

CONHECIMENTO
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
SENSO ESTÉTICO
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMUNICAÇÃO
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
CULTURA DIGITAL
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
PROJETO DE VIDA E TRABALHO
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
ARGUMENTAÇÃO
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
EMPATIA E COOPERAÇÃO
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Detalhamento das Competências Gerais
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
1 - CONHECIMENTO | Um mundo em transformação | Análise: Haiti | 47 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Um mundo em transformação | Análise: Haiti | 47 |
4 - COMUNICAÇÃO | Um mundo em transformação | Análise: Haiti | 47 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um mundo em transformação | Análise: Haiti | 47 |
1 - CONHECIMENTO | Dominação imperialista e seus impactos | Prática de pesquisa: Guerras de independência na Ásia e na África | 81 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Dominação imperialista e seus impactos | Prática de pesquisa: Guerras de independência na Ásia e na África | 81 |
4 - COMUNICAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Prática de pesquisa: Guerras de independência na Ásia e na África | 81 |
1 - CONHECIMENTO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | O desenvolvimento comercial na Europa a partir do século XI | 12 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | O desenvolvimento comercial na Europa a partir do século XI | 12 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | O desenvolvimento comercial na Europa a partir do século XI | 12 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | O desenvolvimento comercial na Europa a partir do século XI | 12 |
1 - CONHECIMENTO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Atividades | 27 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Atividades | 27 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Atividades | 27 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Atividades | 27 |
1 - CONHECIMENTO | Um mundo em transformação | Análise: Quantas versões tem uma história? | 29 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Um mundo em transformação | Análise: Quantas versões tem uma história? | 29 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Um mundo em transformação | Análise: Quantas versões tem uma história? | 29 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Um mundo em transformação | Análise: Quantas versões tem uma história? | 29 |
1 - CONHECIMENTO | Um mundo em transformação | Atividades | 54 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Um mundo em transformação | Atividades | 54 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Um mundo em transformação | Atividades | 54 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Um mundo em transformação | Atividades | 54 |
1 - CONHECIMENTO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A revolução de Pantera Negra | 61 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A revolução de Pantera Negra | 61 |
4 - COMUNICAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A revolução de Pantera Negra | 61 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A revolução de Pantera Negra | 61 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A revolução de Pantera Negra | 61 |
1 - CONHECIMENTO | Dominação imperialista e seus impactos | Atividades | 82 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Dominação imperialista e seus impactos | Atividades | 82 |
4 - COMUNICAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Atividades | 82 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Atividades | 82 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Atividades | 82 |
1 - CONHECIMENTO | Desafio do Novo Mundo | Análise: Americano ou estadunidense | 84 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Desafio do Novo Mundo | Análise: Americano ou estadunidense | 84 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Análise: Americano ou estadunidense | 84 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Análise: Americano ou estadunidense | 84 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Análise: Americano ou estadunidense | 84 |
1 - CONHECIMENTO | Desafio do Novo Mundo | Atividades | 102 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Desafio do Novo Mundo | Atividades | 102 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Atividades | 102 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Atividades | 102 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Atividades | 102 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica, espaço e poder | Nacionalismo e geopolítico na Europa | 110 |
5 - CULTURA DIGITAL | Geopolítica, espaço e poder | Nacionalismo e geopolítico na Europa | 110 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Geopolítica, espaço e poder | Nacionalismo e geopolítico na Europa | 110 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Geopolítica, espaço e poder | Nacionalismo e geopolítico na Europa | 110 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica, espaço e poder | Atividades | 124 |
5 - CULTURA DIGITAL | Geopolítica, espaço e poder | Atividades | 124 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Geopolítica, espaço e poder | Atividades | 124 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Geopolítica, espaço e poder | Atividades | 124 |
1 - CONHECIMENTO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Análise: Trajetória da democracia | 127 |
5 - CULTURA DIGITAL | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Análise: Trajetória da democracia | 127 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Análise: Trajetória da democracia | 127 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Análise: Trajetória da democracia | 127 |
1 - CONHECIMENTO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Atividades | 150 |
5 - CULTURA DIGITAL | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Atividades | 150 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Atividades | 150 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Atividades | 150 |
4 - COMUNICAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | O desenvolvimento comercial na Europa a partir do século XI | 12 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | O desenvolvimento comercial na Europa a partir do século XI | 12 |
1 - CONHECIMENTO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | A retomada comercial na Baixa Idade Média | 14 |
4 - COMUNICAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | A retomada comercial na Baixa Idade Média | 14 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | A retomada comercial na Baixa Idade Média | 14 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | A retomada comercial na Baixa Idade Média | 14 |
1 - CONHECIMENTO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: O comércio internal atual | 16 |
4 - COMUNICAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: O comércio internal atual | 16 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: O comércio internal atual | 16 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: O comércio internal atual | 16 |
1 - CONHECIMENTO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | O aumento da população urbana | 16 |
4 - COMUNICAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | O aumento da população urbana | 16 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | O aumento da população urbana | 16 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | O aumento da população urbana | 16 |
1 - CONHECIMENTO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: Brasil atual: urbano ou rural? | 17 |
4 - COMUNICAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: Brasil atual: urbano ou rural? | 17 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: Brasil atual: urbano ou rural? | 17 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: Brasil atual: urbano ou rural? | 17 |
1 - CONHECIMENTO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | As feiras, os cambistas e as cidades | 17 |
4 - COMUNICAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | As feiras, os cambistas e as cidades | 17 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | As feiras, os cambistas e as cidades | 17 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | As feiras, os cambistas e as cidades | 17 |
1 - CONHECIMENTO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: O banqueiro e sua mulher | 18 |
4 - COMUNICAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: O banqueiro e sua mulher | 18 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: O banqueiro e sua mulher | 18 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: O banqueiro e sua mulher | 18 |
1 - CONHECIMENTO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: Os mestres-astesãos | 20 |
4 - COMUNICAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: Os mestres-astesãos | 20 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: Os mestres-astesãos | 20 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: Os mestres-astesãos | 20 |
1 - CONHECIMENTO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | As corporações de ofícios e a burguesia | 20 |
4 - COMUNICAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | As corporações de ofícios e a burguesia | 20 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | As corporações de ofícios e a burguesia | 20 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | As corporações de ofícios e a burguesia | 20 |
1 - CONHECIMENTO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | A crise do sistema feudal | 22 |
4 - COMUNICAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | A crise do sistema feudal | 22 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | A crise do sistema feudal | 22 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | A crise do sistema feudal | 22 |
1 - CONHECIMENTO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: Impactos no meio ambiente | 22 |
4 - COMUNICAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: Impactos no meio ambiente | 22 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: Impactos no meio ambiente | 22 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: Impactos no meio ambiente | 22 |
1 - CONHECIMENTO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | A passagem para o capitalismo | 26 |
4 - COMUNICAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | A passagem para o capitalismo | 26 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | A passagem para o capitalismo | 26 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | A passagem para o capitalismo | 26 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um mundo em transformação | Análise: Quantas versões tem uma história? | 29 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um mundo em transformação | Análise: Quantas versões tem uma história? | 29 |
1 - CONHECIMENTO | Um mundo em transformação | Impérios por toda parte | 30 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Um mundo em transformação | Impérios por toda parte | 30 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um mundo em transformação | Impérios por toda parte | 30 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um mundo em transformação | Impérios por toda parte | 30 |
1 - CONHECIMENTO | Um mundo em transformação | Análise: Seres de outro mundo? | 32 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Um mundo em transformação | Análise: Seres de outro mundo? | 32 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um mundo em transformação | Análise: Seres de outro mundo? | 32 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um mundo em transformação | Análise: Seres de outro mundo? | 32 |
1 - CONHECIMENTO | Um mundo em transformação | Colonialismo | 37 |
4 - COMUNICAÇÃO | Um mundo em transformação | Colonialismo | 37 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Um mundo em transformação | Colonialismo | 37 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um mundo em transformação | Colonialismo | 37 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um mundo em transformação | Colonialismo | 37 |
1 - CONHECIMENTO | Um mundo em transformação | Um só capitalismo? | 37 |
4 - COMUNICAÇÃO | Um mundo em transformação | Um só capitalismo? | 37 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Um mundo em transformação | Um só capitalismo? | 37 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um mundo em transformação | Um só capitalismo? | 37 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um mundo em transformação | Um só capitalismo? | 37 |
1 - CONHECIMENTO | Um mundo em transformação | Análise: Potosí | 38 |
4 - COMUNICAÇÃO | Um mundo em transformação | Análise: Potosí | 38 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Um mundo em transformação | Análise: Potosí | 38 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um mundo em transformação | Análise: Potosí | 38 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um mundo em transformação | Análise: Potosí | 38 |
1 - CONHECIMENTO | Um mundo em transformação | Análise: O semeador e o ladrilhador | 42 |
4 - COMUNICAÇÃO | Um mundo em transformação | Análise: O semeador e o ladrilhador | 42 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Um mundo em transformação | Análise: O semeador e o ladrilhador | 42 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um mundo em transformação | Análise: O semeador e o ladrilhador | 42 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um mundo em transformação | Análise: O semeador e o ladrilhador | 42 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Um mundo em transformação | Análise: Haiti | 47 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um mundo em transformação | Análise: Haiti | 47 |
1 - CONHECIMENTO | Um mundo em transformação | Análise: A partilha da África | 50 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Um mundo em transformação | Análise: A partilha da África | 50 |
4 - COMUNICAÇÃO | Um mundo em transformação | Análise: A partilha da África | 50 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Um mundo em transformação | Análise: A partilha da África | 50 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um mundo em transformação | Análise: A partilha da África | 50 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um mundo em transformação | Análise: A partilha da África | 50 |
1 - CONHECIMENTO | Um mundo em transformação | Impérios coloniais no século XIX | 50 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Um mundo em transformação | Impérios coloniais no século XIX | 50 |
4 - COMUNICAÇÃO | Um mundo em transformação | Impérios coloniais no século XIX | 50 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Um mundo em transformação | Impérios coloniais no século XIX | 50 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um mundo em transformação | Impérios coloniais no século XIX | 50 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um mundo em transformação | Impérios coloniais no século XIX | 50 |
1 - CONHECIMENTO | Um mundo em transformação | Saberes descentralizados | 51 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Um mundo em transformação | Saberes descentralizados | 51 |
4 - COMUNICAÇÃO | Um mundo em transformação | Saberes descentralizados | 51 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Um mundo em transformação | Saberes descentralizados | 51 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um mundo em transformação | Saberes descentralizados | 51 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um mundo em transformação | Saberes descentralizados | 51 |
1 - CONHECIMENTO | Um mundo em transformação | As diversas histórias do capitalismo global | 52 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Um mundo em transformação | As diversas histórias do capitalismo global | 52 |
4 - COMUNICAÇÃO | Um mundo em transformação | As diversas histórias do capitalismo global | 52 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Um mundo em transformação | As diversas histórias do capitalismo global | 52 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um mundo em transformação | As diversas histórias do capitalismo global | 52 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um mundo em transformação | As diversas histórias do capitalismo global | 52 |
1 - CONHECIMENTO | Um mundo em transformação | Prática de pesquisa: De onde vêm as mercadorias que consumimos? | 53 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Um mundo em transformação | Prática de pesquisa: De onde vêm as mercadorias que consumimos? | 53 |
4 - COMUNICAÇÃO | Um mundo em transformação | Prática de pesquisa: De onde vêm as mercadorias que consumimos? | 53 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Um mundo em transformação | Prática de pesquisa: De onde vêm as mercadorias que consumimos? | 53 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Um mundo em transformação | Prática de pesquisa: De onde vêm as mercadorias que consumimos? | 53 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Um mundo em transformação | Prática de pesquisa: De onde vêm as mercadorias que consumimos? | 53 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A revolução de Pantera Negra | 61 |
5 - CULTURA DIGITAL | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A revolução de Pantera Negra | 61 |
1 - CONHECIMENTO | Dominação imperialista e seus impactos | O imperialismo | 62 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Dominação imperialista e seus impactos | O imperialismo | 62 |
4 - COMUNICAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | O imperialismo | 62 |
5 - CULTURA DIGITAL | Dominação imperialista e seus impactos | O imperialismo | 62 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | O imperialismo | 62 |
1 - CONHECIMENTO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: Etnocentrismo e imperialismo na mídia | 64 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: Etnocentrismo e imperialismo na mídia | 64 |
4 - COMUNICAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: Etnocentrismo e imperialismo na mídia | 64 |
5 - CULTURA DIGITAL | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: Etnocentrismo e imperialismo na mídia | 64 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: Etnocentrismo e imperialismo na mídia | 64 |
1 - CONHECIMENTO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A melanina | 65 |
4 - COMUNICAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A melanina | 65 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A melanina | 65 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A melanina | 65 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A melanina | 65 |
1 - CONHECIMENTO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A redenção de Cam | 66 |
4 - COMUNICAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A redenção de Cam | 66 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A redenção de Cam | 66 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A redenção de Cam | 66 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A redenção de Cam | 66 |
1 - CONHECIMENTO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A África na cartografia colonial | 68 |
4 - COMUNICAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A África na cartografia colonial | 68 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A África na cartografia colonial | 68 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A África na cartografia colonial | 68 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A África na cartografia colonial | 68 |
1 - CONHECIMENTO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: Caça violenta pelo marfim | 70 |
4 - COMUNICAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: Caça violenta pelo marfim | 70 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: Caça violenta pelo marfim | 70 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: Caça violenta pelo marfim | 70 |
1 - CONHECIMENTO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: O "Mapa Cor-de-Rosa" e o "Colosso de Rhodes" | 72 |
4 - COMUNICAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: O "Mapa Cor-de-Rosa" e o "Colosso de Rhodes" | 72 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: O "Mapa Cor-de-Rosa" e o "Colosso de Rhodes" | 72 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: O "Mapa Cor-de-Rosa" e o "Colosso de Rhodes" | 72 |
1 - CONHECIMENTO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: Crise em Hong Kong | 76 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: Crise em Hong Kong | 76 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: Crise em Hong Kong | 76 |
1 - CONHECIMENTO | Dominação imperialista e seus impactos | A ocupação imperialista na Oceania | 77 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Dominação imperialista e seus impactos | A ocupação imperialista na Oceania | 77 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | A ocupação imperialista na Oceania | 77 |
1 - CONHECIMENTO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: All Blacks e a dança étnica Maori | 77 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: All Blacks e a dança étnica Maori | 77 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: All Blacks e a dança étnica Maori | 77 |
1 - CONHECIMENTO | Dominação imperialista e seus impactos | Processo de descolonização e o surgimento dos Estados Nacionais | 79 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Dominação imperialista e seus impactos | Processo de descolonização e o surgimento dos Estados Nacionais | 79 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Processo de descolonização e o surgimento dos Estados Nacionais | 79 |
1 - CONHECIMENTO | Dominação imperialista e seus impactos | Mas e o Pantera Negra? | 80 |
4 - COMUNICAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Mas e o Pantera Negra? | 80 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Dominação imperialista e seus impactos | Mas e o Pantera Negra? | 80 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Mas e o Pantera Negra? | 80 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Dominação imperialista e seus impactos | Prática de pesquisa: Guerras de independência na Ásia e na África | 81 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Dominação imperialista e seus impactos | Prática de pesquisa: Guerras de independência na Ásia e na África | 81 |
1 - CONHECIMENTO | Desafio do Novo Mundo | O que é ser americano? | 84 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | O que é ser americano? | 84 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | O que é ser americano? | 84 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | O que é ser americano? | 84 |
1 - CONHECIMENTO | Desafio do Novo Mundo | A ideia de raça e as mulheres negras | 86 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | A ideia de raça e as mulheres negras | 86 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | A ideia de raça e as mulheres negras | 86 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | A ideia de raça e as mulheres negras | 86 |
1 - CONHECIMENTO | Desafio do Novo Mundo | Análise: Poemas de recordação | 87 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Análise: Poemas de recordação | 87 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Análise: Poemas de recordação | 87 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Análise: Poemas de recordação | 87 |
1 - CONHECIMENTO | Desafio do Novo Mundo | Formas de violência e preconceito | 88 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Formas de violência e preconceito | 88 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Desafio do Novo Mundo | Formas de violência e preconceito | 88 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Formas de violência e preconceito | 88 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Formas de violência e preconceito | 88 |
1 - CONHECIMENTO | Desafio do Novo Mundo | A luta pela memória dos povos hispano-americanos | 89 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | A luta pela memória dos povos hispano-americanos | 89 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Desafio do Novo Mundo | A luta pela memória dos povos hispano-americanos | 89 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | A luta pela memória dos povos hispano-americanos | 89 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | A luta pela memória dos povos hispano-americanos | 89 |
1 - CONHECIMENTO | Desafio do Novo Mundo | Análise: Maias | 94 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Análise: Maias | 94 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Desafio do Novo Mundo | Análise: Maias | 94 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Análise: Maias | 94 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Análise: Maias | 94 |
1 - CONHECIMENTO | Desafio do Novo Mundo | A arte e seus símbolos na América | 95 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | A arte e seus símbolos na América | 95 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Desafio do Novo Mundo | A arte e seus símbolos na América | 95 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | A arte e seus símbolos na América | 95 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | A arte e seus símbolos na América | 95 |
1 - CONHECIMENTO | Desafio do Novo Mundo | Análise: La guerra de la Independencia de México | 97 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Análise: La guerra de la Independencia de México | 97 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Desafio do Novo Mundo | Análise: La guerra de la Independencia de México | 97 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Análise: La guerra de la Independencia de México | 97 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Análise: La guerra de la Independencia de México | 97 |
1 - CONHECIMENTO | Desafio do Novo Mundo | Voltando ao Capitão América | 98 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Voltando ao Capitão América | 98 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Desafio do Novo Mundo | Voltando ao Capitão América | 98 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Voltando ao Capitão América | 98 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Voltando ao Capitão América | 98 |
1 - CONHECIMENTO | Desafio do Novo Mundo | Análise: Marcha para o Oeste | 100 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Análise: Marcha para o Oeste | 100 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Desafio do Novo Mundo | Análise: Marcha para o Oeste | 100 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Análise: Marcha para o Oeste | 100 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Análise: Marcha para o Oeste | 100 |
1 - CONHECIMENTO | Desafio do Novo Mundo | Povos das Américas: diferentes narrativas | 100 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Povos das Américas: diferentes narrativas | 100 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Desafio do Novo Mundo | Povos das Américas: diferentes narrativas | 100 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Povos das Américas: diferentes narrativas | 100 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Desafio do Novo Mundo | Povos das Américas: diferentes narrativas | 100 |
4 - COMUNICAÇÃO | Geopolítica, espaço e poder | Nacionalismo e geopolítico na Europa | 110 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica, espaço e poder | Nacionalismo e geopolítico na Europa | 110 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica, espaço e poder | Crise econômica e das democracias liberais | 113 |
4 - COMUNICAÇÃO | Geopolítica, espaço e poder | Crise econômica e das democracias liberais | 113 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica, espaço e poder | Crise econômica e das democracias liberais | 113 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica, espaço e poder | Ascensão do facismo e do nazismo | 115 |
4 - COMUNICAÇÃO | Geopolítica, espaço e poder | Ascensão do facismo e do nazismo | 115 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica, espaço e poder | Ascensão do facismo e do nazismo | 115 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica, espaço e poder | Análise: A praça da ignorância | 117 |
4 - COMUNICAÇÃO | Geopolítica, espaço e poder | Análise: A praça da ignorância | 117 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica, espaço e poder | Análise: A praça da ignorância | 117 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Geopolítica, espaço e poder | Análise: A praça da ignorância | 117 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica, espaço e poder | A ordem bipolar da Guerra Fria (1945-1991) | 119 |
4 - COMUNICAÇÃO | Geopolítica, espaço e poder | A ordem bipolar da Guerra Fria (1945-1991) | 119 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica, espaço e poder | A ordem bipolar da Guerra Fria (1945-1991) | 119 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Geopolítica, espaço e poder | A ordem bipolar da Guerra Fria (1945-1991) | 119 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica, espaço e poder | Análise: Desespero e inocência | 121 |
4 - COMUNICAÇÃO | Geopolítica, espaço e poder | Análise: Desespero e inocência | 121 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica, espaço e poder | Análise: Desespero e inocência | 121 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Geopolítica, espaço e poder | Análise: Desespero e inocência | 121 |
4 - COMUNICAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Análise: Trajetória da democracia | 127 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Análise: Trajetória da democracia | 127 |
1 - CONHECIMENTO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Globalização: a liberdade econômica? | 128 |
4 - COMUNICAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Globalização: a liberdade econômica? | 128 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Globalização: a liberdade econômica? | 128 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Globalização: a liberdade econômica? | 128 |
1 - CONHECIMENTO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | As corporações transnacionais | 130 |
4 - COMUNICAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | As corporações transnacionais | 130 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | As corporações transnacionais | 130 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | As corporações transnacionais | 130 |
1 - CONHECIMENTO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Organizações internacionais, multibipolaridade e democracia | 132 |
4 - COMUNICAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Organizações internacionais, multibipolaridade e democracia | 132 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Organizações internacionais, multibipolaridade e democracia | 132 |
1 - CONHECIMENTO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Os blocos econômicos | 135 |
4 - COMUNICAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Os blocos econômicos | 135 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Os blocos econômicos | 135 |
1 - CONHECIMENTO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | A integração da América Latina | 140 |
4 - COMUNICAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | A integração da América Latina | 140 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | A integração da América Latina | 140 |
1 - CONHECIMENTO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | O poder da mídia | 142 |
4 - COMUNICAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | O poder da mídia | 142 |
5 - CULTURA DIGITAL | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | O poder da mídia | 142 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | O poder da mídia | 142 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | O poder da mídia | 142 |
1 - CONHECIMENTO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Mudanças na contemporaneidade | 144 |
4 - COMUNICAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Mudanças na contemporaneidade | 144 |
5 - CULTURA DIGITAL | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Mudanças na contemporaneidade | 144 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Mudanças na contemporaneidade | 144 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Mudanças na contemporaneidade | 144 |
1 - CONHECIMENTO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Análise: A pandemia anterior | 146 |
4 - COMUNICAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Análise: A pandemia anterior | 146 |
5 - CULTURA DIGITAL | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Análise: A pandemia anterior | 146 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Análise: A pandemia anterior | 146 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Análise: A pandemia anterior | 146 |
1 - CONHECIMENTO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Desglobalização e pandemia | 147 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Desglobalização e pandemia | 147 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Desglobalização e pandemia | 147 |
1 - CONHECIMENTO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Análise: A noite | 148 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Análise: A noite | 148 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Análise: A noite | 148 |
1 - CONHECIMENTO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Prática de pesquisa: Covid-19 e os impactos no cotidiano de cada um | 149 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Prática de pesquisa: Covid-19 e os impactos no cotidiano de cada um | 149 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Prática de pesquisa: Covid-19 e os impactos no cotidiano de cada um | 149 |
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia
Diversidade Cultural
Multiculturalismo
Educação Alimentar e Nutricional
Saúde
Educação ambiental
Meio Ambiente
Educação em Direitos humanos
Cidadania e Civismo
Educação Financeira
Economia
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Multiculturalismo
Educação para o consumo
Meio Ambiente
Saúde
Saúde
Trabalho
Economia
Vida Familiar e Social
Cidadania e Civismo
Detalhamento Temas Contemporâneos Transversais
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Diversidade Cultural | Um mundo em transformação | 47 | |
Educação ambiental | Um mundo em transformação | 47 | |
Educação em Direitos humanos | Um mundo em transformação | 47 | |
Saúde | Um mundo em transformação | 47 | |
Diversidade Cultural | Dominação imperialista e seus impactos | 81 | |
Educação em Direitos humanos | Dominação imperialista e seus impactos | 81 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Dominação imperialista e seus impactos | 81 | |
Ciência e Tecnologia | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 12 | |
Diversidade Cultural | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 12 | |
Educação ambiental | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 12 | |
Saúde | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 12 | |
Ciência e Tecnologia | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 27 | |
Diversidade Cultural | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 27 | |
Educação ambiental | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 27 | |
Saúde | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 27 | |
Ciência e Tecnologia | Um mundo em transformação | 29 | |
Diversidade Cultural | Um mundo em transformação | 29 | |
Educação ambiental | Um mundo em transformação | 29 | |
Saúde | Um mundo em transformação | 29 | |
Ciência e Tecnologia | Um mundo em transformação | 54 | |
Diversidade Cultural | Um mundo em transformação | 54 | |
Educação ambiental | Um mundo em transformação | 54 | |
Saúde | Um mundo em transformação | 54 | |
Diversidade Cultural | Dominação imperialista e seus impactos | 61 | |
Educação ambiental | Dominação imperialista e seus impactos | 61 | |
Vida Familiar e Social | Dominação imperialista e seus impactos | 61 | |
Diversidade Cultural | Dominação imperialista e seus impactos | 82 | |
Educação ambiental | Dominação imperialista e seus impactos | 82 | |
Vida Familiar e Social | Dominação imperialista e seus impactos | 82 | |
Diversidade Cultural | Desafio do Novo Mundo | 84 | |
Educação ambiental | Desafio do Novo Mundo | 84 | |
Vida Familiar e Social | Desafio do Novo Mundo | 84 | |
Diversidade Cultural | Desafio do Novo Mundo | 102 | |
Educação ambiental | Desafio do Novo Mundo | 102 | |
Vida Familiar e Social | Desafio do Novo Mundo | 102 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica, espaço e poder | 110 | |
Educação ambiental | Geopolítica, espaço e poder | 110 | |
Saúde | Geopolítica, espaço e poder | 110 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica, espaço e poder | 110 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica, espaço e poder | 124 | |
Educação ambiental | Geopolítica, espaço e poder | 124 | |
Saúde | Geopolítica, espaço e poder | 124 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica, espaço e poder | 124 | |
Diversidade Cultural | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 127 | |
Educação ambiental | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 127 | |
Saúde | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 127 | |
Vida Familiar e Social | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 127 | |
Diversidade Cultural | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 150 | |
Educação ambiental | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 150 | |
Saúde | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 150 | |
Vida Familiar e Social | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 150 | |
Trabalho | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 12 | |
Vida Familiar e Social | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 12 | |
Diversidade Cultural | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 14 | |
Trabalho | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 14 | |
Vida Familiar e Social | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 14 | |
Diversidade Cultural | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 16 | |
Trabalho | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 16 | |
Vida Familiar e Social | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 16 | |
Diversidade Cultural | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 16 | |
Trabalho | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 16 | |
Vida Familiar e Social | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 16 | |
Diversidade Cultural | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 17 | |
Vida Familiar e Social | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 17 | |
Diversidade Cultural | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 17 | |
Vida Familiar e Social | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 17 | |
Diversidade Cultural | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 18 | |
Vida Familiar e Social | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 18 | |
Diversidade Cultural | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 20 | |
Vida Familiar e Social | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 20 | |
Diversidade Cultural | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 20 | |
Vida Familiar e Social | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 20 | |
Diversidade Cultural | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 22 | |
Educação Alimentar e Nutricional | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 22 | |
Educação ambiental | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 22 | |
Saúde | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 22 | |
Vida Familiar e Social | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 22 | |
Diversidade Cultural | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 22 | |
Educação Alimentar e Nutricional | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 22 | |
Educação ambiental | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 22 | |
Saúde | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 22 | |
Vida Familiar e Social | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 22 | |
Diversidade Cultural | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 26 | |
Educação Alimentar e Nutricional | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 26 | |
Educação ambiental | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 26 | |
Saúde | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 26 | |
Vida Familiar e Social | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | 26 | |
Vida Familiar e Social | Um mundo em transformação | 29 | |
Ciência e Tecnologia | Um mundo em transformação | 30 | |
Diversidade Cultural | Um mundo em transformação | 30 | |
Saúde | Um mundo em transformação | 30 | |
Vida Familiar e Social | Um mundo em transformação | 30 | |
Ciência e Tecnologia | Um mundo em transformação | 32 | |
Diversidade Cultural | Um mundo em transformação | 32 | |
Saúde | Um mundo em transformação | 32 | |
Vida Familiar e Social | Um mundo em transformação | 32 | |
Diversidade Cultural | Um mundo em transformação | 37 | |
Educação ambiental | Um mundo em transformação | 37 | |
Educação para o consumo | Um mundo em transformação | 37 | |
Vida Familiar e Social | Um mundo em transformação | 37 | |
Diversidade Cultural | Um mundo em transformação | 37 | |
Educação ambiental | Um mundo em transformação | 37 | |
Educação para o consumo | Um mundo em transformação | 37 | |
Vida Familiar e Social | Um mundo em transformação | 37 | |
Diversidade Cultural | Um mundo em transformação | 38 | |
Educação ambiental | Um mundo em transformação | 38 | |
Educação para o consumo | Um mundo em transformação | 38 | |
Vida Familiar e Social | Um mundo em transformação | 38 | |
Diversidade Cultural | Um mundo em transformação | 42 | |
Educação ambiental | Um mundo em transformação | 42 | |
Educação para o consumo | Um mundo em transformação | 42 | |
Vida Familiar e Social | Um mundo em transformação | 42 | |
Educação para o consumo | Um mundo em transformação | 47 | |
Vida Familiar e Social | Um mundo em transformação | 47 | |
Ciência e Tecnologia | Um mundo em transformação | 50 | |
Diversidade Cultural | Um mundo em transformação | 50 | |
Saúde | Um mundo em transformação | 50 | |
Trabalho | Um mundo em transformação | 50 | |
Vida Familiar e Social | Um mundo em transformação | 50 | |
Ciência e Tecnologia | Um mundo em transformação | 50 | |
Diversidade Cultural | Um mundo em transformação | 50 | |
Saúde | Um mundo em transformação | 50 | |
Trabalho | Um mundo em transformação | 50 | |
Vida Familiar e Social | Um mundo em transformação | 50 | |
Ciência e Tecnologia | Um mundo em transformação | 51 | |
Diversidade Cultural | Um mundo em transformação | 51 | |
Saúde | Um mundo em transformação | 51 | |
Trabalho | Um mundo em transformação | 51 | |
Vida Familiar e Social | Um mundo em transformação | 51 | |
Ciência e Tecnologia | Um mundo em transformação | 52 | |
Diversidade Cultural | Um mundo em transformação | 52 | |
Saúde | Um mundo em transformação | 52 | |
Trabalho | Um mundo em transformação | 52 | |
Vida Familiar e Social | Um mundo em transformação | 52 | |
Ciência e Tecnologia | Um mundo em transformação | 53 | |
Diversidade Cultural | Um mundo em transformação | 53 | |
Saúde | Um mundo em transformação | 53 | |
Trabalho | Um mundo em transformação | 53 | |
Vida Familiar e Social | Um mundo em transformação | 53 | |
Ciência e Tecnologia | Dominação imperialista e seus impactos | 61 | |
Ciência e Tecnologia | Dominação imperialista e seus impactos | 62 | |
Diversidade Cultural | Dominação imperialista e seus impactos | 62 | |
Vida Familiar e Social | Dominação imperialista e seus impactos | 62 | |
Ciência e Tecnologia | Dominação imperialista e seus impactos | 64 | |
Diversidade Cultural | Dominação imperialista e seus impactos | 64 | |
Vida Familiar e Social | Dominação imperialista e seus impactos | 64 | |
Ciência e Tecnologia | Dominação imperialista e seus impactos | 65 | |
Diversidade Cultural | Dominação imperialista e seus impactos | 65 | |
Educação em Direitos humanos | Dominação imperialista e seus impactos | 65 | |
Vida Familiar e Social | Dominação imperialista e seus impactos | 65 | |
Ciência e Tecnologia | Dominação imperialista e seus impactos | 66 | |
Diversidade Cultural | Dominação imperialista e seus impactos | 66 | |
Educação em Direitos humanos | Dominação imperialista e seus impactos | 66 | |
Vida Familiar e Social | Dominação imperialista e seus impactos | 66 | |
Ciência e Tecnologia | Dominação imperialista e seus impactos | 68 | |
Diversidade Cultural | Dominação imperialista e seus impactos | 68 | |
Educação em Direitos humanos | Dominação imperialista e seus impactos | 68 | |
Vida Familiar e Social | Dominação imperialista e seus impactos | 68 | |
Diversidade Cultural | Dominação imperialista e seus impactos | 70 | |
Educação ambiental | Dominação imperialista e seus impactos | 70 | |
Vida Familiar e Social | Dominação imperialista e seus impactos | 70 | |
Diversidade Cultural | Dominação imperialista e seus impactos | 72 | |
Educação ambiental | Dominação imperialista e seus impactos | 72 | |
Vida Familiar e Social | Dominação imperialista e seus impactos | 72 | |
Diversidade Cultural | Dominação imperialista e seus impactos | 76 | |
Vida Familiar e Social | Dominação imperialista e seus impactos | 76 | |
Diversidade Cultural | Dominação imperialista e seus impactos | 77 | |
Vida Familiar e Social | Dominação imperialista e seus impactos | 77 | |
Diversidade Cultural | Dominação imperialista e seus impactos | 77 | |
Vida Familiar e Social | Dominação imperialista e seus impactos | 77 | |
Diversidade Cultural | Dominação imperialista e seus impactos | 79 | |
Vida Familiar e Social | Dominação imperialista e seus impactos | 79 | |
Diversidade Cultural | Dominação imperialista e seus impactos | 80 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Dominação imperialista e seus impactos | 80 | |
Vida Familiar e Social | Dominação imperialista e seus impactos | 80 | |
Vida Familiar e Social | Dominação imperialista e seus impactos | 81 | |
Diversidade Cultural | Desafio do Novo Mundo | 84 | |
Vida Familiar e Social | Desafio do Novo Mundo | 84 | |
Diversidade Cultural | Desafio do Novo Mundo | 86 | |
Vida Familiar e Social | Desafio do Novo Mundo | 86 | |
Diversidade Cultural | Desafio do Novo Mundo | 87 | |
Vida Familiar e Social | Desafio do Novo Mundo | 87 | |
Diversidade Cultural | Desafio do Novo Mundo | 88 | |
Educação em Direitos humanos | Desafio do Novo Mundo | 88 | |
Trabalho | Desafio do Novo Mundo | 88 | |
Vida Familiar e Social | Desafio do Novo Mundo | 88 | |
Diversidade Cultural | Desafio do Novo Mundo | 89 | |
Educação em Direitos humanos | Desafio do Novo Mundo | 89 | |
Trabalho | Desafio do Novo Mundo | 89 | |
Vida Familiar e Social | Desafio do Novo Mundo | 89 | |
Diversidade Cultural | Desafio do Novo Mundo | 94 | |
Vida Familiar e Social | Desafio do Novo Mundo | 94 | |
Diversidade Cultural | Desafio do Novo Mundo | 95 | |
Vida Familiar e Social | Desafio do Novo Mundo | 95 | |
Diversidade Cultural | Desafio do Novo Mundo | 97 | |
Vida Familiar e Social | Desafio do Novo Mundo | 97 | |
Diversidade Cultural | Desafio do Novo Mundo | 98 | |
Vida Familiar e Social | Desafio do Novo Mundo | 98 | |
Diversidade Cultural | Desafio do Novo Mundo | 100 | |
Vida Familiar e Social | Desafio do Novo Mundo | 100 | |
Diversidade Cultural | Desafio do Novo Mundo | 100 | |
Vida Familiar e Social | Desafio do Novo Mundo | 100 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica, espaço e poder | 113 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica, espaço e poder | 113 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica, espaço e poder | 115 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica, espaço e poder | 115 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica, espaço e poder | 117 | |
Educação em Direitos humanos | Geopolítica, espaço e poder | 117 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica, espaço e poder | 117 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica, espaço e poder | 119 | |
Educação em Direitos humanos | Geopolítica, espaço e poder | 119 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica, espaço e poder | 119 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica, espaço e poder | 121 | |
Educação em Direitos humanos | Geopolítica, espaço e poder | 121 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica, espaço e poder | 121 | |
Educação Financeira | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 127 | |
Diversidade Cultural | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 128 | |
Educação Financeira | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 128 | |
Vida Familiar e Social | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 128 | |
Diversidade Cultural | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 130 | |
Educação Financeira | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 130 | |
Vida Familiar e Social | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 130 | |
Diversidade Cultural | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 132 | |
Educação Financeira | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 132 | |
Vida Familiar e Social | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 132 | |
Diversidade Cultural | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 135 | |
Educação Financeira | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 135 | |
Vida Familiar e Social | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 135 | |
Diversidade Cultural | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 140 | |
Educação Financeira | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 140 | |
Vida Familiar e Social | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 140 | |
Diversidade Cultural | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 142 | |
Saúde | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 142 | |
Vida Familiar e Social | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 142 | |
Diversidade Cultural | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 144 | |
Saúde | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 144 | |
Vida Familiar e Social | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 144 | |
Diversidade Cultural | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 146 | |
Saúde | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 146 | |
Vida Familiar e Social | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 146 | |
Diversidade Cultural | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 147 | |
Saúde | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 147 | |
Vida Familiar e Social | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 147 | |
Diversidade Cultural | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 148 | |
Saúde | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 148 | |
Vida Familiar e Social | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 148 | |
Diversidade Cultural | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 149 | |
Saúde | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 149 | |
Vida Familiar e Social | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | 149 | |
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Habilidades
(EM13CHS401) - Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.
(EM13CHS605) - Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.
(EM13CHS604) - Discutir o papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação nos países, considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para as populações locais.
(EM13CHS201) - Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
(EM13CHS204) - Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
(EM13LP05) - Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
(EM13CHS601) - Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.
(EM13CHS603) - Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).
(EM13CHS206) - Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico.
(EM13CHS503) - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
(EM13CHS403) - Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.
(EM13CHS101) - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
(EM13CHS103) - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
Detalhamento das Habilidades
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
EM13CHS401 | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | O desenvolvimento comercial na Europa a partir do século XI | 12 |
EM13CHS401 | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Atividades | 27 |
EM13CHS401 | Um mundo em transformação | Análise: Quantas versões tem uma história? | 29 |
EM13CHS401 | Um mundo em transformação | Atividades | 54 |
EM13CHS605 | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A revolução de Pantera Negra | 61 |
EM13CHS605 | Dominação imperialista e seus impactos | Atividades | 82 |
EM13CHS605 | Desafio do Novo Mundo | Análise: Americano ou estadunidense | 84 |
EM13CHS605 | Desafio do Novo Mundo | Atividades | 102 |
EM13CHS604 | Geopolítica, espaço e poder | Nacionalismo e geopolítico na Europa | 110 |
EM13CHS604 | Geopolítica, espaço e poder | Atividades | 124 |
EM13CHS604 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Análise: Trajetória da democracia | 127 |
EM13CHS604 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Atividades | 150 |
EM13CHS401 | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: Brasil atual: urbano ou rural? | 17 |
EM13CHS401 | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | As feiras, os cambistas e as cidades | 17 |
EM13CHS401 | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: O banqueiro e sua mulher | 18 |
EM13CHS401 | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: Os mestres-astesãos | 20 |
EM13CHS401 | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | As corporações de ofícios e a burguesia | 20 |
EM13CHS201 | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | A crise do sistema feudal | 22 |
EM13CHS201 | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | Análise: Impactos no meio ambiente | 22 |
EM13CHS201 | Capitalismo: origens europeias e desenvolvimento mundial | A passagem para o capitalismo | 26 |
EM13CHS204 | Um mundo em transformação | Análise: Quantas versões tem uma história? | 29 |
EM13CHS204 | Um mundo em transformação | Impérios por toda parte | 30 |
EM13CHS204 | Um mundo em transformação | Análise: Seres de outro mundo? | 32 |
EM13LP05 | Um mundo em transformação | Colonialismo | 37 |
EM13LP05 | Um mundo em transformação | Um só capitalismo? | 37 |
EM13LP05 | Um mundo em transformação | Análise: Potosí | 38 |
EM13LP05 | Um mundo em transformação | Análise: O semeador e o ladrilhador | 42 |
EM13LP05 | Um mundo em transformação | Análise: Haiti | 47 |
EM13CHS204 | Um mundo em transformação | Análise: A partilha da África | 50 |
EM13CHS204 | Um mundo em transformação | Impérios coloniais no século XIX | 50 |
EM13CHS204 | Um mundo em transformação | Saberes descentralizados | 51 |
EM13CHS204 | Um mundo em transformação | As diversas histórias do capitalismo global | 52 |
EM13CHS204 | Um mundo em transformação | Prática de pesquisa: De onde vêm as mercadorias que consumimos? | 53 |
EM13CHS601 | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A revolução de Pantera Negra | 61 |
EM13CHS601 | Dominação imperialista e seus impactos | O imperialismo | 62 |
EM13CHS601 | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: Etnocentrismo e imperialismo na mídia | 64 |
EM13CHS605 | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A melanina | 65 |
EM13CHS605 | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A redenção de Cam | 66 |
EM13CHS605 | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: A África na cartografia colonial | 68 |
EM13LP05 | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: Caça violenta pelo marfim | 70 |
EM13LP05 | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: O "Mapa Cor-de-Rosa" e o "Colosso de Rhodes" | 72 |
EM13CHS204 | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: Crise em Hong Kong | 76 |
EM13CHS603 | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: Crise em Hong Kong | 76 |
EM13CHS204 | Dominação imperialista e seus impactos | A ocupação imperialista na Oceania | 77 |
EM13CHS603 | Dominação imperialista e seus impactos | A ocupação imperialista na Oceania | 77 |
EM13CHS204 | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: All Blacks e a dança étnica Maori | 77 |
EM13CHS603 | Dominação imperialista e seus impactos | Análise: All Blacks e a dança étnica Maori | 77 |
EM13CHS204 | Dominação imperialista e seus impactos | Processo de descolonização e o surgimento dos Estados Nacionais | 79 |
EM13CHS603 | Dominação imperialista e seus impactos | Processo de descolonização e o surgimento dos Estados Nacionais | 79 |
EM13CHS206 | Dominação imperialista e seus impactos | Mas e o Pantera Negra? | 80 |
EM13CHS206 | Dominação imperialista e seus impactos | Prática de pesquisa: Guerras de independência na Ásia e na África | 81 |
EM13CHS503 | Desafio do Novo Mundo | Análise: Americano ou estadunidense | 84 |
EM13CHS503 | Desafio do Novo Mundo | O que é ser americano? | 84 |
EM13CHS503 | Desafio do Novo Mundo | A ideia de raça e as mulheres negras | 86 |
EM13CHS503 | Desafio do Novo Mundo | Análise: Poemas de recordação | 87 |
EM13CHS206 | Desafio do Novo Mundo | Formas de violência e preconceito | 88 |
EM13CHS206 | Desafio do Novo Mundo | A luta pela memória dos povos hispano-americanos | 89 |
EM13CHS204 | Desafio do Novo Mundo | Análise: Maias | 94 |
EM13CHS603 | Desafio do Novo Mundo | Análise: Maias | 94 |
EM13CHS204 | Desafio do Novo Mundo | A arte e seus símbolos na América | 95 |
EM13CHS603 | Desafio do Novo Mundo | A arte e seus símbolos na América | 95 |
EM13CHS204 | Desafio do Novo Mundo | Análise: La guerra de la Independencia de México | 97 |
EM13CHS603 | Desafio do Novo Mundo | Análise: La guerra de la Independencia de México | 97 |
EM13CHS204 | Desafio do Novo Mundo | Voltando ao Capitão América | 98 |
EM13CHS603 | Desafio do Novo Mundo | Voltando ao Capitão América | 98 |
EM13CHS204 | Desafio do Novo Mundo | Análise: Marcha para o Oeste | 100 |
EM13CHS603 | Desafio do Novo Mundo | Análise: Marcha para o Oeste | 100 |
EM13CHS204 | Desafio do Novo Mundo | Povos das Américas: diferentes narrativas | 100 |
EM13CHS603 | Desafio do Novo Mundo | Povos das Américas: diferentes narrativas | 100 |
EM13LP05 | Geopolítica, espaço e poder | Nacionalismo e geopolítico na Europa | 110 |
EM13LP05 | Geopolítica, espaço e poder | Crise econômica e das democracias liberais | 113 |
EM13LP05 | Geopolítica, espaço e poder | Ascensão do facismo e do nazismo | 115 |
EM13CHS604 | Geopolítica, espaço e poder | Análise: A praça da ignorância | 117 |
EM13CHS604 | Geopolítica, espaço e poder | A ordem bipolar da Guerra Fria (1945-1991) | 119 |
EM13CHS604 | Geopolítica, espaço e poder | Análise: Desespero e inocência | 121 |
EM13CHS403 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Análise: Trajetória da democracia | 127 |
EM13CHS403 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Globalização: a liberdade econômica? | 128 |
EM13CHS403 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | As corporações transnacionais | 130 |
EM13CHS101 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Organizações internacionais, multibipolaridade e democracia | 132 |
EM13CHS103 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Organizações internacionais, multibipolaridade e democracia | 132 |
EM13CHS201 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Organizações internacionais, multibipolaridade e democracia | 132 |
EM13CHS101 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Os blocos econômicos | 135 |
EM13CHS103 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Os blocos econômicos | 135 |
EM13CHS201 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Os blocos econômicos | 135 |
EM13CHS101 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | A integração da América Latina | 140 |
EM13CHS103 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | A integração da América Latina | 140 |
EM13CHS201 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | A integração da América Latina | 140 |
EM13CHS201 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | O poder da mídia | 142 |
EM13CHS201 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Mudanças na contemporaneidade | 144 |
EM13CHS201 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Análise: A pandemia anterior | 146 |
EM13CHS604 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Desglobalização e pandemia | 147 |
EM13CHS604 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Análise: A noite | 148 |
EM13CHS604 | A Nova Ordem Mundial e o respiro democrático | Prática de pesquisa: Covid-19 e os impactos no cotidiano de cada um | 149 |
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Detalhamento das Especificidades
Especificidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |