHECIMENTO | Eu expresso minhas influências | A noção de pertencimento | 27 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Eu expresso minhas influências | A noção de pertencimento | 27 |
4 - COMUNICAÇÃO | Eu expresso minhas influências | A noção de pertencimento | 27 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Eu expresso minhas influências | A noção de pertencimento | 27 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Eu expresso minhas influências | A noção de pertencimento | 27 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Eu expresso minhas influências | #tag | 27 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O que eu faço com a minha herança cultural? | Conexões com a cultura visual | 30 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O que eu faço com a minha herança cultural? | Conexões com a cultura visual | 30 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O que eu faço com a minha herança cultural? | Conexões com a cultura visual | 30 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O que eu faço com a minha herança cultural? | Conexões com a cultura visual | 30 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O que eu faço com a minha herança cultural? | O que um imagem pode comunicar? | 39 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O que eu faço com a minha herança cultural? | O que um imagem pode comunicar? | 39 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O que eu faço com a minha herança cultural? | O que um imagem pode comunicar? | 39 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O que eu faço com a minha herança cultural? | O que um imagem pode comunicar? | 39 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O que eu faço com a minha herança cultural? | Apropriações culturais | 43 |
1 - CONHECIMENTO | Objetos e imagens que me identificam | A linguagem da vida cotidiana | 47 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Objetos e imagens que me identificam | A linguagem da vida cotidiana | 47 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Objetos e imagens que me identificam | A linguagem da vida cotidiana | 47 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Objetos e imagens que me identificam | A linguagem da vida cotidiana | 47 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Objetos e imagens que me identificam | A linguagem da vida cotidiana | 47 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Objetos e imagens que me identificam | A linguagem da vida cotidiana | 47 |
1 - CONHECIMENTO | Objetos e imagens que me identificam | Atuar por uma causa - unidas e fortes | 51 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Objetos e imagens que me identificam | Atuar por uma causa - unidas e fortes | 51 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Objetos e imagens que me identificam | Atuar por uma causa - unidas e fortes | 51 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Objetos e imagens que me identificam | Atuar por uma causa - unidas e fortes | 51 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Objetos e imagens que me identificam | Atuar por uma causa - unidas e fortes | 51 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Objetos e imagens que me identificam | Atuar por uma causa - unidas e fortes | 51 |
1 - CONHECIMENTO | Estéticas e ações afirmativas | Trajetória singular da dança | 59 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Estéticas e ações afirmativas | Trajetória singular da dança | 59 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Estéticas e ações afirmativas | Trajetória singular da dança | 59 |
1 - CONHECIMENTO | Estéticas e ações afirmativas | Intertextualidade na criação de uma peça | 61 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Estéticas e ações afirmativas | Intertextualidade na criação de uma peça | 61 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Estéticas e ações afirmativas | Intertextualidade na criação de uma peça | 61 |
1 - CONHECIMENTO | Estéticas e ações afirmativas | Capoeira - a força que atravessa o passado e indica o futuro | 67 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Estéticas e ações afirmativas | Capoeira - a força que atravessa o passado e indica o futuro | 67 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Estéticas e ações afirmativas | Capoeira - a força que atravessa o passado e indica o futuro | 67 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Estéticas e ações afirmativas | Capoeira - a força que atravessa o passado e indica o futuro | 67 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Estéticas e ações afirmativas | Capoeira - a força que atravessa o passado e indica o futuro | 67 |
4 - COMUNICAÇÃO | Estéticas e ações afirmativas | Encadeamentos | 69 |
1 - CONHECIMENTO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Cartazes: formas de comunicar | 72 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Cartazes: formas de comunicar | 72 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Cartazes: formas de comunicar | 72 |
4 - COMUNICAÇÃO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Cartazes: formas de comunicar | 72 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Apropriações e rompimento de fronteiras | Cartazes: formas de comunicar | 72 |
1 - CONHECIMENTO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Apropriação da paisagem | 75 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Apropriação da paisagem | 75 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Apropriação da paisagem | 75 |
4 - COMUNICAÇÃO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Apropriação da paisagem | 75 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Apropriações e rompimento de fronteiras | Apropriação da paisagem | 75 |
1 - CONHECIMENTO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Arte, tecnologia e paisagem natural | 76 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Arte, tecnologia e paisagem natural | 76 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Arte, tecnologia e paisagem natural | 76 |
4 - COMUNICAÇÃO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Arte, tecnologia e paisagem natural | 76 |
5 - CULTURA DIGITAL | Apropriações e rompimento de fronteiras | Arte, tecnologia e paisagem natural | 76 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Arte, tecnologia e paisagem natural | 76 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Apropriações e rompimento de fronteiras | Arte, tecnologia e paisagem natural | 76 |
1 - CONHECIMENTO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Coreografia no centro histórico | 78 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Coreografia no centro histórico | 78 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Coreografia no centro histórico | 78 |
4 - COMUNICAÇÃO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Coreografia no centro histórico | 78 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Apropriações e rompimento de fronteiras | Coreografia no centro histórico | 78 |
1 - CONHECIMENTO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Lugares para chegar, lugares para acessar | 82 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Apropriações e rompimento de fronteiras | Lugares para chegar, lugares para acessar | 82 |
5 - CULTURA DIGITAL | Apropriações e rompimento de fronteiras | Lugares para chegar, lugares para acessar | 82 |
5 - CULTURA DIGITAL | Somos singulares e plurais | Teatro e criação em grupo | 84 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Somos singulares e plurais | Teatro e criação em grupo | 84 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Somos singulares e plurais | Teatro e criação em grupo | 89 |
4 - COMUNICAÇÃO | Somos singulares e plurais | Teatro e criação em grupo | 89 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Somos singulares e plurais | Teatro e criação em grupo | 89 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Somos singulares e plurais | Teatro e criação em grupo | 89 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Somos singulares e plurais | Teatro e criação em grupo | 89 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Somos singulares e plurais | Desgin - Projeto Território Cor | 90 |
4 - COMUNICAÇÃO | Somos singulares e plurais | Desgin - Projeto Território Cor | 90 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Somos singulares e plurais | Desgin - Projeto Território Cor | 90 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Somos singulares e plurais | Desgin - Projeto Território Cor | 90 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Somos singulares e plurais | Desgin - Projeto Território Cor | 90 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Somos singulares e plurais | Criar uma marca pessoal | 91 |
4 - COMUNICAÇÃO | Somos singulares e plurais | Criar uma marca pessoal | 91 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Somos singulares e plurais | Criar uma marca pessoal | 91 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Somos singulares e plurais | Criar uma marca pessoal | 91 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Somos singulares e plurais | Criar uma marca pessoal | 91 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Somos singulares e plurais | Apropriação do espaço urbano e esporte | 92 |
4 - COMUNICAÇÃO | Somos singulares e plurais | Apropriação do espaço urbano e esporte | 92 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Somos singulares e plurais | Apropriação do espaço urbano e esporte | 92 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Somos singulares e plurais | Apropriação do espaço urbano e esporte | 92 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Somos singulares e plurais | Apropriação do espaço urbano e esporte | 92 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Somos singulares e plurais | Respostas criativas que surgem da necessidade | 94 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Percorrer sentidos e metáforas | 95 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Percorrer sentidos e metáforas | 95 |
5 - CULTURA DIGITAL | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Percorrer sentidos e metáforas | 95 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Percorrer sentidos e metáforas | 95 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Percorrer sentidos e metáforas | 95 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Geografia e identidade cultural | 100 |
5 - CULTURA DIGITAL | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Geografia e identidade cultural | 100 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Geografia e identidade cultural | 100 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Geografia e identidade cultural | 100 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Comunicar um lugar! | 101 |
5 - CULTURA DIGITAL | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Comunicar um lugar! | 101 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Comunicar um lugar! | 101 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Comunicar um lugar! | 101 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Realizar hoje, sonhar com o amanhã | 102 |
5 - CULTURA DIGITAL | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Realizar hoje, sonhar com o amanhã | 102 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Realizar hoje, sonhar com o amanhã | 102 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Realizar hoje, sonhar com o amanhã | 102 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Arte e multimídia: também somos latinos | 103 |
5 - CULTURA DIGITAL | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Arte e multimídia: também somos latinos | 103 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Arte e multimídia: também somos latinos | 103 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Arte e multimídia: também somos latinos | 103 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Discurso e inteções | 104 |
5 - CULTURA DIGITAL | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Discurso e inteções | 104 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Discurso e inteções | 104 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Discurso e inteções | 104 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Expressão musical latino-americana | 109 |
5 - CULTURA DIGITAL | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Expressão musical latino-americana | 109 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Expressão musical latino-americana | 109 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Expressão musical latino-americana | 109 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Somos sempre os mesmos? | Ser parecer e aparecer | 112 |
5 - CULTURA DIGITAL | Somos sempre os mesmos? | Ser parecer e aparecer | 112 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Somos sempre os mesmos? | Ser parecer e aparecer | 112 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Somos sempre os mesmos? | Ser parecer e aparecer | 112 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Somos sempre os mesmos? | A construção do personagem na literatura | 118 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Somos sempre os mesmos? | A construção do personagem na literatura | 118 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Somos sempre os mesmos? | A construção do personagem na literatura | 118 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Somos sempre os mesmos? | Imaginar-se em outros | 121 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Somos sempre os mesmos? | Imaginar-se em outros | 121 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Somos sempre os mesmos? | Imaginar-se em outros | 121 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Somos sempre os mesmos? | Imaginar-se em outros | 121 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Entre estereótipos e originalidades | As diversidades das Américas | 126 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Entre estereótipos e originalidades | As diversidades das Américas | 126 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Entre estereótipos e originalidades | As diversidades das Américas | 126 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Entre estereótipos e originalidades | Lentes que ampliam meu territorio | 129 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Entre estereótipos e originalidades | Lentes que ampliam meu territorio | 129 |
4 - COMUNICAÇÃO | Entre estereótipos e originalidades | Lentes que ampliam meu territorio | 129 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Entre estereótipos e originalidades | Lentes que ampliam meu territorio | 129 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Entre estereótipos e originalidades | Lentes que ampliam meu territorio | 129 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Entre estereótipos e originalidades | Arte para mapear culturas | 135 |
5 - CULTURA DIGITAL | Entre estereótipos e originalidades | Arte para mapear culturas | 135 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Entre estereótipos e originalidades | Arte para mapear culturas | 135 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Entre estereótipos e originalidades | Arte para mapear culturas | 135 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Entre estereótipos e originalidades | Síntese - significados migrantes | 137 |
5 - CULTURA DIGITAL | Entre estereótipos e originalidades | Síntese - significados migrantes | 137 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Entre estereótipos e originalidades | Síntese - significados migrantes | 137 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Entre estereótipos e originalidades | Síntese - significados migrantes | 137 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | A arte da constante reinvenção de si | 138 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | A arte da constante reinvenção de si | 138 |
5 - CULTURA DIGITAL | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | A arte da constante reinvenção de si | 138 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | A arte da constante reinvenção de si | 138 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | A arte da constante reinvenção de si | 138 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Novas relações entre público e artistas | 139 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Novas relações entre público e artistas | 139 |
4 - COMUNICAÇÃO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Novas relações entre público e artistas | 139 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Novas relações entre público e artistas | 139 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Coreografia que atravessa cenários e corpos | 141 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Coreografia que atravessa cenários e corpos | 141 |
5 - CULTURA DIGITAL | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Coreografia que atravessa cenários e corpos | 141 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Coreografia que atravessa cenários e corpos | 141 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Territórios transitórios | 142 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Territórios transitórios | 142 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Territórios transitórios | 142 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Variantes em torno de um passado | 143 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Variantes em torno de um passado | 143 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Variantes em torno de um passado | 143 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Encadeamentos | 144 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Encadeamentos | 144 |
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia
Direitos da Criança e do Adolescente
Cidadania e Civismo
Diversidade Cultural
Multiculturalismo
Educação ambiental
Meio Ambiente
Educação em Direitos humanos
Cidadania e Civismo
Educação Fiscal
Economia
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Multiculturalismo
Saúde
Saúde
Trabalho
Economia
Vida Familiar e Social
Cidadania e Civismo
Detalhamento Temas Contemporâneos Transversais
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Direitos da Criança e do Adolescente | O que eu faço com a minha herança cultural? | 30 | |
Diversidade Cultural | O que eu faço com a minha herança cultural? | 30 | |
Educação em Direitos humanos | O que eu faço com a minha herança cultural? | 30 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | O que eu faço com a minha herança cultural? | 39 | |
Diversidade Cultural | O que eu faço com a minha herança cultural? | 39 | |
Educação em Direitos humanos | O que eu faço com a minha herança cultural? | 39 | |
Ciência e Tecnologia | Estéticas e ações afirmativas | 59 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | Estéticas e ações afirmativas | 59 | |
Diversidade Cultural | Estéticas e ações afirmativas | 59 | |
Educação em Direitos humanos | Estéticas e ações afirmativas | 59 | |
Ciência e Tecnologia | Estéticas e ações afirmativas | 61 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | Estéticas e ações afirmativas | 61 | |
Diversidade Cultural | Estéticas e ações afirmativas | 61 | |
Educação em Direitos humanos | Estéticas e ações afirmativas | 61 | |
Diversidade Cultural | Por que nosso corpo brinca? | 12 | |
Educação em Direitos humanos | Por que nosso corpo brinca? | 12 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Por que nosso corpo brinca? | 12 | |
Saúde | Por que nosso corpo brinca? | 12 | |
Diversidade Cultural | Comunicar uma identidade | 12 | |
Trabalho | Comunicar uma identidade | 12 | |
Diversidade Cultural | Identidade cultural | 14 | |
Trabalho | Identidade cultural | 14 | |
Diversidade Cultural | Ancestralidade - eu também sou os que vieram antes de mim | 18 | |
Diversidade Cultural | Eu expresso minhas influências | 21 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Eu expresso minhas influências | 21 | |
Diversidade Cultural | Eu expresso minhas influências | 22 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Eu expresso minhas influências | 22 | |
Diversidade Cultural | Eu expresso minhas influências | 26 | |
Diversidade Cultural | Eu expresso minhas influências | 27 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Eu expresso minhas influências | 27 | |
Trabalho | Eu expresso minhas influências | 27 | |
Diversidade Cultural | Eu expresso minhas influências | 27 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Eu expresso minhas influências | 27 | |
Trabalho | Eu expresso minhas influências | 27 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | O que eu faço com a minha herança cultural? | 30 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | O que eu faço com a minha herança cultural? | 39 | |
Diversidade Cultural | O que eu faço com a minha herança cultural? | 43 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | O que eu faço com a minha herança cultural? | 43 | |
Diversidade Cultural | Objetos e imagens que me identificam | 47 | |
Diversidade Cultural | Objetos e imagens que me identificam | 51 | |
Educação em Direitos humanos | Objetos e imagens que me identificam | 51 | |
Diversidade Cultural | Objetos e imagens que me identificam | 54 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Objetos e imagens que me identificam | 54 | |
Trabalho | Estéticas e ações afirmativas | 59 | |
Diversidade Cultural | Estéticas e ações afirmativas | 67 | |
Educação Fiscal | Estéticas e ações afirmativas | 67 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Estéticas e ações afirmativas | 67 | |
Diversidade Cultural | Estéticas e ações afirmativas | 69 | |
Vida Familiar e Social | Estéticas e ações afirmativas | 69 | |
Diversidade Cultural | Apropriações e rompimento de fronteiras | 72 | |
Educação ambiental | Apropriações e rompimento de fronteiras | 72 | |
Diversidade Cultural | Apropriações e rompimento de fronteiras | 75 | |
Educação ambiental | Apropriações e rompimento de fronteiras | 75 | |
Ciência e Tecnologia | Apropriações e rompimento de fronteiras | 76 | |
Diversidade Cultural | Apropriações e rompimento de fronteiras | 76 | |
Diversidade Cultural | Apropriações e rompimento de fronteiras | 78 | |
Trabalho | Apropriações e rompimento de fronteiras | 78 | |
Ciência e Tecnologia | Apropriações e rompimento de fronteiras | 82 | |
Diversidade Cultural | Apropriações e rompimento de fronteiras | 82 | |
Ciência e Tecnologia | Somos singulares e plurais | 84 | |
Trabalho | Somos singulares e plurais | 84 | |
Diversidade Cultural | Somos singulares e plurais | 89 | |
Trabalho | Somos singulares e plurais | 89 | |
Diversidade Cultural | Somos singulares e plurais | 90 | |
Trabalho | Somos singulares e plurais | 90 | |
Trabalho | Somos singulares e plurais | 91 | |
Educação ambiental | Somos singulares e plurais | 92 | |
Educação Fiscal | Somos singulares e plurais | 92 | |
Trabalho | Somos singulares e plurais | 92 | |
Educação ambiental | Somos singulares e plurais | 94 | |
Trabalho | Somos singulares e plurais | 94 | |
Ciência e Tecnologia | O lugar que habitamos conta sobre nós? | 100 | |
Diversidade Cultural | O lugar que habitamos conta sobre nós? | 100 | |
Ciência e Tecnologia | O lugar que habitamos conta sobre nós? | 101 | |
Trabalho | O lugar que habitamos conta sobre nós? | 101 | |
Ciência e Tecnologia | O lugar que habitamos conta sobre nós? | 102 | |
Diversidade Cultural | O lugar que habitamos conta sobre nós? | 102 | |
Ciência e Tecnologia | O lugar que habitamos conta sobre nós? | 103 | |
Diversidade Cultural | O lugar que habitamos conta sobre nós? | 103 | |
Ciência e Tecnologia | O lugar que habitamos conta sobre nós? | 109 | |
Diversidade Cultural | O lugar que habitamos conta sobre nós? | 109 | |
Ciência e Tecnologia | O lugar que habitamos conta sobre nós? | 109 | |
Diversidade Cultural | O lugar que habitamos conta sobre nós? | 109 | |
Ciência e Tecnologia | Somos sempre os mesmos? | 112 | |
Diversidade Cultural | Somos sempre os mesmos? | 112 | |
Diversidade Cultural | Somos sempre os mesmos? | 118 | |
Trabalho | Somos sempre os mesmos? | 121 | |
Diversidade Cultural | Entre estereótipos e originalidades | 126 | |
Diversidade Cultural | Entre estereótipos e originalidades | 129 | |
Trabalho | Entre estereótipos e originalidades | 129 | |
Diversidade Cultural | Entre estereótipos e originalidades | 135 | |
Ciência e Tecnologia | Entre estereótipos e originalidades | 137 | |
Trabalho | Entre estereótipos e originalidades | 137 | |
Diversidade Cultural | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | 138 | |
Trabalho | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | 138 | |
Diversidade Cultural | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | 139 | |
Ciência e Tecnologia | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | 141 | |
Diversidade Cultural | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | 141 | |
Trabalho | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | 141 | |
Diversidade Cultural | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | 142 | |
Trabalho | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | 142 | |
Diversidade Cultural | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | 143 | |
Trabalho | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | 143 | |
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Habilidades
(EM13CHS601) - Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.
(EM13LP28) - Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
(EM13LP17) - Elaborar roteiros para a produção de vídeos variados (vlog, videoclipe, videominuto, documentário etc.), apresentações teatrais, narrativas multimídia e transmídia, podcasts, playlists comentadas etc., para ampliar as possibilidades de produção de sentidos e engajar-se em práticas autorais e coletivas.
(EM13LP18) - Utilizar softwares de edição de textos, fotos, vídeos e áudio, além de ferramentas e ambientes colaborativos para criar textos e produções multissemióticas com finalidades diversas, explorando os recursos e efeitos disponíveis e apropriando-se de práticas colaborativas de escrita, de construção coletiva do conhecimento e de desenvolvimento de projetos.
(EM13LGG604) - Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.
(EM13LGG703) - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
(EM13LP16) - Produzir e analisar textos orais, considerando sua adequação aos contextos de produção, à forma composicional e ao estilo do gênero em questão, à clareza, à progressão temática e à variedade linguística empregada, como também aos elementos relacionados à fala (modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc.) e à cinestesia (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.).
(EM13LP29) - Resumir e resenhar textos, por meio do uso de paráfrases, de marcas do discurso reportado e de citações, para uso em textos de divulgação de estudos e pesquisas.
Detalhamento das Habilidades
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
EM13CHS601 | Por que nosso corpo brinca? | Por que nosso corpo brinca? | 12 |
EM13LP28 | Comunicar uma identidade | Identidade visual | 12 |
EM13LP28 | Identidade cultural | A identidade musical da minha comunidade | 14 |
EM13LP28 | Ancestralidade - eu também sou os que vieram antes de mim | Ancestralidade - eu também sou os que vieram antes de mim | 18 |
EM13LP28 | Eu expresso minhas influências | #tag | 27 |
EM13LP17 | O que eu faço com a minha herança cultural? | Apropriações culturais | 43 |
EM13LP18 | Objetos e imagens que me identificam | Objeto de cena como símbolo de conflito | 54 |
EM13LGG604 | Estéticas e ações afirmativas | Encadeamentos | 69 |
EM13LGG703 | Apropriações e rompimento de fronteiras | Lugares para chegar, lugares para acessar | 82 |
EM13LGG703 | Somos singulares e plurais | Teatro e criação em grupo | 84 |
EM13LGG703 | Somos singulares e plurais | Respostas criativas que surgem da necessidade | 94 |
EM13LP16 | O lugar que habitamos conta sobre nós? | Encadeamentos | 109 |
EM13LP29 | Somos sempre os mesmos? | As singularidades e a Inteligência Artificial | 122 |
EM13LGG703 | Passeio por linguagens, épocas e estilos musicais | Encadeamentos | 144 |
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Detalhamento das Especificidades
Especificidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |