

CONHECIMENTO
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
SENSO ESTÉTICO
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMUNICAÇÃO
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
CULTURA DIGITAL
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
PROJETO DE VIDA E TRABALHO
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
ARGUMENTAÇÃO
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
EMPATIA E COOPERAÇÃO
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Detalhamento das Competências Gerais
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
1 - CONHECIMENTO | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Atividades | 120 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Atividades | 120 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Atividades | 120 |
1 - CONHECIMENTO | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | O trabalhador e o mercado de trabalho | 144 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | O trabalhador e o mercado de trabalho | 144 |
5 - CULTURA DIGITAL | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | O trabalhador e o mercado de trabalho | 144 |
1 - CONHECIMENTO | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | Pesquisa, desenvolvimento e emprego no Brasil | 146 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | Pesquisa, desenvolvimento e emprego no Brasil | 146 |
5 - CULTURA DIGITAL | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | Pesquisa, desenvolvimento e emprego no Brasil | 146 |
1 - CONHECIMENTO | Trabalho, produção da vida e humanização | Diferenças entre atividade humana e atividade animal | 15 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Trabalho, produção da vida e humanização | Diferenças entre atividade humana e atividade animal | 15 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Trabalho, produção da vida e humanização | Diferenças entre atividade humana e atividade animal | 15 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Trabalho, produção da vida e humanização | Diferenças entre atividade humana e atividade animal | 15 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Trabalho, produção da vida e humanização | Diferenças entre atividade humana e atividade animal | 15 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Trabalho, produção da vida e humanização | Diferenças entre atividade humana e atividade animal | 15 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Trabalho, produção da vida e humanização | Diferenças entre atividade humana e atividade animal | 15 |
1 - CONHECIMENTO | Trabalho, produção da vida e humanização | Atividades | 21 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Trabalho, produção da vida e humanização | Atividades | 21 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Trabalho, produção da vida e humanização | Atividades | 21 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Trabalho, produção da vida e humanização | Atividades | 21 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Trabalho, produção da vida e humanização | Atividades | 21 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Trabalho, produção da vida e humanização | Atividades | 21 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Trabalho, produção da vida e humanização | Atividades | 21 |
1 - CONHECIMENTO | Formas de trabalho ao longo do tempo | Trabalho livre e trabalho servil | 23 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Formas de trabalho ao longo do tempo | Trabalho livre e trabalho servil | 23 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Formas de trabalho ao longo do tempo | Trabalho livre e trabalho servil | 23 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Formas de trabalho ao longo do tempo | Trabalho livre e trabalho servil | 23 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Formas de trabalho ao longo do tempo | Trabalho livre e trabalho servil | 23 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Formas de trabalho ao longo do tempo | Trabalho livre e trabalho servil | 23 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Formas de trabalho ao longo do tempo | Trabalho livre e trabalho servil | 23 |
1 - CONHECIMENTO | Formas de trabalho ao longo do tempo | Atividades | 34 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Formas de trabalho ao longo do tempo | Atividades | 34 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Formas de trabalho ao longo do tempo | Atividades | 34 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Formas de trabalho ao longo do tempo | Atividades | 34 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Formas de trabalho ao longo do tempo | Atividades | 34 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Formas de trabalho ao longo do tempo | Atividades | 34 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Formas de trabalho ao longo do tempo | Atividades | 34 |
1 - CONHECIMENTO | O trabalho como centro da vida social | A Revolução Industrial e o trabalho | 37 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O trabalho como centro da vida social | A Revolução Industrial e o trabalho | 37 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O trabalho como centro da vida social | A Revolução Industrial e o trabalho | 37 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | O trabalho como centro da vida social | A Revolução Industrial e o trabalho | 37 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O trabalho como centro da vida social | A Revolução Industrial e o trabalho | 37 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O trabalho como centro da vida social | A Revolução Industrial e o trabalho | 37 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O trabalho como centro da vida social | A Revolução Industrial e o trabalho | 37 |
1 - CONHECIMENTO | O trabalho como centro da vida social | Atividades | 42 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O trabalho como centro da vida social | Atividades | 42 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O trabalho como centro da vida social | Atividades | 42 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | O trabalho como centro da vida social | Atividades | 42 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O trabalho como centro da vida social | Atividades | 42 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O trabalho como centro da vida social | Atividades | 42 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O trabalho como centro da vida social | Atividades | 42 |
1 - CONHECIMENTO | Trabalho, natureza e espaço | A evolução da técnica | 45 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Trabalho, natureza e espaço | A evolução da técnica | 45 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Trabalho, natureza e espaço | A evolução da técnica | 45 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Trabalho, natureza e espaço | A evolução da técnica | 45 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Trabalho, natureza e espaço | A evolução da técnica | 45 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Trabalho, natureza e espaço | A evolução da técnica | 45 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Trabalho, natureza e espaço | A evolução da técnica | 45 |
1 - CONHECIMENTO | Trabalho, natureza e espaço | Atividades | 51 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Trabalho, natureza e espaço | Atividades | 51 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Trabalho, natureza e espaço | Atividades | 51 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Trabalho, natureza e espaço | Atividades | 51 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Trabalho, natureza e espaço | Atividades | 51 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Trabalho, natureza e espaço | Atividades | 51 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Trabalho, natureza e espaço | Atividades | 51 |
1 - CONHECIMENTO | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | A cooperação social por meio do trabalho | 52 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | A cooperação social por meio do trabalho | 52 |
4 - COMUNICAÇÃO | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | A cooperação social por meio do trabalho | 52 |
5 - CULTURA DIGITAL | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | A cooperação social por meio do trabalho | 52 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | A cooperação social por meio do trabalho | 52 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | A cooperação social por meio do trabalho | 52 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | A cooperação social por meio do trabalho | 52 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | A cooperação social por meio do trabalho | 52 |
1 - CONHECIMENTO | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | Atividades | 57 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | Atividades | 57 |
4 - COMUNICAÇÃO | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | Atividades | 57 |
5 - CULTURA DIGITAL | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | Atividades | 57 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | Atividades | 57 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | Atividades | 57 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | Atividades | 57 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | Atividades | 57 |
1 - CONHECIMENTO | Revolução Industrial | Primeira etapa: a superação da economia agrícola e da produção artesanal (1785-1880) | 59 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Revolução Industrial | Primeira etapa: a superação da economia agrícola e da produção artesanal (1785-1880) | 59 |
4 - COMUNICAÇÃO | Revolução Industrial | Primeira etapa: a superação da economia agrícola e da produção artesanal (1785-1880) | 59 |
5 - CULTURA DIGITAL | Revolução Industrial | Primeira etapa: a superação da economia agrícola e da produção artesanal (1785-1880) | 59 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Revolução Industrial | Primeira etapa: a superação da economia agrícola e da produção artesanal (1785-1880) | 59 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Revolução Industrial | Primeira etapa: a superação da economia agrícola e da produção artesanal (1785-1880) | 59 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Revolução Industrial | Primeira etapa: a superação da economia agrícola e da produção artesanal (1785-1880) | 59 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Revolução Industrial | Primeira etapa: a superação da economia agrícola e da produção artesanal (1785-1880) | 59 |
1 - CONHECIMENTO | Revolução Industrial | Atividades | 67 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Revolução Industrial | Atividades | 67 |
4 - COMUNICAÇÃO | Revolução Industrial | Atividades | 67 |
5 - CULTURA DIGITAL | Revolução Industrial | Atividades | 67 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Revolução Industrial | Atividades | 67 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Revolução Industrial | Atividades | 67 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Revolução Industrial | Atividades | 67 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Revolução Industrial | Atividades | 67 |
1 - CONHECIMENTO | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Direitos trabalhistas: carteira de trabalho e previdência social | 68 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Direitos trabalhistas: carteira de trabalho e previdência social | 68 |
4 - COMUNICAÇÃO | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Direitos trabalhistas: carteira de trabalho e previdência social | 68 |
5 - CULTURA DIGITAL | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Direitos trabalhistas: carteira de trabalho e previdência social | 68 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Direitos trabalhistas: carteira de trabalho e previdência social | 68 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Direitos trabalhistas: carteira de trabalho e previdência social | 68 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Direitos trabalhistas: carteira de trabalho e previdência social | 68 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Direitos trabalhistas: carteira de trabalho e previdência social | 68 |
1 - CONHECIMENTO | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Atividades | 75 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Atividades | 75 |
4 - COMUNICAÇÃO | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Atividades | 75 |
5 - CULTURA DIGITAL | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Atividades | 75 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Atividades | 75 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Atividades | 75 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Atividades | 75 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Atividades | 75 |
1 - CONHECIMENTO | Organização do trabalho no mundo atual | O trabalho e as lógicas de produção | 77 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Organização do trabalho no mundo atual | O trabalho e as lógicas de produção | 77 |
4 - COMUNICAÇÃO | Organização do trabalho no mundo atual | O trabalho e as lógicas de produção | 77 |
5 - CULTURA DIGITAL | Organização do trabalho no mundo atual | O trabalho e as lógicas de produção | 77 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Organização do trabalho no mundo atual | O trabalho e as lógicas de produção | 77 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Organização do trabalho no mundo atual | O trabalho e as lógicas de produção | 77 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Organização do trabalho no mundo atual | O trabalho e as lógicas de produção | 77 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Organização do trabalho no mundo atual | O trabalho e as lógicas de produção | 77 |
1 - CONHECIMENTO | Organização do trabalho no mundo atual | Atividades | 85 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Organização do trabalho no mundo atual | Atividades | 85 |
4 - COMUNICAÇÃO | Organização do trabalho no mundo atual | Atividades | 85 |
5 - CULTURA DIGITAL | Organização do trabalho no mundo atual | Atividades | 85 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Organização do trabalho no mundo atual | Atividades | 85 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Organização do trabalho no mundo atual | Atividades | 85 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Organização do trabalho no mundo atual | Atividades | 85 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Organização do trabalho no mundo atual | Atividades | 85 |
1 - CONHECIMENTO | O trabalhador e as relações de trabalho | A alienação do trabalho e o capitalismo | 86 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O trabalhador e as relações de trabalho | A alienação do trabalho e o capitalismo | 86 |
4 - COMUNICAÇÃO | O trabalhador e as relações de trabalho | A alienação do trabalho e o capitalismo | 86 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | O trabalhador e as relações de trabalho | A alienação do trabalho e o capitalismo | 86 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O trabalhador e as relações de trabalho | A alienação do trabalho e o capitalismo | 86 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | O trabalhador e as relações de trabalho | A alienação do trabalho e o capitalismo | 86 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O trabalhador e as relações de trabalho | A alienação do trabalho e o capitalismo | 86 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O trabalhador e as relações de trabalho | A alienação do trabalho e o capitalismo | 86 |
1 - CONHECIMENTO | O trabalhador e as relações de trabalho | Atividades | 89 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O trabalhador e as relações de trabalho | Atividades | 89 |
4 - COMUNICAÇÃO | O trabalhador e as relações de trabalho | Atividades | 89 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | O trabalhador e as relações de trabalho | Atividades | 89 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O trabalhador e as relações de trabalho | Atividades | 89 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | O trabalhador e as relações de trabalho | Atividades | 89 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O trabalhador e as relações de trabalho | Atividades | 89 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O trabalhador e as relações de trabalho | Atividades | 89 |
1 - CONHECIMENTO | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | Transição do trabalho escravo para o assalariado livre | 91 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | Transição do trabalho escravo para o assalariado livre | 91 |
4 - COMUNICAÇÃO | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | Transição do trabalho escravo para o assalariado livre | 91 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | Transição do trabalho escravo para o assalariado livre | 91 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | Transição do trabalho escravo para o assalariado livre | 91 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | Transição do trabalho escravo para o assalariado livre | 91 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | Transição do trabalho escravo para o assalariado livre | 91 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | Transição do trabalho escravo para o assalariado livre | 91 |
1 - CONHECIMENTO | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | Atividades | 96 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | Atividades | 96 |
4 - COMUNICAÇÃO | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | Atividades | 96 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | Atividades | 96 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | Atividades | 96 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | Atividades | 96 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | Atividades | 96 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | Atividades | 96 |
1 - CONHECIMENTO | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Sistemas de castas | 98 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Sistemas de castas | 98 |
4 - COMUNICAÇÃO | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Sistemas de castas | 98 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Sistemas de castas | 98 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Sistemas de castas | 98 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Sistemas de castas | 98 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Sistemas de castas | 98 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Sistemas de castas | 98 |
1 - CONHECIMENTO | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Atividades | 106 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Atividades | 106 |
4 - COMUNICAÇÃO | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Atividades | 106 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Atividades | 106 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Atividades | 106 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Atividades | 106 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Atividades | 106 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Atividades | 106 |
1 - CONHECIMENTO | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Renda e trabalho no Brasil | 110 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Renda e trabalho no Brasil | 110 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Renda e trabalho no Brasil | 110 |
5 - CULTURA DIGITAL | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Renda e trabalho no Brasil | 110 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Renda e trabalho no Brasil | 110 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Renda e trabalho no Brasil | 110 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Renda e trabalho no Brasil | 110 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Renda e trabalho no Brasil | 110 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Renda e trabalho no Brasil | 110 |
4 - COMUNICAÇÃO | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Atividades | 120 |
5 - CULTURA DIGITAL | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Atividades | 120 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Atividades | 120 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Atividades | 120 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Atividades | 120 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Atividades | 120 |
1 - CONHECIMENTO | Da cooperação indiferente à diferença da cooperação | Atividades | 127 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Da cooperação indiferente à diferença da cooperação | Atividades | 127 |
4 - COMUNICAÇÃO | Da cooperação indiferente à diferença da cooperação | Atividades | 127 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Da cooperação indiferente à diferença da cooperação | Atividades | 127 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Da cooperação indiferente à diferença da cooperação | Atividades | 127 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Da cooperação indiferente à diferença da cooperação | Atividades | 127 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Da cooperação indiferente à diferença da cooperação | Atividades | 127 |
1 - CONHECIMENTO | Os trabalhadores como sujeitos políticos | Um breve histórico dos instrumentos de classe | 131 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Os trabalhadores como sujeitos políticos | Um breve histórico dos instrumentos de classe | 131 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Os trabalhadores como sujeitos políticos | Um breve histórico dos instrumentos de classe | 131 |
4 - COMUNICAÇÃO | Os trabalhadores como sujeitos políticos | Um breve histórico dos instrumentos de classe | 131 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Os trabalhadores como sujeitos políticos | Um breve histórico dos instrumentos de classe | 131 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Os trabalhadores como sujeitos políticos | Um breve histórico dos instrumentos de classe | 131 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Os trabalhadores como sujeitos políticos | Um breve histórico dos instrumentos de classe | 131 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Os trabalhadores como sujeitos políticos | Um breve histórico dos instrumentos de classe | 131 |
1 - CONHECIMENTO | Os trabalhadores como sujeitos políticos | Atividades | 136 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Os trabalhadores como sujeitos políticos | Atividades | 136 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Os trabalhadores como sujeitos políticos | Atividades | 136 |
4 - COMUNICAÇÃO | Os trabalhadores como sujeitos políticos | Atividades | 136 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Os trabalhadores como sujeitos políticos | Atividades | 136 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Os trabalhadores como sujeitos políticos | Atividades | 136 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Os trabalhadores como sujeitos políticos | Atividades | 136 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Os trabalhadores como sujeitos políticos | Atividades | 136 |
4 - COMUNICAÇÃO | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | O trabalhador e o mercado de trabalho | 144 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | O trabalhador e o mercado de trabalho | 144 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | O trabalhador e o mercado de trabalho | 144 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | O trabalhador e o mercado de trabalho | 144 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | O trabalhador e o mercado de trabalho | 144 |
1 - CONHECIMENTO | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | Para continuar aprendendo | 156 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | Para continuar aprendendo | 156 |
4 - COMUNICAÇÃO | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | Para continuar aprendendo | 156 |
5 - CULTURA DIGITAL | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | Para continuar aprendendo | 156 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | Para continuar aprendendo | 156 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | Para continuar aprendendo | 156 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | Para continuar aprendendo | 156 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | Para continuar aprendendo | 156 |
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia
Diversidade Cultural
Multiculturalismo
Educação ambiental
Meio Ambiente
Educação em Direitos humanos
Cidadania e Civismo
Saúde
Saúde
Trabalho
Economia
Detalhamento Temas Contemporâneos Transversais
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Diversidade Cultural | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | 120 | |
Educação em Direitos humanos | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | 120 | |
Trabalho | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | 120 | |
Ciência e Tecnologia | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | 144 | |
Diversidade Cultural | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | 144 | |
Trabalho | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | 144 | |
Ciência e Tecnologia | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | 146 | |
Diversidade Cultural | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | 146 | |
Trabalho | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | 146 | |
Diversidade Cultural | Trabalho, produção da vida e humanização | 15 | |
Trabalho | Trabalho, produção da vida e humanização | 15 | |
Diversidade Cultural | Trabalho, produção da vida e humanização | 21 | |
Trabalho | Trabalho, produção da vida e humanização | 21 | |
Diversidade Cultural | Formas de trabalho ao longo do tempo | 23 | |
Educação em Direitos humanos | Formas de trabalho ao longo do tempo | 23 | |
Trabalho | Formas de trabalho ao longo do tempo | 23 | |
Diversidade Cultural | Formas de trabalho ao longo do tempo | 34 | |
Educação em Direitos humanos | Formas de trabalho ao longo do tempo | 34 | |
Trabalho | Formas de trabalho ao longo do tempo | 34 | |
Diversidade Cultural | O trabalho como centro da vida social | 37 | |
Trabalho | O trabalho como centro da vida social | 37 | |
Diversidade Cultural | O trabalho como centro da vida social | 42 | |
Trabalho | O trabalho como centro da vida social | 42 | |
Ciência e Tecnologia | Trabalho, natureza e espaço | 45 | |
Diversidade Cultural | Trabalho, natureza e espaço | 45 | |
Trabalho | Trabalho, natureza e espaço | 45 | |
Ciência e Tecnologia | Trabalho, natureza e espaço | 51 | |
Diversidade Cultural | Trabalho, natureza e espaço | 51 | |
Trabalho | Trabalho, natureza e espaço | 51 | |
Ciência e Tecnologia | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | 52 | |
Diversidade Cultural | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | 52 | |
Trabalho | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | 52 | |
Ciência e Tecnologia | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | 57 | |
Diversidade Cultural | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | 57 | |
Trabalho | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | 57 | |
Ciência e Tecnologia | Revolução Industrial | 59 | |
Diversidade Cultural | Revolução Industrial | 59 | |
Trabalho | Revolução Industrial | 59 | |
Ciência e Tecnologia | Revolução Industrial | 67 | |
Diversidade Cultural | Revolução Industrial | 67 | |
Trabalho | Revolução Industrial | 67 | |
Ciência e Tecnologia | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | 68 | |
Educação em Direitos humanos | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | 68 | |
Trabalho | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | 68 | |
Ciência e Tecnologia | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | 75 | |
Educação em Direitos humanos | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | 75 | |
Trabalho | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | 75 | |
Ciência e Tecnologia | Organização do trabalho no mundo atual | 77 | |
Educação ambiental | Organização do trabalho no mundo atual | 77 | |
Trabalho | Organização do trabalho no mundo atual | 77 | |
Ciência e Tecnologia | Organização do trabalho no mundo atual | 85 | |
Educação ambiental | Organização do trabalho no mundo atual | 85 | |
Trabalho | Organização do trabalho no mundo atual | 85 | |
Trabalho | O trabalhador e as relações de trabalho | 86 | |
Trabalho | O trabalhador e as relações de trabalho | 89 | |
Diversidade Cultural | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | 91 | |
Trabalho | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | 91 | |
Diversidade Cultural | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | 96 | |
Trabalho | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | 96 | |
Diversidade Cultural | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | 98 | |
Educação em Direitos humanos | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | 98 | |
Trabalho | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | 98 | |
Diversidade Cultural | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | 106 | |
Educação em Direitos humanos | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | 106 | |
Trabalho | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | 106 | |
Ciência e Tecnologia | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | 110 | |
Educação em Direitos humanos | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | 110 | |
Trabalho | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | 110 | |
Ciência e Tecnologia | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | 120 | |
Diversidade Cultural | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | 110 | |
Trabalho | Da cooperação indiferente à diferença da cooperação | 127 | |
Diversidade Cultural | Os trabalhadores como sujeitos políticos | 131 | |
Trabalho | Os trabalhadores como sujeitos políticos | 131 | |
Diversidade Cultural | Os trabalhadores como sujeitos políticos | 136 | |
Trabalho | Os trabalhadores como sujeitos políticos | 136 | |
Ciência e Tecnologia | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | 156 | |
Trabalho | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | 156 | |
Saúde | Trabalho, produção da vida e humanização | 15 | |
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Habilidades
(EM13CHS401) - Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.
(EM13CHS404) - Identificar e discutir os múltiplos aspectos do trabalho em diferentes circunstâncias e contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos sobre as gerações, em especial, os jovens, levando em consideração, na atualidade, as transformações técnicas, tecnológicas e informacionais.
(EM13CHS606) - Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira - com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes - e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.
(EM13CHS402) - Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica.
(EM13CHS403) - Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.
(EM13CHS304) - Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.
(EM13CNT303) - Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
(EM13CHS502) - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
(EM13CHS503) - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
Detalhamento das Habilidades
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
EM13CHS401 | Trabalho, produção da vida e humanização | Diferenças entre atividade humana e atividade animal | 15 |
EM13CHS404 | Trabalho, produção da vida e humanização | Diferenças entre atividade humana e atividade animal | 15 |
EM13CHS401 | Trabalho, produção da vida e humanização | Atividades | 21 |
EM13CHS404 | Trabalho, produção da vida e humanização | Atividades | 21 |
EM13CHS606 | Trabalho, produção da vida e humanização | Diferenças entre atividade humana e atividade animal | 15 |
EM13CHS606 | Trabalho, produção da vida e humanização | Atividades | 21 |
EM13CHS401 | Formas de trabalho ao longo do tempo | Trabalho livre e trabalho servil | 23 |
EM13CHS402 | Formas de trabalho ao longo do tempo | Trabalho livre e trabalho servil | 23 |
EM13CHS403 | Formas de trabalho ao longo do tempo | Trabalho livre e trabalho servil | 23 |
EM13CHS404 | Formas de trabalho ao longo do tempo | Trabalho livre e trabalho servil | 23 |
EM13CHS401 | Formas de trabalho ao longo do tempo | Atividades | 34 |
EM13CHS402 | Formas de trabalho ao longo do tempo | Atividades | 34 |
EM13CHS403 | Formas de trabalho ao longo do tempo | Atividades | 34 |
EM13CHS404 | Formas de trabalho ao longo do tempo | Atividades | 34 |
EM13CHS606 | O trabalho como centro da vida social | A Revolução Industrial e o trabalho | 37 |
EM13CHS606 | O trabalho como centro da vida social | Atividades | 42 |
EM13CHS401 | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | A cooperação social por meio do trabalho | 52 |
EM13CHS402 | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | A cooperação social por meio do trabalho | 52 |
EM13CHS401 | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | Atividades | 57 |
EM13CHS402 | Trabalho, tecnologias e seus sujeitos | Atividades | 57 |
EM13CHS606 | Revolução Industrial | Primeira etapa: a superação da economia agrícola e da produção artesanal (1785-1880) | 59 |
EM13CHS606 | Revolução Industrial | Atividades | 67 |
EM13CHS401 | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Direitos trabalhistas: carteira de trabalho e previdência social | 68 |
EM13CHS402 | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Direitos trabalhistas: carteira de trabalho e previdência social | 68 |
EM13CHS403 | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Direitos trabalhistas: carteira de trabalho e previdência social | 68 |
EM13CHS401 | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Atividades | 75 |
EM13CHS402 | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Atividades | 75 |
EM13CHS403 | Transformações do trabalho e desenvolvimento tecnológico | Atividades | 75 |
EM13CHS304 | Organização do trabalho no mundo atual | O trabalho e as lógicas de produção | 77 |
EM13CHS304 | Organização do trabalho no mundo atual | Atividades | 85 |
EM13CHS606 | O trabalhador e as relações de trabalho | A alienação do trabalho e o capitalismo | 86 |
EM13CHS606 | O trabalhador e as relações de trabalho | Atividades | 89 |
EM13CNT303 | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | Transição do trabalho escravo para o assalariado livre | 91 |
EM13CNT303 | A distribuição do trabalho e da renda no Brasil entre os séculos XVI e XIX | Atividades | 96 |
EM13CHS502 | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Sistemas de castas | 98 |
EM13CHS503 | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Sistemas de castas | 98 |
EM13CHS502 | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Atividades | 106 |
EM13CHS503 | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Atividades | 106 |
EM13CNT303 | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Sistemas de castas | 98 |
EM13CNT303 | Estratificação, classes sociais e divisão sexual do trabalho | Atividades | 106 |
EM13CHS401 | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Renda e trabalho no Brasil | 110 |
EM13CHS402 | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Renda e trabalho no Brasil | 110 |
EM13CHS403 | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Renda e trabalho no Brasil | 110 |
EM13CHS401 | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Atividades | 120 |
EM13CHS402 | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Atividades | 120 |
EM13CHS403 | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Atividades | 120 |
EM13CNT303 | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Renda e trabalho no Brasil | 110 |
EM13CNT303 | Desigualdade socioeconômica e distribuição de renda no Brasil | Atividades | 120 |
EM13CHS404 | Da cooperação indiferente à diferença da cooperação | Atividades | 127 |
EM13CHS606 | Os trabalhadores como sujeitos políticos | Um breve histórico dos instrumentos de classe | 131 |
EM13CHS606 | Os trabalhadores como sujeitos políticos | Atividades | 136 |
EM13CHS606 | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | O trabalhador e o mercado de trabalho | 144 |
EM13CHS606 | Profissões do futuro e o futuro do trabalho | Para continuar aprendendo | 156 |
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Detalhamento das Especificidades
Especificidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |