InterAção Português

Temas Contemporâneos Transversais

Diversidade Cultural
Educação ambiental
Educação em Direitos humanos
Ciência e Tecnologia
Direitos da Criança e do Adolescente
Vida Familiar e Social
Trabalho

Competências Gerais

CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

SENSO ESTÉTICO

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

PROJETO DE VIDA E TRABALHO

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Habilidades

O jovem: Identidade e lugar no mundo

Literatura
Literatura viva
Leitura
Análise linguística e semiótica
Atividades
Produção de texto
Eu, você... E o todo mundo!

Gostar de si

Literatura
Leitura
Análise linguística e semiótica
Atividades
Produção de texto
Eu, você... E o todo mundo!

A questão ambiental: desafio do mundo contemporâneo

Literatura
Literatura viva
Leitura
Análise linguística e semiótica
Atividades
Produção de texto
Eu, você... E o todo mundo!

Voz de mulher

Literatura
Literatura viva
Leitura
Análise linguística e semiótica
Atividades
Produção de texto
Eu, você... E o todo mundo!

Amor, empatia e solidariedade

Literatura
Literatura viva
Leitura
Análise linguística e semiótica
Atividades
Produção de texto
Eu, você... E o todo mundo!

Estereótipos, racismo e resistência

Literatura
Leitura
Análise linguística e semiótica
Atividades
Produção de texto
Eu, você... E o todo mundo!

Outros povos: o mundo em movimento

Literatura
Literatura viva
Leitura
Análise linguística e semiótica
Atividades
Produção de texto
Eu, você... E o todo mundo!

Argumentação e ética

Literatura
Leitura
Análise linguística e semiótica
Atividades
Produção de texto
Eu, você... E o todo mundo!

Cultura de paz

Literatura
Literatura viva
Leitura
Análise linguística e semiótica
Atividades
Produção de texto
Eu, você... E o todo mundo!

Arte para quê?

Literatura
Literatura viva
Leitura
Análise linguística e semiótica
Atividades
Produção de texto
Eu, você... E o todo mundo!

Fake news e pós-verdade

Literatura
Literatura viva
Leitura
Análise linguística e semiótica
Atividades
Produção de texto
Eu, você... E o todo mundo!

Encontro com o futuro

Literatura
Leitura
Análise linguística e semiótica
Atividades
Produção de texto
Eu, você... E o todo mundo!
Tópicos de análise linguística e semiótica