

CONHECIMENTO
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
SENSO ESTÉTICO
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMUNICAÇÃO
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
CULTURA DIGITAL
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
PROJETO DE VIDA E TRABALHO
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
ARGUMENTAÇÃO
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
EMPATIA E COOPERAÇÃO
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Detalhamento das Competências Gerais
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
1 - CONHECIMENTO | Desafios éticos da humanidade | Análise: Códigos de ética | 38 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Desafios éticos da humanidade | Análise: Códigos de ética | 38 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Desafios éticos da humanidade | Análise: Códigos de ética | 38 |
1 - CONHECIMENTO | A diversidade o mundo contemporâneo | Análise: Branqueamento e miscigenação | 71 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A diversidade o mundo contemporâneo | Análise: Branqueamento e miscigenação | 71 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A diversidade o mundo contemporâneo | Análise: Branqueamento e miscigenação | 71 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A diversidade o mundo contemporâneo | Análise: Branqueamento e miscigenação | 71 |
1 - CONHECIMENTO | Ciência e sociedade | Análise: Geopolítica e Ciência | 12 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ciência e sociedade | Análise: Geopolítica e Ciência | 12 |
5 - CULTURA DIGITAL | Ciência e sociedade | Análise: Geopolítica e Ciência | 12 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ciência e sociedade | Análise: Geopolítica e Ciência | 12 |
1 - CONHECIMENTO | Ciência e sociedade | Atividades | 34 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ciência e sociedade | Atividades | 34 |
5 - CULTURA DIGITAL | Ciência e sociedade | Atividades | 34 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ciência e sociedade | Atividades | 34 |
1 - CONHECIMENTO | Desafios éticos da humanidade | A filosofia pensa a Ética | 37 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Desafios éticos da humanidade | A filosofia pensa a Ética | 37 |
5 - CULTURA DIGITAL | Desafios éticos da humanidade | A filosofia pensa a Ética | 37 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafios éticos da humanidade | A filosofia pensa a Ética | 37 |
1 - CONHECIMENTO | Desafios éticos da humanidade | Atividades | 54 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Desafios éticos da humanidade | Atividades | 54 |
5 - CULTURA DIGITAL | Desafios éticos da humanidade | Atividades | 54 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafios éticos da humanidade | Atividades | 54 |
1 - CONHECIMENTO | A diversidade o mundo contemporâneo | Análise: Quem é essa humanidade no Novo Mundo? | 60 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A diversidade o mundo contemporâneo | Análise: Quem é essa humanidade no Novo Mundo? | 60 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | A diversidade o mundo contemporâneo | Análise: Quem é essa humanidade no Novo Mundo? | 60 |
1 - CONHECIMENTO | A diversidade o mundo contemporâneo | Atividades | 80 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A diversidade o mundo contemporâneo | Atividades | 80 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | A diversidade o mundo contemporâneo | Atividades | 80 |
1 - CONHECIMENTO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: No jogo das (In)tolerâncias | 82 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: No jogo das (In)tolerâncias | 82 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: No jogo das (In)tolerâncias | 82 |
1 - CONHECIMENTO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Atividades | 102 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Atividades | 102 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Atividades | 102 |
1 - CONHECIMENTO | Desafios do século XXI | Análise: Afinal de contas, o que é o Antropoceno? | 108 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Desafios do século XXI | Análise: Afinal de contas, o que é o Antropoceno? | 108 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafios do século XXI | Análise: Afinal de contas, o que é o Antropoceno? | 108 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Desafios do século XXI | Análise: Afinal de contas, o que é o Antropoceno? | 108 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Desafios do século XXI | Análise: Afinal de contas, o que é o Antropoceno? | 108 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Desafios do século XXI | Análise: Afinal de contas, o que é o Antropoceno? | 108 |
1 - CONHECIMENTO | Desafios do século XXI | Atividades | 128 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Desafios do século XXI | Atividades | 128 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafios do século XXI | Atividades | 128 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Desafios do século XXI | Atividades | 128 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Desafios do século XXI | Atividades | 128 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Desafios do século XXI | Atividades | 128 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Domínios da natureza e povos tradicionais | 131 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Domínios da natureza e povos tradicionais | 131 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Domínios da natureza e povos tradicionais | 131 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Domínios da natureza e povos tradicionais | 131 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Domínios da natureza e povos tradicionais | 131 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Domínios da natureza e povos tradicionais | 131 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Atividades | 150 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Atividades | 150 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Atividades | 150 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Atividades | 150 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Atividades | 150 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Atividades | 150 |
1 - CONHECIMENTO | Ciência e sociedade | Os efeitos colaterais da Ciência | 12 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ciência e sociedade | Os efeitos colaterais da Ciência | 12 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ciência e sociedade | Os efeitos colaterais da Ciência | 12 |
1 - CONHECIMENTO | Ciência e sociedade | As origens da Ciência | 12 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ciência e sociedade | As origens da Ciência | 12 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ciência e sociedade | As origens da Ciência | 12 |
1 - CONHECIMENTO | Ciência e sociedade | Análise: Observatório solar | 15 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ciência e sociedade | Análise: Observatório solar | 15 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ciência e sociedade | Análise: Observatório solar | 15 |
1 - CONHECIMENTO | Ciência e sociedade | A busca pela quantificação | 18 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ciência e sociedade | A busca pela quantificação | 18 |
4 - COMUNICAÇÃO | Ciência e sociedade | A busca pela quantificação | 18 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ciência e sociedade | A busca pela quantificação | 18 |
1 - CONHECIMENTO | Ciência e sociedade | Análise: A Ciência é julgada pela religião | 18 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ciência e sociedade | Análise: A Ciência é julgada pela religião | 18 |
4 - COMUNICAÇÃO | Ciência e sociedade | Análise: A Ciência é julgada pela religião | 18 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ciência e sociedade | Análise: A Ciência é julgada pela religião | 18 |
1 - CONHECIMENTO | Ciência e sociedade | Análise: Lixo espacial | 19 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ciência e sociedade | Análise: Lixo espacial | 19 |
4 - COMUNICAÇÃO | Ciência e sociedade | Análise: Lixo espacial | 19 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ciência e sociedade | Análise: Lixo espacial | 19 |
1 - CONHECIMENTO | Ciência e sociedade | O surgimento da Ciência moderna | 20 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ciência e sociedade | O surgimento da Ciência moderna | 20 |
4 - COMUNICAÇÃO | Ciência e sociedade | O surgimento da Ciência moderna | 20 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ciência e sociedade | O surgimento da Ciência moderna | 20 |
1 - CONHECIMENTO | Ciência e sociedade | Análise: Duas narrativas sobre o surgimento da humanidade | 21 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ciência e sociedade | Análise: Duas narrativas sobre o surgimento da humanidade | 21 |
4 - COMUNICAÇÃO | Ciência e sociedade | Análise: Duas narrativas sobre o surgimento da humanidade | 21 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ciência e sociedade | Análise: Duas narrativas sobre o surgimento da humanidade | 21 |
1 - CONHECIMENTO | Ciência e sociedade | Análise: A relatividade da teoria | 24 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ciência e sociedade | Análise: A relatividade da teoria | 24 |
4 - COMUNICAÇÃO | Ciência e sociedade | Análise: A relatividade da teoria | 24 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ciência e sociedade | Análise: A relatividade da teoria | 24 |
1 - CONHECIMENTO | Ciência e sociedade | Análise: Resistência à Ciência | 25 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ciência e sociedade | Análise: Resistência à Ciência | 25 |
4 - COMUNICAÇÃO | Ciência e sociedade | Análise: Resistência à Ciência | 25 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ciência e sociedade | Análise: Resistência à Ciência | 25 |
1 - CONHECIMENTO | Ciência e sociedade | Ciência, sociedade e Estado | 26 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ciência e sociedade | Ciência, sociedade e Estado | 26 |
4 - COMUNICAÇÃO | Ciência e sociedade | Ciência, sociedade e Estado | 26 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ciência e sociedade | Ciência, sociedade e Estado | 26 |
1 - CONHECIMENTO | Ciência e sociedade | Financiamento científico | 28 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ciência e sociedade | Financiamento científico | 28 |
4 - COMUNICAÇÃO | Ciência e sociedade | Financiamento científico | 28 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ciência e sociedade | Financiamento científico | 28 |
1 - CONHECIMENTO | Ciência e sociedade | Análise: Arcando com os custos da Ciência | 30 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ciência e sociedade | Análise: Arcando com os custos da Ciência | 30 |
4 - COMUNICAÇÃO | Ciência e sociedade | Análise: Arcando com os custos da Ciência | 30 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ciência e sociedade | Análise: Arcando com os custos da Ciência | 30 |
1 - CONHECIMENTO | Ciência e sociedade | As Ciências Humanas | 31 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ciência e sociedade | As Ciências Humanas | 31 |
4 - COMUNICAÇÃO | Ciência e sociedade | As Ciências Humanas | 31 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ciência e sociedade | As Ciências Humanas | 31 |
1 - CONHECIMENTO | Ciência e sociedade | Análise: Ciência e tradições da sociedade | 32 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ciência e sociedade | Análise: Ciência e tradições da sociedade | 32 |
4 - COMUNICAÇÃO | Ciência e sociedade | Análise: Ciência e tradições da sociedade | 32 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ciência e sociedade | Análise: Ciência e tradições da sociedade | 32 |
1 - CONHECIMENTO | Ciência e sociedade | Ciência e os dilemas da ética | 33 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ciência e sociedade | Ciência e os dilemas da ética | 33 |
4 - COMUNICAÇÃO | Ciência e sociedade | Ciência e os dilemas da ética | 33 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ciência e sociedade | Ciência e os dilemas da ética | 33 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafios éticos da humanidade | Análise: Códigos de ética | 38 |
1 - CONHECIMENTO | Desafios éticos da humanidade | Análise: O homem como lobo do próprio homem | 42 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Desafios éticos da humanidade | Análise: O homem como lobo do próprio homem | 42 |
1 - CONHECIMENTO | Desafios éticos da humanidade | O ser humano é bom ou mau por natureza? | 42 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Desafios éticos da humanidade | O ser humano é bom ou mau por natureza? | 42 |
1 - CONHECIMENTO | Desafios éticos da humanidade | Análise: Não há bem sem o mal | 44 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Desafios éticos da humanidade | Análise: Não há bem sem o mal | 44 |
1 - CONHECIMENTO | Desafios éticos da humanidade | Ética e o Estado Democrático de Direito | 48 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Desafios éticos da humanidade | Ética e o Estado Democrático de Direito | 48 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desafios éticos da humanidade | Ética e o Estado Democrático de Direito | 48 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafios éticos da humanidade | Ética e o Estado Democrático de Direito | 48 |
1 - CONHECIMENTO | Desafios éticos da humanidade | Análise: A justiça é para todos | 49 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Desafios éticos da humanidade | Análise: A justiça é para todos | 49 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desafios éticos da humanidade | Análise: A justiça é para todos | 49 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafios éticos da humanidade | Análise: A justiça é para todos | 49 |
1 - CONHECIMENTO | Desafios éticos da humanidade | Prática de pesquisa: Construindo um Código de Ética do Estudante | 53 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Desafios éticos da humanidade | Prática de pesquisa: Construindo um Código de Ética do Estudante | 53 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desafios éticos da humanidade | Prática de pesquisa: Construindo um Código de Ética do Estudante | 53 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafios éticos da humanidade | Prática de pesquisa: Construindo um Código de Ética do Estudante | 53 |
4 - COMUNICAÇÃO | A diversidade o mundo contemporâneo | Análise: Quem é essa humanidade no Novo Mundo? | 60 |
1 - CONHECIMENTO | A diversidade o mundo contemporâneo | Diversidade e pluralidade: conceitos em construção | 62 |
4 - COMUNICAÇÃO | A diversidade o mundo contemporâneo | Diversidade e pluralidade: conceitos em construção | 62 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A diversidade o mundo contemporâneo | Diversidade e pluralidade: conceitos em construção | 62 |
1 - CONHECIMENTO | A diversidade o mundo contemporâneo | Análise: A voz das mulheres negras | 66 |
4 - COMUNICAÇÃO | A diversidade o mundo contemporâneo | Análise: A voz das mulheres negras | 66 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A diversidade o mundo contemporâneo | Análise: A voz das mulheres negras | 66 |
4 - COMUNICAÇÃO | A diversidade o mundo contemporâneo | Análise: Branqueamento e miscigenação | 71 |
1 - CONHECIMENTO | A diversidade o mundo contemporâneo | Preconceito racial | 72 |
4 - COMUNICAÇÃO | A diversidade o mundo contemporâneo | Preconceito racial | 72 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A diversidade o mundo contemporâneo | Preconceito racial | 72 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A diversidade o mundo contemporâneo | Preconceito racial | 72 |
1 - CONHECIMENTO | A diversidade o mundo contemporâneo | O desafio da potência de vida | 78 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A diversidade o mundo contemporâneo | O desafio da potência de vida | 78 |
4 - COMUNICAÇÃO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: No jogo das (In)tolerâncias | 82 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: No jogo das (In)tolerâncias | 82 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: No jogo das (In)tolerâncias | 82 |
1 - CONHECIMENTO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: O que é verdade? | 85 |
4 - COMUNICAÇÃO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: O que é verdade? | 85 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: O que é verdade? | 85 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: O que é verdade? | 85 |
1 - CONHECIMENTO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | As ações contra o preconceito e a discriminação: uma luta (nada) inglória | 86 |
4 - COMUNICAÇÃO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | As ações contra o preconceito e a discriminação: uma luta (nada) inglória | 86 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | As ações contra o preconceito e a discriminação: uma luta (nada) inglória | 86 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | As ações contra o preconceito e a discriminação: uma luta (nada) inglória | 86 |
1 - CONHECIMENTO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: A criminalização da homofobia | 88 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: A criminalização da homofobia | 88 |
1 - CONHECIMENTO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Ética e reflexão | 89 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Ética e reflexão | 89 |
1 - CONHECIMENTO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | A segregação no espaço urbano | 90 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | A segregação no espaço urbano | 90 |
1 - CONHECIMENTO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: O direito à pessoa com deficiência | 91 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: O direito à pessoa com deficiência | 91 |
1 - CONHECIMENTO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: Segregação urbana | 94 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: Segregação urbana | 94 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: Segregação urbana | 94 |
1 - CONHECIMENTO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | No respeito à diferença existem eu e o outro | 95 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | No respeito à diferença existem eu e o outro | 95 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | No respeito à diferença existem eu e o outro | 95 |
1 - CONHECIMENTO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Prática de pesquisa: Diversidade, diferença e desigualdade - E eu com isso? | 101 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Prática de pesquisa: Diversidade, diferença e desigualdade - E eu com isso? | 101 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Prática de pesquisa: Diversidade, diferença e desigualdade - E eu com isso? | 101 |
1 - CONHECIMENTO | Desafios do século XXI | O céu é o limite? | 109 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafios do século XXI | O céu é o limite? | 109 |
1 - CONHECIMENTO | Desafios do século XXI | Análise: As consequências das mudanças climáticas no municipios | 114 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafios do século XXI | Análise: As consequências das mudanças climáticas no municipios | 114 |
1 - CONHECIMENTO | Desafios do século XXI | Análise: Mudanças climáticas afetam a cultura Waurá | 115 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafios do século XXI | Análise: Mudanças climáticas afetam a cultura Waurá | 115 |
1 - CONHECIMENTO | Desafios do século XXI | Análise: Pimp My Carroça | 122 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafios do século XXI | Análise: Pimp My Carroça | 122 |
1 - CONHECIMENTO | Desafios do século XXI | Geopolítica da biodiversidade | 123 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafios do século XXI | Geopolítica da biodiversidade | 123 |
1 - CONHECIMENTO | Desafios do século XXI | Análise: Acordos internacionais sobre biodiversidade | 125 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafios do século XXI | Análise: Acordos internacionais sobre biodiversidade | 125 |
1 - CONHECIMENTO | Desafios do século XXI | E então, o que fazer? | 125 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desafios do século XXI | E então, o que fazer? | 125 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Os ribeirinhos | 132 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Os ribeirinhos | 132 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Análise: As escolas ribeirinhas | 134 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Análise: As escolas ribeirinhas | 134 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Análise: As escolas ribeirinhas | 134 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Os vazanteiros | 135 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Os vazanteiros | 135 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Os vazanteiros | 135 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Catadores de caranqueijos do Delta no Parnaíba | 136 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Catadores de caranqueijos do Delta no Parnaíba | 136 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Catadores de caranqueijos do Delta no Parnaíba | 136 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Os caiçaras | 138 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Os caiçaras | 138 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Os caiçaras | 138 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Os caiçaras | 138 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Análise: Os caiçaras e a preservação ambiental | 139 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Análise: Os caiçaras e a preservação ambiental | 139 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Análise: Os caiçaras e a preservação ambiental | 139 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Análise: Os caiçaras e a preservação ambiental | 139 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | As quebradeiras de coco-babaçu | 140 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | As quebradeiras de coco-babaçu | 140 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | As quebradeiras de coco-babaçu | 140 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | As quebradeiras de coco-babaçu | 140 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | A carnaubeira | 141 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | A carnaubeira | 141 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | A carnaubeira | 141 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | A carnaubeira | 141 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Análise: Uma mãe de família | 141 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Análise: Uma mãe de família | 141 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Análise: Uma mãe de família | 141 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Análise: Uma mãe de família | 141 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Apanhadores de flores sempre-vivas | 142 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Apanhadores de flores sempre-vivas | 142 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Apanhadores de flores sempre-vivas | 142 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Apanhadores de flores sempre-vivas | 142 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Análise: Tradição e preservação | 143 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Análise: Tradição e preservação | 143 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Análise: Tradição e preservação | 143 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Análise: Tradição e preservação | 143 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Os quilombolas que extraem capim dourado | 144 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Os quilombolas que extraem capim dourado | 144 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Os quilombolas que extraem capim dourado | 144 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Os quilombolas que extraem capim dourado | 144 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Análise: Aldeias como cidades | 145 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Análise: Aldeias como cidades | 145 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Análise: Aldeias como cidades | 145 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Análise: Aldeias como cidades | 145 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Coletores de erva-mate | 145 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Coletores de erva-mate | 145 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Coletores de erva-mate | 145 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Coletores de erva-mate | 145 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Coletores de pinha | 145 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Coletores de pinha | 145 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Coletores de pinha | 145 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Coletores de pinha | 145 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Os pantaneiros | 147 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Os pantaneiros | 147 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Os pantaneiros | 147 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Os pantaneiros | 147 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Uma racionalidade ambiental | 148 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Uma racionalidade ambiental | 148 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Uma racionalidade ambiental | 148 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Uma racionalidade ambiental | 148 |
1 - CONHECIMENTO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Prática de pesquisa: Ativismo socioambiental | 149 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Prática de pesquisa: Ativismo socioambiental | 149 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Prática de pesquisa: Ativismo socioambiental | 149 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Prática de pesquisa: Ativismo socioambiental | 149 |
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia
Diversidade Cultural
Multiculturalismo
Educação ambiental
Meio Ambiente
Educação em Direitos humanos
Cidadania e Civismo
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Multiculturalismo
Saúde
Saúde
Trabalho
Economia
Vida Familiar e Social
Cidadania e Civismo
Detalhamento Temas Contemporâneos Transversais
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Educação em Direitos humanos | Desafios éticos da humanidade | 38 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Desafios éticos da humanidade | 38 | |
Saúde | Desafios éticos da humanidade | 38 | |
Diversidade Cultural | A diversidade o mundo contemporâneo | 71 | |
Educação em Direitos humanos | A diversidade o mundo contemporâneo | 71 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | A diversidade o mundo contemporâneo | 71 | |
Trabalho | A diversidade o mundo contemporâneo | 71 | |
Ciência e Tecnologia | Ciência e sociedade | 12 | |
Ciência e Tecnologia | Ciência e sociedade | 34 | |
Ciência e Tecnologia | Desafios éticos da humanidade | 37 | |
Ciência e Tecnologia | Desafios éticos da humanidade | 54 | |
Diversidade Cultural | A diversidade o mundo contemporâneo | 60 | |
Educação em Direitos humanos | A diversidade o mundo contemporâneo | 60 | |
Vida Familiar e Social | A diversidade o mundo contemporâneo | 60 | |
Diversidade Cultural | A diversidade o mundo contemporâneo | 80 | |
Educação em Direitos humanos | A diversidade o mundo contemporâneo | 80 | |
Vida Familiar e Social | A diversidade o mundo contemporâneo | 80 | |
Diversidade Cultural | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 82 | |
Educação em Direitos humanos | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 82 | |
Vida Familiar e Social | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 82 | |
Diversidade Cultural | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 102 | |
Educação em Direitos humanos | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 102 | |
Vida Familiar e Social | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 102 | |
Diversidade Cultural | Desafios do século XXI | 108 | |
Educação ambiental | Desafios do século XXI | 108 | |
Vida Familiar e Social | Desafios do século XXI | 108 | |
Diversidade Cultural | Desafios do século XXI | 128 | |
Educação ambiental | Desafios do século XXI | 128 | |
Vida Familiar e Social | Desafios do século XXI | 128 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 131 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 131 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 131 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 150 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 150 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 150 | |
Diversidade Cultural | Ciência e sociedade | 12 | |
Ciência e Tecnologia | Ciência e sociedade | 12 | |
Diversidade Cultural | Ciência e sociedade | 12 | |
Ciência e Tecnologia | Ciência e sociedade | 12 | |
Diversidade Cultural | Ciência e sociedade | 12 | |
Ciência e Tecnologia | Ciência e sociedade | 15 | |
Diversidade Cultural | Ciência e sociedade | 15 | |
Ciência e Tecnologia | Ciência e sociedade | 18 | |
Diversidade Cultural | Ciência e sociedade | 18 | |
Ciência e Tecnologia | Ciência e sociedade | 18 | |
Diversidade Cultural | Ciência e sociedade | 18 | |
Ciência e Tecnologia | Ciência e sociedade | 19 | |
Diversidade Cultural | Ciência e sociedade | 19 | |
Ciência e Tecnologia | Ciência e sociedade | 20 | |
Diversidade Cultural | Ciência e sociedade | 20 | |
Ciência e Tecnologia | Ciência e sociedade | 21 | |
Diversidade Cultural | Ciência e sociedade | 21 | |
Ciência e Tecnologia | Ciência e sociedade | 24 | |
Diversidade Cultural | Ciência e sociedade | 24 | |
Ciência e Tecnologia | Ciência e sociedade | 25 | |
Diversidade Cultural | Ciência e sociedade | 25 | |
Ciência e Tecnologia | Ciência e sociedade | 26 | |
Diversidade Cultural | Ciência e sociedade | 26 | |
Ciência e Tecnologia | Ciência e sociedade | 28 | |
Diversidade Cultural | Ciência e sociedade | 28 | |
Saúde | Ciência e sociedade | 28 | |
Ciência e Tecnologia | Ciência e sociedade | 30 | |
Diversidade Cultural | Ciência e sociedade | 30 | |
Saúde | Ciência e sociedade | 30 | |
Ciência e Tecnologia | Ciência e sociedade | 31 | |
Diversidade Cultural | Ciência e sociedade | 31 | |
Saúde | Ciência e sociedade | 31 | |
Ciência e Tecnologia | Ciência e sociedade | 32 | |
Diversidade Cultural | Ciência e sociedade | 32 | |
Saúde | Ciência e sociedade | 32 | |
Ciência e Tecnologia | Ciência e sociedade | 33 | |
Diversidade Cultural | Ciência e sociedade | 33 | |
Saúde | Ciência e sociedade | 33 | |
Diversidade Cultural | Desafios éticos da humanidade | 37 | |
Saúde | Desafios éticos da humanidade | 37 | |
Diversidade Cultural | Desafios éticos da humanidade | 38 | |
Diversidade Cultural | Desafios éticos da humanidade | 42 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Desafios éticos da humanidade | 42 | |
Diversidade Cultural | Desafios éticos da humanidade | 42 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Desafios éticos da humanidade | 42 | |
Diversidade Cultural | Desafios éticos da humanidade | 44 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Desafios éticos da humanidade | 44 | |
Diversidade Cultural | Desafios éticos da humanidade | 48 | |
Diversidade Cultural | Desafios éticos da humanidade | 49 | |
Diversidade Cultural | Desafios éticos da humanidade | 53 | |
Diversidade Cultural | A diversidade o mundo contemporâneo | 62 | |
Diversidade Cultural | A diversidade o mundo contemporâneo | 66 | |
Vida Familiar e Social | A diversidade o mundo contemporâneo | 71 | |
Diversidade Cultural | A diversidade o mundo contemporâneo | 72 | |
Educação em Direitos humanos | A diversidade o mundo contemporâneo | 72 | |
Vida Familiar e Social | A diversidade o mundo contemporâneo | 72 | |
Ciência e Tecnologia | A diversidade o mundo contemporâneo | 78 | |
Diversidade Cultural | A diversidade o mundo contemporâneo | 78 | |
Diversidade Cultural | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 85 | |
Educação em Direitos humanos | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 85 | |
Vida Familiar e Social | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 85 | |
Diversidade Cultural | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 86 | |
Educação em Direitos humanos | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 86 | |
Vida Familiar e Social | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 86 | |
Diversidade Cultural | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 88 | |
Educação em Direitos humanos | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 88 | |
Vida Familiar e Social | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 88 | |
Diversidade Cultural | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 89 | |
Educação em Direitos humanos | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 89 | |
Vida Familiar e Social | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 89 | |
Diversidade Cultural | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 90 | |
Educação em Direitos humanos | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 90 | |
Vida Familiar e Social | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 90 | |
Diversidade Cultural | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 91 | |
Educação em Direitos humanos | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 91 | |
Vida Familiar e Social | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 91 | |
Diversidade Cultural | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 94 | |
Vida Familiar e Social | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 94 | |
Diversidade Cultural | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 95 | |
Vida Familiar e Social | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 95 | |
Diversidade Cultural | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 101 | |
Educação em Direitos humanos | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 101 | |
Vida Familiar e Social | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | 101 | |
Diversidade Cultural | Desafios do século XXI | 109 | |
Educação ambiental | Desafios do século XXI | 109 | |
Educação ambiental | Desafios do século XXI | 114 | |
Educação ambiental | Desafios do século XXI | 115 | |
Educação ambiental | Desafios do século XXI | 122 | |
Vida Familiar e Social | Desafios do século XXI | 122 | |
Educação ambiental | Desafios do século XXI | 123 | |
Vida Familiar e Social | Desafios do século XXI | 123 | |
Educação ambiental | Desafios do século XXI | 125 | |
Vida Familiar e Social | Desafios do século XXI | 125 | |
Educação ambiental | Desafios do século XXI | 125 | |
Vida Familiar e Social | Desafios do século XXI | 125 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 132 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 132 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 132 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 134 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 134 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 134 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 135 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 135 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 135 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 136 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 136 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 136 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 138 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 138 | |
Saúde | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 138 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 138 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 139 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 139 | |
Saúde | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 139 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 139 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 140 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 140 | |
Saúde | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 140 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 140 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 141 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 141 | |
Saúde | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 141 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 141 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 141 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 141 | |
Saúde | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 141 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 141 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 142 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 142 | |
Saúde | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 142 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 142 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 143 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 143 | |
Saúde | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 143 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 143 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 144 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 144 | |
Saúde | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 144 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 144 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 145 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 145 | |
Saúde | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 145 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 145 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 145 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 145 | |
Saúde | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 145 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 145 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 145 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 145 | |
Saúde | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 145 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 145 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 147 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 147 | |
Saúde | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 147 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 147 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 148 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 148 | |
Saúde | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 148 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 148 | |
Diversidade Cultural | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 149 | |
Educação ambiental | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 149 | |
Saúde | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 149 | |
Vida Familiar e Social | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | 149 | |
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Habilidades
(EM13CHS605) - Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.
(EM13CHS601) - Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.
(EM13CHS101) - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
(EM13CHS501) - Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
(EM13CHS502) - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
(EM13LGG102) - Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
(EM13CHS301) - Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.
(EM13CHS304) - Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.
(EM13CHS103) - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
(EM13CHS105) - Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.
Detalhamento das Habilidades
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
EM13CHS605 | Ciência e sociedade | Análise: Geopolítica e Ciência | 12 |
EM13CHS605 | Ciência e sociedade | Atividades | 34 |
EM13CHS605 | Desafios éticos da humanidade | A filosofia pensa a Ética | 37 |
EM13CHS605 | Desafios éticos da humanidade | Atividades | 54 |
EM13CHS605 | A diversidade o mundo contemporâneo | Análise: Quem é essa humanidade no Novo Mundo? | 60 |
EM13CHS605 | A diversidade o mundo contemporâneo | Atividades | 80 |
EM13CHS605 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: No jogo das (In)tolerâncias | 82 |
EM13CHS605 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Atividades | 102 |
EM13CHS601 | Desafios do século XXI | Análise: Afinal de contas, o que é o Antropoceno? | 108 |
EM13CHS601 | Desafios do século XXI | Atividades | 128 |
EM13CHS601 | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Domínios da natureza e povos tradicionais | 131 |
EM13CHS601 | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Atividades | 150 |
EM13CHS605 | Ciência e sociedade | Análise: A relatividade da teoria | 24 |
EM13CHS605 | Ciência e sociedade | Análise: Resistência à Ciência | 25 |
EM13CHS605 | Ciência e sociedade | Ciência, sociedade e Estado | 26 |
EM13CHS101 | Desafios éticos da humanidade | A filosofia pensa a Ética | 37 |
EM13CHS101 | Desafios éticos da humanidade | Análise: Códigos de ética | 38 |
EM13CHS501 | Desafios éticos da humanidade | Ética e o Estado Democrático de Direito | 48 |
EM13CHS501 | Desafios éticos da humanidade | Análise: A justiça é para todos | 49 |
EM13CHS501 | Desafios éticos da humanidade | Prática de pesquisa: Construindo um Código de Ética do Estudante | 53 |
EM13CHS605 | A diversidade o mundo contemporâneo | Diversidade e pluralidade: conceitos em construção | 62 |
EM13CHS605 | A diversidade o mundo contemporâneo | Análise: A voz das mulheres negras | 66 |
EM13CHS502 | A diversidade o mundo contemporâneo | O desafio da potência de vida | 78 |
EM13LGG102 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: No jogo das (In)tolerâncias | 82 |
EM13CHS502 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: No jogo das (In)tolerâncias | 82 |
EM13LGG102 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: O que é verdade? | 85 |
EM13CHS502 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: O que é verdade? | 85 |
EM13LGG102 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | As ações contra o preconceito e a discriminação: uma luta (nada) inglória | 86 |
EM13CHS502 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | As ações contra o preconceito e a discriminação: uma luta (nada) inglória | 86 |
EM13CHS502 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: A criminalização da homofobia | 88 |
EM13CHS605 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: A criminalização da homofobia | 88 |
EM13CHS502 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Ética e reflexão | 89 |
EM13CHS605 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Ética e reflexão | 89 |
EM13CHS502 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | A segregação no espaço urbano | 90 |
EM13CHS605 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | A segregação no espaço urbano | 90 |
EM13CHS502 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: O direito à pessoa com deficiência | 91 |
EM13CHS605 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: O direito à pessoa com deficiência | 91 |
EM13CHS502 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Análise: Segregação urbana | 94 |
EM13CHS502 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | No respeito à diferença existem eu e o outro | 95 |
EM13CHS502 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Prática de pesquisa: Diversidade, diferença e desigualdade - E eu com isso? | 101 |
EM13CHS601 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Prática de pesquisa: Diversidade, diferença e desigualdade - E eu com isso? | 101 |
EM13CHS605 | Prenconceito, discriminação, intolerância e formas de combatê-los | Prática de pesquisa: Diversidade, diferença e desigualdade - E eu com isso? | 101 |
EM13CHS301 | Desafios do século XXI | Análise: Afinal de contas, o que é o Antropoceno? | 108 |
EM13CHS304 | Desafios do século XXI | Análise: Afinal de contas, o que é o Antropoceno? | 108 |
EM13CHS301 | Desafios do século XXI | O céu é o limite? | 109 |
EM13CHS304 | Desafios do século XXI | O céu é o limite? | 109 |
EM13CHS103 | Desafios do século XXI | Análise: Pimp My Carroça | 122 |
EM13CHS103 | Desafios do século XXI | Geopolítica da biodiversidade | 123 |
EM13CHS103 | Desafios do século XXI | Análise: Acordos internacionais sobre biodiversidade | 125 |
EM13CHS103 | Desafios do século XXI | E então, o que fazer? | 125 |
EM13CHS105 | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Domínios da natureza e povos tradicionais | 131 |
EM13CHS105 | Povo tradicionais: modos de vida, sustentabilidade e resistência | Os ribeirinhos | 132 |
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Detalhamento das Especificidades
Especificidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |