

CONHECIMENTO
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
SENSO ESTÉTICO
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMUNICAÇÃO
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
PROJETO DE VIDA E TRABALHO
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
ARGUMENTAÇÃO
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
EMPATIA E COOPERAÇÃO
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Detalhamento das Competências Gerais
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
1 - CONHECIMENTO | Caminhos do Brasil rural | Análise: Campo x cidade? | 35 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Caminhos do Brasil rural | Análise: Campo x cidade? | 35 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Caminhos do Brasil rural | Análise: Campo x cidade? | 35 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: Campo x cidade? | 35 |
1 - CONHECIMENTO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: Declaração Universal dos Direitos Humanos | 132 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: Declaração Universal dos Direitos Humanos | 132 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: Declaração Universal dos Direitos Humanos | 132 |
1 - CONHECIMENTO | Caminhos do Brasil rural | Análise: O espaço rural: interação entre a produção agrícola e indústria | 12 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Caminhos do Brasil rural | Análise: O espaço rural: interação entre a produção agrícola e indústria | 12 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Caminhos do Brasil rural | Análise: O espaço rural: interação entre a produção agrícola e indústria | 12 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: O espaço rural: interação entre a produção agrícola e indústria | 12 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: O espaço rural: interação entre a produção agrícola e indústria | 12 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Caminhos do Brasil rural | Análise: O espaço rural: interação entre a produção agrícola e indústria | 12 |
1 - CONHECIMENTO | Caminhos do Brasil rural | Atividades | 36 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Caminhos do Brasil rural | Atividades | 36 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Caminhos do Brasil rural | Atividades | 36 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Atividades | 36 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Atividades | 36 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Caminhos do Brasil rural | Atividades | 36 |
1 - CONHECIMENTO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | A importância do solo como recurso natural | 39 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | A importância do solo como recurso natural | 39 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | A importância do solo como recurso natural | 39 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | A importância do solo como recurso natural | 39 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | A importância do solo como recurso natural | 39 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | A importância do solo como recurso natural | 39 |
1 - CONHECIMENTO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Atividades | 54 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Atividades | 54 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Atividades | 54 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Atividades | 54 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Atividades | 54 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Atividades | 54 |
1 - CONHECIMENTO | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | A Corte portuguesa no Brasil: início do processo de emancipação política | 61 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | A Corte portuguesa no Brasil: início do processo de emancipação política | 61 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | A Corte portuguesa no Brasil: início do processo de emancipação política | 61 |
1 - CONHECIMENTO | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | Atividades | 82 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | Atividades | 82 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | Atividades | 82 |
1 - CONHECIMENTO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O culto ao Estado forte | 84 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O culto ao Estado forte | 84 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O culto ao Estado forte | 84 |
1 - CONHECIMENTO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Atividades | 102 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Atividades | 102 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Atividades | 102 |
1 - CONHECIMENTO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | A questão ambiental em diferentes tempos e espaços | 109 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | A questão ambiental em diferentes tempos e espaços | 109 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | A questão ambiental em diferentes tempos e espaços | 109 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | A questão ambiental em diferentes tempos e espaços | 109 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | A questão ambiental em diferentes tempos e espaços | 109 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | A questão ambiental em diferentes tempos e espaços | 109 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | A questão ambiental em diferentes tempos e espaços | 109 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | A questão ambiental em diferentes tempos e espaços | 109 |
1 - CONHECIMENTO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Atividades | 128 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Atividades | 128 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Atividades | 128 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Atividades | 128 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Atividades | 128 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Atividades | 128 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Atividades | 128 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Atividades | 128 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: Declaração Universal dos Direitos Humanos | 132 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: Declaração Universal dos Direitos Humanos | 132 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: Declaração Universal dos Direitos Humanos | 132 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: Declaração Universal dos Direitos Humanos | 132 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: Declaração Universal dos Direitos Humanos | 132 |
1 - CONHECIMENTO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Atividades | 150 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Atividades | 150 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Atividades | 150 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Atividades | 150 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Atividades | 150 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Atividades | 150 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Atividades | 150 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Violência, juventude e sociedade brasileira | Atividades | 150 |
4 - COMUNICAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: O espaço rural: interação entre a produção agrícola e indústria | 12 |
1 - CONHECIMENTO | Caminhos do Brasil rural | Uma história que vem de longe | 12 |
4 - COMUNICAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Uma história que vem de longe | 12 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Uma história que vem de longe | 12 |
1 - CONHECIMENTO | Caminhos do Brasil rural | Análise: O Império Português | 13 |
4 - COMUNICAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: O Império Português | 13 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: O Império Português | 13 |
1 - CONHECIMENTO | Caminhos do Brasil rural | Análise: Monumentos polêmicos | 16 |
4 - COMUNICAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: Monumentos polêmicos | 16 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: Monumentos polêmicos | 16 |
1 - CONHECIMENTO | Caminhos do Brasil rural | Análise: A pecuária e o mundo rural | 17 |
4 - COMUNICAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: A pecuária e o mundo rural | 17 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: A pecuária e o mundo rural | 17 |
1 - CONHECIMENTO | Caminhos do Brasil rural | Período Imperial | 18 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Período Imperial | 18 |
1 - CONHECIMENTO | Caminhos do Brasil rural | Análise: A imigração europeia no século XIX | 19 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: A imigração europeia no século XIX | 19 |
1 - CONHECIMENTO | Caminhos do Brasil rural | Análise: O jeca Tatu | 21 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: O jeca Tatu | 21 |
1 - CONHECIMENTO | Caminhos do Brasil rural | Período Republicano | 21 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Período Republicano | 21 |
1 - CONHECIMENTO | Caminhos do Brasil rural | Análise: A falta de trabalho no campo e a vida precária nas cidades | 23 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: A falta de trabalho no campo e a vida precária nas cidades | 23 |
1 - CONHECIMENTO | Caminhos do Brasil rural | E hoje em dia? | 23 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | E hoje em dia? | 23 |
1 - CONHECIMENTO | Caminhos do Brasil rural | Análise: Os boias-frias | 24 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: Os boias-frias | 24 |
1 - CONHECIMENTO | Caminhos do Brasil rural | A luta pela terra | 28 |
4 - COMUNICAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | A luta pela terra | 28 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | A luta pela terra | 28 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | A luta pela terra | 28 |
1 - CONHECIMENTO | Caminhos do Brasil rural | Análise: Famílias em acampamentos | 30 |
4 - COMUNICAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: Famílias em acampamentos | 30 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: Famílias em acampamentos | 30 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: Famílias em acampamentos | 30 |
1 - CONHECIMENTO | Caminhos do Brasil rural | Violência no campo | 30 |
4 - COMUNICAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Violência no campo | 30 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Violência no campo | 30 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Violência no campo | 30 |
1 - CONHECIMENTO | Caminhos do Brasil rural | Os sistemas agrícolas | 31 |
4 - COMUNICAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Os sistemas agrícolas | 31 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Os sistemas agrícolas | 31 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Os sistemas agrícolas | 31 |
1 - CONHECIMENTO | Caminhos do Brasil rural | Análise: A produção no campo | 32 |
4 - COMUNICAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: A produção no campo | 32 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: A produção no campo | 32 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: A produção no campo | 32 |
4 - COMUNICAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: Campo x cidade? | 35 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Caminhos do Brasil rural | Análise: Campo x cidade? | 35 |
1 - CONHECIMENTO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Problemas socioambientais | 43 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Problemas socioambientais | 43 |
1 - CONHECIMENTO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Análise: Semiárido em perigo | 46 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Análise: Semiárido em perigo | 46 |
1 - CONHECIMENTO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Propondo soluções, encontrando alternativas | 48 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Propondo soluções, encontrando alternativas | 48 |
1 - CONHECIMENTO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Análise: Locais de maior pobleza no Brasil | 51 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Análise: Locais de maior pobleza no Brasil | 51 |
1 - CONHECIMENTO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Fome, um problema ético | 51 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Fome, um problema ético | 51 |
1 - CONHECIMENTO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Prática de pesquisa: Fome, um problema de todos nós | 53 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Prática de pesquisa: Fome, um problema de todos nós | 53 |
4 - COMUNICAÇÃO | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | A Corte portuguesa no Brasil: início do processo de emancipação política | 61 |
1 - CONHECIMENTO | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | A singularidade da independência do Brasil | 63 |
4 - COMUNICAÇÃO | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | A singularidade da independência do Brasil | 63 |
1 - CONHECIMENTO | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | Análise: "Não habia Brasil antes de 1808" | 63 |
4 - COMUNICAÇÃO | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | Análise: "Não habia Brasil antes de 1808" | 63 |
1 - CONHECIMENTO | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | Análise: História e representação | 71 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | Análise: História e representação | 71 |
1 - CONHECIMENTO | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | A instauração da república e a reconfiguração do Estado brasileiro | 76 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | A instauração da república e a reconfiguração do Estado brasileiro | 76 |
1 - CONHECIMENTO | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | Análise: Eleições presidenciais - 1930 | 81 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | Análise: Eleições presidenciais - 1930 | 81 |
4 - COMUNICAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O culto ao Estado forte | 84 |
1 - CONHECIMENTO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O Estado novo | 86 |
4 - COMUNICAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O Estado novo | 86 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O Estado novo | 86 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O Estado novo | 86 |
1 - CONHECIMENTO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Análise: O populismo getulista | 88 |
4 - COMUNICAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Análise: O populismo getulista | 88 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Análise: O populismo getulista | 88 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Análise: O populismo getulista | 88 |
1 - CONHECIMENTO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O governo de Juscelino Kubitscheck | 90 |
4 - COMUNICAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O governo de Juscelino Kubitscheck | 90 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O governo de Juscelino Kubitscheck | 90 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O governo de Juscelino Kubitscheck | 90 |
1 - CONHECIMENTO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Análise: Mordenização conservadora | 91 |
4 - COMUNICAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Análise: Mordenização conservadora | 91 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Análise: Mordenização conservadora | 91 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Análise: Mordenização conservadora | 91 |
1 - CONHECIMENTO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Análise: A construção da capital do Brasil | 93 |
4 - COMUNICAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Análise: A construção da capital do Brasil | 93 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Análise: A construção da capital do Brasil | 93 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Análise: A construção da capital do Brasil | 93 |
1 - CONHECIMENTO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | De Juscelino a Jango | 93 |
4 - COMUNICAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | De Juscelino a Jango | 93 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | De Juscelino a Jango | 93 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | De Juscelino a Jango | 93 |
1 - CONHECIMENTO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Ditadura e democracia | 96 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Ditadura e democracia | 96 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Ditadura e democracia | 96 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Ditadura e democracia | 96 |
1 - CONHECIMENTO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Modelo de desenvolvimento, juventude, repressão e resistências | 98 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Modelo de desenvolvimento, juventude, repressão e resistências | 98 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Modelo de desenvolvimento, juventude, repressão e resistências | 98 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Modelo de desenvolvimento, juventude, repressão e resistências | 98 |
1 - CONHECIMENTO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O caminho para a redemocratização | 99 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O caminho para a redemocratização | 99 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O caminho para a redemocratização | 99 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O caminho para a redemocratização | 99 |
1 - CONHECIMENTO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Prática de pesquisa: Futebol e política em tempos de autoritarismo | 101 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Prática de pesquisa: Futebol e política em tempos de autoritarismo | 101 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Prática de pesquisa: Futebol e política em tempos de autoritarismo | 101 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Prática de pesquisa: Futebol e política em tempos de autoritarismo | 101 |
4 - COMUNICAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | A questão ambiental em diferentes tempos e espaços | 109 |
1 - CONHECIMENTO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Análise: Respeito à natureza | 111 |
4 - COMUNICAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Análise: Respeito à natureza | 111 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Análise: Respeito à natureza | 111 |
1 - CONHECIMENTO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | A emergência da questão ambiental | 113 |
4 - COMUNICAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | A emergência da questão ambiental | 113 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | A emergência da questão ambiental | 113 |
1 - CONHECIMENTO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Análise: Preservar e compreender | 113 |
4 - COMUNICAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Análise: Preservar e compreender | 113 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Análise: Preservar e compreender | 113 |
1 - CONHECIMENTO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | O buraco na camada de ozônio | 113 |
4 - COMUNICAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | O buraco na camada de ozônio | 113 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | O buraco na camada de ozônio | 113 |
1 - CONHECIMENTO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Análise: A volta do CFC? | 114 |
4 - COMUNICAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Análise: A volta do CFC? | 114 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Análise: A volta do CFC? | 114 |
1 - CONHECIMENTO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Análise: Matrizes elétricas | 118 |
4 - COMUNICAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Análise: Matrizes elétricas | 118 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Análise: Matrizes elétricas | 118 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Análise: Matrizes elétricas | 118 |
1 - CONHECIMENTO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Articulação internacional para o enfrentamento da questão ambiental | 118 |
4 - COMUNICAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Articulação internacional para o enfrentamento da questão ambiental | 118 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Articulação internacional para o enfrentamento da questão ambiental | 118 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Articulação internacional para o enfrentamento da questão ambiental | 118 |
1 - CONHECIMENTO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Biomas originais ameaçados | 121 |
4 - COMUNICAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Biomas originais ameaçados | 121 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Biomas originais ameaçados | 121 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Biomas originais ameaçados | 121 |
1 - CONHECIMENTO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Violência e ação do Estado | 132 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Violência e ação do Estado | 132 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Violência e ação do Estado | 132 |
1 - CONHECIMENTO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: Violência contra jovens | 133 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: Violência contra jovens | 133 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: Violência contra jovens | 133 |
1 - CONHECIMENTO | Violência, juventude e sociedade brasileira | A sociedade brasileira no início do século XXI e suas contradições | 134 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Violência, juventude e sociedade brasileira | A sociedade brasileira no início do século XXI e suas contradições | 134 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Violência, juventude e sociedade brasileira | A sociedade brasileira no início do século XXI e suas contradições | 134 |
1 - CONHECIMENTO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: "Falta ao poder temer o povo" | 139 |
4 - COMUNICAÇÃO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: "Falta ao poder temer o povo" | 139 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: "Falta ao poder temer o povo" | 139 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: "Falta ao poder temer o povo" | 139 |
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia
Direitos da Criança e do Adolescente
Cidadania e Civismo
Diversidade Cultural
Multiculturalismo
Educação Alimentar e Nutricional
Saúde
Educação ambiental
Meio Ambiente
Educação em Direitos humanos
Cidadania e Civismo
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Multiculturalismo
Saúde
Saúde
Trabalho
Economia
Vida Familiar e Social
Cidadania e Civismo
Detalhamento Temas Contemporâneos Transversais
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Diversidade Cultural | Caminhos do Brasil rural | 35 | |
Educação em Direitos humanos | Caminhos do Brasil rural | 35 | |
Trabalho | Caminhos do Brasil rural | 35 | |
Diversidade Cultural | Violência, juventude e sociedade brasileira | 132 | |
Educação ambiental | Violência, juventude e sociedade brasileira | 132 | |
Educação em Direitos humanos | Violência, juventude e sociedade brasileira | 132 | |
Saúde | Violência, juventude e sociedade brasileira | 132 | |
Educação Alimentar e Nutricional | Caminhos do Brasil rural | 12 | |
Saúde | Caminhos do Brasil rural | 12 | |
Vida Familiar e Social | Caminhos do Brasil rural | 12 | |
Educação Alimentar e Nutricional | Caminhos do Brasil rural | 36 | |
Saúde | Caminhos do Brasil rural | 36 | |
Vida Familiar e Social | Caminhos do Brasil rural | 36 | |
Educação Alimentar e Nutricional | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 39 | |
Saúde | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 39 | |
Vida Familiar e Social | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 39 | |
Educação Alimentar e Nutricional | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 54 | |
Saúde | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 54 | |
Vida Familiar e Social | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 54 | |
Diversidade Cultural | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | 61 | |
Educação em Direitos humanos | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | 61 | |
Diversidade Cultural | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | 82 | |
Educação em Direitos humanos | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | 82 | |
Diversidade Cultural | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 84 | |
Educação em Direitos humanos | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 84 | |
Diversidade Cultural | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 102 | |
Educação em Direitos humanos | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 102 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 109 | |
Diversidade Cultural | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 109 | |
Educação ambiental | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 109 | |
Educação em Direitos humanos | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 109 | |
Vida Familiar e Social | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 109 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 128 | |
Diversidade Cultural | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 128 | |
Educação ambiental | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 128 | |
Educação em Direitos humanos | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 128 | |
Vida Familiar e Social | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 128 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | Violência, juventude e sociedade brasileira | 132 | |
Vida Familiar e Social | Violência, juventude e sociedade brasileira | 132 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | Violência, juventude e sociedade brasileira | 150 | |
Diversidade Cultural | Violência, juventude e sociedade brasileira | 150 | |
Educação ambiental | Violência, juventude e sociedade brasileira | 150 | |
Educação em Direitos humanos | Violência, juventude e sociedade brasileira | 150 | |
Vida Familiar e Social | Violência, juventude e sociedade brasileira | 150 | |
Diversidade Cultural | Caminhos do Brasil rural | 12 | |
Educação ambiental | Caminhos do Brasil rural | 12 | |
Diversidade Cultural | Caminhos do Brasil rural | 12 | |
Educação ambiental | Caminhos do Brasil rural | 12 | |
Vida Familiar e Social | Caminhos do Brasil rural | 12 | |
Diversidade Cultural | Caminhos do Brasil rural | 13 | |
Educação ambiental | Caminhos do Brasil rural | 13 | |
Vida Familiar e Social | Caminhos do Brasil rural | 13 | |
Diversidade Cultural | Caminhos do Brasil rural | 16 | |
Educação ambiental | Caminhos do Brasil rural | 16 | |
Vida Familiar e Social | Caminhos do Brasil rural | 16 | |
Diversidade Cultural | Caminhos do Brasil rural | 17 | |
Educação ambiental | Caminhos do Brasil rural | 17 | |
Vida Familiar e Social | Caminhos do Brasil rural | 17 | |
Diversidade Cultural | Caminhos do Brasil rural | 18 | |
Educação ambiental | Caminhos do Brasil rural | 18 | |
Vida Familiar e Social | Caminhos do Brasil rural | 18 | |
Diversidade Cultural | Caminhos do Brasil rural | 19 | |
Educação ambiental | Caminhos do Brasil rural | 19 | |
Vida Familiar e Social | Caminhos do Brasil rural | 19 | |
Diversidade Cultural | Caminhos do Brasil rural | 21 | |
Educação ambiental | Caminhos do Brasil rural | 21 | |
Vida Familiar e Social | Caminhos do Brasil rural | 21 | |
Diversidade Cultural | Caminhos do Brasil rural | 21 | |
Educação ambiental | Caminhos do Brasil rural | 21 | |
Vida Familiar e Social | Caminhos do Brasil rural | 21 | |
Diversidade Cultural | Caminhos do Brasil rural | 23 | |
Educação ambiental | Caminhos do Brasil rural | 23 | |
Vida Familiar e Social | Caminhos do Brasil rural | 23 | |
Diversidade Cultural | Caminhos do Brasil rural | 23 | |
Educação ambiental | Caminhos do Brasil rural | 23 | |
Vida Familiar e Social | Caminhos do Brasil rural | 23 | |
Diversidade Cultural | Caminhos do Brasil rural | 24 | |
Educação ambiental | Caminhos do Brasil rural | 24 | |
Vida Familiar e Social | Caminhos do Brasil rural | 24 | |
Educação ambiental | Caminhos do Brasil rural | 28 | |
Trabalho | Caminhos do Brasil rural | 28 | |
Vida Familiar e Social | Caminhos do Brasil rural | 28 | |
Educação ambiental | Caminhos do Brasil rural | 30 | |
Trabalho | Caminhos do Brasil rural | 30 | |
Vida Familiar e Social | Caminhos do Brasil rural | 30 | |
Educação ambiental | Caminhos do Brasil rural | 30 | |
Trabalho | Caminhos do Brasil rural | 30 | |
Vida Familiar e Social | Caminhos do Brasil rural | 30 | |
Educação ambiental | Caminhos do Brasil rural | 31 | |
Trabalho | Caminhos do Brasil rural | 31 | |
Vida Familiar e Social | Caminhos do Brasil rural | 31 | |
Educação ambiental | Caminhos do Brasil rural | 32 | |
Trabalho | Caminhos do Brasil rural | 32 | |
Vida Familiar e Social | Caminhos do Brasil rural | 32 | |
Educação ambiental | Caminhos do Brasil rural | 35 | |
Vida Familiar e Social | Caminhos do Brasil rural | 35 | |
Ciência e Tecnologia | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 39 | |
Educação ambiental | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 39 | |
Ciência e Tecnologia | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 43 | |
Educação Alimentar e Nutricional | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 43 | |
Educação ambiental | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 43 | |
Ciência e Tecnologia | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 46 | |
Educação Alimentar e Nutricional | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 46 | |
Educação ambiental | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 46 | |
Educação Alimentar e Nutricional | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 48 | |
Educação ambiental | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 48 | |
Educação Alimentar e Nutricional | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 51 | |
Educação ambiental | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 51 | |
Educação Alimentar e Nutricional | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 51 | |
Educação ambiental | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 51 | |
Educação Alimentar e Nutricional | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 53 | |
Educação ambiental | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | 53 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | 61 | |
Diversidade Cultural | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | 63 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | 63 | |
Diversidade Cultural | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | 63 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | 63 | |
Diversidade Cultural | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | 71 | |
Diversidade Cultural | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | 76 | |
Diversidade Cultural | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | 81 | |
Diversidade Cultural | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 86 | |
Educação em Direitos humanos | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 86 | |
Diversidade Cultural | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 88 | |
Educação em Direitos humanos | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 88 | |
Diversidade Cultural | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 90 | |
Educação em Direitos humanos | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 90 | |
Diversidade Cultural | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 91 | |
Educação em Direitos humanos | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 91 | |
Diversidade Cultural | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 93 | |
Educação em Direitos humanos | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 93 | |
Diversidade Cultural | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 93 | |
Educação em Direitos humanos | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 93 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 96 | |
Diversidade Cultural | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 96 | |
Educação em Direitos humanos | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 96 | |
Vida Familiar e Social | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 96 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 98 | |
Diversidade Cultural | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 98 | |
Educação em Direitos humanos | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 98 | |
Vida Familiar e Social | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 98 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 99 | |
Diversidade Cultural | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 99 | |
Educação em Direitos humanos | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 99 | |
Vida Familiar e Social | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 99 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 101 | |
Diversidade Cultural | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 101 | |
Educação em Direitos humanos | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 101 | |
Vida Familiar e Social | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | 101 | |
Saúde | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 109 | |
Diversidade Cultural | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 111 | |
Educação ambiental | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 111 | |
Saúde | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 111 | |
Diversidade Cultural | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 113 | |
Educação ambiental | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 113 | |
Saúde | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 113 | |
Diversidade Cultural | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 113 | |
Educação ambiental | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 113 | |
Saúde | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 113 | |
Diversidade Cultural | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 113 | |
Educação ambiental | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 113 | |
Saúde | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 113 | |
Diversidade Cultural | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 114 | |
Educação ambiental | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 114 | |
Saúde | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 114 | |
Diversidade Cultural | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 118 | |
Educação ambiental | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 118 | |
Vida Familiar e Social | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 118 | |
Diversidade Cultural | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 118 | |
Educação ambiental | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 118 | |
Vida Familiar e Social | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 118 | |
Diversidade Cultural | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 121 | |
Educação ambiental | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 121 | |
Vida Familiar e Social | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | 121 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | Violência, juventude e sociedade brasileira | 132 | |
Educação em Direitos humanos | Violência, juventude e sociedade brasileira | 132 | |
Vida Familiar e Social | Violência, juventude e sociedade brasileira | 132 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | Violência, juventude e sociedade brasileira | 133 | |
Educação em Direitos humanos | Violência, juventude e sociedade brasileira | 133 | |
Vida Familiar e Social | Violência, juventude e sociedade brasileira | 133 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | Violência, juventude e sociedade brasileira | 134 | |
Educação em Direitos humanos | Violência, juventude e sociedade brasileira | 134 | |
Vida Familiar e Social | Violência, juventude e sociedade brasileira | 134 | |
Diversidade Cultural | Violência, juventude e sociedade brasileira | 139 | |
Educação em Direitos humanos | Violência, juventude e sociedade brasileira | 139 | |
Vida Familiar e Social | Violência, juventude e sociedade brasileira | 139 | |
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Habilidades
(EM13CHS606) - Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira - com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes - e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.
(EM13CHS301) - Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.
(EM13CHS304) - Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.
(EM13CHS306) - Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).
(EM13CHS103) - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
(EM13CHS202) - Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.
(EM13LP23) - Analisar criticamente o histórico e o discurso político de candidatos, propagandas políticas, políticas públicas, programas e propostas de governo, de forma a participar do debate político e tomar decisões conscientes e fundamentadas.
(EM13CHS102) - Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
Detalhamento das Habilidades
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
EM13CHS606 | Caminhos do Brasil rural | Análise: O espaço rural: interação entre a produção agrícola e indústria | 12 |
EM13CHS606 | Caminhos do Brasil rural | Atividades | 36 |
EM13CHS606 | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | A importância do solo como recurso natural | 39 |
EM13CHS606 | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Atividades | 54 |
EM13CHS606 | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | A Corte portuguesa no Brasil: início do processo de emancipação política | 61 |
EM13CHS606 | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | Atividades | 82 |
EM13CHS606 | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O culto ao Estado forte | 84 |
EM13CHS606 | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Atividades | 102 |
EM13CHS606 | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | A questão ambiental em diferentes tempos e espaços | 109 |
EM13CHS606 | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Atividades | 128 |
EM13CHS606 | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: Declaração Universal dos Direitos Humanos | 132 |
EM13CHS606 | Violência, juventude e sociedade brasileira | Atividades | 150 |
EM13CHS301 | Caminhos do Brasil rural | Análise: O espaço rural: interação entre a produção agrícola e indústria | 12 |
EM13CHS301 | Caminhos do Brasil rural | Uma história que vem de longe | 12 |
EM13CHS301 | Caminhos do Brasil rural | Análise: O Império Português | 13 |
EM13CHS301 | Caminhos do Brasil rural | Análise: Monumentos polêmicos | 16 |
EM13CHS301 | Caminhos do Brasil rural | Análise: A pecuária e o mundo rural | 17 |
EM13CHS304 | Caminhos do Brasil rural | A luta pela terra | 28 |
EM13CHS306 | Caminhos do Brasil rural | A luta pela terra | 28 |
EM13CHS304 | Caminhos do Brasil rural | Análise: Famílias em acampamentos | 30 |
EM13CHS306 | Caminhos do Brasil rural | Análise: Famílias em acampamentos | 30 |
EM13CHS304 | Caminhos do Brasil rural | Violência no campo | 30 |
EM13CHS306 | Caminhos do Brasil rural | Violência no campo | 30 |
EM13CHS304 | Caminhos do Brasil rural | Os sistemas agrícolas | 31 |
EM13CHS306 | Caminhos do Brasil rural | Os sistemas agrícolas | 31 |
EM13CHS304 | Caminhos do Brasil rural | Análise: A produção no campo | 32 |
EM13CHS306 | Caminhos do Brasil rural | Análise: A produção no campo | 32 |
EM13CHS304 | Caminhos do Brasil rural | Análise: Campo x cidade? | 35 |
EM13CHS306 | Caminhos do Brasil rural | Análise: Campo x cidade? | 35 |
EM13CHS103 | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | A importância do solo como recurso natural | 39 |
EM13CHS103 | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Problemas socioambientais | 43 |
EM13CHS103 | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Análise: Semiárido em perigo | 46 |
EM13CHS202 | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Propondo soluções, encontrando alternativas | 48 |
EM13CHS202 | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Análise: Locais de maior pobleza no Brasil | 51 |
EM13CHS202 | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Fome, um problema ético | 51 |
EM13CHS202 | Espaço rural, meio ambiente e segurança alimentar | Prática de pesquisa: Fome, um problema de todos nós | 53 |
EM13CHS606 | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | Análise: História e representação | 71 |
EM13CHS606 | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | A instauração da república e a reconfiguração do Estado brasileiro | 76 |
EM13CHS606 | A formação do Estado brasileiro: aspectos sociais e espaciais | Análise: Eleições presidenciais - 1930 | 81 |
EM13LP23 | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O culto ao Estado forte | 84 |
EM13LP23 | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O Estado novo | 86 |
EM13LP23 | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Análise: O populismo getulista | 88 |
EM13LP23 | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O governo de Juscelino Kubitscheck | 90 |
EM13LP23 | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Análise: Mordenização conservadora | 91 |
EM13LP23 | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Análise: A construção da capital do Brasil | 93 |
EM13LP23 | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | De Juscelino a Jango | 93 |
EM13CHS103 | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Ditadura e democracia | 96 |
EM13CHS103 | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Modelo de desenvolvimento, juventude, repressão e resistências | 98 |
EM13CHS103 | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | O caminho para a redemocratização | 99 |
EM13CHS103 | O Estado Brasileiro: dimensões sociopolíticas | Prática de pesquisa: Futebol e política em tempos de autoritarismo | 101 |
EM13CHS102 | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | A questão ambiental em diferentes tempos e espaços | 109 |
EM13CHS102 | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Análise: Respeito à natureza | 111 |
EM13CHS102 | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | A emergência da questão ambiental | 113 |
EM13CHS102 | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Análise: Preservar e compreender | 113 |
EM13CHS102 | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | O buraco na camada de ozônio | 113 |
EM13CHS102 | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Análise: A volta do CFC? | 114 |
EM13CHS606 | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Análise: Matrizes elétricas | 118 |
EM13CHS606 | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Articulação internacional para o enfrentamento da questão ambiental | 118 |
EM13CHS606 | Conflitos entre desenvolvimento e preservação | Biomas originais ameaçados | 121 |
EM13CHS301 | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: Declaração Universal dos Direitos Humanos | 132 |
EM13CHS301 | Violência, juventude e sociedade brasileira | Violência e ação do Estado | 132 |
EM13CHS606 | Violência, juventude e sociedade brasileira | Violência e ação do Estado | 132 |
EM13CHS301 | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: Violência contra jovens | 133 |
EM13CHS606 | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: Violência contra jovens | 133 |
EM13CHS301 | Violência, juventude e sociedade brasileira | A sociedade brasileira no início do século XXI e suas contradições | 134 |
EM13CHS606 | Violência, juventude e sociedade brasileira | A sociedade brasileira no início do século XXI e suas contradições | 134 |
EM13CHS606 | Violência, juventude e sociedade brasileira | Análise: "Falta ao poder temer o povo" | 139 |
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Detalhamento das Especificidades
Especificidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |