

CONHECIMENTO
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
SENSO ESTÉTICO
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMUNICAÇÃO
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
CULTURA DIGITAL
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
PROJETO DE VIDA E TRABALHO
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
ARGUMENTAÇÃO
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
EMPATIA E COOPERAÇÃO
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Detalhamento das Competências Gerais
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
1 - CONHECIMENTO | Saberes e fazeres | Análise: As ameaças à diversidade ambiental e cultural do Cerrado | 19 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Saberes e fazeres | Análise: As ameaças à diversidade ambiental e cultural do Cerrado | 19 |
4 - COMUNICAÇÃO | Saberes e fazeres | Análise: As ameaças à diversidade ambiental e cultural do Cerrado | 19 |
1 - CONHECIMENTO | A institucionalização da sociedade | Análise: Origens do Estado | 112 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A institucionalização da sociedade | Análise: Origens do Estado | 112 |
4 - COMUNICAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: Origens do Estado | 112 |
1 - CONHECIMENTO | Saberes e fazeres | Atividades | 32 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Saberes e fazeres | Atividades | 32 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Saberes e fazeres | Atividades | 32 |
1 - CONHECIMENTO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Atividades | 54 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Atividades | 54 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Atividades | 54 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações por toda parte | Atividades | 80 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Civilizações por toda parte | Atividades | 80 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações por toda parte | Atividades | 80 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Civilizações por toda parte | Atividades | 80 |
1 - CONHECIMENTO | A institucionalização da sociedade | Atividades | 128 |
4 - COMUNICAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Atividades | 128 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A institucionalização da sociedade | Atividades | 128 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | A institucionalização da sociedade | Atividades | 128 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | A institucionalização da sociedade | Atividades | 128 |
1 - CONHECIMENTO | Saberes e fazeres | Formação étnico-cultural do Brasil | 12 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Saberes e fazeres | Formação étnico-cultural do Brasil | 12 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Saberes e fazeres | Formação étnico-cultural do Brasil | 12 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Saberes e fazeres | Atividades | 32 |
1 - CONHECIMENTO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Povos indígenas no Brasil atual | 35 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Povos indígenas no Brasil atual | 35 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Povos indígenas no Brasil atual | 35 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Atividades | 54 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações por toda parte | Selvageria, barbárie e civilização | 61 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Civilizações por toda parte | Selvageria, barbárie e civilização | 61 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Civilizações por toda parte | Selvageria, barbárie e civilização | 61 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações e transformações nas paisagens | Natureza, paisagem e civilização | 82 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Civilizações e transformações nas paisagens | Natureza, paisagem e civilização | 82 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Natureza, paisagem e civilização | 82 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações e transformações nas paisagens | Atividades | 102 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Civilizações e transformações nas paisagens | Atividades | 102 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Atividades | 102 |
1 - CONHECIMENTO | A institucionalização da sociedade | Análise: Primeiras civilizações | 110 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A institucionalização da sociedade | Análise: Primeiras civilizações | 110 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A institucionalização da sociedade | Análise: Primeiras civilizações | 110 |
4 - COMUNICAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: Primeiras civilizações | 110 |
5 - CULTURA DIGITAL | A institucionalização da sociedade | Análise: Primeiras civilizações | 110 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A institucionalização da sociedade | Análise: Primeiras civilizações | 110 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A institucionalização da sociedade | Atividades | 128 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A institucionalização da sociedade | Atividades | 128 |
5 - CULTURA DIGITAL | A institucionalização da sociedade | Atividades | 128 |
1 - CONHECIMENTO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Cosmovisão, indígenas e o capitalismo | 131 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Cosmovisão, indígenas e o capitalismo | 131 |
3 - SENSO ESTÉTICO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Cosmovisão, indígenas e o capitalismo | 131 |
4 - COMUNICAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Cosmovisão, indígenas e o capitalismo | 131 |
5 - CULTURA DIGITAL | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Cosmovisão, indígenas e o capitalismo | 131 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Cosmovisão, indígenas e o capitalismo | 131 |
1 - CONHECIMENTO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Atividades | 150 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Atividades | 150 |
3 - SENSO ESTÉTICO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Atividades | 150 |
4 - COMUNICAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Atividades | 150 |
5 - CULTURA DIGITAL | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Atividades | 150 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Atividades | 150 |
4 - COMUNICAÇÃO | Saberes e fazeres | Formação étnico-cultural do Brasil | 12 |
1 - CONHECIMENTO | Saberes e fazeres | Brasil: diversidades e diferenças | 13 |
4 - COMUNICAÇÃO | Saberes e fazeres | Brasil: diversidades e diferenças | 13 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Saberes e fazeres | Brasil: diversidades e diferenças | 13 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Saberes e fazeres | Análise: As ameaças à diversidade ambiental e cultural do Cerrado | 19 |
1 - CONHECIMENTO | Saberes e fazeres | Análise: Grande Porto Digital do Recife | 24 |
4 - COMUNICAÇÃO | Saberes e fazeres | Análise: Grande Porto Digital do Recife | 24 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Saberes e fazeres | Análise: Grande Porto Digital do Recife | 24 |
4 - COMUNICAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Povos indígenas no Brasil atual | 35 |
1 - CONHECIMENTO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | A históriografia das culturas ameríndias | 38 |
4 - COMUNICAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | A históriografia das culturas ameríndias | 38 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | A históriografia das culturas ameríndias | 38 |
1 - CONHECIMENTO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Análise: A Rádio Yandê | 40 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Análise: A Rádio Yandê | 40 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Análise: A Rádio Yandê | 40 |
1 - CONHECIMENTO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | O Brasil africano | 41 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | O Brasil africano | 41 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | O Brasil africano | 41 |
1 - CONHECIMENTO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Análise: Comércio negreiro e a Lei Eusébio de Queiroz | 44 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Análise: Comércio negreiro e a Lei Eusébio de Queiroz | 44 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Análise: Comércio negreiro e a Lei Eusébio de Queiroz | 44 |
1 - CONHECIMENTO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Análise: Democracia racial para Gilberto Freyre | 48 |
4 - COMUNICAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Análise: Democracia racial para Gilberto Freyre | 48 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Análise: Democracia racial para Gilberto Freyre | 48 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Análise: Democracia racial para Gilberto Freyre | 48 |
1 - CONHECIMENTO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Políticas afirmativas | 49 |
4 - COMUNICAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Políticas afirmativas | 49 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Políticas afirmativas | 49 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Políticas afirmativas | 49 |
1 - CONHECIMENTO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Análise: Desigualdades sociais no Brasil | 50 |
4 - COMUNICAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Análise: Desigualdades sociais no Brasil | 50 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Análise: Desigualdades sociais no Brasil | 50 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Análise: Desigualdades sociais no Brasil | 50 |
1 - CONHECIMENTO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Prática de pesquisa: Matrizes africanas na religiosidade brasileira | 53 |
4 - COMUNICAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Prática de pesquisa: Matrizes africanas na religiosidade brasileira | 53 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Prática de pesquisa: Matrizes africanas na religiosidade brasileira | 53 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Prática de pesquisa: Matrizes africanas na religiosidade brasileira | 53 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações por toda parte | Selvageria, barbárie e civilização | 61 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações por toda parte | Selvageria, barbárie e civilização | 61 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações por toda parte | Análise: Etnocentrismo e civilização | 62 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações por toda parte | Análise: Etnocentrismo e civilização | 62 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações por toda parte | Análise: Etnocentrismo e civilização | 62 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Civilizações por toda parte | Análise: Etnocentrismo e civilização | 62 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações por toda parte | Sociedade sem história? | 63 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações por toda parte | Sociedade sem história? | 63 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações por toda parte | Sociedade sem história? | 63 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Civilizações por toda parte | Sociedade sem história? | 63 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações por toda parte | Análise: Comunidades isoladas | 64 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações por toda parte | Análise: Comunidades isoladas | 64 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações por toda parte | Análise: Comunidades isoladas | 64 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Civilizações por toda parte | Análise: Comunidades isoladas | 64 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações por toda parte | Análise: Progresso pra quem? | 65 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações por toda parte | Análise: Progresso pra quem? | 65 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações por toda parte | Análise: Progresso pra quem? | 65 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Civilizações por toda parte | Análise: Progresso pra quem? | 65 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações por toda parte | Análise: Costumes diferentes | 66 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações por toda parte | Análise: Costumes diferentes | 66 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações por toda parte | Análise: Costumes diferentes | 66 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Civilizações por toda parte | Análise: Costumes diferentes | 66 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações por toda parte | Quem são os bárbaros? | 66 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações por toda parte | Quem são os bárbaros? | 66 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações por toda parte | Quem são os bárbaros? | 66 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Civilizações por toda parte | Quem são os bárbaros? | 66 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações por toda parte | Relativismo cultural | 67 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações por toda parte | Relativismo cultural | 67 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações por toda parte | Relativismo cultural | 67 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Civilizações por toda parte | Relativismo cultural | 67 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações por toda parte | Análise: Aos olhos de quem? | 68 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações por toda parte | Análise: Aos olhos de quem? | 68 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações por toda parte | Análise: Aos olhos de quem? | 68 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Civilizações por toda parte | Análise: Aos olhos de quem? | 68 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações por toda parte | Ocidente x Oriente? | 72 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações por toda parte | Ocidente x Oriente? | 72 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações por toda parte | Ocidente x Oriente? | 72 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações por toda parte | Análise: A polêmica da burca | 73 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações por toda parte | Análise: A polêmica da burca | 73 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações por toda parte | Análise: A polêmica da burca | 73 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações por toda parte | As religiões ao redor do mundo | 77 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações por toda parte | As religiões ao redor do mundo | 77 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Civilizações por toda parte | As religiões ao redor do mundo | 77 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações por toda parte | Análise: Matriz africana | 78 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações por toda parte | Análise: Matriz africana | 78 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Civilizações por toda parte | Análise: Matriz africana | 78 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações por toda parte | Menos preconceito, mais conhecimento | 79 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações por toda parte | Menos preconceito, mais conhecimento | 79 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Civilizações por toda parte | Menos preconceito, mais conhecimento | 79 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Natureza, paisagem e civilização | 82 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Natureza, paisagem e civilização | 82 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações e transformações nas paisagens | Análise: Ilhas construídas | 85 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Análise: Ilhas construídas | 85 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Análise: Ilhas construídas | 85 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações e transformações nas paisagens | Análise: Zonação atitudinal da vegetação e Humboldt | 87 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Análise: Zonação atitudinal da vegetação e Humboldt | 87 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Análise: Zonação atitudinal da vegetação e Humboldt | 87 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações e transformações nas paisagens | Análise: Paisagens modificadas | 90 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Análise: Paisagens modificadas | 90 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Análise: Paisagens modificadas | 90 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações e transformações nas paisagens | Paisagens urbanas, histórias e globalização | 90 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Paisagens urbanas, histórias e globalização | 90 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Paisagens urbanas, histórias e globalização | 90 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações e transformações nas paisagens | Análise: Amazônia, paisagem antropomorfizada | 94 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Análise: Amazônia, paisagem antropomorfizada | 94 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Análise: Amazônia, paisagem antropomorfizada | 94 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações e transformações nas paisagens | Paisagens rurais, antropização e globalização | 94 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Paisagens rurais, antropização e globalização | 94 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Paisagens rurais, antropização e globalização | 94 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações e transformações nas paisagens | Paisagens: outros pontos de vista | 95 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Paisagens: outros pontos de vista | 95 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Paisagens: outros pontos de vista | 95 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações e transformações nas paisagens | Civilizações, paisagens e o futuro da humanidade | 99 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Civilizações, paisagens e o futuro da humanidade | 99 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Civilizações, paisagens e o futuro da humanidade | 99 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Civilizações, paisagens e o futuro da humanidade | 99 |
1 - CONHECIMENTO | Civilizações e transformações nas paisagens | Prática de pesquisa: Paisagens em transformação | 101 |
4 - COMUNICAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Prática de pesquisa: Paisagens em transformação | 101 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Prática de pesquisa: Paisagens em transformação | 101 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Civilizações e transformações nas paisagens | Prática de pesquisa: Paisagens em transformação | 101 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: Primeiras civilizações | 110 |
1 - CONHECIMENTO | A institucionalização da sociedade | Surgimento dos primeiros Estados | 110 |
4 - COMUNICAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Surgimento dos primeiros Estados | 110 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A institucionalização da sociedade | Surgimento dos primeiros Estados | 110 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Surgimento dos primeiros Estados | 110 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A institucionalização da sociedade | Análise: Origens do Estado | 112 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: Origens do Estado | 112 |
1 - CONHECIMENTO | A institucionalização da sociedade | O papel dos Estados na Antiguidade Clássica | 112 |
4 - COMUNICAÇÃO | A institucionalização da sociedade | O papel dos Estados na Antiguidade Clássica | 112 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A institucionalização da sociedade | O papel dos Estados na Antiguidade Clássica | 112 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A institucionalização da sociedade | O papel dos Estados na Antiguidade Clássica | 112 |
1 - CONHECIMENTO | A institucionalização da sociedade | Análise: Participação política | 114 |
4 - COMUNICAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: Participação política | 114 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A institucionalização da sociedade | Análise: Participação política | 114 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: Participação política | 114 |
1 - CONHECIMENTO | A institucionalização da sociedade | Análise: A importância do Senado | 117 |
4 - COMUNICAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: A importância do Senado | 117 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: A importância do Senado | 117 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: A importância do Senado | 117 |
1 - CONHECIMENTO | A institucionalização da sociedade | Análise: Dor e perplexidade | 119 |
4 - COMUNICAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: Dor e perplexidade | 119 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: Dor e perplexidade | 119 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: Dor e perplexidade | 119 |
1 - CONHECIMENTO | A institucionalização da sociedade | O Estado durante a idade Média | 120 |
4 - COMUNICAÇÃO | A institucionalização da sociedade | O Estado durante a idade Média | 120 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A institucionalização da sociedade | O Estado durante a idade Média | 120 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A institucionalização da sociedade | O Estado durante a idade Média | 120 |
1 - CONHECIMENTO | A institucionalização da sociedade | Análise: O início do feudalismo | 121 |
4 - COMUNICAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: O início do feudalismo | 121 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: O início do feudalismo | 121 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: O início do feudalismo | 121 |
1 - CONHECIMENTO | A institucionalização da sociedade | Legitimação do Estado na modernidade europeia | 121 |
4 - COMUNICAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Legitimação do Estado na modernidade europeia | 121 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Legitimação do Estado na modernidade europeia | 121 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Legitimação do Estado na modernidade europeia | 121 |
1 - CONHECIMENTO | A institucionalização da sociedade | A concepção liberal do Estado | 123 |
4 - COMUNICAÇÃO | A institucionalização da sociedade | A concepção liberal do Estado | 123 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A institucionalização da sociedade | A concepção liberal do Estado | 123 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A institucionalização da sociedade | A concepção liberal do Estado | 123 |
1 - CONHECIMENTO | A institucionalização da sociedade | Análise: Leviatã | 123 |
4 - COMUNICAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: Leviatã | 123 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: Leviatã | 123 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: Leviatã | 123 |
1 - CONHECIMENTO | A institucionalização da sociedade | Análise: A Declaração de Direitos como conquista da Revolução Gloriosa | 124 |
4 - COMUNICAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: A Declaração de Direitos como conquista da Revolução Gloriosa | 124 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: A Declaração de Direitos como conquista da Revolução Gloriosa | 124 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: A Declaração de Direitos como conquista da Revolução Gloriosa | 124 |
1 - CONHECIMENTO | A institucionalização da sociedade | Análise: A atualiadade da Revolução Francesa | 125 |
4 - COMUNICAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: A atualiadade da Revolução Francesa | 125 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: A atualiadade da Revolução Francesa | 125 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Análise: A atualiadade da Revolução Francesa | 125 |
1 - CONHECIMENTO | A institucionalização da sociedade | Max Weber e o monopólio da violência por parte do Estado | 126 |
4 - COMUNICAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Max Weber e o monopólio da violência por parte do Estado | 126 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Max Weber e o monopólio da violência por parte do Estado | 126 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A institucionalização da sociedade | Max Weber e o monopólio da violência por parte do Estado | 126 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Cosmovisão, indígenas e o capitalismo | 131 |
1 - CONHECIMENTO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Técnica é diferente de tecnologia? | 133 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Técnica é diferente de tecnologia? | 133 |
4 - COMUNICAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Técnica é diferente de tecnologia? | 133 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Técnica é diferente de tecnologia? | 133 |
1 - CONHECIMENTO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Tecnologias sociais | 137 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Tecnologias sociais | 137 |
4 - COMUNICAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Tecnologias sociais | 137 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Tecnologias sociais | 137 |
1 - CONHECIMENTO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Tecnologia nos awá-guajá | 141 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Tecnologia nos awá-guajá | 141 |
4 - COMUNICAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Tecnologia nos awá-guajá | 141 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Tecnologia nos awá-guajá | 141 |
1 - CONHECIMENTO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | A tecnologia do poder na sociedade contemporânea | 142 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | A tecnologia do poder na sociedade contemporânea | 142 |
4 - COMUNICAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | A tecnologia do poder na sociedade contemporânea | 142 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | A tecnologia do poder na sociedade contemporânea | 142 |
1 - CONHECIMENTO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Poder das Sociedades Disciplinares: o domínio dos corpos | 145 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Poder das Sociedades Disciplinares: o domínio dos corpos | 145 |
4 - COMUNICAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Poder das Sociedades Disciplinares: o domínio dos corpos | 145 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Poder das Sociedades Disciplinares: o domínio dos corpos | 145 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: Poder das Sociedades Disciplinares: o domínio dos corpos | 145 |
1 - CONHECIMENTO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | A tecnologia é neutra? | 146 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | A tecnologia é neutra? | 146 |
4 - COMUNICAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | A tecnologia é neutra? | 146 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | A tecnologia é neutra? | 146 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | A tecnologia é neutra? | 146 |
1 - CONHECIMENTO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: A tragédia de Brumadinho | 146 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: A tragédia de Brumadinho | 146 |
4 - COMUNICAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: A tragédia de Brumadinho | 146 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: A tragédia de Brumadinho | 146 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Análise: A tragédia de Brumadinho | 146 |
1 - CONHECIMENTO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Somos todos responsáveis | 147 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Somos todos responsáveis | 147 |
4 - COMUNICAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Somos todos responsáveis | 147 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Somos todos responsáveis | 147 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Somos todos responsáveis | 147 |
1 - CONHECIMENTO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Prática de pesquisa: Utilização de dados dos cidadãos pelo Estado | 148 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Prática de pesquisa: Utilização de dados dos cidadãos pelo Estado | 148 |
4 - COMUNICAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Prática de pesquisa: Utilização de dados dos cidadãos pelo Estado | 148 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Prática de pesquisa: Utilização de dados dos cidadãos pelo Estado | 148 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Prática de pesquisa: Utilização de dados dos cidadãos pelo Estado | 148 |
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia
Diversidade Cultural
Multiculturalismo
Educação ambiental
Meio Ambiente
Educação em Direitos humanos
Cidadania e Civismo
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Multiculturalismo
Saúde
Saúde
Trabalho
Economia
Vida Familiar e Social
Cidadania e Civismo
Detalhamento Temas Contemporâneos Transversais
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Diversidade Cultural | Saberes e fazeres | 19 | |
Educação ambiental | Saberes e fazeres | 19 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Saberes e fazeres | 19 | |
Diversidade Cultural | A institucionalização da sociedade | 112 | |
Educação ambiental | A institucionalização da sociedade | 112 | |
Educação em Direitos humanos | A institucionalização da sociedade | 112 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | A institucionalização da sociedade | 112 | |
Ciência e Tecnologia | Saberes e fazeres | 32 | |
Diversidade Cultural | Saberes e fazeres | 32 | |
Educação em Direitos humanos | Saberes e fazeres | 32 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Saberes e fazeres | 32 | |
Trabalho | Saberes e fazeres | 32 | |
Ciência e Tecnologia | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 54 | |
Diversidade Cultural | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 54 | |
Educação em Direitos humanos | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 54 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 54 | |
Trabalho | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 54 | |
Ciência e Tecnologia | Civilizações por toda parte | 80 | |
Diversidade Cultural | Civilizações por toda parte | 80 | |
Educação em Direitos humanos | Civilizações por toda parte | 80 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Civilizações por toda parte | 80 | |
Ciência e Tecnologia | A institucionalização da sociedade | 128 | |
Diversidade Cultural | A institucionalização da sociedade | 128 | |
Educação em Direitos humanos | A institucionalização da sociedade | 128 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | A institucionalização da sociedade | 128 | |
Trabalho | A institucionalização da sociedade | 128 | |
Diversidade Cultural | Saberes e fazeres | 12 | |
Educação ambiental | Saberes e fazeres | 12 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Saberes e fazeres | 12 | |
Educação ambiental | Saberes e fazeres | 32 | |
Diversidade Cultural | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 35 | |
Educação ambiental | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 35 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 35 | |
Educação ambiental | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 54 | |
Diversidade Cultural | Civilizações por toda parte | 61 | |
Diversidade Cultural | Civilizações e transformações nas paisagens | 82 | |
Diversidade Cultural | Civilizações e transformações nas paisagens | 102 | |
Ciência e Tecnologia | A institucionalização da sociedade | 110 | |
Diversidade Cultural | A institucionalização da sociedade | 110 | |
Educação ambiental | A institucionalização da sociedade | 110 | |
Saúde | A institucionalização da sociedade | 110 | |
Educação ambiental | A institucionalização da sociedade | 128 | |
Saúde | A institucionalização da sociedade | 128 | |
Ciência e Tecnologia | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 131 | |
Diversidade Cultural | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 131 | |
Educação ambiental | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 131 | |
Saúde | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 131 | |
Ciência e Tecnologia | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 150 | |
Diversidade Cultural | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 150 | |
Educação ambiental | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 150 | |
Saúde | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 150 | |
Vida Familiar e Social | Saberes e fazeres | 12 | |
Diversidade Cultural | Saberes e fazeres | 13 | |
Educação ambiental | Saberes e fazeres | 13 | |
Vida Familiar e Social | Saberes e fazeres | 13 | |
Vida Familiar e Social | Saberes e fazeres | 19 | |
Diversidade Cultural | Saberes e fazeres | 24 | |
Educação ambiental | Saberes e fazeres | 24 | |
Vida Familiar e Social | Saberes e fazeres | 24 | |
Vida Familiar e Social | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 35 | |
Diversidade Cultural | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 38 | |
Educação ambiental | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 38 | |
Vida Familiar e Social | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 38 | |
Diversidade Cultural | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 40 | |
Educação ambiental | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 40 | |
Vida Familiar e Social | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 40 | |
Diversidade Cultural | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 41 | |
Educação ambiental | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 41 | |
Vida Familiar e Social | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 41 | |
Diversidade Cultural | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 44 | |
Educação ambiental | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 44 | |
Vida Familiar e Social | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 44 | |
Diversidade Cultural | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 48 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 48 | |
Vida Familiar e Social | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 48 | |
Diversidade Cultural | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 49 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 49 | |
Vida Familiar e Social | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 49 | |
Diversidade Cultural | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 50 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 50 | |
Vida Familiar e Social | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 50 | |
Diversidade Cultural | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 53 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 53 | |
Vida Familiar e Social | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | 53 | |
Educação em Direitos humanos | Civilizações por toda parte | 61 | |
Vida Familiar e Social | Civilizações por toda parte | 61 | |
Diversidade Cultural | Civilizações por toda parte | 62 | |
Educação em Direitos humanos | Civilizações por toda parte | 62 | |
Vida Familiar e Social | Civilizações por toda parte | 62 | |
Diversidade Cultural | Civilizações por toda parte | 63 | |
Educação em Direitos humanos | Civilizações por toda parte | 63 | |
Vida Familiar e Social | Civilizações por toda parte | 63 | |
Diversidade Cultural | Civilizações por toda parte | 64 | |
Vida Familiar e Social | Civilizações por toda parte | 64 | |
Diversidade Cultural | Civilizações por toda parte | 65 | |
Vida Familiar e Social | Civilizações por toda parte | 65 | |
Diversidade Cultural | Civilizações por toda parte | 66 | |
Vida Familiar e Social | Civilizações por toda parte | 66 | |
Diversidade Cultural | Civilizações por toda parte | 66 | |
Vida Familiar e Social | Civilizações por toda parte | 66 | |
Diversidade Cultural | Civilizações por toda parte | 67 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Civilizações por toda parte | 67 | |
Vida Familiar e Social | Civilizações por toda parte | 67 | |
Diversidade Cultural | Civilizações por toda parte | 68 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Civilizações por toda parte | 68 | |
Vida Familiar e Social | Civilizações por toda parte | 68 | |
Diversidade Cultural | Civilizações por toda parte | 72 | |
Vida Familiar e Social | Civilizações por toda parte | 72 | |
Diversidade Cultural | Civilizações por toda parte | 73 | |
Vida Familiar e Social | Civilizações por toda parte | 73 | |
Diversidade Cultural | Civilizações por toda parte | 77 | |
Educação em Direitos humanos | Civilizações por toda parte | 77 | |
Vida Familiar e Social | Civilizações por toda parte | 77 | |
Diversidade Cultural | Civilizações por toda parte | 78 | |
Educação em Direitos humanos | Civilizações por toda parte | 78 | |
Vida Familiar e Social | Civilizações por toda parte | 78 | |
Diversidade Cultural | Civilizações por toda parte | 79 | |
Educação em Direitos humanos | Civilizações por toda parte | 79 | |
Vida Familiar e Social | Civilizações por toda parte | 79 | |
Educação ambiental | Civilizações e transformações nas paisagens | 82 | |
Diversidade Cultural | Civilizações e transformações nas paisagens | 85 | |
Educação ambiental | Civilizações e transformações nas paisagens | 85 | |
Diversidade Cultural | Civilizações e transformações nas paisagens | 87 | |
Educação ambiental | Civilizações e transformações nas paisagens | 87 | |
Diversidade Cultural | Civilizações e transformações nas paisagens | 90 | |
Educação ambiental | Civilizações e transformações nas paisagens | 90 | |
Diversidade Cultural | Civilizações e transformações nas paisagens | 90 | |
Educação ambiental | Civilizações e transformações nas paisagens | 90 | |
Diversidade Cultural | Civilizações e transformações nas paisagens | 94 | |
Educação ambiental | Civilizações e transformações nas paisagens | 94 | |
Diversidade Cultural | Civilizações e transformações nas paisagens | 94 | |
Educação ambiental | Civilizações e transformações nas paisagens | 94 | |
Diversidade Cultural | Civilizações e transformações nas paisagens | 95 | |
Educação ambiental | Civilizações e transformações nas paisagens | 95 | |
Diversidade Cultural | Civilizações e transformações nas paisagens | 99 | |
Educação ambiental | Civilizações e transformações nas paisagens | 99 | |
Vida Familiar e Social | Civilizações e transformações nas paisagens | 99 | |
Diversidade Cultural | Civilizações e transformações nas paisagens | 101 | |
Educação ambiental | Civilizações e transformações nas paisagens | 101 | |
Vida Familiar e Social | Civilizações e transformações nas paisagens | 101 | |
Vida Familiar e Social | A institucionalização da sociedade | 110 | |
Diversidade Cultural | A institucionalização da sociedade | 110 | |
Vida Familiar e Social | A institucionalização da sociedade | 110 | |
Vida Familiar e Social | A institucionalização da sociedade | 112 | |
Diversidade Cultural | A institucionalização da sociedade | 112 | |
Vida Familiar e Social | A institucionalização da sociedade | 112 | |
Diversidade Cultural | A institucionalização da sociedade | 114 | |
Vida Familiar e Social | A institucionalização da sociedade | 114 | |
Diversidade Cultural | A institucionalização da sociedade | 117 | |
Educação em Direitos humanos | A institucionalização da sociedade | 117 | |
Vida Familiar e Social | A institucionalização da sociedade | 117 | |
Diversidade Cultural | A institucionalização da sociedade | 119 | |
Educação em Direitos humanos | A institucionalização da sociedade | 119 | |
Vida Familiar e Social | A institucionalização da sociedade | 119 | |
Diversidade Cultural | A institucionalização da sociedade | 120 | |
Educação em Direitos humanos | A institucionalização da sociedade | 120 | |
Vida Familiar e Social | A institucionalização da sociedade | 120 | |
Diversidade Cultural | A institucionalização da sociedade | 121 | |
Educação em Direitos humanos | A institucionalização da sociedade | 121 | |
Vida Familiar e Social | A institucionalização da sociedade | 121 | |
Diversidade Cultural | A institucionalização da sociedade | 121 | |
Educação em Direitos humanos | A institucionalização da sociedade | 121 | |
Vida Familiar e Social | A institucionalização da sociedade | 121 | |
Diversidade Cultural | A institucionalização da sociedade | 123 | |
Educação em Direitos humanos | A institucionalização da sociedade | 123 | |
Vida Familiar e Social | A institucionalização da sociedade | 123 | |
Diversidade Cultural | A institucionalização da sociedade | 123 | |
Educação em Direitos humanos | A institucionalização da sociedade | 123 | |
Vida Familiar e Social | A institucionalização da sociedade | 123 | |
Diversidade Cultural | A institucionalização da sociedade | 124 | |
Educação em Direitos humanos | A institucionalização da sociedade | 124 | |
Vida Familiar e Social | A institucionalização da sociedade | 124 | |
Diversidade Cultural | A institucionalização da sociedade | 125 | |
Educação em Direitos humanos | A institucionalização da sociedade | 125 | |
Vida Familiar e Social | A institucionalização da sociedade | 125 | |
Diversidade Cultural | A institucionalização da sociedade | 126 | |
Educação em Direitos humanos | A institucionalização da sociedade | 126 | |
Vida Familiar e Social | A institucionalização da sociedade | 126 | |
Vida Familiar e Social | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 131 | |
Ciência e Tecnologia | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 133 | |
Diversidade Cultural | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 133 | |
Vida Familiar e Social | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 133 | |
Ciência e Tecnologia | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 137 | |
Diversidade Cultural | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 137 | |
Vida Familiar e Social | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 137 | |
Ciência e Tecnologia | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 141 | |
Diversidade Cultural | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 141 | |
Vida Familiar e Social | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 141 | |
Ciência e Tecnologia | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 142 | |
Diversidade Cultural | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 142 | |
Vida Familiar e Social | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 142 | |
Ciência e Tecnologia | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 145 | |
Diversidade Cultural | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 145 | |
Educação ambiental | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 145 | |
Vida Familiar e Social | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 145 | |
Ciência e Tecnologia | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 146 | |
Diversidade Cultural | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 146 | |
Educação ambiental | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 146 | |
Vida Familiar e Social | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 146 | |
Ciência e Tecnologia | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 146 | |
Diversidade Cultural | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 146 | |
Educação ambiental | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 146 | |
Vida Familiar e Social | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 146 | |
Ciência e Tecnologia | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 147 | |
Diversidade Cultural | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 147 | |
Educação ambiental | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 147 | |
Vida Familiar e Social | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 147 | |
Ciência e Tecnologia | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 148 | |
Diversidade Cultural | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 148 | |
Educação ambiental | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 148 | |
Vida Familiar e Social | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | 148 | |
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Habilidades
(EM13LGG502) - Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder presentes nas práticas corporais, adotando posicionamento contrário a qualquer manifestação de injustiça e desrespeito a direitos humanos e valores democráticos.
(EM13CHS603) - Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).
(EM13MAT101) - Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
(EM13MAT102) - Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.
(EM13MAT202) - Planejar e executar pesquisa amostral sobre questões relevantes, usando dados coletados diretamente ou em diferentes fontes, e comunicar os resultados por meio de relatório contendo gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das medidas de dispersão (amplitude e desvio padrão), utilizando ou não recursos tecnológicos.
(EM13CHS601) - Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.
(EM13CHS502) - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
(EM13CNT203) - Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
(EM13CHS106) - Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
(EM13CHS501) - Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
(EM13CHS103) - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
(EM13CHS104) - Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
(EM13CHS203) - Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras).
(EM13CHS102) - Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
(EM13CHS202) - Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.
(EM13CHS504) - Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.
(EM13LP05) - Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
(EM13CHS401) - Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.
Detalhamento das Habilidades
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
EM13LGG502 | Civilizações por toda parte | Atividades | 80 |
EM13CHS603 | Civilizações por toda parte | Atividades | 80 |
EM13MAT101 | A institucionalização da sociedade | Atividades | 128 |
EM13MAT102 | A institucionalização da sociedade | Atividades | 128 |
EM13MAT202 | A institucionalização da sociedade | Atividades | 128 |
EM13CHS601 | Saberes e fazeres | Formação étnico-cultural do Brasil | 12 |
EM13CHS601 | Saberes e fazeres | Atividades | 32 |
EM13CHS601 | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Povos indígenas no Brasil atual | 35 |
EM13CHS601 | Relações étnico-racionais na sociedade brasileira | Atividades | 54 |
EM13CHS502 | Civilizações por toda parte | Selvageria, barbárie e civilização | 61 |
EM13CHS502 | Civilizações por toda parte | Atividades | 80 |
EM13CHS502 | Civilizações e transformações nas paisagens | Natureza, paisagem e civilização | 82 |
EM13CHS502 | Civilizações e transformações nas paisagens | Atividades | 102 |
EM13CHS603 | A institucionalização da sociedade | Análise: Primeiras civilizações | 110 |
EM13CHS603 | A institucionalização da sociedade | Atividades | 128 |
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EM13CHS102 | A institucionalização da sociedade | Análise: Primeiras civilizações | 110 |
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EM13CHS504 | As sociedades e suas formas de desenvolvimento científico-tecnológico | Prática de pesquisa: Utilização de dados dos cidadãos pelo Estado | 148 |
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