

CONHECIMENTO
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
SENSO ESTÉTICO
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMUNICAÇÃO
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
CULTURA DIGITAL
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
PROJETO DE VIDA E TRABALHO
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
ARGUMENTAÇÃO
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
EMPATIA E COOPERAÇÃO
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Detalhamento das Competências Gerais
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
1 - CONHECIMENTO | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Mídia: Estudo de caso: etnocida e a Rádio Yandê | 74 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Mídia: Estudo de caso: etnocida e a Rádio Yandê | 74 |
4 - COMUNICAÇÃO | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Mídia: Estudo de caso: etnocida e a Rádio Yandê | 74 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Mídia: Estudo de caso: etnocida e a Rádio Yandê | 74 |
1 - CONHECIMENTO | Compreender a História para agir na realidade | Atividades | 140 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Compreender a História para agir na realidade | Atividades | 140 |
4 - COMUNICAÇÃO | Compreender a História para agir na realidade | Atividades | 140 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Compreender a História para agir na realidade | Atividades | 140 |
1 - CONHECIMENTO | Política popular além do voto | Participação popular na Constituinte | 142 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Política popular além do voto | Participação popular na Constituinte | 142 |
4 - COMUNICAÇÃO | Política popular além do voto | Participação popular na Constituinte | 142 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Política popular além do voto | Participação popular na Constituinte | 142 |
1 - CONHECIMENTO | Governo e formas de governar | Estado de exceção | 15 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Governo e formas de governar | Estado de exceção | 15 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Governo e formas de governar | Estado de exceção | 15 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Governo e formas de governar | Estado de exceção | 15 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Governo e formas de governar | Estado de exceção | 15 |
1 - CONHECIMENTO | Governo e formas de governar | A Ditadura Civil-Militar | 28 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Governo e formas de governar | A Ditadura Civil-Militar | 28 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Governo e formas de governar | A Ditadura Civil-Militar | 28 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Governo e formas de governar | A Ditadura Civil-Militar | 28 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Governo e formas de governar | A Ditadura Civil-Militar | 28 |
1 - CONHECIMENTO | Partidos políticos no Brasil | A Ciência política: Estado e sociedade | 30 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Partidos políticos no Brasil | A Ciência política: Estado e sociedade | 30 |
5 - CULTURA DIGITAL | Partidos políticos no Brasil | A Ciência política: Estado e sociedade | 30 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Partidos políticos no Brasil | A Ciência política: Estado e sociedade | 30 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Partidos políticos no Brasil | A Ciência política: Estado e sociedade | 30 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Partidos políticos no Brasil | A Ciência política: Estado e sociedade | 30 |
1 - CONHECIMENTO | Partidos políticos no Brasil | Atividades | 35 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Partidos políticos no Brasil | Atividades | 35 |
5 - CULTURA DIGITAL | Partidos políticos no Brasil | Atividades | 35 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Partidos políticos no Brasil | Atividades | 35 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Partidos políticos no Brasil | Atividades | 35 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Partidos políticos no Brasil | Atividades | 35 |
1 - CONHECIMENTO | Política e economia no Brasil | Populismo e economia nos governos Vargas | 36 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Política e economia no Brasil | Populismo e economia nos governos Vargas | 36 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Política e economia no Brasil | Populismo e economia nos governos Vargas | 36 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Política e economia no Brasil | Populismo e economia nos governos Vargas | 36 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Política e economia no Brasil | Populismo e economia nos governos Vargas | 36 |
1 - CONHECIMENTO | Política e economia no Brasil | Atividades | 45 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Política e economia no Brasil | Atividades | 45 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Política e economia no Brasil | Atividades | 45 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Política e economia no Brasil | Atividades | 45 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Política e economia no Brasil | Atividades | 45 |
1 - CONHECIMENTO | O conceito de minoria | Maioridade e minoridade racional | 46 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O conceito de minoria | Maioridade e minoridade racional | 46 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O conceito de minoria | Maioridade e minoridade racional | 46 |
5 - CULTURA DIGITAL | O conceito de minoria | Maioridade e minoridade racional | 46 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | O conceito de minoria | Maioridade e minoridade racional | 46 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O conceito de minoria | Maioridade e minoridade racional | 46 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | O conceito de minoria | Maioridade e minoridade racional | 46 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O conceito de minoria | Maioridade e minoridade racional | 46 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O conceito de minoria | Maioridade e minoridade racional | 46 |
1 - CONHECIMENTO | O conceito de minoria | Atividades | 52 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O conceito de minoria | Atividades | 52 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O conceito de minoria | Atividades | 52 |
5 - CULTURA DIGITAL | O conceito de minoria | Atividades | 52 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | O conceito de minoria | Atividades | 52 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O conceito de minoria | Atividades | 52 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | O conceito de minoria | Atividades | 52 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O conceito de minoria | Atividades | 52 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | O conceito de minoria | Atividades | 52 |
1 - CONHECIMENTO | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Teorias raciais no pensamento social | 53 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Teorias raciais no pensamento social | 53 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Teorias raciais no pensamento social | 53 |
5 - CULTURA DIGITAL | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Teorias raciais no pensamento social | 53 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Teorias raciais no pensamento social | 53 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Teorias raciais no pensamento social | 53 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Teorias raciais no pensamento social | 53 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Teorias raciais no pensamento social | 53 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Teorias raciais no pensamento social | 53 |
1 - CONHECIMENTO | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Atividades | 62 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Atividades | 62 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Atividades | 62 |
5 - CULTURA DIGITAL | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Atividades | 62 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Atividades | 62 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Atividades | 62 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Atividades | 62 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Atividades | 62 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Atividades | 62 |
1 - CONHECIMENTO | Modernidade brasileira e a questão racial | Dados do racismo no Brasil | 64 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Modernidade brasileira e a questão racial | Dados do racismo no Brasil | 64 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Modernidade brasileira e a questão racial | Dados do racismo no Brasil | 64 |
5 - CULTURA DIGITAL | Modernidade brasileira e a questão racial | Dados do racismo no Brasil | 64 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Modernidade brasileira e a questão racial | Dados do racismo no Brasil | 64 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Modernidade brasileira e a questão racial | Dados do racismo no Brasil | 64 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Modernidade brasileira e a questão racial | Dados do racismo no Brasil | 64 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Modernidade brasileira e a questão racial | Dados do racismo no Brasil | 64 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Modernidade brasileira e a questão racial | Dados do racismo no Brasil | 64 |
1 - CONHECIMENTO | Modernidade brasileira e a questão racial | Atividades | 67 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Modernidade brasileira e a questão racial | Atividades | 67 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Modernidade brasileira e a questão racial | Atividades | 67 |
5 - CULTURA DIGITAL | Modernidade brasileira e a questão racial | Atividades | 67 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Modernidade brasileira e a questão racial | Atividades | 67 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Modernidade brasileira e a questão racial | Atividades | 67 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Modernidade brasileira e a questão racial | Atividades | 67 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Modernidade brasileira e a questão racial | Atividades | 67 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Modernidade brasileira e a questão racial | Atividades | 67 |
1 - CONHECIMENTO | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Violência e o apagamento de minorias | 69 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Violência e o apagamento de minorias | 69 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Violência e o apagamento de minorias | 69 |
5 - CULTURA DIGITAL | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Violência e o apagamento de minorias | 69 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Violência e o apagamento de minorias | 69 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Violência e o apagamento de minorias | 69 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Violência e o apagamento de minorias | 69 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Violência e o apagamento de minorias | 69 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Violência e o apagamento de minorias | 69 |
1 - CONHECIMENTO | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Atividades | 83 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Atividades | 83 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Atividades | 83 |
5 - CULTURA DIGITAL | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Atividades | 83 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Atividades | 83 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Atividades | 83 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Atividades | 83 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Atividades | 83 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Atividades | 83 |
1 - CONHECIMENTO | Cidadania e direitos | As concepções de cidadania | 84 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Cidadania e direitos | As concepções de cidadania | 84 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Cidadania e direitos | As concepções de cidadania | 84 |
5 - CULTURA DIGITAL | Cidadania e direitos | As concepções de cidadania | 84 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Cidadania e direitos | As concepções de cidadania | 84 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Cidadania e direitos | As concepções de cidadania | 84 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Cidadania e direitos | As concepções de cidadania | 84 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Cidadania e direitos | As concepções de cidadania | 84 |
1 - CONHECIMENTO | Cidadania e direitos | Atividades | 95 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Cidadania e direitos | Atividades | 95 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Cidadania e direitos | Atividades | 95 |
5 - CULTURA DIGITAL | Cidadania e direitos | Atividades | 95 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Cidadania e direitos | Atividades | 95 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Cidadania e direitos | Atividades | 95 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Cidadania e direitos | Atividades | 95 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Cidadania e direitos | Atividades | 95 |
1 - CONHECIMENTO | Às vésperas da Nova República | A reorganização partidária | 98 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Às vésperas da Nova República | A reorganização partidária | 98 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Às vésperas da Nova República | A reorganização partidária | 98 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Às vésperas da Nova República | A reorganização partidária | 98 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Às vésperas da Nova República | A reorganização partidária | 98 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Às vésperas da Nova República | A reorganização partidária | 98 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Às vésperas da Nova República | A reorganização partidária | 98 |
1 - CONHECIMENTO | Às vésperas da Nova República | Atividades | 105 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Às vésperas da Nova República | Atividades | 105 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Às vésperas da Nova República | Atividades | 105 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Às vésperas da Nova República | Atividades | 105 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Às vésperas da Nova República | Atividades | 105 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Às vésperas da Nova República | Atividades | 105 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Às vésperas da Nova República | Atividades | 105 |
1 - CONHECIMENTO | O exercício da democracia | Presidencialismo x parlamentarismo | 106 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O exercício da democracia | Presidencialismo x parlamentarismo | 106 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O exercício da democracia | Presidencialismo x parlamentarismo | 106 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | O exercício da democracia | Presidencialismo x parlamentarismo | 106 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O exercício da democracia | Presidencialismo x parlamentarismo | 106 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | O exercício da democracia | Presidencialismo x parlamentarismo | 106 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O exercício da democracia | Presidencialismo x parlamentarismo | 106 |
1 - CONHECIMENTO | O exercício da democracia | Atividades | 111 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | O exercício da democracia | Atividades | 111 |
3 - SENSO ESTÉTICO | O exercício da democracia | Atividades | 111 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | O exercício da democracia | Atividades | 111 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | O exercício da democracia | Atividades | 111 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | O exercício da democracia | Atividades | 111 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | O exercício da democracia | Atividades | 111 |
1 - CONHECIMENTO | Território e planejamento no Brasil | Planejamento, integração e regiões | 112 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Território e planejamento no Brasil | Planejamento, integração e regiões | 112 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Território e planejamento no Brasil | Planejamento, integração e regiões | 112 |
5 - CULTURA DIGITAL | Território e planejamento no Brasil | Planejamento, integração e regiões | 112 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Território e planejamento no Brasil | Planejamento, integração e regiões | 112 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Território e planejamento no Brasil | Planejamento, integração e regiões | 112 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Território e planejamento no Brasil | Planejamento, integração e regiões | 112 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Território e planejamento no Brasil | Planejamento, integração e regiões | 112 |
1 - CONHECIMENTO | Território e planejamento no Brasil | Atividades | 121 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Território e planejamento no Brasil | Atividades | 121 |
3 - SENSO ESTÉTICO | Território e planejamento no Brasil | Atividades | 121 |
5 - CULTURA DIGITAL | Território e planejamento no Brasil | Atividades | 121 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Território e planejamento no Brasil | Atividades | 121 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Território e planejamento no Brasil | Atividades | 121 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Território e planejamento no Brasil | Atividades | 121 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Território e planejamento no Brasil | Atividades | 121 |
1 - CONHECIMENTO | Utopias | Usos do termo "utopia" | 123 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Utopias | Usos do termo "utopia" | 123 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Utopias | Usos do termo "utopia" | 123 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Utopias | Usos do termo "utopia" | 123 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Utopias | Usos do termo "utopia" | 123 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Utopias | Usos do termo "utopia" | 123 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Utopias | Usos do termo "utopia" | 123 |
1 - CONHECIMENTO | Utopias | Atividades | 130 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Utopias | Atividades | 130 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Utopias | Atividades | 130 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Utopias | Atividades | 130 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Utopias | Atividades | 130 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Utopias | Atividades | 130 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Utopias | Atividades | 130 |
1 - CONHECIMENTO | Compreender a História para agir na realidade | História e poder | 131 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Compreender a História para agir na realidade | História e poder | 131 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Compreender a História para agir na realidade | História e poder | 131 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Compreender a História para agir na realidade | História e poder | 131 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Compreender a História para agir na realidade | História e poder | 131 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Compreender a História para agir na realidade | História e poder | 131 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Compreender a História para agir na realidade | História e poder | 131 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Compreender a História para agir na realidade | Atividades | 140 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Compreender a História para agir na realidade | Atividades | 140 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Compreender a História para agir na realidade | Atividades | 140 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Compreender a História para agir na realidade | Atividades | 140 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Política popular além do voto | Participação popular na Constituinte | 142 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Política popular além do voto | Participação popular na Constituinte | 142 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Política popular além do voto | Participação popular na Constituinte | 142 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Política popular além do voto | Participação popular na Constituinte | 142 |
1 - CONHECIMENTO | Política popular além do voto | Atividades | 146 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Política popular além do voto | Atividades | 146 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Política popular além do voto | Atividades | 146 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Política popular além do voto | Atividades | 146 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Política popular além do voto | Atividades | 146 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Política popular além do voto | Atividades | 146 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Política popular além do voto | Atividades | 146 |
1 - CONHECIMENTO | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | A ONU na atualidade | 147 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | A ONU na atualidade | 147 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | A ONU na atualidade | 147 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | A ONU na atualidade | 147 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | A ONU na atualidade | 147 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | A ONU na atualidade | 147 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | A ONU na atualidade | 147 |
1 - CONHECIMENTO | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | Para continuar aprendendo | 156 |
2 - PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | Para continuar aprendendo | 156 |
6 - PROJETO DE VIDA E TRABALHO | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | Para continuar aprendendo | 156 |
7 - ARGUMENTAÇÃO | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | Para continuar aprendendo | 156 |
8 - AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | Para continuar aprendendo | 156 |
9 - EMPATIA E COOPERAÇÃO | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | Para continuar aprendendo | 156 |
10 - AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | Para continuar aprendendo | 156 |
Competência Geral | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia
Direitos da Criança e do Adolescente
Cidadania e Civismo
Diversidade Cultural
Multiculturalismo
Educação ambiental
Meio Ambiente
Educação em Direitos humanos
Cidadania e Civismo
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras
Multiculturalismo
Trabalho
Economia
Detalhamento Temas Contemporâneos Transversais
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Ciência e Tecnologia | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | 74 | |
Direitos da Criança e do Adolescente | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | 74 | |
Diversidade Cultural | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | 74 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | 74 | |
Ciência e Tecnologia | Compreender a História para agir na realidade | 140 | |
Diversidade Cultural | Compreender a História para agir na realidade | 140 | |
Educação ambiental | Compreender a História para agir na realidade | 140 | |
Educação em Direitos humanos | Compreender a História para agir na realidade | 140 | |
Trabalho | Compreender a História para agir na realidade | 140 | |
Ciência e Tecnologia | Política popular além do voto | 142 | |
Diversidade Cultural | Política popular além do voto | 142 | |
Educação ambiental | Política popular além do voto | 142 | |
Educação em Direitos humanos | Política popular além do voto | 142 | |
Trabalho | Política popular além do voto | 142 | |
Diversidade Cultural | Governo e formas de governar | 15 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Governo e formas de governar | 15 | |
Diversidade Cultural | Governo e formas de governar | 28 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Governo e formas de governar | 28 | |
Ciência e Tecnologia | Partidos políticos no Brasil | 30 | |
Diversidade Cultural | Partidos políticos no Brasil | 30 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Partidos políticos no Brasil | 30 | |
Ciência e Tecnologia | Partidos políticos no Brasil | 35 | |
Diversidade Cultural | Partidos políticos no Brasil | 35 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Partidos políticos no Brasil | 35 | |
Diversidade Cultural | Política e economia no Brasil | 36 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Política e economia no Brasil | 36 | |
Diversidade Cultural | Política e economia no Brasil | 45 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Política e economia no Brasil | 45 | |
Ciência e Tecnologia | O conceito de minoria | 46 | |
Diversidade Cultural | O conceito de minoria | 46 | |
Educação em Direitos humanos | O conceito de minoria | 46 | |
Ciência e Tecnologia | O conceito de minoria | 52 | |
Diversidade Cultural | O conceito de minoria | 52 | |
Educação em Direitos humanos | O conceito de minoria | 52 | |
Ciência e Tecnologia | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | 53 | |
Diversidade Cultural | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | 53 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | 53 | |
Ciência e Tecnologia | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | 62 | |
Diversidade Cultural | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | 62 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | 62 | |
Ciência e Tecnologia | Modernidade brasileira e a questão racial | 64 | |
Diversidade Cultural | Modernidade brasileira e a questão racial | 64 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Modernidade brasileira e a questão racial | 64 | |
Ciência e Tecnologia | Modernidade brasileira e a questão racial | 67 | |
Diversidade Cultural | Modernidade brasileira e a questão racial | 67 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Modernidade brasileira e a questão racial | 67 | |
Ciência e Tecnologia | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | 69 | |
Diversidade Cultural | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | 69 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | 69 | |
Ciência e Tecnologia | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | 83 | |
Diversidade Cultural | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | 83 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | 83 | |
Ciência e Tecnologia | Cidadania e direitos | 84 | |
Educação em Direitos humanos | Cidadania e direitos | 84 | |
Ciência e Tecnologia | Cidadania e direitos | 95 | |
Educação em Direitos humanos | Cidadania e direitos | 95 | |
Diversidade Cultural | Às vésperas da Nova República | 98 | |
Educação em Direitos humanos | Às vésperas da Nova República | 98 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Às vésperas da Nova República | 98 | |
Diversidade Cultural | Às vésperas da Nova República | 105 | |
Educação em Direitos humanos | Às vésperas da Nova República | 105 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Às vésperas da Nova República | 105 | |
Diversidade Cultural | O exercício da democracia | 106 | |
Educação em Direitos humanos | O exercício da democracia | 106 | |
Diversidade Cultural | O exercício da democracia | 111 | |
Educação em Direitos humanos | O exercício da democracia | 111 | |
Ciência e Tecnologia | Território e planejamento no Brasil | 112 | |
Diversidade Cultural | Território e planejamento no Brasil | 112 | |
Ciência e Tecnologia | Território e planejamento no Brasil | 121 | |
Diversidade Cultural | Território e planejamento no Brasil | 121 | |
Diversidade Cultural | Utopias | 123 | |
Diversidade Cultural | Utopias | 130 | |
Diversidade Cultural | Compreender a História para agir na realidade | 131 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Compreender a História para agir na realidade | 131 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Compreender a História para agir na realidade | 140 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Política popular além do voto | 142 | |
Diversidade Cultural | Política popular além do voto | 146 | |
Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras | Política popular além do voto | 146 | |
Diversidade Cultural | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | 147 | |
Educação em Direitos humanos | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | 147 | |
Diversidade Cultural | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | 156 | |
Educação em Direitos humanos | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | 156 | |
Tema Transversal | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Habilidades
(EM13CHS606) - Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira - com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes - e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.
(EM13CNT303) - Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
(EM13CHS605) - Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.
(EM13CHS601) - Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.
(EM13MAT303) - Interpretar e comparar situações que envolvam juros simples com as que envolvem juros compostos, por meio de representações gráficas ou análise de planilhas, destacando o crescimento linear ou exponencial de cada caso.
Detalhamento das Habilidades
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
EM13CHS606 | Governo e formas de governar | Estado de exceção | 15 |
EM13CHS606 | Governo e formas de governar | A Ditadura Civil-Militar | 28 |
EM13CHS606 | Partidos políticos no Brasil | A Ciência política: Estado e sociedade | 30 |
EM13CHS606 | Partidos políticos no Brasil | Atividades | 35 |
EM13CNT303 | Política e economia no Brasil | Populismo e economia nos governos Vargas | 36 |
EM13CNT303 | Política e economia no Brasil | Atividades | 45 |
EM13CHS605 | O conceito de minoria | Maioridade e minoridade racional | 46 |
EM13CHS605 | O conceito de minoria | Atividades | 52 |
EM13CHS601 | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Teorias raciais no pensamento social | 53 |
EM13CHS605 | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Teorias raciais no pensamento social | 53 |
EM13CHS606 | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Teorias raciais no pensamento social | 53 |
EM13CHS601 | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Atividades | 62 |
EM13CHS605 | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Atividades | 62 |
EM13CHS606 | Indígenas e afrodescendentes no Brasil republicano | Atividades | 62 |
EM13CHS606 | Modernidade brasileira e a questão racial | Dados do racismo no Brasil | 64 |
EM13CHS606 | Modernidade brasileira e a questão racial | Atividades | 67 |
EM13CNT303 | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Violência e o apagamento de minorias | 69 |
EM13CNT303 | Minorias e seus espaços: indígenas e quilombolas | Atividades | 83 |
EM13CHS606 | Cidadania e direitos | As concepções de cidadania | 84 |
EM13CHS606 | Cidadania e direitos | Atividades | 95 |
EM13CHS606 | Às vésperas da Nova República | A reorganização partidária | 98 |
EM13CHS606 | Às vésperas da Nova República | Atividades | 105 |
EM13MAT303 | Território e planejamento no Brasil | Planejamento, integração e regiões | 112 |
EM13MAT303 | Território e planejamento no Brasil | Atividades | 121 |
EM13CHS606 | Utopias | Usos do termo "utopia" | 123 |
EM13CHS606 | Utopias | Atividades | 130 |
EM13CHS606 | Compreender a História para agir na realidade | História e poder | 131 |
EM13CHS606 | Compreender a História para agir na realidade | Atividades | 140 |
EM13CHS606 | Política popular além do voto | Participação popular na Constituinte | 142 |
EM13CHS606 | Política popular além do voto | Atividades | 146 |
EM13CHS606 | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | A ONU na atualidade | 147 |
EM13CHS606 | Organismos internacionais e organização do espaço mundial | Para continuar aprendendo | 156 |
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
Detalhamento das Especificidades
Especificidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |
---|---|---|---|
Habilidade | Capítulo | Onde encontrar? | Página |