

CONHECIMENTO
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
SENSO ESTÉTICO
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMUNICAÇÃO
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
CULTURA DIGITAL
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
ARGUMENTAÇÃO
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
EMPATIA E COOPERAÇÃO
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Detalhamento das Competências Gerais
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
1 - CONHECIMENTO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Atividades | 54 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Atividades | 54 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Atividades | 54 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Atividades | 54 |
1 - CONHECIMENTO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: A luta pela democracia | 60 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: A luta pela democracia | 60 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: A luta pela democracia | 60 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: A luta pela democracia | 60 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Estados Unidos | 14 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Estados Unidos | 14 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Estados Unidos | 14 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Estados Unidos | 14 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Atividades | 36 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Atividades | 36 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Atividades | 36 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Atividades | 36 |
1 - CONHECIMENTO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Construindo uma agenda global | 38 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Construindo uma agenda global | 38 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Construindo uma agenda global | 38 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Construindo uma agenda global | 38 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Atividades | 54 |
5 - CULTURA DIGITAL | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: A luta pela democracia | 60 |
1 - CONHECIMENTO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Prática de pesquisa: Fórum de debate no formato ONU | 101 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Prática de pesquisa: Fórum de debate no formato ONU | 101 |
5 - CULTURA DIGITAL | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Prática de pesquisa: Fórum de debate no formato ONU | 101 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Prática de pesquisa: Fórum de debate no formato ONU | 101 |
1 - CONHECIMENTO | Direitos Humanos: uma criação? | Análise: Violações aos direitos humanos | 108 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Direitos Humanos: uma criação? | Análise: Violações aos direitos humanos | 108 |
4 - COMUNICAÇÃO | Direitos Humanos: uma criação? | Análise: Violações aos direitos humanos | 108 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Direitos Humanos: uma criação? | Análise: Violações aos direitos humanos | 108 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Direitos Humanos: uma criação? | Análise: Violações aos direitos humanos | 108 |
1 - CONHECIMENTO | Direitos Humanos: uma criação? | Atividades | 127 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Direitos Humanos: uma criação? | Atividades | 127 |
4 - COMUNICAÇÃO | Direitos Humanos: uma criação? | Atividades | 127 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Direitos Humanos: uma criação? | Atividades | 127 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Direitos Humanos: uma criação? | Atividades | 127 |
1 - CONHECIMENTO | A arte como um direito humano | Arte urbana e direitos humanos | 129 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A arte como um direito humano | Arte urbana e direitos humanos | 129 |
4 - COMUNICAÇÃO | A arte como um direito humano | Arte urbana e direitos humanos | 129 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A arte como um direito humano | Arte urbana e direitos humanos | 129 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | A arte como um direito humano | Arte urbana e direitos humanos | 129 |
1 - CONHECIMENTO | A arte como um direito humano | Atividades | 150 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A arte como um direito humano | Atividades | 150 |
4 - COMUNICAÇÃO | A arte como um direito humano | Atividades | 150 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A arte como um direito humano | Atividades | 150 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | A arte como um direito humano | Atividades | 150 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: O caso Jean Charles de Menezes | 16 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: O caso Jean Charles de Menezes | 16 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: O caso Jean Charles de Menezes | 16 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Brics | 17 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Brics | 17 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Brics | 17 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Potências da União Europeia e o Japão | 17 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Potências da União Europeia e o Japão | 17 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Potências da União Europeia e o Japão | 17 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: Jornalista em perigo | 19 |
4 - COMUNICAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: Jornalista em perigo | 19 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: Jornalista em perigo | 19 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: Jornalista em perigo | 19 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: Jornalista em perigo | 19 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | ONU em ação | 23 |
4 - COMUNICAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | ONU em ação | 23 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | ONU em ação | 23 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | ONU em ação | 23 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Geopolítica e cidadania global no século XXI | ONU em ação | 23 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: A participação de mulheres em missões de paz | 24 |
4 - COMUNICAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: A participação de mulheres em missões de paz | 24 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: A participação de mulheres em missões de paz | 24 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: A participação de mulheres em missões de paz | 24 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: A participação de mulheres em missões de paz | 24 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Aiea, Irã e Coreia do Norte | 30 |
4 - COMUNICAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Aiea, Irã e Coreia do Norte | 30 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Aiea, Irã e Coreia do Norte | 30 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Aiea, Irã e Coreia do Norte | 30 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Aiea, Irã e Coreia do Norte | 30 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | ONGs em ação | 30 |
4 - COMUNICAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | ONGs em ação | 30 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | ONGs em ação | 30 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | ONGs em ação | 30 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Geopolítica e cidadania global no século XXI | ONGs em ação | 30 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: Celulares: riquezas mineral e pobreza humana | 31 |
4 - COMUNICAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: Celulares: riquezas mineral e pobreza humana | 31 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: Celulares: riquezas mineral e pobreza humana | 31 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: Celulares: riquezas mineral e pobreza humana | 31 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: Celulares: riquezas mineral e pobreza humana | 31 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | A comunidade lusófuna | 33 |
4 - COMUNICAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | A comunidade lusófuna | 33 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | A comunidade lusófuna | 33 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | A comunidade lusófuna | 33 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Geopolítica e cidadania global no século XXI | A comunidade lusófuna | 33 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: Ruanda: a transformação é possível | 35 |
4 - COMUNICAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: Ruanda: a transformação é possível | 35 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: Ruanda: a transformação é possível | 35 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: Ruanda: a transformação é possível | 35 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: Ruanda: a transformação é possível | 35 |
1 - CONHECIMENTO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Cidadania global para mitigar e solucionar conflitos | 35 |
4 - COMUNICAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Cidadania global para mitigar e solucionar conflitos | 35 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Cidadania global para mitigar e solucionar conflitos | 35 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Cidadania global para mitigar e solucionar conflitos | 35 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Cidadania global para mitigar e solucionar conflitos | 35 |
4 - COMUNICAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Construindo uma agenda global | 38 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Construindo uma agenda global | 38 |
1 - CONHECIMENTO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Refugiados no mundo | 40 |
4 - COMUNICAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Refugiados no mundo | 40 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Refugiados no mundo | 40 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Refugiados no mundo | 40 |
1 - CONHECIMENTO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Como é ser refugiado no Brasil? | 42 |
4 - COMUNICAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Como é ser refugiado no Brasil? | 42 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Como é ser refugiado no Brasil? | 42 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Como é ser refugiado no Brasil? | 42 |
1 - CONHECIMENTO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Uma feira de refugiados | 43 |
4 - COMUNICAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Uma feira de refugiados | 43 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Uma feira de refugiados | 43 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Uma feira de refugiados | 43 |
1 - CONHECIMENTO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Crises do século XXI | 43 |
4 - COMUNICAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Crises do século XXI | 43 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Crises do século XXI | 43 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Crises do século XXI | 43 |
1 - CONHECIMENTO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Imigração e transformação urbana | 50 |
4 - COMUNICAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Imigração e transformação urbana | 50 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Imigração e transformação urbana | 50 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Imigração e transformação urbana | 50 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Imigração e transformação urbana | 50 |
1 - CONHECIMENTO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Prática de pesquisa: Como atuar diante dos problemas do mundo contemporâneo? | 53 |
4 - COMUNICAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Prática de pesquisa: Como atuar diante dos problemas do mundo contemporâneo? | 53 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Prática de pesquisa: Como atuar diante dos problemas do mundo contemporâneo? | 53 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Prática de pesquisa: Como atuar diante dos problemas do mundo contemporâneo? | 53 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Prática de pesquisa: Como atuar diante dos problemas do mundo contemporâneo? | 53 |
4 - COMUNICAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: A luta pela democracia | 60 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: A luta pela democracia | 60 |
1 - CONHECIMENTO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Sociedade, participação política e "transições negociadas" | 62 |
4 - COMUNICAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Sociedade, participação política e "transições negociadas" | 62 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Sociedade, participação política e "transições negociadas" | 62 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Sociedade, participação política e "transições negociadas" | 62 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Sociedade, participação política e "transições negociadas" | 62 |
1 - CONHECIMENTO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: A constituição cidadã | 68 |
4 - COMUNICAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: A constituição cidadã | 68 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: A constituição cidadã | 68 |
1 - CONHECIMENTO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Uma "Nova República"? | 68 |
4 - COMUNICAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Uma "Nova República"? | 68 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Uma "Nova República"? | 68 |
1 - CONHECIMENTO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: A disputa eleitoral de 1989 | 71 |
4 - COMUNICAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: A disputa eleitoral de 1989 | 71 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: A disputa eleitoral de 1989 | 71 |
1 - CONHECIMENTO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: Quando os estudantes fizeram história | 73 |
4 - COMUNICAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: Quando os estudantes fizeram história | 73 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: Quando os estudantes fizeram história | 73 |
1 - CONHECIMENTO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: O plano que acabou com a inflação do Brasil | 74 |
4 - COMUNICAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: O plano que acabou com a inflação do Brasil | 74 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: O plano que acabou com a inflação do Brasil | 74 |
1 - CONHECIMENTO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: Operação Lava Jato: entenda o caso | 77 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: Operação Lava Jato: entenda o caso | 77 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: Operação Lava Jato: entenda o caso | 77 |
1 - CONHECIMENTO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Política no espaço urbano | 85 |
4 - COMUNICAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Política no espaço urbano | 85 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Política no espaço urbano | 85 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Política no espaço urbano | 85 |
1 - CONHECIMENTO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Cidades para quem? | 86 |
4 - COMUNICAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Cidades para quem? | 86 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Cidades para quem? | 86 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Cidades para quem? | 86 |
1 - CONHECIMENTO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Como planejar uma cidade? | 91 |
4 - COMUNICAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Como planejar uma cidade? | 91 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Como planejar uma cidade? | 91 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Como planejar uma cidade? | 91 |
1 - CONHECIMENTO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: Déficit habitacional | 93 |
4 - COMUNICAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: Déficit habitacional | 93 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: Déficit habitacional | 93 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: Déficit habitacional | 93 |
1 - CONHECIMENTO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Quem precisa de política? | 95 |
4 - COMUNICAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Quem precisa de política? | 95 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Quem precisa de política? | 95 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Quem precisa de política? | 95 |
4 - COMUNICAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Prática de pesquisa: Fórum de debate no formato ONU | 101 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Prática de pesquisa: Fórum de debate no formato ONU | 101 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Direitos Humanos: uma criação? | Análise: Violações aos direitos humanos | 108 |
1 - CONHECIMENTO | Direitos Humanos: uma criação? | O jusnaturalismo na construção dos direitos | 110 |
4 - COMUNICAÇÃO | Direitos Humanos: uma criação? | O jusnaturalismo na construção dos direitos | 110 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Direitos Humanos: uma criação? | O jusnaturalismo na construção dos direitos | 110 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Direitos Humanos: uma criação? | O jusnaturalismo na construção dos direitos | 110 |
1 - CONHECIMENTO | Direitos Humanos: uma criação? | Análise: Escola de Atenas | 113 |
4 - COMUNICAÇÃO | Direitos Humanos: uma criação? | Análise: Escola de Atenas | 113 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Direitos Humanos: uma criação? | Análise: Escola de Atenas | 113 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Direitos Humanos: uma criação? | Análise: Escola de Atenas | 113 |
1 - CONHECIMENTO | Direitos Humanos: uma criação? | Direitos Humanos para quem? | 116 |
4 - COMUNICAÇÃO | Direitos Humanos: uma criação? | Direitos Humanos para quem? | 116 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Direitos Humanos: uma criação? | Direitos Humanos para quem? | 116 |
1 - CONHECIMENTO | Direitos Humanos: uma criação? | Análise: Uma carta do Rio Doce | 124 |
4 - COMUNICAÇÃO | Direitos Humanos: uma criação? | Análise: Uma carta do Rio Doce | 124 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Direitos Humanos: uma criação? | Análise: Uma carta do Rio Doce | 124 |
1 - CONHECIMENTO | Direitos Humanos: uma criação? | Direitos humanos: um desafio permanente | 126 |
4 - COMUNICAÇÃO | Direitos Humanos: uma criação? | Direitos humanos: um desafio permanente | 126 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Direitos Humanos: uma criação? | Direitos humanos: um desafio permanente | 126 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A arte como um direito humano | Arte urbana e direitos humanos | 129 |
1 - CONHECIMENTO | A arte como um direito humano | Arte para quê? | 130 |
4 - COMUNICAÇÃO | A arte como um direito humano | Arte para quê? | 130 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A arte como um direito humano | Arte para quê? | 130 |
1 - CONHECIMENTO | A arte como um direito humano | Análise: Desejo de mudança | 134 |
4 - COMUNICAÇÃO | A arte como um direito humano | Análise: Desejo de mudança | 134 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A arte como um direito humano | Análise: Desejo de mudança | 134 |
1 - CONHECIMENTO | A arte como um direito humano | Arte e globalização | 137 |
4 - COMUNICAÇÃO | A arte como um direito humano | Arte e globalização | 137 |
1 - CONHECIMENTO | A arte como um direito humano | Faça arte. Não faça guerra | 140 |
4 - COMUNICAÇÃO | A arte como um direito humano | Faça arte. Não faça guerra | 140 |
1 - CONHECIMENTO | A arte como um direito humano | Análise: Sociedade alternativa | 142 |
4 - COMUNICAÇÃO | A arte como um direito humano | Análise: Sociedade alternativa | 142 |
1 - CONHECIMENTO | A arte como um direito humano | Territórios culturais | 142 |
4 - COMUNICAÇÃO | A arte como um direito humano | Territórios culturais | 142 |
1 - CONHECIMENTO | A arte como um direito humano | A interação humana com a arte | 145 |
4 - COMUNICAÇÃO | A arte como um direito humano | A interação humana com a arte | 145 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A arte como um direito humano | A interação humana com a arte | 145 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A arte como um direito humano | A interação humana com a arte | 145 |
1 - CONHECIMENTO | A arte como um direito humano | Análise: A luta pela terra: os ícones da vitória | 147 |
4 - COMUNICAÇÃO | A arte como um direito humano | Análise: A luta pela terra: os ícones da vitória | 147 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A arte como um direito humano | Análise: A luta pela terra: os ícones da vitória | 147 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A arte como um direito humano | Análise: A luta pela terra: os ícones da vitória | 147 |
1 - CONHECIMENTO | A arte como um direito humano | Prática de pesquisa: O funk e suas origens | 149 |
4 - COMUNICAÇÃO | A arte como um direito humano | Prática de pesquisa: O funk e suas origens | 149 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A arte como um direito humano | Prática de pesquisa: O funk e suas origens | 149 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A arte como um direito humano | Prática de pesquisa: O funk e suas origens | 149 |
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia
Diversidade Cultural
Multiculturalismo
Educação em Direitos humanos
Cidadania e Civismo
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Multiculturalismo
Saúde
Saúde
Vida Familiar e Social
Cidadania e Civismo
Detalhamento Temas Contemporâneos Transversais
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Diversidade Cultural | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 54 | |
Educação em Direitos humanos | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 54 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 54 | |
Diversidade Cultural | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 60 | |
Educação em Direitos humanos | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 60 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 60 | |
Ciência e Tecnologia | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 14 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 14 | |
Educação em Direitos humanos | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 14 | |
Ciência e Tecnologia | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 36 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 36 | |
Educação em Direitos humanos | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 36 | |
Ciência e Tecnologia | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 38 | |
Diversidade Cultural | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 38 | |
Educação em Direitos humanos | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 38 | |
Ciência e Tecnologia | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 54 | |
Ciência e Tecnologia | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 60 | |
Vida Familiar e Social | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 60 | |
Ciência e Tecnologia | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 101 | |
Diversidade Cultural | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 101 | |
Educação em Direitos humanos | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 101 | |
Vida Familiar e Social | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 101 | |
Diversidade Cultural | Direitos Humanos: uma criação? | 108 | |
Educação em Direitos humanos | Direitos Humanos: uma criação? | 108 | |
Vida Familiar e Social | Direitos Humanos: uma criação? | 108 | |
Diversidade Cultural | Direitos Humanos: uma criação? | 127 | |
Educação em Direitos humanos | Direitos Humanos: uma criação? | 127 | |
Vida Familiar e Social | Direitos Humanos: uma criação? | 127 | |
Diversidade Cultural | A arte como um direito humano | 129 | |
Educação em Direitos humanos | A arte como um direito humano | 129 | |
Vida Familiar e Social | A arte como um direito humano | 129 | |
Diversidade Cultural | A arte como um direito humano | 150 | |
Educação em Direitos humanos | A arte como um direito humano | 150 | |
Vida Familiar e Social | A arte como um direito humano | 150 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 14 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 16 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 16 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 17 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 17 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 17 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 17 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 19 | |
Educação em Direitos humanos | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 19 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 19 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 23 | |
Educação em Direitos humanos | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 23 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 23 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 24 | |
Educação em Direitos humanos | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 24 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 24 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 30 | |
Educação em Direitos humanos | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 30 | |
Saúde | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 30 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 30 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 30 | |
Educação em Direitos humanos | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 30 | |
Saúde | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 30 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 30 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 31 | |
Educação em Direitos humanos | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 31 | |
Saúde | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 31 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 31 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 33 | |
Educação em Direitos humanos | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 33 | |
Saúde | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 33 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 33 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 35 | |
Educação em Direitos humanos | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 35 | |
Saúde | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 35 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 35 | |
Diversidade Cultural | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 35 | |
Educação em Direitos humanos | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 35 | |
Saúde | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 35 | |
Vida Familiar e Social | Geopolítica e cidadania global no século XXI | 35 | |
Vida Familiar e Social | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 38 | |
Diversidade Cultural | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 40 | |
Educação em Direitos humanos | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 40 | |
Vida Familiar e Social | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 40 | |
Diversidade Cultural | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 42 | |
Educação em Direitos humanos | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 42 | |
Vida Familiar e Social | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 42 | |
Diversidade Cultural | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 43 | |
Educação em Direitos humanos | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 43 | |
Vida Familiar e Social | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 43 | |
Diversidade Cultural | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 43 | |
Educação em Direitos humanos | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 43 | |
Vida Familiar e Social | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 43 | |
Diversidade Cultural | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 50 | |
Educação em Direitos humanos | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 50 | |
Vida Familiar e Social | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 50 | |
Diversidade Cultural | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 53 | |
Educação em Direitos humanos | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 53 | |
Vida Familiar e Social | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | 53 | |
Diversidade Cultural | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 62 | |
Educação em Direitos humanos | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 62 | |
Vida Familiar e Social | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 62 | |
Diversidade Cultural | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 68 | |
Educação em Direitos humanos | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 68 | |
Vida Familiar e Social | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 68 | |
Diversidade Cultural | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 68 | |
Educação em Direitos humanos | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 68 | |
Vida Familiar e Social | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 68 | |
Diversidade Cultural | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 71 | |
Educação em Direitos humanos | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 71 | |
Vida Familiar e Social | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 71 | |
Diversidade Cultural | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 73 | |
Educação em Direitos humanos | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 73 | |
Vida Familiar e Social | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 73 | |
Diversidade Cultural | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 74 | |
Educação em Direitos humanos | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 74 | |
Vida Familiar e Social | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 74 | |
Diversidade Cultural | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 77 | |
Educação em Direitos humanos | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 77 | |
Educação em Direitos humanos | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 85 | |
Vida Familiar e Social | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 85 | |
Educação em Direitos humanos | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 86 | |
Vida Familiar e Social | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 86 | |
Educação em Direitos humanos | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 91 | |
Vida Familiar e Social | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 91 | |
Diversidade Cultural | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 93 | |
Educação em Direitos humanos | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 93 | |
Vida Familiar e Social | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 93 | |
Diversidade Cultural | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 95 | |
Educação em Direitos humanos | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 95 | |
Vida Familiar e Social | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | 95 | |
Diversidade Cultural | Direitos Humanos: uma criação? | 110 | |
Educação em Direitos humanos | Direitos Humanos: uma criação? | 110 | |
Vida Familiar e Social | Direitos Humanos: uma criação? | 110 | |
Diversidade Cultural | Direitos Humanos: uma criação? | 113 | |
Educação em Direitos humanos | Direitos Humanos: uma criação? | 113 | |
Vida Familiar e Social | Direitos Humanos: uma criação? | 113 | |
Diversidade Cultural | Direitos Humanos: uma criação? | 116 | |
Educação em Direitos humanos | Direitos Humanos: uma criação? | 116 | |
Vida Familiar e Social | Direitos Humanos: uma criação? | 116 | |
Diversidade Cultural | Direitos Humanos: uma criação? | 124 | |
Educação em Direitos humanos | Direitos Humanos: uma criação? | 124 | |
Vida Familiar e Social | Direitos Humanos: uma criação? | 124 | |
Diversidade Cultural | Direitos Humanos: uma criação? | 126 | |
Educação em Direitos humanos | Direitos Humanos: uma criação? | 126 | |
Vida Familiar e Social | Direitos Humanos: uma criação? | 126 | |
Diversidade Cultural | A arte como um direito humano | 130 | |
Educação em Direitos humanos | A arte como um direito humano | 130 | |
Vida Familiar e Social | A arte como um direito humano | 130 | |
Diversidade Cultural | A arte como um direito humano | 134 | |
Educação em Direitos humanos | A arte como um direito humano | 134 | |
Vida Familiar e Social | A arte como um direito humano | 134 | |
Diversidade Cultural | A arte como um direito humano | 137 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | A arte como um direito humano | 137 | |
Vida Familiar e Social | A arte como um direito humano | 137 | |
Diversidade Cultural | A arte como um direito humano | 140 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | A arte como um direito humano | 140 | |
Vida Familiar e Social | A arte como um direito humano | 140 | |
Diversidade Cultural | A arte como um direito humano | 142 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | A arte como um direito humano | 142 | |
Vida Familiar e Social | A arte como um direito humano | 142 | |
Diversidade Cultural | A arte como um direito humano | 142 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | A arte como um direito humano | 142 | |
Vida Familiar e Social | A arte como um direito humano | 142 | |
Diversidade Cultural | A arte como um direito humano | 145 | |
Educação em Direitos humanos | A arte como um direito humano | 145 | |
Vida Familiar e Social | A arte como um direito humano | 145 | |
Diversidade Cultural | A arte como um direito humano | 147 | |
Educação em Direitos humanos | A arte como um direito humano | 147 | |
Vida Familiar e Social | A arte como um direito humano | 147 | |
Diversidade Cultural | A arte como um direito humano | 149 | |
Educação em Direitos humanos | A arte como um direito humano | 149 | |
Vida Familiar e Social | A arte como um direito humano | 149 | |
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Habilidades
(EM13CHS605) - Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.
(EM13CHS602) - Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual.
(EM13CHS504) - Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.
(EM13CHS305) - Analisar e discutir o papel e as competências legais dos organismos nacionais e internacionais de regulação, controle e fiscalização ambiental e dos acordos internacionais para a promoção e a garantia de práticas ambientais sustentáveis.
(EM13CHS503) - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
(EM13CHS304) - Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.
(EM13CHS502) - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
(EM13CHS103) - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
(EM13CHS205) - Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis.
(EM13LP05) - Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
(EM13CHS303) - Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.
Detalhamento das Habilidades
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
EM13CHS605 | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Estados Unidos | 14 |
EM13CHS605 | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Atividades | 36 |
EM13CHS605 | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Construindo uma agenda global | 38 |
EM13CHS605 | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Atividades | 54 |
EM13CHS602 | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: A luta pela democracia | 60 |
EM13CHS602 | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Prática de pesquisa: Fórum de debate no formato ONU | 101 |
EM13CHS605 | Direitos Humanos: uma criação? | Análise: Violações aos direitos humanos | 108 |
EM13CHS605 | Direitos Humanos: uma criação? | Atividades | 127 |
EM13CHS605 | A arte como um direito humano | Arte urbana e direitos humanos | 129 |
EM13CHS605 | A arte como um direito humano | Atividades | 150 |
EM13CHS504 | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: Jornalista em perigo | 19 |
EM13CHS504 | Geopolítica e cidadania global no século XXI | ONU em ação | 23 |
EM13CHS504 | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: A participação de mulheres em missões de paz | 24 |
EM13CHS605 | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Aiea, Irã e Coreia do Norte | 30 |
EM13CHS605 | Geopolítica e cidadania global no século XXI | ONGs em ação | 30 |
EM13CHS605 | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: Celulares: riquezas mineral e pobreza humana | 31 |
EM13CHS605 | Geopolítica e cidadania global no século XXI | A comunidade lusófuna | 33 |
EM13CHS605 | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Análise: Ruanda: a transformação é possível | 35 |
EM13CHS605 | Geopolítica e cidadania global no século XXI | Cidadania global para mitigar e solucionar conflitos | 35 |
EM13CHS305 | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Construindo uma agenda global | 38 |
EM13CHS305 | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Refugiados no mundo | 40 |
EM13CHS305 | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Como é ser refugiado no Brasil? | 42 |
EM13CHS305 | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Uma feira de refugiados | 43 |
EM13CHS305 | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Crises do século XXI | 43 |
EM13CHS503 | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Análise: Imigração e transformação urbana | 50 |
EM13CHS503 | Os conflitos regionais no mundo atual e seus impactos globais | Prática de pesquisa: Como atuar diante dos problemas do mundo contemporâneo? | 53 |
EM13CHS304 | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: A constituição cidadã | 68 |
EM13CHS304 | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Uma "Nova República"? | 68 |
EM13CHS304 | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: A disputa eleitoral de 1989 | 71 |
EM13CHS304 | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: Quando os estudantes fizeram história | 73 |
EM13CHS304 | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: O plano que acabou com a inflação do Brasil | 74 |
EM13CHS502 | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: Operação Lava Jato: entenda o caso | 77 |
EM13CHS103 | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Política no espaço urbano | 85 |
EM13CHS103 | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Cidades para quem? | 86 |
EM13CHS103 | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Como planejar uma cidade? | 91 |
EM13CHS205 | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: Déficit habitacional | 93 |
EM13CHS602 | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Análise: Déficit habitacional | 93 |
EM13CHS205 | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Quem precisa de política? | 95 |
EM13CHS602 | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Quem precisa de política? | 95 |
EM13CHS205 | O protagonismo da juventude na redemocratização do Brasil | Prática de pesquisa: Fórum de debate no formato ONU | 101 |
EM13LP05 | Direitos Humanos: uma criação? | Análise: Violações aos direitos humanos | 108 |
EM13LP05 | Direitos Humanos: uma criação? | O jusnaturalismo na construção dos direitos | 110 |
EM13LP05 | Direitos Humanos: uma criação? | Análise: Escola de Atenas | 113 |
EM13CHS205 | Direitos Humanos: uma criação? | Direitos Humanos para quem? | 116 |
EM13CHS205 | Direitos Humanos: uma criação? | Análise: Uma carta do Rio Doce | 124 |
EM13CHS205 | Direitos Humanos: uma criação? | Direitos humanos: um desafio permanente | 126 |
EM13LP05 | A arte como um direito humano | Arte urbana e direitos humanos | 129 |
EM13LP05 | A arte como um direito humano | Arte para quê? | 130 |
EM13LP05 | A arte como um direito humano | Análise: Desejo de mudança | 134 |
EM13CHS303 | A arte como um direito humano | Arte e globalização | 137 |
EM13CHS303 | A arte como um direito humano | Faça arte. Não faça guerra | 140 |
EM13CHS303 | A arte como um direito humano | Análise: Sociedade alternativa | 142 |
EM13CHS303 | A arte como um direito humano | Territórios culturais | 142 |
EM13CHS502 | A arte como um direito humano | A interação humana com a arte | 145 |
EM13CHS605 | A arte como um direito humano | A interação humana com a arte | 145 |
EM13CHS502 | A arte como um direito humano | Análise: A luta pela terra: os ícones da vitória | 147 |
EM13CHS605 | A arte como um direito humano | Análise: A luta pela terra: os ícones da vitória | 147 |
EM13CHS502 | A arte como um direito humano | Prática de pesquisa: O funk e suas origens | 149 |
EM13CHS605 | A arte como um direito humano | Prática de pesquisa: O funk e suas origens | 149 |
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Detalhamento das Especificidades
Especificidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |