

CONHECIMENTO
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
SENSO ESTÉTICO
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMUNICAÇÃO
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
CULTURA DIGITAL
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
PROJETO DE VIDA E TRABALHO
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
ARGUMENTAÇÃO
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
EMPATIA E COOPERAÇÃO
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Detalhamento das Competências Gerais
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
1 - CONHECIMENTO | Ética e meio ambiente | Atividades | 122 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Ética e meio ambiente | Atividades | 122 |
4 - COMUNICAÇÃO | Ética e meio ambiente | Atividades | 122 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ética e meio ambiente | Atividades | 122 |
1 - CONHECIMENTO | Mundo global, economia e meio ambiente | Conexões: Efeito estufa: a química do aquecimento | 150 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Mundo global, economia e meio ambiente | Conexões: Efeito estufa: a química do aquecimento | 150 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Mundo global, economia e meio ambiente | Conexões: Efeito estufa: a química do aquecimento | 150 |
4 - COMUNICAÇÃO | Mundo global, economia e meio ambiente | Conexões: Efeito estufa: a química do aquecimento | 150 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Mundo global, economia e meio ambiente | Conexões: Efeito estufa: a química do aquecimento | 150 |
1 - CONHECIMENTO | A relação entre ser humano e natureza | Os impactos do desenvolvimento tecnológico na relação entre ser humano e natureza | 17 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A relação entre ser humano e natureza | Os impactos do desenvolvimento tecnológico na relação entre ser humano e natureza | 17 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A relação entre ser humano e natureza | Os impactos do desenvolvimento tecnológico na relação entre ser humano e natureza | 17 |
1 - CONHECIMENTO | A relação entre ser humano e natureza | Atividades | 19 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A relação entre ser humano e natureza | Atividades | 19 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A relação entre ser humano e natureza | Atividades | 19 |
1 - CONHECIMENTO | Usos da natureza no tempo e prejuízos ambientais | Desenvolvimento da agricultura | 20 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Usos da natureza no tempo e prejuízos ambientais | Desenvolvimento da agricultura | 20 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Usos da natureza no tempo e prejuízos ambientais | Desenvolvimento da agricultura | 20 |
1 - CONHECIMENTO | Usos da natureza no tempo e prejuízos ambientais | Atividades | 29 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Usos da natureza no tempo e prejuízos ambientais | Atividades | 29 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Usos da natureza no tempo e prejuízos ambientais | Atividades | 29 |
1 - CONHECIMENTO | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | Sociologia ambiental | 33 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | Sociologia ambiental | 33 |
5 - CULTURA DIGITAL | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | Sociologia ambiental | 33 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | Sociologia ambiental | 33 |
1 - CONHECIMENTO | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | Atividades | 35 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | Atividades | 35 |
5 - CULTURA DIGITAL | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | Atividades | 35 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | Atividades | 35 |
1 - CONHECIMENTO | A agricultura e a apropriação da natureza na contemporaneidade | Produtividade agrícola e impactos ambientais | 38 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A agricultura e a apropriação da natureza na contemporaneidade | Produtividade agrícola e impactos ambientais | 38 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A agricultura e a apropriação da natureza na contemporaneidade | Produtividade agrícola e impactos ambientais | 38 |
5 - CULTURA DIGITAL | A agricultura e a apropriação da natureza na contemporaneidade | Produtividade agrícola e impactos ambientais | 38 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A agricultura e a apropriação da natureza na contemporaneidade | Produtividade agrícola e impactos ambientais | 38 |
1 - CONHECIMENTO | A agricultura e a apropriação da natureza na contemporaneidade | Atividades | 45 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A agricultura e a apropriação da natureza na contemporaneidade | Atividades | 45 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A agricultura e a apropriação da natureza na contemporaneidade | Atividades | 45 |
5 - CULTURA DIGITAL | A agricultura e a apropriação da natureza na contemporaneidade | Atividades | 45 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A agricultura e a apropriação da natureza na contemporaneidade | Atividades | 45 |
1 - CONHECIMENTO | Uso racional dos recursos naturais | Racionalismo x ambientalismo | 47 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Uso racional dos recursos naturais | Racionalismo x ambientalismo | 47 |
5 - CULTURA DIGITAL | Uso racional dos recursos naturais | Racionalismo x ambientalismo | 47 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Uso racional dos recursos naturais | Racionalismo x ambientalismo | 47 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Uso racional dos recursos naturais | Racionalismo x ambientalismo | 47 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Uso racional dos recursos naturais | Racionalismo x ambientalismo | 47 |
1 - CONHECIMENTO | Uso racional dos recursos naturais | Atividades | 51 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Uso racional dos recursos naturais | Atividades | 51 |
5 - CULTURA DIGITAL | Uso racional dos recursos naturais | Atividades | 51 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Uso racional dos recursos naturais | Atividades | 51 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Uso racional dos recursos naturais | Atividades | 51 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Uso racional dos recursos naturais | Atividades | 51 |
1 - CONHECIMENTO | Industrialização e as novas demandas por recursos | A busca por matéria-prima e mercado consumidor | 53 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Industrialização e as novas demandas por recursos | A busca por matéria-prima e mercado consumidor | 53 |
5 - CULTURA DIGITAL | Industrialização e as novas demandas por recursos | A busca por matéria-prima e mercado consumidor | 53 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Industrialização e as novas demandas por recursos | A busca por matéria-prima e mercado consumidor | 53 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Industrialização e as novas demandas por recursos | A busca por matéria-prima e mercado consumidor | 53 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Industrialização e as novas demandas por recursos | A busca por matéria-prima e mercado consumidor | 53 |
1 - CONHECIMENTO | Industrialização e as novas demandas por recursos | Atividades | 62 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Industrialização e as novas demandas por recursos | Atividades | 62 |
5 - CULTURA DIGITAL | Industrialização e as novas demandas por recursos | Atividades | 62 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Industrialização e as novas demandas por recursos | Atividades | 62 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Industrialização e as novas demandas por recursos | Atividades | 62 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Industrialização e as novas demandas por recursos | Atividades | 62 |
1 - CONHECIMENTO | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | Desigualdade e consumo | 65 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | Desigualdade e consumo | 65 |
5 - CULTURA DIGITAL | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | Desigualdade e consumo | 65 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | Desigualdade e consumo | 65 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | Desigualdade e consumo | 65 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | Desigualdade e consumo | 65 |
1 - CONHECIMENTO | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | Atividades | 66 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | Atividades | 66 |
5 - CULTURA DIGITAL | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | Atividades | 66 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | Atividades | 66 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | Atividades | 66 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | Atividades | 66 |
1 - CONHECIMENTO | Espaço urbano e sociedade: usos e relações no espaço | Urbanização e processos produtivos | 68 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Espaço urbano e sociedade: usos e relações no espaço | Urbanização e processos produtivos | 68 |
5 - CULTURA DIGITAL | Espaço urbano e sociedade: usos e relações no espaço | Urbanização e processos produtivos | 68 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Espaço urbano e sociedade: usos e relações no espaço | Urbanização e processos produtivos | 68 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Espaço urbano e sociedade: usos e relações no espaço | Urbanização e processos produtivos | 68 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Espaço urbano e sociedade: usos e relações no espaço | Urbanização e processos produtivos | 68 |
1 - CONHECIMENTO | Espaço urbano e sociedade: usos e relações no espaço | Atividades | 77 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Espaço urbano e sociedade: usos e relações no espaço | Atividades | 77 |
5 - CULTURA DIGITAL | Espaço urbano e sociedade: usos e relações no espaço | Atividades | 77 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Espaço urbano e sociedade: usos e relações no espaço | Atividades | 77 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Espaço urbano e sociedade: usos e relações no espaço | Atividades | 77 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Espaço urbano e sociedade: usos e relações no espaço | Atividades | 77 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Padronização de comportamentos | O papel dos meios de comunicação na indústria cultural | 80 |
5 - CULTURA DIGITAL | Padronização de comportamentos | O papel dos meios de comunicação na indústria cultural | 80 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Padronização de comportamentos | O papel dos meios de comunicação na indústria cultural | 80 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Padronização de comportamentos | O papel dos meios de comunicação na indústria cultural | 80 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Padronização de comportamentos | O papel dos meios de comunicação na indústria cultural | 80 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Padronização de comportamentos | Atividades | 86 |
5 - CULTURA DIGITAL | Padronização de comportamentos | Atividades | 86 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Padronização de comportamentos | Atividades | 86 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Padronização de comportamentos | Atividades | 86 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Padronização de comportamentos | Atividades | 86 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A difusão de um modo de vida consumista | America Way os Life e a indústria cultural | 88 |
5 - CULTURA DIGITAL | A difusão de um modo de vida consumista | America Way os Life e a indústria cultural | 88 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A difusão de um modo de vida consumista | America Way os Life e a indústria cultural | 88 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A difusão de um modo de vida consumista | America Way os Life e a indústria cultural | 88 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | A difusão de um modo de vida consumista | America Way os Life e a indústria cultural | 88 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A difusão de um modo de vida consumista | Atividades | 98 |
5 - CULTURA DIGITAL | A difusão de um modo de vida consumista | Atividades | 98 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A difusão de um modo de vida consumista | Atividades | 98 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A difusão de um modo de vida consumista | Atividades | 98 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | A difusão de um modo de vida consumista | Atividades | 98 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Produção e consumo de cultura | Cultura de massa e cultura popular | 100 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Produção e consumo de cultura | Cultura de massa e cultura popular | 100 |
4 - COMUNICAÇÃO | Produção e consumo de cultura | Cultura de massa e cultura popular | 100 |
5 - CULTURA DIGITAL | Produção e consumo de cultura | Cultura de massa e cultura popular | 100 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Produção e consumo de cultura | Cultura de massa e cultura popular | 100 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Produção e consumo de cultura | Cultura de massa e cultura popular | 100 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Produção e consumo de cultura | Cultura de massa e cultura popular | 100 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Produção e consumo de cultura | Atividades | 104 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Produção e consumo de cultura | Atividades | 104 |
4 - COMUNICAÇÃO | Produção e consumo de cultura | Atividades | 104 |
5 - CULTURA DIGITAL | Produção e consumo de cultura | Atividades | 104 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Produção e consumo de cultura | Atividades | 104 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Produção e consumo de cultura | Atividades | 104 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Produção e consumo de cultura | Atividades | 104 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A sociedade de consumo globalizada | Turismo como consumo do espaço | 107 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A sociedade de consumo globalizada | Turismo como consumo do espaço | 107 |
4 - COMUNICAÇÃO | A sociedade de consumo globalizada | Turismo como consumo do espaço | 107 |
5 - CULTURA DIGITAL | A sociedade de consumo globalizada | Turismo como consumo do espaço | 107 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A sociedade de consumo globalizada | Turismo como consumo do espaço | 107 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A sociedade de consumo globalizada | Turismo como consumo do espaço | 107 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A sociedade de consumo globalizada | Turismo como consumo do espaço | 107 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | A sociedade de consumo globalizada | Atividades | 115 |
3 - SENSO ESTÉTICO | A sociedade de consumo globalizada | Atividades | 115 |
4 - COMUNICAÇÃO | A sociedade de consumo globalizada | Atividades | 115 |
5 - CULTURA DIGITAL | A sociedade de consumo globalizada | Atividades | 115 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | A sociedade de consumo globalizada | Atividades | 115 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | A sociedade de consumo globalizada | Atividades | 115 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | A sociedade de consumo globalizada | Atividades | 115 |
1 - CONHECIMENTO | Ética e meio ambiente | Princípios para uma ética ambiental | 118 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ética e meio ambiente | Princípios para uma ética ambiental | 118 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Ética e meio ambiente | Princípios para uma ética ambiental | 118 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Ética e meio ambiente | Princípios para uma ética ambiental | 118 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Ética e meio ambiente | Princípios para uma ética ambiental | 118 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Ética e meio ambiente | Atividades | 122 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Ética e meio ambiente | Atividades | 122 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Ética e meio ambiente | Atividades | 122 |
1 - CONHECIMENTO | Conscientização e lutas sociais pelo meio ambiente | Preservação e conservação ambiental | 125 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Conscientização e lutas sociais pelo meio ambiente | Preservação e conservação ambiental | 125 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Conscientização e lutas sociais pelo meio ambiente | Preservação e conservação ambiental | 125 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Conscientização e lutas sociais pelo meio ambiente | Preservação e conservação ambiental | 125 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Conscientização e lutas sociais pelo meio ambiente | Preservação e conservação ambiental | 125 |
1 - CONHECIMENTO | Conscientização e lutas sociais pelo meio ambiente | Atividades | 134 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Conscientização e lutas sociais pelo meio ambiente | Atividades | 134 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Conscientização e lutas sociais pelo meio ambiente | Atividades | 134 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Conscientização e lutas sociais pelo meio ambiente | Atividades | 134 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Conscientização e lutas sociais pelo meio ambiente | Atividades | 134 |
1 - CONHECIMENTO | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | O poder federal brasileiro e o meio ambiente | 135 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | O poder federal brasileiro e o meio ambiente | 135 |
5 - CULTURA DIGITAL | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | O poder federal brasileiro e o meio ambiente | 135 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | O poder federal brasileiro e o meio ambiente | 135 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | O poder federal brasileiro e o meio ambiente | 135 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | O poder federal brasileiro e o meio ambiente | 135 |
1 - CONHECIMENTO | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | Atividades | 141 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | Atividades | 141 |
5 - CULTURA DIGITAL | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | Atividades | 141 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | Atividades | 141 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | Atividades | 141 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | Atividades | 141 |
1 - CONHECIMENTO | Mundo global, economia e meio ambiente | Degradação ambiental na perspectiva da produção global | 144 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Mundo global, economia e meio ambiente | Degradação ambiental na perspectiva da produção global | 144 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Mundo global, economia e meio ambiente | Degradação ambiental na perspectiva da produção global | 144 |
4 - COMUNICAÇÃO | Mundo global, economia e meio ambiente | Degradação ambiental na perspectiva da produção global | 144 |
5 - CULTURA DIGITAL | Mundo global, economia e meio ambiente | Degradação ambiental na perspectiva da produção global | 144 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Mundo global, economia e meio ambiente | Degradação ambiental na perspectiva da produção global | 144 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Mundo global, economia e meio ambiente | Degradação ambiental na perspectiva da produção global | 144 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Mundo global, economia e meio ambiente | Degradação ambiental na perspectiva da produção global | 144 |
1 - CONHECIMENTO | Mundo global, economia e meio ambiente | Para continuar aprendendo | 156 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Mundo global, economia e meio ambiente | Para continuar aprendendo | 156 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Mundo global, economia e meio ambiente | Para continuar aprendendo | 156 |
4 - COMUNICAÇÃO | Mundo global, economia e meio ambiente | Para continuar aprendendo | 156 |
5 - CULTURA DIGITAL | Mundo global, economia e meio ambiente | Para continuar aprendendo | 156 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Mundo global, economia e meio ambiente | Para continuar aprendendo | 156 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Mundo global, economia e meio ambiente | Para continuar aprendendo | 156 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Mundo global, economia e meio ambiente | Para continuar aprendendo | 156 |
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia
Diversidade Cultural
Multiculturalismo
Educação Alimentar e Nutricional
Saúde
Educação ambiental
Meio Ambiente
Educação em Direitos humanos
Cidadania e Civismo
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Multiculturalismo
Trabalho
Economia
Detalhamento Temas Contemporâneos Transversais
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Ciência e Tecnologia | Ética e meio ambiente | 122 | |
Educação em Direitos humanos | Ética e meio ambiente | 122 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Ética e meio ambiente | 122 | |
Ciência e Tecnologia | Mundo global, economia e meio ambiente | 150 | |
Diversidade Cultural | Mundo global, economia e meio ambiente | 150 | |
Educação ambiental | Mundo global, economia e meio ambiente | 150 | |
Educação em Direitos humanos | Mundo global, economia e meio ambiente | 150 | |
Diversidade Cultural | A relação entre ser humano e natureza | 17 | |
Educação ambiental | A relação entre ser humano e natureza | 17 | |
Diversidade Cultural | A relação entre ser humano e natureza | 19 | |
Educação ambiental | A relação entre ser humano e natureza | 19 | |
Diversidade Cultural | Usos da natureza no tempo e prejuízos ambientais | 20 | |
Educação ambiental | Usos da natureza no tempo e prejuízos ambientais | 20 | |
Trabalho | Usos da natureza no tempo e prejuízos ambientais | 20 | |
Diversidade Cultural | Usos da natureza no tempo e prejuízos ambientais | 29 | |
Educação ambiental | Usos da natureza no tempo e prejuízos ambientais | 29 | |
Trabalho | Usos da natureza no tempo e prejuízos ambientais | 29 | |
Ciência e Tecnologia | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | 33 | |
Diversidade Cultural | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | 33 | |
Educação ambiental | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | 33 | |
Trabalho | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | 33 | |
Ciência e Tecnologia | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | 35 | |
Diversidade Cultural | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | 35 | |
Educação ambiental | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | 35 | |
Trabalho | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | 35 | |
Ciência e Tecnologia | A agricultura e a apropriação da natureza na contemporaneidade | 38 | |
Educação ambiental | A agricultura e a apropriação da natureza na contemporaneidade | 38 | |
Trabalho | A agricultura e a apropriação da natureza na contemporaneidade | 38 | |
Ciência e Tecnologia | A agricultura e a apropriação da natureza na contemporaneidade | 45 | |
Educação ambiental | A agricultura e a apropriação da natureza na contemporaneidade | 45 | |
Trabalho | A agricultura e a apropriação da natureza na contemporaneidade | 45 | |
Ciência e Tecnologia | Uso racional dos recursos naturais | 47 | |
Educação ambiental | Uso racional dos recursos naturais | 47 | |
Trabalho | Uso racional dos recursos naturais | 47 | |
Ciência e Tecnologia | Uso racional dos recursos naturais | 51 | |
Educação ambiental | Uso racional dos recursos naturais | 51 | |
Trabalho | Uso racional dos recursos naturais | 51 | |
Ciência e Tecnologia | Industrialização e as novas demandas por recursos | 53 | |
Diversidade Cultural | Industrialização e as novas demandas por recursos | 53 | |
Educação ambiental | Industrialização e as novas demandas por recursos | 53 | |
Ciência e Tecnologia | Industrialização e as novas demandas por recursos | 62 | |
Diversidade Cultural | Industrialização e as novas demandas por recursos | 62 | |
Educação ambiental | Industrialização e as novas demandas por recursos | 62 | |
Ciência e Tecnologia | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | 65 | |
Diversidade Cultural | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | 65 | |
Educação ambiental | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | 65 | |
Ciência e Tecnologia | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | 66 | |
Diversidade Cultural | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | 66 | |
Educação ambiental | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | 66 | |
Ciência e Tecnologia | Espaço urbano e sociedade: usos e relações no espaço | 68 | |
Educação Alimentar e Nutricional | Espaço urbano e sociedade: usos e relações no espaço | 68 | |
Ciência e Tecnologia | Espaço urbano e sociedade: usos e relações no espaço | 77 | |
Educação Alimentar e Nutricional | Espaço urbano e sociedade: usos e relações no espaço | 77 | |
Ciência e Tecnologia | Padronização de comportamentos | 80 | |
Diversidade Cultural | Padronização de comportamentos | 80 | |
Ciência e Tecnologia | Padronização de comportamentos | 86 | |
Diversidade Cultural | Padronização de comportamentos | 86 | |
Ciência e Tecnologia | A difusão de um modo de vida consumista | 88 | |
Diversidade Cultural | A difusão de um modo de vida consumista | 88 | |
Trabalho | A difusão de um modo de vida consumista | 88 | |
Ciência e Tecnologia | A difusão de um modo de vida consumista | 98 | |
Diversidade Cultural | A difusão de um modo de vida consumista | 98 | |
Trabalho | A difusão de um modo de vida consumista | 98 | |
Ciência e Tecnologia | Produção e consumo de cultura | 100 | |
Diversidade Cultural | Produção e consumo de cultura | 100 | |
Ciência e Tecnologia | Produção e consumo de cultura | 104 | |
Diversidade Cultural | Produção e consumo de cultura | 104 | |
Ciência e Tecnologia | A sociedade de consumo globalizada | 107 | |
Diversidade Cultural | A sociedade de consumo globalizada | 107 | |
Educação ambiental | A sociedade de consumo globalizada | 107 | |
Trabalho | A sociedade de consumo globalizada | 107 | |
Ciência e Tecnologia | A sociedade de consumo globalizada | 115 | |
Diversidade Cultural | A sociedade de consumo globalizada | 115 | |
Educação ambiental | A sociedade de consumo globalizada | 115 | |
Trabalho | A sociedade de consumo globalizada | 115 | |
Diversidade Cultural | Ética e meio ambiente | 118 | |
Educação ambiental | Ética e meio ambiente | 118 | |
Diversidade Cultural | Ética e meio ambiente | 122 | |
Educação ambiental | Ética e meio ambiente | 122 | |
Diversidade Cultural | Conscientização e lutas sociais pelo meio ambiente | 125 | |
Educação ambiental | Conscientização e lutas sociais pelo meio ambiente | 125 | |
Diversidade Cultural | Conscientização e lutas sociais pelo meio ambiente | 134 | |
Educação ambiental | Conscientização e lutas sociais pelo meio ambiente | 134 | |
Ciência e Tecnologia | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | 135 | |
Educação ambiental | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | 135 | |
Trabalho | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | 135 | |
Ciência e Tecnologia | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | 141 | |
Educação ambiental | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | 141 | |
Trabalho | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | 141 | |
Ciência e Tecnologia | Mundo global, economia e meio ambiente | 144 | |
Diversidade Cultural | Mundo global, economia e meio ambiente | 144 | |
Educação ambiental | Mundo global, economia e meio ambiente | 144 | |
Trabalho | Mundo global, economia e meio ambiente | 144 | |
Ciência e Tecnologia | Mundo global, economia e meio ambiente | 156 | |
Diversidade Cultural | Mundo global, economia e meio ambiente | 156 | |
Educação ambiental | Mundo global, economia e meio ambiente | 156 | |
Trabalho | Mundo global, economia e meio ambiente | 156 | |
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Habilidades
(EM13CHS302) - Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais - entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais -, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.
(EM13CHS306) - Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).
(EM13CHS303) - Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.
(EM13CHS304) - Analisar os impactos socioambientais decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.
(EM13CHS305) - Analisar e discutir o papel e as competências legais dos organismos nacionais e internacionais de regulação, controle e fiscalização ambiental e dos acordos internacionais para a promoção e a garantia de práticas ambientais sustentáveis.
(EM13CNT303) - Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
(EM13CHS301) - Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.
(EM13CHS104) - Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
Detalhamento das Habilidades
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
EM13CHS302 | A relação entre ser humano e natureza | Os impactos do desenvolvimento tecnológico na relação entre ser humano e natureza | 17 |
EM13CHS306 | A relação entre ser humano e natureza | Os impactos do desenvolvimento tecnológico na relação entre ser humano e natureza | 17 |
EM13CHS302 | A relação entre ser humano e natureza | Atividades | 19 |
EM13CHS306 | A relação entre ser humano e natureza | Atividades | 19 |
EM13CHS302 | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | Sociologia ambiental | 33 |
EM13CHS303 | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | Sociologia ambiental | 33 |
EM13CHS304 | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | Sociologia ambiental | 33 |
EM13CHS305 | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | Sociologia ambiental | 33 |
EM13CHS306 | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | Sociologia ambiental | 33 |
EM13CHS302 | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | Atividades | 35 |
EM13CHS303 | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | Atividades | 35 |
EM13CHS304 | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | Atividades | 35 |
EM13CHS305 | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | Atividades | 35 |
EM13CHS306 | A relação entre natureza e sociedade no capitalismo | Atividades | 35 |
EM13CNT303 | A agricultura e a apropriação da natureza na contemporaneidade | Produtividade agrícola e impactos ambientais | 38 |
EM13CNT303 | A agricultura e a apropriação da natureza na contemporaneidade | Atividades | 45 |
EM13CHS301 | Uso racional dos recursos naturais | Racionalismo x ambientalismo | 47 |
EM13CHS303 | Uso racional dos recursos naturais | Racionalismo x ambientalismo | 47 |
EM13CHS304 | Uso racional dos recursos naturais | Racionalismo x ambientalismo | 47 |
EM13CHS301 | Uso racional dos recursos naturais | Atividades | 51 |
EM13CHS303 | Uso racional dos recursos naturais | Atividades | 51 |
EM13CHS304 | Uso racional dos recursos naturais | Atividades | 51 |
EM13CHS301 | Industrialização e as novas demandas por recursos | A busca por matéria-prima e mercado consumidor | 53 |
EM13CHS303 | Industrialização e as novas demandas por recursos | A busca por matéria-prima e mercado consumidor | 53 |
EM13CHS304 | Industrialização e as novas demandas por recursos | A busca por matéria-prima e mercado consumidor | 53 |
EM13CHS305 | Industrialização e as novas demandas por recursos | A busca por matéria-prima e mercado consumidor | 53 |
EM13CHS301 | Industrialização e as novas demandas por recursos | Atividades | 62 |
EM13CHS303 | Industrialização e as novas demandas por recursos | Atividades | 62 |
EM13CHS304 | Industrialização e as novas demandas por recursos | Atividades | 62 |
EM13CHS305 | Industrialização e as novas demandas por recursos | Atividades | 62 |
EM13CHS301 | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | Desigualdade e consumo | 65 |
EM13CHS301 | A produção de mercadorias e os impactos do consumismo | Atividades | 66 |
EM13CHS104 | Produção e consumo de cultura | Cultura de massa e cultura popular | 100 |
EM13CHS104 | Produção e consumo de cultura | Atividades | 104 |
EM13CHS302 | Conscientização e lutas sociais pelo meio ambiente | Preservação e conservação ambiental | 125 |
EM13CHS305 | Conscientização e lutas sociais pelo meio ambiente | Preservação e conservação ambiental | 125 |
EM13CHS302 | Conscientização e lutas sociais pelo meio ambiente | Atividades | 134 |
EM13CHS305 | Conscientização e lutas sociais pelo meio ambiente | Atividades | 134 |
EM13CHS302 | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | O poder federal brasileiro e o meio ambiente | 135 |
EM13CHS302 | O papel do Estado na preservação e conservação do meio ambiente | Atividades | 141 |
EM13CNT303 | Mundo global, economia e meio ambiente | Degradação ambiental na perspectiva da produção global | 144 |
EM13CNT303 | Mundo global, economia e meio ambiente | Para continuar aprendendo | 156 |
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Detalhamento das Especificidades
Especificidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |